E agora uma melhor analise de um deck dos Vingadores com Léllis Barboza!
Adivinha quem voltei?! Isso mesmo galera, cá estou mais uma vez na MTCG escrevendo pra vocês, depois de muito, muito, mas muito tempo. Se você não me conhece ainda, sou o Léllis Barboza, jogador de Battle Scenes do Vale do Paraíba, conjunto de cidades do interior de São Paulo, e escrevo aqui no blog. Andei meio sumido, me desculpem a ausência, primeiro a equipe MTCG, depois a vocês leitores que gostam dos meus textos (caso exista algum), virei pré vestibulando de novo, tava tenso.
Mas de volta, hoje o assunto é quase sério, é discussão
estratégica para montagem de um deck, especificamente deck da filiação dos Vingadores!
Mas porque decidir montar um deck de Vingadores agora?
Bem, a edição nova trouxe o que
para mim é a ultra rara sensação da edição, o nosso querido Pantera Negra, além
da única carta EV da coleção ser o Homem-Aranha Superior, com a filiação dos
Vingadores. Por isso me incumbi de fazer isso e explicar as situações do deck,
os pontos positivos e negativos. Então vamos a primeira Decklist:
Clique aqui para ver a lista no database.
Vamo lá galera,
quando penso em Vingadores, logo penso em CapitãoAmérica, portanto, não tinha como não colocá-lo nesse deck, já que decidi
que a base principal desse deck seria Agilidade.
Por três motivos, Treinamento Intenso,
Pantera Negra e Homem-Aranha Superior, que na minha opinião são as melhores opções
para personagens nesse caso, ainda mais na febre da utilização das Ultra raras
novas, usei 3 de cada. Uma base só para
um deck de filiações não é possível, portanto como segunda base, utilizei Vôo, que sem dúvida nenhuma se
apresenta como o melhor poder em relação a suportar seu jogo. Mas vamos às
explicações de cada carta:
A função dessas
cartas é nada mais que manter seus personagens sempre capacitados em 2. Porque?
Simples, porque a filiação depende disso e apresenta esses 2 recursos, coisa
que não se vê em nenhuma outra filiação. CapitãoAmérica possui o bônus de utilizar Agilidade,
que é a base principal do deck.
É nesses 3 que se
encontra a sua maior força. São sua garantia de que tudo dará certo no decorrer
das jogadas, já que 2 deles usam Agilidade
e os 3 usam Lâminas, que foi o poder
que escolhi para evitar que você caia no terror do Fazer Esquecer.
Vespa nos testes tem se mostrado a
melhor Vingadora, atua forte como suporte devido ao poder de Vôo e por possuir Super Força quando
necessário (não é o caso desse deck) além de Lâminas. Fora o fato de estar
sempre capacitada em 2 com facilidade.
Pantera Negra
dispensa comentários, a carta é realmente forte, se protege bem e possui
poderes interessantíssimos, além de bater na preparação com dano penetrante.
Com manchete do clarim, os decks de personagens com 3 de vida sofrem (castigo
para os decks de Magia).
Homem-Aranha Superior é o bug do deck,
ele não é a melhor carta para ser usada por não ser
simples de ser executada, é uma EV. Mas descer um Peter Parker na mesa no seu
turno põe em xeque o oponente, sobre mantê-lo em cena para no turno seguinte
ter que lidar com a EV do mesmo (problema grande, já que em cena a carta é realmente forte), ou tirá-lo da mesa livrando
qualquer outro personagem seu de se tornar alvo naquele turno. Um amigo disse a
relação interessante de Peter Parker
nesse deck poder atuar como um ChamarizHolográfico. Aproveite das opções que um a situação dará ao oponente.
São seus
personagens suporte, sua melhor defesa e começo de jogo por serem personagens
que tem Vôo, além de serem excelentes cartas contra os famosos decks de Ímpeto
e Magia. A ação de Feromônios Tóxicos da Mulher-Aranha põe qualquer Concentrar Poder no bolso,
enquanto a Feiticeira Escarlate pode
tranquilamente filtrar seu deck com a clarividência da Mágica do Caos, fora a chance de descer cenários. Somadas
a Investigação Silenciosa em cena,
você tem chances de possuir o controle do jogo logo no começo contra a maioria
dos decks existentes.
