Image Map

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

As novas versões dos X-Men


Com BSOS vários decks ganharam cara nova e um deles é dos X-Men, por isso entrei em uma fase de testes dessa afiliação e trago para vocês duas possíveis versões. Meu nome é Léllis Barboza e trago para vocês o Upgrade dos mutantes!


Os X-Men no Battle Scenes sempre foram cartas com bastante volume de personagens, logo, seria normal que víssemos um grande número desse tipo de baralho nos torneios pelo país. Porém, suas versões limitadas apenas ao controle e Concentrar Poder, por muitas vezes tornavam as jogadas muito previsíveis e pouco impactantes num cenário onde buscas e mais buscas tornam os jogos complicadíssimos para os Mutantes do bem.

Mas com a mudança grande no cenário de estratégias e pela adição de novos personagens em Ofensiva Surpresa, os Mutantes mais amados do mundo (menos pela Feiticeira Escarlate) ganham uma nova chance para serem destaques nos torneios e jogos.

Por isso, convoco vocês meus alunos especiais a ingressarem no Instituto Charles Xavier de Battle Scenes, para começarem uma jornada de aprendizado e controle sobre seus Poderes. Seja você um usuário de Telepatia, Telecinesia, Voo ou Ataque Energético, o seu futuro será a vitória caso se alie aos nossos ideais.

Ataque Energético e Voo (E um pouco de Ataque a Distância):





Eis aqui a lista mais comum de se encontrar em qualquer que seja o ambiente de jogo. Por se tratar de uma lista extremamente dependente de Concentrar Poder, sua utilização é super-estimada, muitas vezes sendo considerada a melhor. Porém, de todos os meus testes, foram os poderes principais que menos gostei, porque por mais que adicionasse as cartas novas de Ofensiva Surpresa, os jogos continuavam limitados a poucas jogadas. Os estilos de jogos muitas vezes me lembravam ao famoso Pikachu de Curitiba, que assim que viam uma antecipação, falhavam e que por muitas vezes não tinha o dano suficiente. Por isso, acrescentei Ataque a Distância principalmente para poder contar com Alvejar Comparsas, pois o dano na preparação por diversas vezes auxilia a fase de combate tão bem quanto as proteções.
Mas, no geral, não é uma lista ruim a ser seguida. Só exige uma maestria absurda sobre a estratégia e suas jogadas, pois no primeiro vacilo e perda do Concentrar Poder pela fase de antecipação do oponente, você simplesmente não conseguirá um bom desempenho. Segue abaixo a decklist:



  • Abertura de jogo:


As aberturas desse baralho me agradaram muito, por mais que conflitasse um pouco com o estilo de jogo que deve ser seguido, esperando o oponente descer personagens para no turno seguinte fazer a limpa com Concentrar Poder e seus amigos de Ataque Energético. Forge se tornou uma máquina insana após a adição de Tecnoassalto no ambiente, fora que abrir com esse personagem, as habilidades certas e um dos principais suportes da filiação, como Mansão Xavier e Pássaro Negro por diversas vezes se tornava uma abertura melhor que Investigação Silenciosa na Tempestade pela quantidade de recursos que consegue gerar ao retornar o suporte para a mão na fase de combate do turno seguinte ou simplesmente pelas duas compras.
Falando em Investigação Silenciosa e Tempestade, essa foi de longe a abertura mais segura do baralho, pois sua cobertura de dano somados ao controle proporcionado pelo Voo, tornavam as jogadas de dano do oponente limitadas logo no primeiro turno. 

  • Combates:


Por ser um baralho dependente de Concentrar Poder e de cartas de dano de Ataque Energético, a Fase de Combate se tornou extremamente simples de ser jogada. Basta fazer o personagem entrar com as cartas de dano massivo e atacar no turno em que entra em cena, porém, a vida não é tão cheia de facilidades assim e exigia demais da proteção proporcionada por Vampira, Homem de Gelo e Cristal. Além disso, como comentei antes, Alvejar Comparsas pode fazer todo o trabalho evitando a antecipação do oponente. Por essa razão, disse que esse baralho exige maestria por parte de você jogador.
A fase de antecipação é fácil, usa-se apenas Voar Alto e as ações dos próprios personagens como Esperança, Vampira e Homem de Gelo, tornando a vida do oponente extremamente complicada por serem ações que não podem sair de cena.

