É pessoal, chegamos ao meio do caminho da Liga que está
sendo um sucesso. Alguns duvidaram que desse certo, outros achavam que não era
hora mas o fato é que depois que iniciou o primeiro torneio com apenas 12
jogadores, já tivemos 21 pessoas que participaram de pelo menos uma etapa. Com
um pico de 15 jogadores e um mínimo de 9, a Liga mostrou que o jogo está
crescendo e a melhor maneira de incentivarmos esse processo é realizar
torneios. Na minha opinião já deveria existir um ranking brasileiro e uma
tentativa de se realizar um torneio de nível nacional.
Bom, vou contar como começou a Liga e o que já aconteceu até
aqui. Eu (Adriano Pereira) já falava com o Wagner Macedo (da MTCG) para que ele
criasse uma Liga semanal para animar o pessoal a jogar e não só marcar um For
Fun, pois isso reunia poucas pessoas. O jogador Thiago Gajko também era a favor
e como ele prefere um cenário competitivo em vez de apenas jogar para brincar
também resolveu dar suas idéias. Nós três resolvemos botar em prática esse
projeto e ficamos como responsáveis pela Liga para ser realizada na loja
Ilusões Industriais, porém, nada partiu da própria loja. Eles apenas nos cedem
o espaço e os boosters de premiação de cada torneio com um
Após uma reunião (no corredor onde fica a loja), com a
presença de alguns outros jogadores demos o pontapé inicial para a formação das
regras da Liga e ficou definido assim: seriam 16 torneios semanais durante 4
meses até o lançamento da próxima edição e assim batizamos essa Liga com o nome
da edição atual Iniciativa Vingadores. Para resolver o problema de uma
competição longa onde quem comparecesse em todos os dias teria uma vantagem, optamos
por fazer 4 descartes dos piores resultados de cada um. Assim se você faltar 4
vezes e ganhar as outras 12 você será o campeão da Liga sem ter comparecido nas
16 datas. Isso ajuda quem tiver um compromisso marcado para a mesma data ou
ficar doente, etc. A inscrição de cada torneio é de baixo custo para atrair
novatos e não pesar no bolso para ninguém, apenas R$ 5,00. Cada etapa tem uma
premiação para os três primeiros (quase sempre 3-2-1) e mais 1 booster que é
sorteado entre os demais. Assim, até quem for o último pode sair premiado. Aí vocês
me perguntam “E o dinheiro que sobra?”. Essa é a melhor parte, pois o restante
de cada torneio (cerca de 50% a 60% do valor arrecadado) fica suspenso para no
final dos 16 torneios premiar com boosters os 10 primeiros do Ranking da Liga.
Isso vai dar quase uma box para o primeiro e segue em ordem decrescente até o
décimo que vai receber no mínimo 10 boosters. A idéia atraiu a atenção dos
players de Porto Alegre e arredores e o pessoal começou a comparecer em peso. A
média é de 13,3 jogadores por torneio até aqui.
Outro aspecto da Liga é a rotatividade de formatos. Como o
jogo é novo, ele não possui formatos variados como outros card games e alguns
jogadores sem muitos recursos financeiros para ter as cartas mais caras do jogo
se sentem fragilizados em competir contra outros com decks brilhantes de tantas
ultras e supers que possuem. Por isso decidimos que apenas metade dos 16
torneios seria valendo qualquer carta (Livre) e os outros 8 torneios seriam
divididos em dois formatos (4 de Tribal e 4 de Item Único) para ter uma
variação dos decks e premiar a criatividade de cada jogador. Numa rápida
explicação desses formatos para vocês, o Tribal se resume ao jogador ter apenas
personagens e suportes de uma única afiliação com acréscimo de outros N.A. se
quiser ou precisar preencher o mínimo de 15 personagens da regra original do
jogo. Enquanto que no formato de Item Único, a nossa regra só permite uma cópia de
cada carta como se todas fossem Item Único (esse formato foi inspirado no
Commander do Magic).