·
Explicação
sobre o resto do deck:
É importante em
qualquer deck de Battle Scenes antes mesmo de bater, saber se proteger muito
bem, porque como dizia alguém que não sei quem é: “O melhor ataque é uma boa
defesa”, ou qualquer coisa similar a isso. Por isso Imposição Estratégica, VoarAlto e Simbionte-Venom, só pra
tirar aquele personagem ou habilidade que você tem certeza que te prejudicará.
O deck também tem
a forte missão de antecipar com sucesso. Para isso Trespassar, Golpe Treinado
e Treinamento intenso devem dar conta
do recado, fora a oportunidade de puxar um cenário como Garras Imoladoras ou Manchete do Clarim com FeiticeiraEscarlate.
Como vocês podem
perceber o deck se preocupa bastante em dar dano na preparação, já que é muito
difícil para um oponente lidar com danos massivos antes da fase de antecipação,
por isso usa-se Incursão Surpreendente
para os personagens que voam e ReflexosRápidos para os personagens ágeis. Mas o deck não deixa de ser bastante
agressivo na fase de combate, já que TreinamentoIntenso e Trespassar ainda batem
2 cada um, e Golpe Treinado pode
bater 3, todas com o personagem capacitado em apenas um. E para personagens
grandes como os do deck de Irmandade o dano penetrante que é proporcionado
tanto pelos personagens, quanto pelas habilidades de Lâminas, são mais que suficiente.
Planos de Infiltração está no deck
apenas para resolver uma possível “zica” que o deck venha a enfrentar, já que
os 3 personagens principais do deck possuem Lâminas, e se existe algo excelente no Battle Scenes é poder comprar e buscar personagens e habilidades.
Essa carta te proporciona esse bônus.
·
Detalhes
importantes:
Não vejo TécnicaTribal no deck como uma habilidade forte, já que é um deck que precisa de
poucos personagens em cena para rodarem e por ser uma lista apertada. Mas se
você sentir necessidade delas, Planos de Infiltração ou Tática Cortante podem ser substituídas
facilmente.
Treinamentointenso é uma carta de extrema importância, já que substitui Trabalho em Equipe
nesse caso.
Creio que não deixei
nada passar, porém o fato do deck precisar de 6 espaços só para poder usar o Homem-Aranha Superior me incomoda, por
isso pensei numa segunda vertente do deck, mais sólida e que não pende para Lâminas, e sim para Super Força sem perder os mesmos
princípios de defesa da lista anterior. Perdendo apenas ações boas de
antecipação.
Você vai perceber
que desse deck para o outro, o que realmente muda é a fase de combate, porque o
foco aqui é fase de preparação e se proteger durante a antecipação do oponente.
Capitão América aqui é muito
importante para a capacitação, enquanto Ignorar fracotes, Fúria Descontrolada, Rocha e Onda de Choque
tornam Homem de Ferro e Thor os personagens principais desse
deck.
Fiquei em dúvida
sobre manter Treinamento Intenso ou
trocar por Trabalho em Equipe. Acho
que ambos funcionam bem.
Então é isso
pessoal, são as duas vertentes que mais consigo enxergar consistência. Mas
queria lembrar cada um de vocês que deck nesse jogo é algo muito pessoal,
conheço gente que não pensa no deck sem Mercúrio,
ou Técnica Tribal, ou então acham
Thor uma merda, eu no entanto não vejo assim, mas vai de você, se gostar de
algo a mais é só achar espaço e colocar, e tirar o que não gosta, sem esquecer
que Battle Scenes se resume e três
tipos de jogo, ímpeto, dano na preparação, antecipação e combate, é só se
preparara para lidar com cada uma delas. Se você tem alguma outra vertente de Vingadores que já testou e gostou é só
me procurar no facebook e me mandar, aqui aceito qualquer dica e sugestão de
vocês nos comentários. Obrigado e Avante Vingadores! (mesmo que não tenha
essa carta em nenhuma das listas).
-Léllis Barboza.
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