Desde
que comecei a jogar battle scenes, sempre imaginei como seria este card game se
jogado por mais de dois Jogadores ao mesmo tempo. Imaginava duelos em que dois
jogadores seriam os vilões e dois jogadores os Heróis – A venda de decks de
HERÓIS e VILÕES, fez parecer que seriam assim os duelos - onde cada jogador
concentraria as ações do personagem que mais gosta, porém sendo auxiliado pelos
personagens de outros jogadores.
Quem sabe decks mistos onde alianças são formadas e desfeitas durante diversos momentos do combate, um jogador sendo escolhido como alvo de todos os ataques quando estivesse prestes a ganhar ou protegendo outro jogador de um ataque, para que depois este lhe ajudasse em um ataque em massa ou capacitando seus personagens.
Pessoas que
ensinei a jogar me perguntavam com frequência se poderia jogar com mais de dois
jogadores na mesa. Recentemente, um leitor do site - Kleber Kennedy Menezes -
comentou sobre a possibilidade de se jogar com mais de dois jogadores, já que
muitas cartas citam: Escolha um oponente – Desatomizar, Paralisar.
Há anos
não vejo um card game em que se possam duelar vários jogadores. Recordo-me de
alguns card games mais antigos que podíamos ter uma mesa com 3, 4, 7 jogadores
duelando ou cooperando entre si. Estes card games eram: Spellfire, Vampire e
Aliens x Predators.
O objetivo do jogo é ser o
primeiro jogador a conseguir construir seis reinos com sucesso. Enquanto cada
jogador constrói seu império outros jogadores os tentam destruir.
Os jogadores usam seus campeões
(clérigos, heróis, monstros, magos e outros) para atacar e defender seus impérios.
Feitiços, itens mágicos, artefatos, eventos, aliados e outras cartas especiais
juntam-se a esses campeões e oferecem reviravoltas únicas para o jogo.
JYHAD/VAMPIRE - Card game
ambientado no cenário de: VAMPIRO - a Máscara.
Em Vampire, cada jogador assume o
papel de um "Matusalém", um vampiro ancião manipulador, que tentará
eliminar os demais anulando sua influência e poder. Para atingir este fim, os
Matusaléns controlarão e manipularão vários servos (principalmente vampiros
mais jovens) atacando e destruindo os recursos dos outros.
O jogo é disputado,
preferencialmente, por um grupo de quatro ou cinco jogadores, podendo ser
jogado por dois ou mais. Grupos de mais de seis jogadores não são
aconselháveis, pois o turno de cada jogador pode levar vários minutos tornando
o jogo lento para todos.
ALIENS X PREDATOR – Card game onde até três Jogadores podiam
duelar, escolhendo uma das três facções do jogo: Marines, Aliens ou Predator.
...Os jogadores se tornam um predador astuto,
um pelotão de fuzileiros navais coloniais, ou um Alien. Com o Predador, caçar
os inimigos mais ferozes que a galáxia tem para oferecer. Como um esquadrão da
Marinha, proteger os civis e fazer assegurar contra infestações por alienígenas.
Ou como Alien, Procriar até que todas as ameaças sejam eliminadas.
Dois Três ou mais jogadores podem jogar. O game
é jogado em turnos, cada um por sua vez, consiste em rodadas que permitem os
jogadores construírem o campo de batalha, lutar uns contra os outros, e
procurar por civis e equipamentos. Cada jogador compra e baixa novos locais,
itens e personagens de apoio durante o jogo.
Para um Alien, a vitória consiste em eliminar
todas as outras espécies, ou transformar todos os locais no campo de batalha em
partes de sua colônia. Para o Predator, a vitória consiste em satisfazer as
necessidades de honra da caça que ele escolheu, ou matar todos os oponentes. O
jogador Mariner, consegue vitória por resgatar o número necessário de civis, ou
matar todos os adversários.
Já
adianto que, assim como o Modo Super Vilão, este modo de jogo é apenas para
jogos 4fun. Não é objetivo criar regras oficiais, tão pouco levar a Copag para
que venha como apêndice em uma nova expansão. Este modo Multiplayer pode ser
dividido em duas variantes: 2 x 2 e MMTCG (Massive Multiplayer Trading Card
Game - Fazendo analogia aos MMOG)
Modo: 2
x 2
Este
modo de jogo tem por finalidade jogos entre duplas, semelhante a jogo de Tênis,
Vôlei de praia ou tênis de mesa. Os jogadores podem ficar um de frente para o
outro, sendo que o turno de cada jogador é feito em sentido Anti-horário. No
turno de cada Jogador, ações de capacitar podem ser feitas nos personagens do
jogador daquele turno ou de seu parceiro. Habilidades como arremesso especial e
Esticar também podem ser feitas em personagens do seu turno ou para o seu
parceiro. No caso de Arremesso especial, lhe concedendo +3 quando chegar o momento
das ações daquele personagem.
