Muito foi questionado, discutido, testado, rechaçado, retestado, simulado... e muitos outros "ados". Esse artigo traz apenas o básico da mecânica de pontuação.
(E no final o Ranking oficial atual)
Vamos aos fatos relativos ao "Battle Scenes x Torneio"
-O formato "Suíço" tradicional leva em consideração que cada confronto entre os jogadores resulta definitivamente na vitória do melhor.
Normalmente isso é verificado através resolução de "melhor de x" (x = 3, 5, 10... Whatever), ou em disputas onde habilidade pura é medida.
No BS, para um torneio ser viável, cada confronto é realizado uma vez. Logo o fator "sorte" é mais forte (mas não definitivo) do que o normal;
-O Battle Scenes é um jogo inovador em sua mecânica, então não adianta se agarrar ao "Magicismo" (de Magic);
-Como o próprio nome do sistema já diz, é um jogo de batalhas, então os "combates em cena" tem que ser valorizados;
-Liberte-se do "Magicismo" (só pra reforçar).
A lógica básica do ranking:
Como todo sistema de comparações, temos que ter um ponto de partida >0, no nosso caso 1000 pontos para os novatos.
Por valorizar o combate, o placar da partida é o ponto principal. Isso torna possível que o nível do jogador seja reajustado a cada rodada, em relação a dificuldade do combate e seu esforço para fazer o melhor possível.
É um sistema de conquista, ou seja, você toma de seu adversário os pontos que ele perder, na proporção do "tamanho" de sua vitória. Esse sistema de pontuação valoriza o esforço do jogador em fazer o melhor possível, mesmo quando for perder a partida.
Você toma para si, 1% dos pontos no ranking de seu oponente para cada ponto que consquistar a mais do que ele.
Complicou? Vamos aos exemplos:
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Exemplo 1:
Novato A - 1000 ptos.
Novato B - 1000 ptos.
"Novato A" - 15 x 5 - "Novato B"
Então "Novato A", por sua vitória, retira de "Novato B" 10% de seus pontos (15 - 5 = 10%).
Ficando assim:
Novato A - 1100 ptos.
Novato B - 900 ptos.
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Exemplo 2:
Veterano - 10000 ptos.
Novato - 1000 ptos.
Veterano - 15 x 5 - Novato
Então Veterano, por sua vitória (fácil por ser contra um principiante), retira de Novato 10% de seus pontos (15 - 5 = 10%).
Ficando assim:
Veterano - 10100 ptos.
Novato - 900 ptos.
Ou seja, o jogador Veterano teve mérito, mas como foi contra um jogador de nível inferior, seu patamar não sobe muito.
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Exemplo 3:
Veterano - 10000 ptos.
Novato - 1000 ptos.
Veterano - 5 x 15 - Novato
Então Novato, por sua vitória (difícil e improvável por ser um principiante), retira de Veterano 10% de seus pontos (15 - 5 = 10%).
Ficando assim:
Veterano - 9000 ptos.
Novato - 2000 ptos.
Ou seja, o jogador Novato venceu o Veterano, mas os patamares não se igualam pois pode ter sido um golpe de sorte ou azar.
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Enfim, se você der o melhor de si sempre nas partidas, melhor para você.
Nos torneios há um sistema de medida para os pontos de bônus, onde o ranking dos jogadores é somado para calcular o "nível do torneio". Já explico: o ranking de todos os participantes é somado, e a partir desse total é calculado o prêmio em pontos para: top 8 (se houver), Semifinalistas, finalistas e campeão. Dessa maneira há equilíbrio no sistema, pois é mais fácil vencer um torneio contra 9 jogadores do fim da tabela do que um contra os "Power 9". E, obviamente, quanto mais eventos oficiais forem feitos, melhor para todos.
