Image Map

terça-feira, 16 de julho de 2013

Táticas MTCG- Acumulando cartas

Voltei pessoal, agora com dicas próprias para o BS, e vamos falar sobre acumular cartas na pilha de descarte, segurar o jogo e tática de tombar o deck do oponente.


Acumulando cartas: A tática de acumular cartas na pilha de descarte para posteriormente baixar seus personagens e suportes é muito utilizada, nos primeiros dias de BS foi vista como anti-jogo, mas depois se provou necessária na maioria das estratégias. Geralmente a tática se consiste no seguinte, esperar por vários turnos consecutivos sem personagens em jogo, colocando várias cartas do seu deck em seu descarte durante a fase de Contagem Regressiva; e isso pode demorar o tempo que for necessário para alcançar o somatório de cartas para colocar em cena tudo que o jogador quiser. Isso é valido, não é trapaça, é só uma maneira que o jogador achou de colocar os personagens que ele precisa todos em cena ao mesmo tempo. Mas isso também é arriscado, em decks onde há poucas habilidades (menos da metade do deck) a probabilidade de você ter uma carta importante colocada em seu descarte é muito grande, complicando a sua vida mais que ajudando. Se for usar o acúmulo de cartas tenha em mente isso.


Segurar o jogo e tombar o deck do oponente: Coloquei estes dois juntos para falar de um problema grave, no BS temos duas maneiras de vencer: Conquistando 15 pontos de vida dos personagens do oponente OU se o oponente não conseguir comprar carta no inicio do turno dele. A segunda maneira esta sendo mais utilizada da seguinte forma: O jogador que esta com o intuito de "tombar" o deck do oponente fica segurando o jogo por muito, mas muito tempo mesmo, quando os decks estão quase acabando, o jogador coloca todos os personagens que possui em sua mão, forçando assim um descarte maior ainda por parte do oponente na reta final de seu deck, geralmente com o auxilio de Maquina Diabólica e Onda de Panico. Trapaça, não, na regra não diz absolutamente nada sobre esse tipo de atitude, e o jogador está visando a vitória através da segunda condição. Mas isso é muito arriscado pois conta com alguns fatores, primeiro, o jogador tem que ter saído na sua mão inicial com um bom numero de personagens; segundo, deve esperar que seu oponente não faça o mesmo, já que os dois decks estão indo para o descarte.
Esta tática está sendo desestimulada nos torneios com regras próprias para desmotivar sua utilização, devido ao tempo das partidas e de se tratar de uma tática covarde, sim, covarde, já que você não esta Batalhando para ganhar o torneio.
Sei que a tática de tombar o deck do oponente é polêmica, mas em torneios oficiais a sua prática sera passível de penalidades.

Obrigado por nos acompanhar e fique ligado nas próximas táticas, boas partidas.

2 comentários:

  1. não entendi bem... tombar o deck do oponente não é legal? existem cartas específicas para essa estratégia, não acredito que o jogador que utilizá-la deva receber punição

    ResponderExcluir
  2. Completamente ridículo essa ideia de ser anti jogo tombar o deck do oponente.. Na moral.. É como dizer que em um jogo como Marvel x Capcom, utilizar combos infinitos é ilegal ou amoral. É uma estratégia do jogo, e é perfeitamente legal e normal que qualquer jogador queira utilizá-la. Pode ser chato de se jogar contra, mas anti jogo? Não mesmo. Se por um acaso a estratégia é forte demais e não oferece respostas eficientes (o fato de que uma mesa cheia de personagens não seja capaz de alterar em nada o rumo da batalha), mostra apenas que o jogo, nesta primeira edição, foi lançado com algumas coisas muito roubadas (invenção, pensar rápido e despedaçar a realidade são exemplos de coisas extremamente roubadas) e que com um acervo maior de cartas, devem ser banidos.

    Estratégias de millar o oponente (tombar o deck do oponente), ao meu ver são muito frágeis e extremamente arriscadas. Máquina Diabólica é cenário. Basta ter um cenário na mão para responder. De resto, o cara vai fazer o que enquanto eu desenvolvo minha mesa? Se ele não baixar nada, ele mesmo vai ser millado, se ele começar a baixar quando eu tiver 2 ou 3 personagens em cena, a parada vai ficar complicada pra ele tbm. Além disso, quando ele me milla, ele me dá os recursos necessários para que eu desenvolva minha mesa ainda mais. Não é raro que o primeiro alvo de um poltergeist usado por um dos meus personagens seja eu mesmo. Na verdade, nunca usei um poltergeist no inimigo..

    ResponderExcluir