Image Map

quinta-feira, 14 de maio de 2015

No lugar certo



Análise dos cenários No Lugar Errado e Imposição Estratégica.


A quantidade de baralhos tribais estão aumentando de forma avassaladora em cada edição que passa. Quase em todo lugar vemos um baralho de Vingadores, Guardiões da Galáxia, Sentinelas, Mestre do Terror, Xmen, Irmandade de Mutantes, Inimigos do Demolidor, Shield, até mesmo aqueles mais esquecidos é possível de se ver de vez em quando como os Thunderbolts, Quarteto Fantástico, Gangue da demolição e Quarteto futuro.

Com essa nova edição, podemos ter ainda mais baralhos tribais: Sexteto Sinistro, Tropa Alfa, H.I.D.R.A., Fugitivos... Todos eles com suas limitações, por serem Afiliações que estão criando uma base agora. Independente de qual destes baralhos citados, todos eles mesmo tão diferentes, tem algo em comum: Uma única afiliação!

É muito comum um jogador querer fazer um baralho tribal! Na verdade, é mais comum ver um baralho tribal do que outro tipo, sabe porque? Há cartas que só funcionam para apenas uma afiliação, onde boa parte delas são bastante poderosas, tão poderosas que alguns baralhos só tem potencial por causa dessas cartas específicas. Para entender isso melhor, imagine um Guardiões da Galáxia sem a Nave dos Guardiões, ou Mestres de Terror sem Homem Radioativo (talvez com essa nova edição o Homem Radioativo fique de lado um pouco, ou não).

Com a mesma lógica, a carta Imposição Estratégica seria perfeito em qualquer deck tribal, pois este cenário não afetaria nenhum de seus personagens pois você escolheria a afiliação do seu deck, enquanto poderia travar alguns personagens do oponente! Mas, porque ninguém usa ele? Simples! Porque muita gente usa baralho tribal, se tornando uma carta completamente inútil em boa parte das Matchs que enfrentar.
Por outro lado, existe uma carta completamente oposta à ela, que ao invés de escolher a afiliação que pode agir, ela escolhe uma afiliação que não pode agir neste turno. No Lugar Errado tem capacidade de parar qualquer baralho tribal, se tornando o maior pesadelo de muita gente.
Tal carta é usada em quase todos os baralhos não tribais, sendo uma possível condição de vitória contra maioria das match que você possa enfrentar. Mas, para garantir uma maior eficiência, algumas jogadas devem ser estudadas, como por exemplo, esperar o oponente ficar sem cartas na mão, assim, reduz drasticamente a chances de ele substituir este cenário.

Para burlar essa carta, temos algumas opções como: Sugestão Coletiva que pode colocar outro cenário no lugar, ou Sombras Ilusórias, que remove um cenário. Como ambas são antecipadas, elas podem remover o cenário no turno que entrou em cena, já que o mesmo só tem efeito no próximo turno em diante. Perceba que as maneiras citadas são habilidades, e nem todos os baralhos usam esses poderes! Sendo ainda uma carta bem forte contra boa parte das matchs tribais que você enfrentar.

Uma outra maneira, a mais aconselhável, é colocar alguns personagens de afiliações diferentes no baralho que tenham poderes em comum. Eles seriam como fator surpresa, podendo evitar que este cenário destrua seu jogo. Muitos baralhos competitivos já usam personagens com afiliações diferentes, como Pyro em qualquer deck de impeto, Treinador em qualquer deck que contenha os poderes dele, Mystério em qualquer deck que necessita de um cenário específico, entre outros.

No seu caso, você deve saber qual a melhor maneira de organizar seu baralho contra este tipo de ameaça, cada um com seu modo específico, ou colocando mais cenários no baralho garantindo que eles venham quando precisar, ou com habilidades que removem cenário, ou então com personagens de afiliações diferentes. E para aqueles que não usam um baralho tribal, esse material pode te dar mais uma forcinha contra alguns baralhos.

Notas do autor


Capitão universo e Capuz sempre estão no lugar errado!
Mesmo sendo um material curtinho, acho muito bom que muita gente leia. Este material foi feito para mostrar uma jogada usada por uns jogadores da região que levaram eles ao TOP em alguns torneios. Aconselho fazerem o teste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário