Image Map

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Dicas para saber a viabilidade de uma carta

Olá galerinha, hoje eu vim comentar e discutir com vocês sobre o que é uma carta boa e o que é uma carta ruim no BS.

Eu sou uma pessoa que gosta de estudar muitas jogadas, inclusive as que não são comuns ou, até mesmo, aquelas jogadas que ninguém imaginou que daria certo. Olho bastante os baralhos que foram cadastrados no database e estudo algumas jogadas de alguns jogadores, penso em como ele poderia melhorar aquele deck e de vez em quando, eu me surpreendo ao ver uma combinação que eu não tinha pensado antes.

E além disso, como todo mundo, eu gosto muito de comentar sobre as cartas que são reveladas nos spoilers. Mas, houve diversas discussões entre jogadores que comentavam: "esta carta é ruim", "esta carta não vai ser usada", "porque lançaram isto?" e assim vai.

Tenho que concordar que algumas cartas são melhores que outras, fato! Mas, por trás de uma carta, há uma equipe de criação e testes para que uma carta seja lançada ou não. E lembrem que a equipe de teste conhece bem o jogo e estão testando as cartas das próximas edições! Com certeza posso dizer que alguma carta que foi lançada agora, mesmo que não tenha sido bem recebida, poderá ser bastante usada no futuro. Quer um exemplo? Deflagrar o Caos quando foi lançada foi odiada e rejeitada por todos os jogadores, mas, hoje em dia, é bem comum encontrar 2 ou 3 dela em qualquer baralho de poder cósmico.

Mesmo assim, os jogadores continuam afirmando que uma carta é ruim antes de testá-la... OK! Respira fundo e vamos lá.

Boa parte dos jogadores tomam como base outras cartas lançadas para dizer se uma carta é boa ou não. Mas, na maioria das vezes, eles olham apenas a ação impressa ou a quantidade de poderes dela. As cartas vão muito além disso. Vejamos por exemplo os cards de personagens, existe alinhamentos, afiliações, vida, escudo, alter ego e assim vai... Sim, isso tudo conta para saber se é boa ou não!


Vamos então a um exemplo prático: GROXO é ruim?

Não! Na minha visão não é!

Acredito que a maioria de vocês pensou: "É horrível!".

Tenho que concordar com vocês em alguns aspectos: Homem Aranha V1 que é uma carta ruim, tem uma ação impressa melhor do que a do groxo e ambos tem o mesmo poder... Então, podemos considerar o Groxo uma carta ruim, não é verdade?

Não.

Groxo é um personagem da afiliação "Irmandade de Mutantes" e isto é o que conta nele! Você sabe quantos personagens de Elasticidade tem esta afiliação? Apenas o groxo (e a Calisto se você considerar ela como uma Irmandade)! Com ele, você pode abrir uma oportunidade de um novo poder se encaixar no baralho desta afiliação, podendo colocar cartas como: Sufocamento ou Atrasar.

Há aqueles que dizem: "continua sendo uma carta ruim"! Hahahahaha... Paciência e respiração!

Em outros casos, não tem muito o que falar, por exemplo, comparar Alvejar Comparsas com Atirador Posicionado. Em nenhum aspecto o Atirador Posicionado é melhor que Alvejar. Então, nunca usaremos o Atirador posicionado, concorda?

NÃO!

Hahahaha, como assim não? Vou explicar, em alguns casos, há uma necessidade muito grande de ações imprevistas e nem sempre o Alvejar aparece quando você precisa. Colocando o Atirador Posicionado no baralho você garante 6 ações imprevistas de dano.

Ok, Ok... Concordo que esta situação não vá existir! Não foi um bom exemplo! Mas, uma coisa devemos perceber é que Atirador Posicionado pode ser usada no Pauper, diferentemente do Alvejar Comparsas. Ou seja, a raridade da carta pode contar também para saber se ela é ruim ou não.

Mas agora, darei um exemplo bem melhor e bem mais claro:

Uma carta que é muito odiada entre boa parte dos jogadores: Rompante Enlouquecedor. Está carta é
uma habilidade de telecinesia com esta ação: "Coloque ROMPANTE ENLOUQUECEDOR na base do deck de seu dono: Escolha um card que estiver carregado por um personagem em cena e coloque aquele card na base do deck de seu dono. Então, escolha outro card que estiver sendo carregado por aquele mesmo personagem e devolva aquele card para a mão de seu dono."

Resumindo: Descarrega duas cartas!

NÃO!

Perceba que o que diferencia esta carta das outras cartas de telecinesia que descarregam é aonde aquelas cartas vão depois de serem descarregadas. Você já pensou em usar este rompante em um personagem seu? Podendo devolver para sua mão um personagem que tinha ido para os recursos?

Percebeu o leque de possibilidades?

Quer mais?

Darei mais um ultimo exemplo: Speedball!
Este personagem não é muito usado

e com certeza muita gente nunca pensou em colocar ele em um baralho. Inclusive, por ter uma combinação de poderes que não é bem comum e com uma ação que causa 1 de dano na Fase de Preparação, podendo ser usada quantas vezes quiser.

Mas, este pequeno personagem pode fazer muito estrago sim em um baralho de Ultron usando apenas sua ação impressa. Sim, isto mesmo, ULTRON.

