Estratégia em Cena
Olá jogadores de Battle Scenes!
Essa semana estava tentando escrever sobre assuntos mais
leves, e finalizar a semana com um artigo mais “entretenimento” do que “competição”,
se é que vocês me entendem. Porém, em vista dos últimos reports postados, não
somente aqui na Marvel TCG como em outros blogs também, um assunto mais
pertinente ganhou prioridade na agenda.
Com a chegada de invasão cósmica, também fomos agraciados
com duas cartas que estão modificando demais as cenas em todo o Brasil. Esses
cards, além de serem poderosos por si só, dizem respeito a poderes que possuem
muitos adeptos de grande poder também. Mas para não adiantar muito o assunto,
apresentarei primeiro os cards:
Pronto, agora você já sabe do que eu estou falando. Mas
se você ainda não captou a imagem como um todo, vou te mostrar esse card aqui:
Você sabe quanto estrago faz um Kraven equipado com Entrada
Triunfal? No mínimo 11 de dano no personagem escolhido. Você causa 1 de dano da
habilidade + 4 do próprio Kraven, e pode usar uma outra ação de agilidade.
Mesmo que ele não esteja carregando outra ação, a própria ação dele já faz o
estrago: 2 de dano + 4. Totalizando 11 de dano.
É claro, Kraven, está de volta às cenas, seja na cozinha
de casa ou na mesa de torneio, ele voltou. Voldemort voltou...quero dizer,
Kraven voltou.
“OK Richard, mas isso não é novidade. E o que Alvejar
Comparsas tem a ver com tudo isso?” – Calma jovem, tudo será explicado. Se o
Kraven entrar carregando um Alvejar Comparsas e você baixar um segundo
personagem específico, isso aqui acontece:
E agora que tal um Cubo Cósmico no Treinador? Conte
comigo: 13 de dano do Kraven (por causa do À Espreita) e 4 de dano em dois
alvos com o Treinador. Basta proteger o Kraven com Esconderijo Secreto ou
Chamariz Holográfico e a festa está quase completa.
“OK, entendi Richard. Mas por que quase completa?” –
Calma jovem, porque ao invés de À Espreita, que aumenta o dano dos personagens, você pode colocar Reflexos Rápidos, que aumenta a velocidade do seu ataque, dessa forma permitindo ao Kraven causar dano na Preparação.
Pronto, agora tanto o Kraven quanto o Treinador agem na
Preparação, sem qualquer influência do seu oponente na sua jogada. 5 de dano
do Kraven + 6 de dano do Treinador (com Cubo Mágico, dividido em dois alvos). E sem resposta. E
que tal um Portal Para o Microverso para temperar tudo isso?
“OK Richard, agora eu fiquei desesperado” – Calma jovem,
ainda existem soluções. Alguns decks são mais afetados por esse combo, enquanto
outros tem defesas próprias. Vamos falar deste último caso por primeiro, e usar
como exemplo um deck extremamente consistente e capaz de lidar com essa ameaça:
Irmandade de Mutantes.
DECKLIST
DECKLIST
O deck de Irmandade ganhou bastantes aliados em Múltiplas
Identidades, e personagens com características bem específicas em Invasão
Cósmica. Sim estou falando dela:
Isso para qualquer ação imprevista que cause dano, então
contra um deck de Kraven e Treinador, esconda-a bem em um Esconderijo
Secreto e apoie com um Asteróide que você provavelmente terá a vitória. O deck
Kraven + Treinador é um deck reativo, ele reage à cena que você cria. Então
evite baixar personagens mais “vulneráveis” como Pyro e Magneto logo no início
do jogo, deixe seu Blob cuidar do serviço e deixe o deck reativo tomar a
iniciativa, gastando recursos no Blob. Bom, é assim que eu faria.