Sobre os torneios já realizados posso falar que aconteceram
algumas surpresas e muitas constatações. No formato Livre temos uma supremacia
dos decks de magia do Giordano Ferreira com seus Mystérios (sempre na manga
hehehe), Feiticeira, Dr Estranho e Nico e do autista de turno infinito do
Wagner Macedo que sempre vão bem fazendo 3-1 ou 4-0. O deck do Wagner gerou até
polêmica de que a carta Despedaçar a Realidade deveria ser banida ou ter seu
texto alterado pois ele sempre abre muito rápido a mesa com personagens de custo
baixo como Chispinha, Graviton, Mulher Invisível, Fênix, Senhor Fantástico e
com Capitão Universo para evoluir. Com uma boa abertura e vindo o despedaçar ou
Exploração Aérea fatalmente ele ganha a partida no turno 2 ou 3 fazendo você
tombar o deck com Poltergeist. Thiago Gajko que é o líder do ranking também vem
fazendo ótimos resultados com exceção de um dia que resolveu testar um deck
novo e fez 1-3 que está servindo como um dos descartes até o momento, mas agora
se consolidou nos últimos dois Livres com dois 4-0 usando um deck focado em
vôo, ataque energético e superforça, abusando de Asa Vermelha e Falcão com Tony
Stark, Homem de Ferro, Caça-Hulk e cia. Por fora aparecem Axel Sarmento e
Adriano Pereira que são bem regulares sempre fazendo 2-2 com um resultado 3-1.
O Axel desenvolveu um deck de incapacitação focado em vôo e elasticidade usando
Homem de Gelo, Mulher Aranha, Homem Máquina, Vampira V2, entre outros, para
usar Atrasar, Enclausurar, Voar Alto e Circundar, enquanto que Adriano começou
a Liga usando um deck de telecinese com Fênix, Magneto, Rocha Lunar e uma ajuda do Homem Radioativo e o cenário Exaustão, mas agora ele pilota um deck de ímpeto
com personagens de ataque a distância e agilidade que entram batendo como
Treinador, Pyro, Mística V2, além de Kraven, Mystério e Vampira V2 que podem
usar Entrada Triunfal. Marcelo Gajko com seu deck de Irmandade e magia
conseguiu dois resultados bons (3-1), um médio (2-2) e um ruim, no último (1-3).
Nos formatos alternativos que vemos algumas mudanças. No
Tribal nenhum foi capaz de parar a Irmandade de Mutantes pilotada pelo Marcelo
Gajko que fez duas vezes 4-0. Os X-Men de Guilherme Pazzeti apareceram em
apenas um torneio e fizeram 3-1 perdendo apenas para o de Irmandade. Wagner
Macedo fez um 3-1 no último tribal com Sexteto Sinistro e Carlos Eduardo se
rendeu ao deck de Irmandade e também fechou 3-1. Um novato chamado Edson Lima
apareceu na segunda etapa de Tribal com Mestres do Terror e fez 3-1 também.
No formato mais imprevisível da Liga, o de Item Único, temos
apenas uma certeza. A galera adorou a ideia e isso deu uma movimentação nas
trocas e vendas de cartas para você poder montar o deck que pensou mas que faltava
algumas peças. Para vocês terem uma ideia do equilíbrio, quatro jogadores
terminaram 3-1 e nenhum ficou 4-0 no primeiro torneio nesse formato. A
classificação ficou pelo saldo pra definir o torneio entre Giordano, Axel,
Thiago e Suami. Já no segundo torneio de Item Único, Edson Lima (em seu segundo
torneio na Liga) fez 4-0 com um deck muito focado em magia. Marcelo Gajko,
Giordano e William terminaram 3-1 que ajudou para que eles continuassem bem no
ranking.
Já temos na “pool” dos valores arrecadados R$ 293,00 e isso
é só a metade do período. Se continuar a mesma média de jogadores teremos esse
valor duplicado para ser revertido em boosters com o acréscimo de uma box
cortesia da MTCG em parceria com Copag para serem distribuídos entre os 10
primeiros da classificação final do ranking com 4 descartes, ou seja, vale a
pena jogar pra se divertir e no final ainda ganhar boosters. Além da premiação,
os quatro primeiros da Liga ganham um convite para participar do Torneio
Masters no final da temporada que reunirá os 8 melhores para concorrer a uma
box e playmat sem custo nenhum em jogos eliminatórios com melhor de 3 partidas
(os outros 4 saírão de 4 torneios mensais). Fica a dica para que outras cidades
do Brasil sigam o exemplo e façam igual ou parecido com isso.
Recordamos também que semana passada aconteceu em
Florianópolis o 1º Torneio da Região Sul que dava uma box ao campeão que acabou
sendo este que vos fala numa final contra o catarinense Tiago Pinto. Eventos
como estes dão força para o jogo seguir crescendo e ganhando adeptos. Os filmes
da Marvel também dão um belo suporte para o card game reunir mais apaixonados.
Um abraço e até o próximo post.
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