O Speedball tem texto permanente que diz que quando ele receber dano, sua ação causará +1 de dano até o final do turno, então a primeira vez você causa dano nele mesmo, assim, a próxima ação ele causará 2 de dano.

A jogada a seguir é simples, com o Ultron 61112 você transforma o Speedball em um Ultron e oferece o bônus de +1 no ataque dele, subindo para 3 de dano. Mas, como ele ganhou o alter ego Ultron, eu posso buscar Ultrons do baralho, recursos e trazer para a mão, podendo descartar para capacitar e continuar usando ações de 3 de dano enquanto tiver Ultrons para descartar para capacitá-lo. Some a isso um Cuco Cósmico e um cenário Á Espreita (com o Speddbal carregando um Ultron para se tornar vilão) e você causará 5 de dano na preparação para cada Ultron descartado.

E finalizando, se tiver mais de um Ultron 61112 na mesa (sendo carregado também conta) para usar Implantes Neurais mais de uma vez, Speedball poderia causar 6 para cada ação ou até mais! Aterrorizante!

NOTAS DO AUTOR


Espero que tenham gostado. Eu sei que muita gente vai comentar: "groxo é ruim" ou até mesmo de outras cartas citadas acima. Mas, é inovando que podemos surpreender os oponentes e garantir algumas vitórias.



12 comentários:

  1. Ainda não vi vantagem nenhuma no Groxo. Se ele é o único com elasticidade, vai ser extremamente difícil baixar ele com habilidades viáveis, e mais, colocar essas habilidades tomam lugar de outras melhores de personagens da irmandade que possuem sinergia entre si. Groxo para mim continua sendo ruim.
    As outras possibilidades realmente fazem sentido e, não, nunca tinha pensando no rompante desde maneira. Gostei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zetah, eu citei o groxo pois na minha cidade houve uma briga enorme em afirmar se o groxo é ruim ou não... Duas semanas depois, Adilma ganhou o campeonato da cidade usando um baralho de Irmandade de mutantes de Elasticidade e Agilidade, com 3 groxo, 3 calixto e simbionte. E acredite, o Groxo foi motivo de várias vitórias dela.

      Excluir
    2. Vou começar afirmando que Groxo no pauper é muito bom, ele tem uma das melhores ações de antecipar contida em um personagem (só entre os personagens comuns).

      No jogo com todas as cartas, ele é um card normal, nem bom, nem ruim. E a ação dele não é pior que a do Homem Aranha V1, a ação do Groxo é ação de antecipar, isso faz uma diferença absurda no jogo.

      Eu entendo que essa questão de cartas boas e ruins é proposital, isso acontece em todos os TCGs. Algumas cartas são feitas propositalmente para serem boas e outras são feitas propositalmente para serem ruins.

      Outra coisa, quando o pessoal fala que uma carta é boa ou ruim, acho que não estão querendo dizer que a carta ruim é inútil. Apenas que para ela funcionar, você precisará ter outras cartas no seu deck para darem ou algum suporte ou algum objetivo para ela, e sem isso a carta funciona pior que uma carta considerada boa. Em resumo, uma carta ruim pode funcionar melhor que uma carta boa, mas para isso você precisa ter sinergia dela com outras cartas.

      Excluir
    3. Groxo jogando com irmandade é personagem fácil de baixar e vc soh precisa que ele esteja carregando Técnica Tribal - por isso gosto dele

      Excluir
  2. Axo interessante colocar as referencias, pois no caso citado do speedbal tem uma matéria bem elaborada produzida por joão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso da parte que comentei do Speedball eu não usei nenhuma referência com outros artigos, por isto não citei nada. :D

      Excluir
  3. Anderson, ótimo post! Eu vejo 90% dos jogadores utilizando as MESMAS cartas e desmerecendo outras. Em card games, a criatividade é sempre o que prevalece, e também a sequência dos fatos. Quem não é novato no assunto, já viu muita carta de Yugioh, Magic e assemelhados, subir exorbitantemente de preço após a descoberta de um combo novo ou o lançamento de outras cartas que auxiliem. A maioria só sabe juntar 2+2 (Pyro é bom, todos usam Pyro. Já vi um cara fazer um baita estrago de Pyro) e acaba por se tornar algo meio manjado, sendo que existem vários combos além desse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo Felipe, mas eu te direi uma coisa para te alegrar... Quando muita gente usa a mesma carta, aquela região tende a mudar os baralhos para combater aquela carta (já que vai ter muita gente usando...). O mais fantástico é o diferencial! Quando você consegue montar algo diferente do habitual, é difícil seu oponente ter algo que tenha vantagens contra você, já que ele não conhece suas estratégias.

      Excluir
  4. Muito boa a matéria!!! Mas me diz, e essa: http://www.magicjebb.com.br/bs_images/013_bsos/BSOS_036.png
    Tem salvação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary Lebow tem jogo sim! No pauper! Dá uma olhada nas cartas do pauper, e verá que é muito raro encontrar antecipação. Mesmo sendo apenas 1 de dano, as vezes é o suficiente.

      Excluir
  5. E o Rompante Intelectual serve pra que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rompante Intelectual não via muito jogo mesmo não. Mas, em OS ela pode ser útil para buscar aquela ação de Genialidade que devolve um suporte oponente para a mão dele.... Como eu disse no material, as vezes uma carta não aparenta ser útil agora! Mas, no futuro ela pode ser bem usada. Vamos aguardar e ver!

      Excluir