Olá!
Hoje trago a segunda parte
da análise dos decks de lançamento de Ofensiva Surpresa, a nova coleção de
Battle Scenes! E hoje tudo vai girar em torno das partidas!
Para testar os decks juntei
uns amigos e jogamos 4 partidas, sempre Formigão VS. Jaquetão, para ter uma
ideia de qual deck se sairia melhor. Ao mesmo tempo pudemos testar se esses
dois heróis realmente merecem toda a hype que tiveram, ah e aquela tal Partícula
Pym, pra que serve mesmo? Tentamos descobrir...
Partida
UM
Comecei pilotando o
Investida de Clones e, de cara, já percebi que o deck não joga muitas
habilidades para o recurso no primeiro turno. O deck só tem 18 habilidades! E
algumas delas são daquele novo tipo, Surpresa,
que fazem mais sentido se você guardá-las na mão. Logo caíram duas habilidades
no recurso apenas, enquanto os Defensores da Terra começavam com 3 habilidades
a mais.
Cometi o primeiro erro tentando baixar os personagens menores. Ao baixar Bumerangue e passar, aumentei a Contagem Regressiva do oponente, que facilmente desceu uma Miss Marvel. Graças a um Passado Sombrio, segurei a Miss Marvel sem sofrer ataques por mais 3 turnos, porém a minha vantagem se perdeu. Devido ao bumerangue não fiz mais Contagens. Após três turnos meu oponente já tinha recursos para descer mais um personagem, enquanto eu fazia apenas um Invasor Badoon.
Ficamos trocando dano e
personagens, mas eu sempre um passo atrás na contagem de recursos, enquanto ele
descia da mão tudo que custava 5+. Consegui fazer alguns pontos com Homem-Gorila
e Hulk Vermelho, e vi meu Kraven ser totalmente subjugado por uma Câmara Neutralizadora.
Tendo um Kraven imobilizado e um Hulk Vermelho com apenas uma carta, não consegui recuperar o jogo, cedi muitos pontos e acabei perdendo a partida.
Dicas:
Quando jogar contra os Defensores da Terra, use os personagens pequenos para
“minar” as habilidades dos personagens do oponente, então desça os personagens
grandes para nocautear os adversários debilitados. Quando jogar contra a
Investida de Clones, chame-o para o jogo o mais rápido possível, assim ele não
terá tempo de aproveitar as habilidades do deck.
PARTIDA
DOIS
Como sempre foi e sempre
será, quem perde passa o controle. Então dois amigos começaram a duelar com os
decks enquanto eu tentava prestar atenção nos detalhes. A partida se desenrolou
mais ou menos da mesma maneira, com os Defensores tendo muito mais recursos à
disposição, e os Clones tentando achar um sentido naquele deserto de
habilidades. Novamente os personagens pequenos foram a nocaute, e o jogador com
o deck do Jaquetão passou a fazer contagens e mais contagens regressivas.
De certa forma as contagens
ajudaram e permitiram que ele baixasse no mesmo turno 1 Hulk V1, 1 Hulk
Vermelho, 1 Homem-Gorila e mais um personagem pequeno de suporte, enquanto os
Defensores aguardavam com 1 Bumerangue, 1 Vespa e, no turno seguinte, 1
Ultron-6. Sem muito mais o que fazer além de evitar o ataque de um Kraven, os
Defensores caíram fácil diante do poderio de raios Gama. Vitória para os
clones.
A primeira vitória dos
Clones aconteceu mais ou menos conforme a dica que eu dei na primeira partida.
Personagens pequenos minando os Defensores e os Hulks finalizando. Do lado dos
Defensores, muitos recursos, porém poucos personagens fizeram diminuir suas chances
de vitória.
Dicas: Defensores, ao ver o
oponente abrindo o jogo, não se desesperem. Monte sua mesa com calma e busque
as habilidades que você precisa para entrar na cena. A Contagem Regressiva é
mais sua amiga do que amiga do oponente, então faça valer essa etapa. Clones,
baixem os Hulks.
