As Condições de Vitória
Aos que não me conhecem, que
acredito ser a maioria hehe, sou um player de Canoas/RS, que joga
principalmente na loja Ilusões Industriais e na Jambo! Se você é da Grande
Porto Alegre e gostaria de jogar pode adicionar “Vinícius Timm” no facebook e
vamos lá!
Como player de Yu-Gi-Oh! Além de player de
Battle Scenes, achei razoável fazer de meu primeiro texto um breve comentário
sobre o sistema da condição de vitória. Caso você nunca tenha jogado outro card
game, ou não faça idéia o que é isso, explico-me: Battle Scenes tem atualmente
dois/três métodos de vencer uma partida:
1° Derrotar personagens do oponente de forma que
suas energias impressas ultrapassem 15 antes do oponente atingir alguma
condição de vitória.
2° Seu oponente não ter cartas para
comprar durante sua vez. A isso, no Yu-Gi-Oh! Dá-se o nome de estratégia “Empty
Jar”, ou jarro vazio. No Battle Scenes, o baralho que mais habilmente
consegue isso é o “Autista 3.1” do nosso chefe Wagner Macedo, que gera
turnos infinitos enquanto manda todo o seu deck para o cemitério.
Essas são as
regras atuais, mas então, haveria outro modo de vencer? Sim!
Em todo cardgame, a regra mais importante é “o que está escrito na carta é o que importa”. Uma carta de Magic levou isso ao extremo, sendo necessário rasgá-la para ativar seu efeito. Em nenhum lugar das regras diz que precisa rasgar cartas para ativar seus efeitos, mas o texto da carta dizia que precisava, então precisava!
Dentro do Battle Scenes, um bom exemplo é o card “Elektro”, que pode usar ações de ataque energético no turno que entra em cena, apesar das regras dizerem que ninguém pode usar ações quando entra em cena. Novamente, o que diz na carta é, e sempre será soberano.
Mas pode uma
carta dizer “Você ganha o jogo”? Sim!
No Yu-Gi-Oh,
se você segurar as 5 partes de Exodia na sua mão, o efeito da carta permite-lhe
ganhar o duelo.
Há ainda
outras cartas que permitem vencer “contornando” as regras, como a Final
Countdown: 20 turnos após a ativação dessa carta, você ganha o duelo.
O problema,
claro, é aguentar 20 turnos ou conseguir as 5 partes do Exodia na mão.
A tendência
do Battle Scenes é evoluir, como tem evoluído a passos largos nas últimas
coleções. A condição de vitória é uma realidade. Ela existe no Magic, no
Yu-Gi-Oh! E não deverá demorar a chegar ao boníssimo Battle Scenes.
Mas quem
poderia dar-nos uma condição de vitória?
Uma das
melhores características do Battle Scenes é a sua coerência, em boa parte, com
o Universo Marvel. Os fatos de existirem apenas um Escudo do Capitão América em
todo o Universo, e só poder haver um no deck, por exemplo, mostram o cuidado
com a criação do jogo e a genialidade por trás dessas idéias causa aos leitores
e conhecedores do universo Marvel muita comoção. Como leitor antigo de
quadrinhos e apreciador da cultura pop dos heróis há muitos anos consigo
imaginar 2 personagens que casariam muito bem com uma condição de vitória:
Galactus e Thanos, enquanto com a Manopla do infinito.
Não consigo
imaginar como funcionaria para Galactus. Talvez fosse necessário nocautear 2
personagens com “ Surfista Prateado” para então baixar Galactus e fazer mais algo mirabolante para
vencer o jogo.
Enquanto
Thanos precisaria estar equipado com o “item único” Manopla do Infinito e mais
todas as gemas do infinito, que são 6. Um dos efeitos da Manopla do Infinito
poderia ser, por exemplo, permitir ao que a está carregando carregar todas as
jóias ignorando sua energia inicial.
Você, como
jogador, já pode ter imaginado o impacto que isso teria no jogo. Poderiam ser
criados decks de turnos infinitos unicamente com o objetivo de juntar às cartas
para criar a condição de vitória. Ou ainda, deck completamente “na retranca”, a
espera de conseguir juntar todas as cartas necessárias para a condição de
vitória. Haveria, definitivamente, uma mudança no panorama do jogo: é possível
vencer sem nocautear um único personagem, e sem usar as zicadíssimas assombrar
ou poltergeist.
Os “Guardiões
da Galáxia” chegam ainda esse ano, está prometida mostrarem a 3 gema do
infinito ( foram mostradas até agora a da Mente, usada por Loki em “ Os
Vingadores” e a do poder, usada por Malekith, em Thor: O Mundo Sombrio). Quem
sabe as poderosíssimas gemas e os serventes de Thanos não dão as pintas na nova
coleção, que deverá ser lançada junto com os “Guardiões da Galáxia” – um chute,
mas um chute razoável visto que é o próximo filme da Marvel que será lançado e
o Sr. Fabian Balbinot revelou um acordo para lançar coleções junto aos filmes.
Abraços e Até
a próxima!
Avante, Battle Scenes!
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Forte Abraço
Postado por:
Vinicius Timm
Boa! Gostei muito Vinúcius. Já fico imaginando então.
ResponderExcluirThanos
Energia 7
Escudo *
Sem Poder
Escudo de Thanos é X+2 sendo X a quantidade de gemas que Thanos estiver Carregando.
Se Thanos estiver carregando um card chamado Manopla do Infinito, Todo Dano recebido por Thanos é reduzido a Zero. (Exceto Dano penetrante)
Se Thanos estiver carregando a Manopla do Infinito, Thanos ganha o poder de todos os cards de habilidade que estiver carregando.
Se Thanos Estiver carregando as 6 gemas do infinito e a Manopla do Infinito no início do turno do seu controlador. Ele poderá declarar sua vitória.
As Gemas sendo itens mágicos pode se carregar nele quando forem pros recursos. E cada uma daria a quem estiver carregando um poder referente a ela.
Por que no se ele tiver as gemas e a manopla no início do turno? porque quando ele carregar todos os itens, ele tem que sobreviver 1 turno para se declarar vencedor.
e por que Poderá? por que ele pode optar por matar os personagens para adquirir mais pontos que os 15.
e ai? Concorda?
De mais
ResponderExcluirmuito boa a materia! gostei mesmo, ja havia pensado tbem em uma leva de decks tipo espaço, com mais quarteto, guardioes da galaxia, beyonder, simbionte, thanos, morte, galactos, um surfista prateado mais digno do q o comum q ja tem no jogo entre outros como um deck só com asgardianos q sao viajantes dos nove reinos com gigantes de gelo, elfos negros em maça... em fim! battle scenes promete ainda
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