Agora, quanto aos decks menos preparados para esta
situação, ainda há cards que possam proteger sua cena,
O QUE FAZER QUANDO VOCÊ NÃO TEM UM DECK DE IRMANDADE
O QUE FAZER QUANDO VOCÊ NÃO TEM UM DECK DE IRMANDADE
- TOUPEIRA MECÂNICA: Nada como uma pro atividade do seu
deck logo no início da partida. Se você tem um deck cheio de personagens
agressivos e que são capazes de resolver a partida rapidamente, a toupeira pode
ser sua aliada. Se você garantir que Entrada Triunfal ou Alvejar Comparsas
volte para o deck, e fizer com que o oponente venha para o jogo despreparado
sem esses cards, a partida é sua. Muitos jogadores se desesperam quando veem
uma Toupeira, e tendem a descer rapidamente os personagens para salvar seus
Recursos. O deck de Kraven e Treinador é reativo, então se ele se desesperar, melhor
para você. Já ganhei muitas partidas devolvendo Concentrar Poder pro deck do
oponente, e ele não viu mais nenhum durante o jogo.
- POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO: Essa vai para os decks de
Elasticidade. Deixe isso na mesa enquanto baixa seus personagens para construir
sua cena. Se o oponente quiser usar Reflexos Rápidos, ele terá de baixar o
Kraven primeiro, para depois usar o cenário. Nessa hora, incapacite o Kraven e
ele poderá usar somente uma ação, e terá de passar a Antecipação para você.
- ARRANCAR DAS MÃOS: outra opção para Elasticidade,
contra decks de Ímpeto que não compram muitos cards. Sempre deixar um card da
mão do oponente no topo do deck praticamente anula as compras do oponente. Se
eu tiver 7 cards e for alvo de um Arrancar das Mãos, não só ficarei com um card
a menos na mão, como também o card que vou comprar no meu turno é exatamente
esse que eu já tinha! Não vem nada de novo pra mão enquanto você usar Arrancar
das Mãos.
- MINA EXPLOSIVA, CONTRA ATAQUE AFIADO: Cards utilizados
por muitos jogadores, capazes de causar dano penetrante em personagens que causam
dano. O primeiro já é capaz de retirar Entrada Triunfal ou Alvejar Comparsas na
hora em que o personagem entra em cena. O segundo age após o primeiro dano
causado. Na hora que o Treinador utilizar o primeiro Alvejar Comparsas, você já
pode retira-lo e evitar o segundo dano. O mesmo serve para Kraven.
- CHAMARIZ HOLOGRÁFICO: é mais específico para o Entrada
Triunfal, uma vez que Alvejar Comparsas ignora o texto desse suporte. Além disso
também é eficiente contra o ataque do Pyro.
É claro que há muitas outras opções, porém quis me
restringir àquelas mais utilizadas em decks competitivos, e que, como pode ver,
são bastante acessíveis. E ainda digo mais: são cards que tem mil e uma
utilidades contra outros decks, então não é um desperdício coloca-los apenas
contra Kraven e Treinador, eles funcionam contra várias ameaças diferentes. Toupeira,
por exemplo, pode retirar do recurso do oponente a famigerada Investigação
Silenciosa, e prevenir seu oponente de usá-la três ou quatro vezes já no
primeiro turno, conforme visto no Report dos Guardiões da Galáxia dessa semana.
Isso foi o que eu consegui Pensar Rápido até agora (hã? hã?...).
Mande para nós suas ideias, tenho certeza que há muitos jogadores por aí
querendo ouvi-las. Deixe nos comentários suas impressões sobre esse artigo!
E não deixe de enviar seu report para o reportsmtcg@gmail.com e fature um crédito em nossa loja!
Até mais, bom fim de semana!
E não deixe de enviar seu report para o reportsmtcg@gmail.com e fature um crédito em nossa loja!
Até mais, bom fim de semana!
O texto mais coerente aqui desde muito tempo :D
ResponderExcluirParabéns Richard :D
Opa blz?
ResponderExcluirVc poderia explicar melhor como o Kraven deu 11 de dano?
Não estou entendendo a mecânica aplicada
PS.: Sou novato no jogo
Valeu!
Olá! 1 de dano da Entrada Triunfal + 4 de dano da habilidade passiva dele. Depois ele usa Assalto do Caçador causando 2 de dano, e somando novamente o +4 da habilidade passiva. Total de 11 de dano.
ExcluirEssa quantidade de dano só é valida para atacar o personagem que ele escolheu quando entrou em campo. Qualquer coisa manda um email: reportsmtcg@gmail.com
Abraços!