  • Proteção:


Parece bastante completa, mas caso falte um dos personagens e o oponente consiga uma Fase de Antecipação esplêndida, suas jogadas principais com Concentrar Poder não serão efetivas. Por isso, é de extrema importância a utilização de personagens como Crystal (juntamente com CP), Homem de Gelo e Vampira. Sem os textos e as ações deles na Fase de Preparação o seu jogo não irá acontecer e infelizmente a derrota será mais provável.

Telepatia, Telecinesia e Voo:



Essa lista foge um tanto do tribal pela utilização de Líder, mas se tratando de X-Men foi a que eu mais me identifiquei, já que sou fissurado em baralhos de controle e combos, que por muitas vezes não funcionavam antes de Ofensiva Surpresa. É um deck com muito mais prós do que contras, muito fácil de se pilotar para execução das boas jogadas e com uma rate de vitórias mais alta que da lista apresentada anteriormente. Segue abaixo a decklist:


  • Abertura de jogo:


Aqui a abertura é praticamente padrão, basta abrir com Forge e Líder para facilidade de busca e entrada dos suportes, ou Voo para Investigação Silenciosa. Isso mostra que esse é um baralho extremamente dependente de Investigação Silenciosa e Tecnoassalto. Controlar bem após a abertura será algo extremamente fácil, visto que a quantidade de antecipações e ações imprevistas de defesa do baralho é elevadíssima. Caso exista abertura juntamente com um personagem de Telepatia, fica incrivelmente fácil travar o oponente a ponto de continuar investigando, controlando e relaxando.

  • Agressão:


Diferente da lista anterior que apenas utilizava a Fase de Combate como agressão, esse baralho utiliza principalmente a Fase de Preparação para o nocaute de personagens do oponente, além de ser na preparação que o controle funciona melhor. O dano causado nessa fase vem de Alvejar Comparsas  e Incursão Surpreendente, além claro, da ação Turbilhão de Ventos da Tempestade e é por isso que existe apenas uma cópia de Manchete do Clarim, sendo um combo bastante viável mesmo não sendo a jogada mais comum do baralho.
Juntamente a isso, Fênix Negra vem a ser a principal fonte de nocaute, além de ser uma boa surpresa para o oponente. Mesmo que a dependência dessa carta seja grande demais, isso não é um grande problema, pois existe Múltiplas Identidades para a busca.

  • Proteção:


Bem, esse é o melhor ponto do baralho, visto que é aqui que o oponente simplesmente não fará nada. Poucas vezes no Battle Scenes eu vi uma estratégia segurar tanto o oponente a ponto de não deixá-lo executar suas jogadas. Tanto a Fase de Antecipação quanto a de Preparação trazem as melhores proteções que existem no Battle Scenes em minha opinião, isso somado a suportes como Armadilha Reforçada e Câmara Neutralizadora faz o oponente, por muitas vezes, perder a cabeça. Lembrando que o objetivo do baralho é a proteção dos personagens para o combo tanto com os danos na preparação juntamente com a evolução de Fênix Negra.

Considerações Finais:


Das duas listas, mesmo que eu tenha falado mais da primeira, pessoalmente me senti mais a vontade jogando com a listagem de Telepatia, Telecinesia e Voo, mas isso é questão de gosto. Como eu sempre falo quando posto decklists, cada um gosta de jogar de uma maneira diferente e gosta da utilização de cartas diferentes, por isso qualquer mudança feita nas listas é bastante viável e bem vinda, até mesmo porque os dois decks ainda estão em fase de testes, logo é importantíssimo para mim que sua opinião seja expressa aqui em forma de comentário.
Obrigado pela leitura, tentarei manter mais alguns posts sobre as mudanças em minhas decklists com a entrada de Ofensiva Surpresa. Vejo vocês na próxima semana pessoal!












3 comentários:

  1. Forge + Tecnoassalto é simplesmente um roubo a mão armada!
    Quase Impossível correr atras do prejuízo depois de uma dessas...

    ResponderExcluir
  2. Seria mais interessante se, Homem de Gelo tivesse Elasticidade e Regeneração, acho que faria mais sentido

    ResponderExcluir