Tenho visto que é cada vez mais frequente que novos jogadores solicitem decklists para jogadores mais experientes ou façam consultas públicas sobre qual deck usar. Tentando ajudar as pessoas que estão tendo dificuldade em montar seu baralho, tentarei explicar o meu método de montagem de decks. Não é um método infalível e nem tampouco o único. Para exemplificar, montarei um deck nesse artigo seguindo esse método.
1. Iniciando os Trabalhos - A Ideia Central do Deck
Aqui o ponto chave da montagem do deck, qual a ideia em torno da qual seu baralho será construído? Qual será sua estratégia de jogo? Ou em outras palavras: Essa pilha de cartas faz o quê? Boa parte do resultado final desse processo se baseia na resposta a essa questão, mas na falta de uma ideia grandiosa, qualquer uma serve. Quero montar um deck de superforça; Quero montar um deck que use o homem-aranha; Quero montar um deck apenas de personagens femininos; Defina aqui qual o tema do seu deck.
No nosso exemplo, o tema do deck que eu vou tentar desenvolver será a combinação de duas cartas: Máquina de Bloqueio Mental e Paralisar. Escolhi essas duas cartas pela óbvia sinergia entre elas e porque desde quando saiu o spoiler de ET, eu fiquei fissurado pela Máquina e quero montar um deck com ela (eu disse que os motivos não precisavam ser bons, não disse?)
Então até agora nosso deck está assim:
3 Máquina de Bloqueio Mental
3 Paralisar
(6)
2. Dando consequências a ideia
Agora vamos adicionar o que a engrenagem inicial precisa para funcionar. É nesse estágio que a maior parte das cartas serão adicionadas e seu deck vai tomar uma cara. Basicamente você olha para a lista que você já tem e faz três perguntas:
1- Do que isso precisa para funcionar?
2- O que precisa ser evitado?
3- O que pode ser melhorado.
Uma vez que você adicione cartas ao baralho, volte ao passo inicial e faça as mesmas 3 perguntas, até você não tiver mais respostas. No final dessa etapa você deve estar com uma lista entre 50 a 70 cartas para passar para a etapa 3.
1- Do que isso precisa para funcionar?
2- O que precisa ser evitado?
3- O que pode ser melhorado.
Uma vez que você adicione cartas ao baralho, volte ao passo inicial e faça as mesmas 3 perguntas, até você não tiver mais respostas. No final dessa etapa você deve estar com uma lista entre 50 a 70 cartas para passar para a etapa 3.
No nosso exemplo. A resposta inicial óbvia é: personagens com telepatia, afinal algum personagem precisa utilizar o paralisar.... Temos a seguinte lista de personagens telepáticos:
Emma Frost
Fênix
Professor X
Psylocke
Mesmero
Loki
Serpente da Lua
Cable
Chama a atenção a grande quantidade de personagens x-men nessa lista. Pensando na ideia inicial do deck e na pergunta o que pode ser melhorado, usar o paralisar na fase de antecipação parece mais interessante do que na fase de combate, e com os mutantes e o novo ciclope isso é possível.... Outras estratégias seriam possíveis (Usar Emma Frost e Serpente da Lua para atrapalhar as habilidades do oponente, por exemplo), mas montar baralho é fazer escolhas... Como temos 5 mutantes, não precisamos usar todos eles... Temos então a seguinte lista provisória
3 Emma Frost ?
3 Professor X ?
3 Psylocke ?
3 Cable ?
3 Ciclopes (ET)
3 Máquina de Bloqueio Mental
3 Paralisar
(9+15)
Entre as Interrogações o Professor X de Evolução Tática sai em vantagem pelo efeito capacitador que está em harmonia com o restante do deck. Como Fênix e Cable são personagens com telecinesia, eles podem fazer uma dupla função acumulando recursos, arrumamos então a lista para:
3 Fênix
3 Professor X (ET)
3 Cable
3 Ciclope (ET)
3 Máquina de Bloqueio Mental
3 Paralisar
3 Assombrar
(21)
Como já temos 12 mutantes no deck e todos eles com defesa baixa, o Pássaro Negro pode ajudar a manter os personagens em cena, e ainda possibilita o uso mais efetivo de ações de vôo e ataque energético. Adicionando o Pássaro temos 2 suportes de custo elevado o que pode ser amenizado pelo uso do Forge no deck, que alem de ter uma habilidade passiva para botar os suportes em jogo (não sendo afetado pela máquina) pode ser mais um personagem para usar o assombrar. Temos então:
3 Fênix
3 Professor X (ET)
3 Cable
3 Ciclope (ET)
3 Forge
3 Pássaro Negro
3 Máquina de Bloqueio Mental
3 Paralisar
3 Assombrar
(27)
No momento o deck já roda, tenho uma ideia básica, potencialmente funcional, sendo assim passo para a pergunta 2, o que eu preciso evitar? Nessa estratégia eu realmente não gostaria que meus personagens sofram danos penetrante, principalmente na antecipação; não gostaria de ter meus personagens incapacitados e não gostaria de ficar muito tempo esperando para comprar o personagem correto... Agora precisamos encontrar respostas para essas questões. Convocar reforços e Cérebro são opções para busca de personagens, contudo o uso do cérebro pode ser alto com a presença da máquina na mesa e ele me privaria do uso de uma ação (possivelmente o assombrar....); O Combo Granada de Mão + Fogo Cruzado pode evitar ações de antecipação, ou eu posso pensar em tirar algumas habilidades chave com danos penetrante via wolverine e explosão certeira. Mais uma vez alguns caminhos são possíveis, no nosso caso, fiquei com as seguintes opções:
3 Fênix
3 Professor X (ET)
3 Cable
3 Ciclope (ET)
3 Forge
3 Convocar Reforços
3 Fogo Cruzado
3 Pássaro Negro
3 Máquina de Bloqueio Mental
3 Granada de Mão
3 Paralisar
3 Assombrar
3 Sugestão Coletiva
(39)
Optei pelos cenários, pois eu preciso de apenas um turno (idealmente) para dar inicio a sequência de paralisações, então os efeitos rápidos me parecem com maior sinergia com a ideia inicial. Tendo feito a escolha pelos cenários, sugestão coletiva me pareceu uma boa escolha já que temos personagens com o poder necessário e o custo 2 não é um problema dentro na nossa estratégia original.