Duas alterações
podem ser reajustadas para tornar o Jogo menos injusto.
1 –
Contagem regressiva se mantém igual. Porém, por sem uma DUPLA, para se evitar
um over deck consecutivo.
- Colocasse uma carta do deck nos recursos.
- Uma para cada personagem adversário em cena.
{Tomando como referência o jogador oponente que tem mais personagens em cena, +
1 carta apenas (o outro jogador da dupla)}
- Uma carta do deck para os recursos para cada
personagens nos prêmios da dupla adversária. {Novamente tomando como referência
o jogador que tem mais personagens nos prêmios, + 1 carta apenas (o outro
jogador da dupla)}.
2 – A quantidade
de Corações, para critérios de vitória, dos cards nos prêmios passa de 15, para
25, onde se somam os 2 jogadores da Dupla.
Este
modo de jogo, criaria muitas estratégias, semelhante a Jogos de Buraco e
Tranca, onde a sua jogada também pode beneficiar seu parceiro. Amigos que
queiram experimentar seus decks alternativos, onde uma dupla poderia ser
composta por um jogador com personagens telepatas e seu amigo com personagens
que batem, enfrentando uma dupla com personagens que usam ataque a distância e
seu amigo com personagens de lâminas.
Modo:
MMTCG
Este
modo de jogo, também conhecido como: cada
um por si,é o mais zueiro de todos, pois em seu turno poderá atacar quem
quiser, como também poderá ser atacado por todos. Da mesma forma que poderá
ajudar outro jogador, capacitando os personagens dele, para que depois este
possa atacar um adversário que lhe tem feito ataques com frequência.
O jogo
também segue em sentido anti-horário, porém TODOS OS JOGADORES podem fazer antecipações,
respeitando a sequencia de jogadores anti-horário.
Isto é
uma ideia inicial para mais um modo de jogo. Criar este post também foi uma
maneira de arrancar as ideias da mente, colocar no papel, coletar opiniões e
formatar algo mais interessante para jogos entre amigos. Espero que gostem,
testem e comentem sobre o que acharam.
Show de bola cara. Vou juntar uma turma e testar os dois modos, depois conto aqui se deu tudo certo. Ou se precisa de algum ajuste.
ResponderExcluirAff... Imaginei um mesão como cenário de uma partida de BS. Seria épico cada um com apenas um personagem em cena, pois não pode ter dois com o mesmo nome...rsrsrsrsr....Aff ia demorar seculos cada um por se, só quando fosse derrotando os adversários ´que você poderia colocar outro personagem em cena...rsrsrsrsrs..
ResponderExcluirUm duelo no formato MMTCG seria realmente épico e concordo que cada jogador teria 1 ou 2 personagens na mesa, já que os outros jogadores também desceram personagens. Porém este formato nós da a chance de inserir em nosso deck personagens que normalmente são deixados de lado como o Fera, Demolidor, dente de sabre e Elecktra.
ResponderExcluirLegal. Joguei 2 vezes o modo 2 x 2, um pouco devagar até se acostumar com as alterações, mas foi muito bom no final. Sempre e bom ouvir outros casos e as batalhas que aconteceram entre personagens diferentes.
ResponderExcluirO que eu gostei desse formato e que Personagens como Gavião arqueiro, Viúva negra e Veículo SHIELD, entraram no deck, cards que em um jogo 1 x 1 o pessoal n usa muito.
Ulisses, você disse que não vê a anos um card game multiplayer, pois eu recomendo o do Game Of Thrones! É divertido e acaba com amizades ahieuhiauhe
ResponderExcluirSerá que acaba com amizades mais que UNO? Uno acaba até com casamento!...rsrs
ResponderExcluirApenas li sobre este game, ainda não tive a oportunidade de jogar.
Gostei de Citadels, se encaixaria mais com o perfil dos meus amigos, que gostam de ferra um com a vida do outro usando os +2 do Uno.