O Ranking atual está assim:
Leandro Ecker | 2.918 |
Evandro Cassio | 2.503 |
Artur Toledo | 2.319 |
Ramon Torres | 2.196 |
Daniel Loureiro | 1.513 |
Guilherme Severo Biasio | 1.505 |
Jose Carlos Loureiro Jr | 1.483 |
Gabriel Batista | 1.428 |
Alcindo Oliveira | 1.416 |
Emanuel Santana Correia | 1.404 |
Augusto César |
1.380 |
Tiago Gonçalves | 1.328 |
Atila Alexandre Ferreira | 1.240 |
Cassio (Caxias-RS) | 1.217 |
Caio (Jundiaí) | 1.177 |
Ivan Rocha Dos Santos | 1.170 |
Wagner Macedo | 1.139 |
Fabian Balbinot | 1.037 |
Aine (Jundiaí) | 1.020 |
Laurent Le Avner Quevedo | 1.006 |
Airon Toledo | 1.003 |
Paulo H. Farias | 990 |
Wallace Soares | 978 |
Bruno Costa | 966 |
Pedro (Jundiaí) | 942 |
Desmond Quevedo | 936 |
Renã Vargas | 934 |
Adriano Maruoka | 920 |
Wallace Yassaka | 908 |
Vinicius (Jundiaí) | 894 |
Conrado Maçon | 877 |
Felipe Andrei dos Santos | 865 |
Elen (Jundiaí) | 855 |
Luiz Antonio Rocha | 841 |
Felipe Batista | 839 |
Victor Lasanha | 836 |
Clóvis Neves | 781 |
Ulisses Albuquerque | 757 |
Jonatan Hardt | 718 |
Felipe Riedo | 671 |
Edilson Dias Luis | 638 |
José Augusto Pinho | 638 |
Fernando Reichert | 628 |
Edson Breuer | 621 |
João Ventura | 610 |
Dylan Torres | 593 |
Gilmar Sanchez | 566 |
Michael França | 549 |
Cesar (Jundiaí) | 545 |
Vargas, como ficaria o Score:Veterano - 10000 ptos. Novato - 1000 ptos.
ResponderExcluirVeterano - 25 x 0 - Novato
Como ficaria o score final dos dois?
Entendi o critério de pontuação por vitória só não sei onde entra os pontos adicionais... (no caso de um score gigante)
ResponderExcluirCara, o sistema é muito interessante, porém, com essa mecânica, pode se tornar muito complicado.
ResponderExcluirExemplo: No último final de semana, tivemos torneios válidos pelo ranking em São Paulo e Jundiaí. Será que, se eu disputasse os dois, a minha pontuação de São Paulo seria atualizada a tempo de eu disputar o de Jundiaí? Nesse caso, como ficaria.
Acredito que seria melhor a somatória direta de pontos + o valor da vitória. Tipo, um jogador A ganhou do jogador B pelo placar de 16 x 4. O jogador A ganharia 10 pontos pela vitória MAIS os 16 que conquistou, somando 26. O jogador B ganharia apenas seus 4 pontos. Seria mais simples e direto, sem precisar de tanta somatória, 10%, jogador que está melhor ou pior.
Vai ser mais fácil de computar, explicar para quem está começando e para os lojistas fazerem a contabilidade dos pontos. Desculpem a intromissão, mas já que estamos discutindo o tema...
Abraço
25 x 0 é impossível por enquanto, mas supondo que fosse possível:
ResponderExcluir10250 - Veterano
750 - Novato
Quanto mais simples, mais injusto e com disparidades. Do jeito que apresentou, não faz diferença quem é melhor colocado antes da partida, e fica fácil de burlar e explorar o sistema.
ResponderExcluirSim, a pontuação seria atualizada a tempo, pois é calculado "passo-a-passo"
Os lojistas não tem que fazer cálculos, só tem que fazer o torneio como acharem melhor e passar os resultados das partidas.
Quais pontos adicionais? Nào entendi sua questão.
ResponderExcluirOK então na integra cada 1 ponto de diferença representa: 1% do ponto do perdedor, a favor de quem venceu e o mesmo score subtraindo de quem perdeu?
ResponderExcluirDesculpe não me referi direito...
ResponderExcluirGostaria de saber se a planilha que estamos usando já calcula os adicionais? ....top 8, semi e final... tem adicional pra quem passa e pro campeão 150 pts se não me engano...
Ah, e enrolar o jogo pode ser ruim, o oponente pode simplesmente também não botar mais nada em jogo e o placar ficar como está. O enrolão pode acabar tomando "decagem" , e outras coisas ruins podem acontecer, acredite, foi incansavelmente testado. E o jeitinho brasileiro sempre perdeu.
ResponderExcluirNão creio que quanto mais simples, mais injustiças. É que fica mais fácil, por exemplo, para os novatos entenderem e acompanharem o ranking. Achei muito interessante o sistema que valoriza a vitória e faz até aquele cara que já sabe que vai perder, lutar por uns pontinhos. Mas, creio que há algumas coisas que não são tão legais. Tipo, esse negócio de diminuir seus pontos caso você perca o jogo. Acho isso meio errado e injusto.
ResponderExcluirPor exemplo: jogador A tem 1000 pontos e o jogador B, 900. Cada um deles disputou um torneio. Se o A disputar um segundo torneio e for mal e o B não jogar, o B ultrapassa A sem ter feito NADA. Não acho isso justo. Perder pontos não considero que seja a melhor alternativa pra um ranking.
E outra, sei que lá em cima do tópico foi falado sobre o "Magicismo", mas o Magic tinha um sistema semelhante ao que foi proposto aqui. Quando o cara perdia, caíam seus pontos, quando ganhava, subiam. O que aconteceu? O cara que estava em primeiro lugar, ficou cinco anos, se não me falha a memória, sem jogar torneios grandes oficiais e passou esses cinco anos em primeiro lugar. Depois que mudaram o sistema, ficou bem mais interessante de acompanhar e fácil. Ganhou, soma pontos. Simples.
No magic o sistema de ganhos era diferente, e não haviam bonus proporcianais. Se só somar quando ganha é simples, vou ""vender"" todas minhas derrotas por 22 x 0.
ResponderExcluirSe os pontos não diminuírem quando você perde você não terá um ranking, porque se vc só somar pontos você apenas estará privilegiando quem joga sempre e não quem propriamente joga melhor. Neste sistema atual você combina os 2, já que quem jogar bem e jogar sempre com as pontuações extras e sempre buscando bons scores ele poderá subir mais rapido do que quem joga eventualmente.
ResponderExcluirNo magic era assim, o abandono deste sistema era mais fácil pois para efeitos das grandes competições o ranking praticamente não importa e sim o sistema de invites/pro points. Para um jogo que esta começando, este sistema smilar/ELO é muito justo, já que a base de jogadores esta sendo ainda constituída.
Cada dia q eu olho a minha pontuação diminui nesse ranking, sem eu jogar!! uhauhauhauhauha
ResponderExcluirPontuação não... colocação né?! kkkk vc e teu deck de Borracha vaum bem no Ranking..kkkk
ResponderExcluirMelhor score possível? se eu fizer 25x0 vai contar apenas 22x0..... Pensando bem... acho que é o maior possível, pois se estiver 14x0 o máximo que pode acontecer é matar um HULK?! é isso... e ir a 22x0??
ResponderExcluirMas e no caso da onda de choque? esta 14x0 pra mim eu dou uma onda e nocauteio 5 personagens do oponente.... será respeitado a ordem dos eventos.... e caso eu faça 15 ou mais o jogo para automaticamente?! independente de qualquer coisa?
ResponderExcluirIsso, pois o jogo encerra imediatamente quando alguém atinge 15 (só passa se o personagem nocauteado tiver mais vida)
ResponderExcluirTu escolhe a ordem que causa o dano na onda de choque, então escolhe a ordem que achar mais conveniente (sim 22 x 0 é o melhor possível atualmente).
ResponderExcluirE quando um jogador vence o outro pelo Deck? Como é a pontuação. Meu estilo de jogo é basicamente sem matar ninguém, apenas evitando o jogo do oponente até acabar o deck dele.
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