Até o momento temos um proto-deck com 39 cartas sem nenhuma habilidade de dano... Possivelmente teremos problemas em tirar ameaças da mesa e nosso modo de vitória possivelmente será via ataque ao baralho do oponente, afinal já temos assombrar... Como nossos personagens são todos voadores, Carregar para Longe surge como uma opção de retirar aquele bicho perigoso da mesa, poltergeist pode nos ajudar a dizimar o baralho alheio, então recapitulando:
3 Professor X (ET)
3 Cable
3 Ciclope (ET)
3 Forge
3 Convocar Reforços
3 Fogo Cruzado
3 Pássaro Negro
3 Máquina de Bloqueio Mental
3 Granada de Mão
3 Paralisar
3 Assombrar
3 Poltergeist
3 Sugestão Coletiva
3 Carregar para Longe
(45)
45 cartas, faltando pouco agora....
Voltando para a pergunta o que pode ser melhorado? Olhando para nossa lista a adição de Fazer Esquecer parece uma boa idéia, para proteger nosso combo. Retirada Estratégica também pode otimizar o efeito do forge e ainda retirar a máquina em algum momento estratégico e Despedaçar a Realidade pode nos dar o tempo necessário para fazer tudo funcionar... Temos relativamente poucos personagens, contudo os x-men nos dão o "personagem coringa", a gloriosa Vampira... Com essas adições ficamos com:
3 Fênix
3 Professor X (ET)
3 Cable
3 Ciclope (ET)
3 Forge
3 Vampira
3 Convocar Reforços
3 Retirada Estratégica
3 Pássaro Negro
3 Máquina de Bloqueio Mental
3 Granada de Mão
3 Paralisar
3 Assombrar
3 Poltergeist
3 Sugestão Coletiva
3 Fazer Esquecer
3 Despedaçar a Realidade
3 Carregar para Longe
(57)
3. Ajustes finais
OK, vamos para o início da nossa terceira etapa. Nesse momento você deve estar com um deck entre 50-70 cartas, e possivelmente múltiplo de 3 (exceto se você usar cartas únicas como Mjolnir). Nesse momento vamos lapidar as idéias brutas que surgiram até o momento, adicionar um ou outro tempero que falte, eliminar as redundâncias e ajustar o número final para 60. Essa etapa do processo continua com o tempo, eu particularmente não considero nunca que um deck está finalizado, sempre fazendo pequenos ajustes conforme vou me habituando com o baralho. Nessa fase é importante avaliar o ambiente no qual o deck está inserido (seja o deck mais usado em torneio, seja o deck que seu amigo/irmão/namorado têm utilizado)...
Voltando para nosso baralho, vejo ainda algumas possibilidades de adição que melhorariam o deck, entretanto de forma não muito definitiva, entre elas: Wolverine, Revigoramento Incrível, Ciclope (UM), Psylocke, Raio de Força, Magneto (UM), Magneto (ET), Cerébro, Garras Imoladoras, Explosão Certeira... Como Portal do Microverso vem sendo muito utilizada por aqui e eu já tenho o Convocar Reforços no Deck, opto pelo uso do Magneto (UM) (se tivesse muitos wolverines iria com o de ET...) Revigoramento Incrivel pode me dar uma capacitação necessária e o Ciclope (UM) pode melhorar a defesa. Pensando nas redundâncias temos uma quantidade mais que necessária de personagens telepatas e telecinéticos e 3 Poltergeist junto a 3 Assombrar parece algo exagerado, fazendo esses ajustes ficamos assim:
3 Fênix
3 Professor X (ET)
3 Cable
3 Ciclope (ET)
3 Forge
2 Vampira
2 Magneto (UM)
1 Ciclope (UM)
3 Convocar Reforços
3 Retirada Estratégica
2 Revigoramento Incrível
3 Fogo Cruzado
3 Pássaro Negro
3 Máquina de Bloqueio Mental
3 Granada de Mão
3 Paralisar
2 Assombrar
3 Poltergeist
3 Sugestão Coletiva
3 Fazer Esquecer
3 Despedaçar a Realidade
3 Carregar para Longe
(60)
Prontinho, está ai o deck pronto. Lembro a vocês que a idéia desse artigo não foi montar o melhor deck de x-men, foi explicar um pouco o passo-a-passo de montagem de baralho, usando como exemplo uma ideia não necessáriamente boa. Acredito que seguindo esse sistema e com uma boa idéia inicial, você conseguira montar decks viáveis na maioria das vezes.
Boa diversão a todos
Parabéns Zé!!! ótimo post... ótimo método!
ResponderExcluirComent: "Garras Imoladoras, Explosão Certeira... Como Portal do Microverso vem sendo muito utilizada por aqui"
ResponderExcluir....O Wallace encontra resposta pra tudo com essas Garras Imoladoras...kkk ÔÔÔ Deck chato de vencer!! kkk
Forge n usa Assombrar
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