Tenho lido os artigos dos meus colegas aqui no marveltcg.com e os comentários da galera no Facebook. Há muitas referencias a uma mudança no metagame com a chegada de Evolução Tática. Quais mudanças seriam estas? Para não deixar vocês sem resposta o velho Doc vai tentar vislumbrar o que Evolução Tática trás de ameaças e inovações (embora muito jogador bom continue afirmando que o reino do Sr. Borracha continuará)
1. O Reloginho
Talvez a principal mudança na dinâmica do jogo nessa edição. Se anteriormente tínhamos em um "ciclo" 4 fases de ações (Antecipação do jogador 1 - Ataque do jogador 2 - Antecipação do jogador 2 - Ataque do jogador 1) agora temos 6 fases em um "ciclo" (Antecipação do jogador 1 - Ataque do jogador 2 - Preparo do jogador 1 - Antecipação do jogador 2 - Ataque do jogador 1 - Preparo do Jogador 2). Você atento leitor, perceberá pela minha sagaz utilização de cores, que não foi apenas o número de fases que aumentou (4-->6) mas também o número de alternâncias de jogador ativo (1-->3).
Mas não é só isso, na compra de 2 alternâncias de jogador ativo, você ainda leva uma fase intrometida entre sua fase de ataque e sua fase de antecipação!!! Para quem ainda não entendeu no que isso implica, vamos dar um exemplo. Sabe aquele borracha maroto que você deixou capacitado e bonitinho para atrasar aquele hulk do outro lado da mesa? Então antigamente, era certeza que ele chegaria dessa forma na fase de antecipação, afinal entre seu ataque e sua antecipação, personagens entravam em cena e nada mais ocorria (vez por outra um cenário ou um suporte defensivo, mas seu borracha continuaria lá, firme e forte), mas agora para o sr. fantástico conseguir atrasar ele terá de sobreviver aos ataques do reloginho e a uma série de cenários ofensivos (e um suporte que de tão ofensivo em comentarei individualmente depois). Começam aqui os problemas para os decks que construíam campo apostando controlar as ações adversárias com incapacitações (atrasar, circundar)
2. Antecipações Agressivas
Evolução Tática traz ao menos 5 (sim eu contei Sugestão Coletiva aqui) habilidades de antecipação que acarretam danos. Se na primeira edição o circundar era irritante, agora você pode simplesmente perder seus queridos personagens no intervalo entre eles entrarem em jogo e a sua primeira fase de combate.... Mesmo o Electro e seu impeto impactante (não consegui evitar...mals)... Isso sem contar os personagens que antecipam com dano (alguns já presentes na primeira edição). Se garras já incomodavam o Fantastic Four, agora qualquer mercenário pode fazer cosplay de Wolverine... As antecipações de agilidade estão tão fortes que eu não duvido que algumas pessoas tentem montar decks baseado em bater furiosamente na antecipação
3. Mudança do Caráter dos Cenários
Em Universo Marvel já existiam dois tipos de cenário. Cenários com efeito perene (Batalha em Área Povoada, por exemplo) e cenários de ação imediata (por exemplo: Retirada Estratégica). Mas em Evolução Tática a balança pende totalmente para os cenários de ação imediata... Para os Magiqueiros de plantão os cenários que eram quase Encantamento, se tornam Mágicas Instantâneas... Isso reforça ainda mais a agressividade da fase de preparo... Garras Imoladoras, Explosão Certeira e afins para atacar na fase de preparo, e o já consagrado Convocar Reforços. Tudo isso faz os cenários finalmente se tornem importantes
4. Portal do Microverso
A Bomba de Evolução Tática. A carta que isoladamente pode mudar o metagame, e eu não estou exagerando. Portal do Microverso é um suporte (narf!) logo sua ação se inicia no momento em que o portal entra em cena, sim, eu sei que estou sendo óbvio, mas eu queria reforçar um ponto: É um efeito absurdamente forte para entrar em jogo a partir do turno zero, e sem possibilidade de resposta!!!! Para mim é a única carta das duas edições somadas que seria candidata num futuro a ser banida ou restrita de torneios, pois pode fazer toda a dinâmica do jogo se dar em torno dessa carta.... Prevejo que será uma carta mais onipresente nos decks do que o Sr. Fantástico foi até o momento, por sorte pelo fato de ser uma carta neutra, acho que as variações de decks que usarão o portal serão maiores do que as variações do quarteto
Conclusão
Minha aposta é a seguinte: O "núcleo duro" do Quarteto Fantástico (St. Fantástico / Mulher Invisível / Fantasticarro / Retirada Estratégica / Poltergeist / Pensar Rápido) continua sendo uma maneira muito sólida é eficaz para construir o campo. Entretanto os "amigos" do quarteto terão de ser alterados de modo a lidar com as novas ameaças e promover algum controle que não dependa das famigeradas habilidades incapacitantes (atrasar e circundar). Acho que o novo quarteto ainda estará presente nos TOP4 dos torneios, entretanto em menor número e com uma nova roupagem
Ansioso pelo Início dos torneios para ver o que a galera tá montando com a nova edição...
Abraço a Todos
Parabéns pelo excelente texto. Eu fiquei assustado com a quantidade de novas estratégias possiveis com essa expansao, e concordo com voce que apesar das mudanças o quarteto ainda vai dar o ar da graça.E digo mais, o novo deck vai estar ainda mais forte.
ResponderExcluirO d
ResponderExcluirLegal Zé!!!! Excelente texto Parabéns....
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