1º Parte – Habilidades de Agilidade
Olá
Pessoal!
Sou
Wagner Macedo, conhecido pelo site MTCG. Hoje, aqui no site oficial de Battle
Scenes, iniciaremos uma serie de 10 partes, onde falaremos sobre os diferentes
tipos de Habilidades do jogo.
O
conceito
As Habilidades de Agilidade
representam, no mundo do Battle Scenes e da Marvel, uma capacidade acrobática
e/ou agilidade acima dos níveis humanos. Suas cartas representam diversas
técnicas de combate que depositam suas necessidades em agilidade e precisão, ao
invés de simples força bruta.
BSUM
(Battle
Scenes Universo Marvel)
Os quatro cards que apareceram na
primeira edição são bem variáveis: embora nenhuma causa um dano elevado - sendo
o maior dano os 2 causados pelo Porrete se o alvo for um vilão - para ajudar
com seu escudo a Esquiva demonstra boa, enquanto para atrapalhar a estratégia
do adversário o Golpe Desnorteante faz seu trabalho. Para encerrar, Saltitar
faz .... *momento de silencio e reflexão*.
Esquiva
O primeiro card que
abordaremos é uma habilidade bem simples e útil: é uma ação de antecipação que concede
um bônus de +3 de escudo. Usá-la antes do ataque de seu adversário o protegerá de
ataques fortes!
Hoje
com o card Portal para o Microverso e com a criação das ações imprevistas
(Reloginho), ela perdeu boa parte de seu valor, mas esse fato ainda não anula
sua utilidade geral.
Ela
não é uma carta vista em muitos decks e pessoalmente, em nível competitivo, a
mesma é pouco usada.
Ela
é uma boa alternativa para torneios Paupers, nos quais só se pode usar cards
comuns.
Golpe
Desnorteante
Essa foi uma carta
muito útil na 1º coleção de Battle Scenes e ajudava a enfrentar o potente Deck
de Quarteto. Hoje em dia, perdeu parcialmente sua utilidade devido ao novo
metajogo, com muitos decks que usam poucas Habilidades. No entanto, aqui vai
uma dica: ela pode incomodar um deck de Turnos Infinitos e utilizadores de
Despedaçar a Realidade!
Sua
funcionalidade é básica: ela causa 1 ponto de dano no alvo e te permite
descarregar um card de habilidade do alvo
e o carregar com um card a sua escolha. Há jogadores que usam em esse ataque
seus próprios personagens para os equiparem com habilidades eficientes do
recurso! Reciclagem de poderes no melhor estilo Agilidade!
Porrete
Não
consigo pensar nessa carta sem lembrar de Felipe Andrei dos Santos (também
escritor do MTCG) na época dos primeiros torneios, quando o deck do quarteto
dominava o mundo do Battle Scenes. Pude presenciar uma porretada na cabeça do
Senhor Fantástico vindo do deck de vilão de Felipe, lhe garantindo um 3º ou 4º
lugar no campeonato!
Vamos
à sua funcionalidade: Em primeiro lugar, o personagem que estiver carregando
ele ganha agilidade: Isso mesmo! Ainda que o personagem não tenha o poder
Agilidade, com o Porrete ele a conquista, podendo usar todas as outras
habilidades desse poder!
Em
segundo lugar e não menos importante, Porrete cauda 1 ponto de dano no alvo e
se o personagem que tiver usando o Porrete for vilão causa 2.
É
um card que volta e meia se vê em algum deck, seu preço muda constantemente no
mercado, e por mim é considerado o card mais popular de Agilidade na coleção
Universo Marvel.
Saltitar
Saltitar não é um card
que vejo com muita frequência em torneios, apesar de ter alguma utilidade no
formato Pauper.
Pessoalmente
não gosto muito dela e não vejo grandes possibilidades estratégicas na mesma
com a excessão de uma possível finalização em inimigos que já estejam quebrados,
ou em união ao Portal do Microverso.
Ela
permite, com 1 de incapacitação, causar 1 de dano em dois personagens
diferentes.
BSET
(Battle
Scenes Evolução Tática)
Três novos cards de
Agilidade se apresentaram nessa nova edição, e mudaram seu foco para uma boa
quantidade de dano de antecipação e combo com outros cards de habilidade.
Golpe
Treinado
A primeira carta rara
de Agilidade em nosso jogo, hoje Golpe Treinado é constantemente visto nos
decks tops, e em torneio é um card que incomoda (e muito) seu adversário. Seu
diferencial é a possibilidade de causar uma quantidade de dano modesta durante
a antecipação e um dano maior ainda durante o seu turno.
Eu
considero essa a melhor carta de Agilidade já feita e uma das melhores
habilidades do jogo: ela veio na nova edição para mostrar a ao Deck de Quarteto
que a coisa ia mudar.
Seu
efeito é simples: ela causa 2 pontos de dano se for usado no turno do
adversário e 3 de dano se for usado no seu próprio turno.
E
deixo um alerta, se essa carta estiver em jogo junto ao um Portal para o Microverso...
o negocio ficou sério.
Rompante de Mobilidade
Seu
objetivo é causar dano sem dó nem piedade? Essa carta causa o seu dano modesto
e volta para a base de seu deck, mas capacita seu personagem e permite que o
mesmo use outra ação de Agilidade. Uma carta excelente, mas pouco usada
competitivamente
Se
bem utilizada, essa carta tem potencial para derrubar os maiores monstrengos já
criados no Battle Scenes!
Treinamento Intenso
Essa
carta poderia facilmente ser rara. A vejo em muitos decks e foi um dos
causadores da minha derrota no último torneio. Essa carta tem um tremendo
potencial, pois causa dano de antecipação e também serve para deixar o
personagem mais forte.
Antes
de tudo, na sua fase de preparação, uma vez por turno se um personagem estiver
carregando essa habilidade, você pode permuta-la (troca-la) por um card que
outro personagem estiver carregando.
Ela
permite também causar 2 de dano em seu alvo sob o custo de mero 1 de
incapacitação, podendo ser usada como antecipação e completando seu leque de
possibilidades.
Não percam em breve
2º Parte – Habilidades de Ataque À Distância
Texto revisado por:
Isaque “Shaolin”
Gostei muito! Sempre quis ver algo sobre o conceito que define cada habilidade e agora mal espero pelos próximos posts da série. Parabéns!
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