PARTIDA
TRÊS
Novamente fui chamado ao
trabalho, porém dessa vez utilizando o deck dos Defensores. Pela primeira vez
pude usar a Partícula Pym e saber do que se tratava. Tirei vantagem dos
recursos abastados e abri com Força Tática e Miss América, dois ótimos
combatentes. Assim nocauteei os primeiros personagens do oponente e o mantive
em Contagem Regressiva por um ou dois turnos.
Mas o problema é justamente
esse: Investida de Clones não tem antecipações relevantes! O Hulkling já
atacaria despreocupado de qualquer maneira. Enquanto os Defensores vem com 3
Voar Alto, o deck do Jaquetão tem que se virar com antecipações que apenas
causam dano e não arranham o escudo do Hulkling. Lança-Míssil ainda pode ajudar,
mas com 1 cópia no deck não dá pra confiar.
Dica: Partícula Pym é ótima
para o Investida de Clones. Para os Defensores, nem tanto.
Mesmo com o oponente
descendo Hulk Vermelho e Homem-Gorila, sem minar as habilidades dos meus personagens
fica fácil causar o dano que eu preciso para vencer o jogo.
PARTIDA
QUATRO
É interessante ver como os
decks mantém uma constância no desenrolar das partidas. Nesta rodada, novamente
os Defensores sofreram com a falta de personagens, e sem as devidas compras de
carta, fica fácil para o oponente ganhar o controle da cena. E como o oponente
faz isso? Baixando os dois Hulks, é claro. Igual a primeira e a segunda
partidas.
Dica: não se engane. Os
decks não compram cartas. Se você vier com menos de 3 personagens na mão
inicial, peça Mulligan.
JAQUETA
AMARELA VS. HOMEM-FORMIGA
Na quarta partida, a
derradeira, tanto eu como meu oponente tivemos a chance de descer estes
personagens. Ambos anulam um efeito do oponente e entram em cena. Muito bom.
Porém, nestes decks de lançamento, não há muitas possibilidades para que isso
aconteça.
O deck de clones possui 6
habilidades imprevistas que podem acionar o Homem-Formiga, e os Defensores possuem
apenas uma habilidade que pode ser usada no turno em que entrar em cena,
dificultando a aparição triunfal do Jaqueta. Dito isso, ambos optamos por
descê-los em nossos próprios turnos, durante a Preparação, como qualquer outro
personagem.
Em cena, o Jaqueta Amarela
se mostrou mais versátil que o Homem-Formiga, principalmente pelo fato de não
haver habilidades de genialidade que pudessem ser utilizadas pelo Scott Lang,
restringindo-o apenas às habilidades de Voo. Já Hank Pym foi mais longe e com
Super Força era capaz de utilizar Fúria Descontrolada e outras habilidades de
dano massivo.
Partícula
Pym
Útil, vai ver bastante jogo.
Evita uma antecipação do oponente e permite que o personagem carregue e use
naquele mesmo instante uma habilidade de custo 1, geralmente. Porém, para o que
diz respeito apenas aos decks de lançamento no dia do torneio de lançamento,
não será usada em todo o seu potencial. O mesmo pode ser dito de Jaqueta
Amarela e Homem-Formiga.
CONCLUSÃO
Com um score de 2 vitórias e
2 derrotas para cada deck, posso dizer com certeza que estes são os decks de
lançamento mais equilibrados que eu já tive a oportunidade de testar, dentre
todas as coleções lançadas até agora. Seja pelo fato de ambas as listas terem
muitos personagens iguais, ou ambos os decks estarem nivelados por baixo, minha
conclusão é a de que não importa qual você irá escolher, ambos vão te
proporcionar uma chance igual de vencer o torneio e se divertir ao mesmo tempo.
Não, não é uma perda de
tempo ter lido tudo até aqui. Se você recordar minhas análises dos decks de
outras coleções, vai ver que eu nunca fiquei em cima do muro e sempre tinha um
deck preferido para dominar os torneios. Mas, Ofensiva Surpresa se mostrou
realmente um caso especial e surpreendente em todos os sentidos. As forças
estão igualadas dessa vez.
Se ainda assim você quiser
uma opinião, vá com o Investida de Clones. Você já joga de Voo o ano todo, que
tal experimentar um deck de Super Força e Ataque à Distância? Esse deck também
é o mais parecido com um deck de vilão que você terá nessa coleção. E vem com
uma Retirada Estratégica foil!
Muito bom!
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