Image Map

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Batalha nos Céus sobe para um nível competitivo


O deck Batalha nos Céus ganhou importantes adições com Ofensiva Surpresa e certamente será muito competitivo a partir de agora. Eu sou Anderson Telles e você confere agora como fica este deck com a nova edição.



Há algum tempo, publiquei um baralho no blog conhecido como Batalha nos Céus. Este tinha uma estratégia sensacional que não era muito explorada naquela época, mas em troca, tinha uma desvantagem razoavelmente grande, já que, não haviam muitos personagens com aquela combinação de poderes, e dos personagens que tinham, não haviam quase nenhuma sinergia uns com os outros.

CLIQUE AQUI para ver o primeiro material deste baralho.


Mesmo com a chegada de Iniciativa Vingadores, o baralho não teve um grande avanço e se manteve como um baralho For Fun (não competitivo). Tudo isso porque ele ainda era um baralho que estava precisando de cartas para melhorar, e com essa edição apenas Selene entrou comparado com o baralho original.

Mas tudo isso mudou com Ofensiva Surpresa! Parece que esta edição veio para fixar o baralho de Batalha nos Céus no cenário competitivo. A quantidade de cartas fortes que apareceram para incrementar este baralho vai colocá-lo na lista dos melhores, tentarei explicar o motivo.

Inicialmente, para quem não conhece este baralho, irei explicar como ele funciona: A estratégia é colocar a maior quantidade de cenários, personagens e suportes que evitam ações dos personagens de seu oponente, em especial, o cenário que dá o nome ao baralho: Batalha nos Céus. Muitos não usam este cenário pois ele tanto bloquearia as minhas ações quanto as do oponente, mas o foco é usar ações de telecinesia que não geram alvos, assim você pode usar ações enquanto o oponente fica impossibilitado de fazer qualquer coisa.

Como dito anteriormente, a escolha dos personagens é bem restrita. Entram para o deck apenas os personagens com telepatia e/ou telecinesia que não possuem voo. Assim, você pode garantir tanto as ações de descarregar cartas dos personagens do oponente, quanto jogadas defensivas usando cartas como Sugestão Coletiva para devolver o cenário para jogo ou então com incapacitações usando Desunir.

A vantagem deste baralho é enfrentar outros que usam o poder de Voo! E vocês vão concordar comigo que mais da metade dos baralhos hoje em dia tem este poder! Então você garante uma enorme vantagem contra boa parte dos oponentes que enfrentar. E no caso de tudo dar errado... E você enfrentar um baralho que nenhum personagem do oponente tenha Voo (por exemplo: Shield), a carta Erguer com a Mente vai dar o poder de Voo para seus personagens, garantindo que o seu oponente não possa alvejar seus personagens.

Nesta edição com a chegada dos personagens Cassandra Nova, Encantor e do Homem-Molecular e das habilidades Mente sobre Matéria e Joia do Infinito-Tempo, podemos ter jogadas bem mais consistentes:
  • Cassandra Nova combinada com Selene pode fazer um ótimo controle até mesmo quando não vier os cenários. Uma outra boa combinação é o uso de Rei das Sombras.
  • Como você não vai querer ficar trocando constantemente os cenários, Homem-Molecular pode chegar a castigar o oponente se ele tentar remover o seu cenário. Carregamento de Vibranium pode ser bem útil também. Mas cuidado, ambas podem te prejudicar se você usar elas de forma errada.
  • Com a carta Mente Sobre Matéria você pode recuperar o cenário se ele acabar indo para os recursos. Ao colocar um personagem em cena, anexe-o com o cenário que pretende recuperar, então você pode usar esta ação para descarregar a carta de cenário de seu personagem e devolver para o jogo.
  • Com a Joia do Infinito-Tempo, você consegue evitar as ações imprevistas que os personagens do oponente venha a usar no mesmo turno que ele remover seu cenário. E logo após, ao ele entrar na Fase de Combate, com Sugestão Coletiva, você pode devolver o cenário e manter o oponente ainda travado.
  • Encantor pode não ser uma das melhores cartas! Mas, ela consegue reduzir as opções do oponente por sua passiva e usar ambos os poderes do baralho.
O nível de controle que pode existir neste baralho está dezenas de vezes mais forte que quando ele surgiu há duas edições. E muitas coisas que existiam antigamente se tornaram realmente necessárias para serem colocadas nesta versão.

Após um estudo, algumas cartas que já tinham sido lançadas nas edições anteriores ficaram bem interessantes nesta atualização do baralho. Vou dar algumas ideias:
  • Como você pretende evitar que o oponente consiga remover o cenário, você pode usar Dispersar Intelecto para evitar que o oponente compre cartas. Quanto mais cartas na mão do oponente, maior a chance dele ter um cenário em sua mão. Infelizmente, não tem como impedir Investigação Silenciosa, mas todo o resto do baralho é forte contra voo. Então, não precisa se preocupar tanto.
  • Usando a mesma lógica, em garantir que o oponente não tenha cenários em sua mão, pode-se usar Sussurros da Mente ou Invocar o Relâmpago para você descartar algum cenário do oponente antes de abrir a cena.
  • Armadilha Reforçada e Esconderijo Secreto podem ajudar no controle do baralho. mesmo quando o cenário não aparecer.
  • Tony Stark (Sim, ele mesmo) pode ser colocado no baralho para comprar cartas! O baralho não usa nenhum Máquina de Combate, nem Homem de Ferro, nenhuma ação de Genialidade, mas ele está aí pelo potencial de sua ação impressa! E em outros casos, pode evitar que o oponente coloque seu Homem de Ferro!
Perceberam a consistência que este baralho pode ter de agora em diante com esta nova edição? Podendo então bloquear os personagens do oponente de forma altamente eficaz e poderosa.

Cuidado apenas com uma coisa! Enquanto este baralho for novidade, muitos oponentes não terão defesa contra ele, mas quando se tornar comum, você deverá criar algumas formas de evitar ser surpreendido pela mesma estratégia, talvez com Invasão Secreta. Enquanto isso não acontecer, da para você chegar nos TOP de vários torneios! Basta apenas você tentar!

Clique Aqui para ver um possível deck de Batalha nos Céus. Este deck do link é apenas um protótipo, que pode ser melhorado de acordo com as decisões de cada jogador.

NOTAS DO AUTOR

Quem acompanha meus materiais de criação de decks sabe que não dou uma decklist pronta. Criar baralhos é mais do que uma receita de bolo, é estudar possibilidades, pensar em estatísticas, conhecer o meta local e o principal: Se divertir!

Eu sei que este baralho é estupidamente divertido por suas versões anteriores. Hoje em dia, com as novas cartas, a única coisa que mudou foi a possibilidade de chegar nas melhores colocações nos torneios.


Um comentário: