Este é o meu primeiro post no
mtcg e já vou falar de algo bastante controverso: O Metagame em Battle Scenes.
Felizmente nenhum deck domina o
ambiente e temos uma variedade saudável de possibilidades de decks, tanto para
jogadores mais competitivos quanto para jogadores casuais.
Entretanto, um padrão começa a
emergir: Ações Imprevistas > Ações em combate (mesmo que sejam Antecipar)
Cartas como Investigação Silenciosa, Incursão
Surpreendente, Voar Alto e Alvejar comparsas, para citar apenas os
exemplos mais gritantes, tem aparecido em cada vez mais decks e dominado um
grande número de jogos.
Claro que temos opções para
combater este tipo de ação, como Embaralhador
Eletrônico, Sensor de Movimento e Ziguezague mas elas não são tão efetivas.
O Embaralhador só previne uma ação, de um personagem e apenas se ele a usa no
turno que entra em jogo, Sensor de Movimento é muito forte caso você tenha um
personagem H.I.D.R.A, caso contrário é na melhor das hipóteses medíocre e Ziguezague
só funciona se estiver carregado em um personagem que tenha o poder voar e protege
apenas aquele personagem. Talvez tentar algo específico contra este tipo de
estratégia não seja o caminho, e talvez isso seja uma coisa boa.
Ações na preparação são
excelentes por que “jogam em seus
próprios termos”, no seu turno, sem tomar Antecipar e sem nada que o oponente possa fazer em resposta,
entretanto elas não causam tanto dano e brilham quando descarregam habilidades
chave deixando o oponente em uma posição desfavorável.
Talvez a melhor forma de combater
essa estratégia seja “equilíbrio”. Um
deck com personagens com bons atributos, energia inicial, escudo, ações sólidas
e principalmente: Um deck com “recursividade”
o suficiente para conseguir continuar a fazer ações relevantes mesmo tendo
descarregado Habilidades a escolha do oponente.
Defender-se também não faz mal,
alguns suportes como Esconderijo Secreto
e Chamariz Holográfico não são
específicos mas evitam algum dano e podem comprar tempo o suficiente para
ganhar uma posição sólida no jogo.
Eu acho que o caminho para
enfrentar decks de personagens que entram em jogo fazendo algum efeito e ações
imprevistas é este: Equilíbrio e Recursividade, o que você acha?
Sou o Cação, escrevo diariamente para
o blog www.batalhasdecartas.com e
agora para o MTCG.
Abraço e bons jogos.
É amigos, está cada vez mais difícil de jogar contra decks "ímpetos".
ResponderExcluirEu acabei indo na onda do "Não pode vencê-los? Una-se a eles"....kkkkkk!
Mas acredito sim que cedo ou tarde haverá uma revira-volta.
Desde a primeira coleção não houve se quer 1 deck imbátivel que não fosse derrotado por outra com o lançamento de novas edições.
Mas agora o BAM BAM BAM da história são os ímpetos, e como nosso amigo comentou, os recursos disponíveis no momento ainda são poucos para deter essa estratégia.