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quarta-feira, 2 de outubro de 2013

The Doctor Is In (8) - To Claw or Not to Claw

Namastê

Últimos suspiros do atual metagame... Evolução Tática chegando com fúria dia 25/10... Será o fim do domínio do Fantastic Four!? Enquanto não temos essa resposta, vamos analisar os 2 decks que estão dominando os torneios em todo o país. Sim, você não leu errado, eu disse 2 decks, ao meu ver temos 2 decks diferentes com o mesmo nome, vamos as listas para ficar mais claro.


1. Quarteto com Garras (Usado pelo Gudy)


Personagens: 22



3 Dr. Destino

3 Dr. Octopus

2 Vampira

3 Wolverine
3 Homem de Ferro

2 Capitão América

3 Sr. Fantástico

3 Mulher Invisível



Suportes: 2



2 Fantasticarro



Cenários:7

3 Reunião De Intelectos

2 Convocar Reforços

2 Retirada Estratégica



Habilidades: 29



3 Pensar Rápido

3 Invenção

3 Rasgar

3 Sabre

3 Circundar

2 Carregar Para Longe

3 Arremesso Especial

2 Rocha

3 Raio de Força

3 Atrasar

1 Escudo do Capitão América


2. Quarteto sem Garras (Usado pelo Evandro)

Personagens: 21
3 Dr. Destino
3 Wolverine
3 Homem de Ferro
2 Dr. Octopus 
3 Sr. Fantástico 
2 Mulher Invisível 
2 Tocha Humana 
1 Colossus 
1 Hulk 
1 Vampira 
Suportes: 2
2 Fantasticarro 
Cenário: 8
2 Retirada Estratégica 
3 Reunião de Intelectos 
3 Convocar Reforços 
Habilidades: 29
3 Onda de Choque 
3 Arremesso Especial 
3 Rocha 
3 Pensar Rápido 
1 Invenção 
3 Raio de Força 
3 Atrasar 
2 Carregar pra Longe 
3 Circundar 
3 Granada de Mão 
2 Despedaçar a Realidade


Resumindo as diferenças:

    RASGANTE
              BATEDOR
1Dr. Octopus
2Tocha Humana
1Vampira
1Colossus
2Capitão América
1Hulk
1Mulher Invisível
1Convocar Reforços
2Invenção
3Onda de Choque
3Rasgar
1Rocha
3Sabre
3Granada de Mão
1Escudo do Capitão América
2Despedaçar a Realidade


 14 Cards diferentes, ou seja 23,3% do deck. Entretanto a diferença não é apenas quantitativa, vamos tentar entender o porquê dessas escolhas, e o que faz desses decks versões diferentes e não o mesmo baralho.




 Analisando as Versões


A. Personagens

Dr. Octopus, Vampira, Capitão America (2) e Mulher Invisível versus Tocha (2), Colossus, Hulk e Convocar Reforços (apesar de ser um cenário, sua função é trazer personagens para mão, então vou analisar junto). Enquanto a versão com garras reforça seu poderio de controle com Octopus e Vampira (aumentando o número de personagens que podem atrasar e circundar) o combo Rasgar+Sabre deixa o Capitão um personagem multifunção, podendo agir como um rasgador de baixo custo além da óbvia função capacitante. A versão sem garras aposta em personagem que causem dano como o Colossus e o Hulk e usam um curinga de modo a conseguir as peças chaves do baralho

B. Habilidades

Aqui o deck sem garras troca o efeito antecipatório por força bruta. Onda de Choque, Rocha e Granada de Mão fazem estrago, além da granada fazer uma função protetora contra decks que usam fogo cruzado, ainda há espaço para o Despedaçar a Realidade e seu famigerado combo de múltiplos turnos. Já a versão com garras, evidentemente usa esses slots para o combo Rasgar e Sabre, ganhando mais uma opção de ataque de antecipação e dano penetrante

C. Minha Avaliação

Ambas versões possuem prós e contras, enquanto a versão com garra ganha no critério personagens pela maior versatilidade, a versão sem garras ganha nas habilidades, com um poderio de fogo bem maior graças as ações de super-força.
O match entre essas duas versões se define no número de personagens em jogo, em grupos pequenos a versão com garra consegue controlar e tornar os personagens inimigos inválidos, rasgando as habilidades mais importantes. Se muitos personagens estiverem em cena, a versão sem garras possivelmente vai levar a melhor, dado ao maior número de cartas que precisam ser paradas (como Onda de Choque e Despedaçar a Realidade) e a presença do Fantástico diminuí a efetividade das garras...

D. E o Massarandeck?

Se você estiver usando o Massarandeck ou outro deck de ataque maciço, você terá muito mais dificuldade em enfrentar a versão sem garras... Despedaçar a realidade é realmente um problema pra você, sem contar que as granadas de mão diminuem a efetividade do fogo cruzado. O match contra a versão com garras tende a ser vantajoso pro jogador com o Massara.

E. O Futuro

Não tenho informações privilegiadas, mas acredito que Fab Four, em ambas as versões, ainda serão decks relevantes após Evolução Tática, aparentemente teremos novas opções de personagem com garras e /ou com telecinese. Contudo parece haver uma resposta ao domínio de decks que abusam das ações de antecipação pelos spoilers vistos até agora, então nos resta aguardar

Até a Próxima Semana

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