Últimos suspiros do atual metagame... Evolução Tática chegando com fúria dia 25/10... Será o fim do domínio do Fantastic Four!? Enquanto não temos essa resposta, vamos analisar os 2 decks que estão dominando os torneios em todo o país. Sim, você não leu errado, eu disse 2 decks, ao meu ver temos 2 decks diferentes com o mesmo nome, vamos as listas para ficar mais claro.
Personagens: 22
3 Dr. Destino
3 Dr. Octopus
2 Vampira
3 Wolverine
3 Homem de Ferro
3 Homem de Ferro
2 Capitão América
3 Mulher Invisível
Suportes: 2
2 Fantasticarro
2 Convocar Reforços
Habilidades: 29
3 Pensar Rápido
3 Invenção
3 Rasgar
3 Sabre
3 Circundar
2 Carregar Para Longe
3 Arremesso Especial
2 Rocha
3 Raio de Força
3 Atrasar
1 Escudo do Capitão América
2. Quarteto sem Garras (Usado pelo Evandro)
3 Dr. Destino
3 Wolverine
3 Homem de Ferro
2 Dr. Octopus
3 Sr. Fantástico
2 Mulher Invisível
2 Tocha Humana
1 Colossus
1 Hulk
1 Vampira
Suportes: 2
2 Fantasticarro
Cenário: 8
3 Reunião de Intelectos
3 Convocar Reforços
Habilidades: 29
3 Onda de Choque
3 Arremesso Especial
3 Rocha
3 Pensar Rápido
1 Invenção
3 Raio de Força
3 Atrasar
2 Carregar pra Longe
3 Circundar
3 Granada de Mão
Resumindo as diferenças:
RASGANTE | BATEDOR | |||
1 | Dr. Octopus | 2 | Tocha Humana | |
1 | Vampira | 1 | Colossus | |
2 | Capitão América | 1 | Hulk | |
1 | Mulher Invisível | 1 | Convocar Reforços | |
2 | Invenção | 3 | Onda de Choque | |
3 | Rasgar | 1 | Rocha | |
3 | Sabre | 3 | Granada de Mão | |
1 | Escudo do Capitão América | 2 | Despedaçar a Realidade |
14 Cards diferentes, ou seja 23,3% do deck. Entretanto a diferença não é apenas quantitativa, vamos tentar entender o porquê dessas escolhas, e o que faz desses decks versões diferentes e não o mesmo baralho.
Analisando as Versões
A. Personagens
Dr. Octopus, Vampira, Capitão America (2) e Mulher Invisível versus Tocha (2), Colossus, Hulk e Convocar Reforços (apesar de ser um cenário, sua função é trazer personagens para mão, então vou analisar junto). Enquanto a versão com garras reforça seu poderio de controle com Octopus e Vampira (aumentando o número de personagens que podem atrasar e circundar) o combo Rasgar+Sabre deixa o Capitão um personagem multifunção, podendo agir como um rasgador de baixo custo além da óbvia função capacitante. A versão sem garras aposta em personagem que causem dano como o Colossus e o Hulk e usam um curinga de modo a conseguir as peças chaves do baralho
B. Habilidades
Aqui o deck sem garras troca o efeito antecipatório por força bruta. Onda de Choque, Rocha e Granada de Mão fazem estrago, além da granada fazer uma função protetora contra decks que usam fogo cruzado, ainda há espaço para o Despedaçar a Realidade e seu famigerado combo de múltiplos turnos. Já a versão com garras, evidentemente usa esses slots para o combo Rasgar e Sabre, ganhando mais uma opção de ataque de antecipação e dano penetrante
C. Minha Avaliação
Ambas versões possuem prós e contras, enquanto a versão com garra ganha no critério personagens pela maior versatilidade, a versão sem garras ganha nas habilidades, com um poderio de fogo bem maior graças as ações de super-força.
O match entre essas duas versões se define no número de personagens em jogo, em grupos pequenos a versão com garra consegue controlar e tornar os personagens inimigos inválidos, rasgando as habilidades mais importantes. Se muitos personagens estiverem em cena, a versão sem garras possivelmente vai levar a melhor, dado ao maior número de cartas que precisam ser paradas (como Onda de Choque e Despedaçar a Realidade) e a presença do Fantástico diminuí a efetividade das garras...
D. E o Massarandeck?
Se você estiver usando o Massarandeck ou outro deck de ataque maciço, você terá muito mais dificuldade em enfrentar a versão sem garras... Despedaçar a realidade é realmente um problema pra você, sem contar que as granadas de mão diminuem a efetividade do fogo cruzado. O match contra a versão com garras tende a ser vantajoso pro jogador com o Massara.
E. O Futuro
Não tenho informações privilegiadas, mas acredito que Fab Four, em ambas as versões, ainda serão decks relevantes após Evolução Tática, aparentemente teremos novas opções de personagem com garras e /ou com telecinese. Contudo parece haver uma resposta ao domínio de decks que abusam das ações de antecipação pelos spoilers vistos até agora, então nos resta aguardar
Até a Próxima Semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário