Image Map

domingo, 25 de outubro de 2015

DISCUSSÃO TEÓRICA - BANLIST

Olá, sou Yuri Bittencourt e trago a vocês a coluna “Discussão Teórica”.
Com o intuito de debater, opinar e ouvir outros jogadores sobre alguns pontos de BS. Neste post falarei sobre Banlist e sua influência no cenário competitivo.

Algum tempo atrás foi discutido entre os jogadores de Porto Alegre e Grande Porto Alegre/RS sobre a necessidade ou não, de uma banlist em Battle Scenes. Quais cartas deveriam ser banidas e por que dessa necessidade.
Mas afinal, "O que é Banlist e qual sua utilidade?" Vamos às respostas.

É importante que para um TCG (Trading Card Game) que haja grande variedade de cartas para que assim haja também uma diversidade de decks a nível competitivo. Para agradar os diferentes estilos dos jogadores. Quanto maior a possibilidade de decks diferentes, poderemos ter um maior número de jogadores em torneios. Pois se houvesse apenas um deck a nível competitivo, todos os jogadores utilizariam esse deck ou fariam um deck tentando derrota-lo.
Para manter essa diversidade e a longevidade, alguns TCGs baniram e restringiram algumas cartas que desequilibravam o jogo.

A banlist nada mais é do que isso.
A banlist de cada TCG possui uma data específica para ser divulgada. Geralmente ocorrem logo após o lançamento de uma nova coleção. Cards que foram banidos são os que demonstraram ser muito fortes, causando o desequilíbrio do jogo.
Algumas cartas que causam "um pouco menos" de desequilíbrio, são restritas.
Cartas que constam na lista como restritas, significa que será permitido apenas 1 cópia do card em seu deck.
Os cards banidos ou restritos geralmente não são criados com o intuito de desequilibrar o jogo, porém algum jogador viu nessa carta somada a outra(s) a chance de um combo que veio a desequilibrar o jogo. 
A solução geralmente é banir todos ou grande parte dos cards que compõem o combo ou banir um card que seja muito influente nesse combo, fazendo assim com que o combo não consiga se manter.

Em Yu-Gi-Oh!, por exemplo, as cartas que constam nessas listas são cards que lhe permitem ganhar no primeiro turno antes que seu oponente tenha a chance de jogar. Geralmente composto por um turno infinito. Também há combos que lhe permitem matar o oponente apenas em um turno. Ou cartas que lhe permitem ter uma vantagem, em relação ao oponente, relacionada a quantidade de cartas que se tem na mão.

Diferente de Yu-gi-Oh!, Battle Scenes ainda não apontou problemas relacionados a vantagem de número de cartas em mãos. Foi justamente o que Amadeus Cho e Talento em Negócios trouxe em OS. Ainda é algo recente e pouco utilizado na cena competitiva.
BS também já apresenta alguns combos muito fortes e cartas que fazem grande diferença quanto postas em cena. Capazes de vencer o oponente em apenas um turno caso haja na mesa 15 pontos dando mole.

Algumas cartas com possibilidade de banimento ou restrição em Battle Scenes e que na época foram mencionadas são: Mystério, por todo turno buscar um cenário podendo gerar recurso ou cartas que fazem diferença, como Convocar reforços e retirada estratégica.


Despedaçar a realidade que se estiver com combo completo e fechar o turno infinito não permite que o oponente jogue.


Há outras cartas que facilmente entrariam nessa lista, como Portal para o Microverso. Que na fase de preparação pode facilmente limpar a mesa do oponente utilizando Pyro+Selene+Adaga Psiquica+Pyro ou Kraven+Entrada Triunfal+Reflexos Rápidos.


Foi posto em questão também não o banimento ou restrição dessas cartas, mas talvez nerf. Como por exemplo, colocar Despedaçar a realidade na base do deck e não nos recursos ao ser utilizada ação. Investigação não ser usada por um personagem que acabou de entrar no turno. Portal para o Microverso poderia ser um card restrito.

Vendo por outro lado, atualmente seria necessário uma banlist para BS ou todas as jogadas e cartas possuem um counter? Homem Molecular, Carregamento de Vibranium ou Parede Holográfica não seriam cartas para counterar Mystério?

Ofensiva Surpresa apresentou muitas propostas e possibilidades contra ações imprevistas. Impedindo assim a aceleração que Investigação dá ao jogo e grande quantidade de dano de ações imprevistas.
Para personagens que podem usar ações no turno em que entram em cena e/ou ações imprevistas, temos Embaralhador Eletrônico, Jaqueta Amarela e Homem Formiga.
Por aqui, o estilo de jogo mais debatido com relação a ban, nerf ou restrito são decks com turno infinito, como Vingadores, Mestres do Terror e o Altista. Todos fazem uso de Despedaçar a Realidade. E lhes pergunto: O que fazer com essa carta tão odiada? -rs
Como seriam os bans sendo que cada região adota um estilo de jogo e utiliza em seus metas cartas diferentes? Um exemplo disso: Mefisto que por aqui praticamente ninguém o utiliza nos decks, em São Paulo é muito utilizado.
Já ouvi jogadores de outros TCGs falarem que já possuem decks e aprenderam a jogar, porem não se inserem no competitivo por falta de banlist, por considerarem algumas cartas apelativas em relação a outras. Citando Pyro e Mystério como essas cartas.


Ao meu ponto de vista, existe um pequeno desequilíbrio no jogo! Mas nada que não consiga ser counterado até o momento. Um deck não pode ganhar de todos, logo seu deck sempre terá desvantagem contra algum oponente.
Porém para um futuro talvez, não tão distante, o banimento de alguns cards se fará necessário?

Você, o que acha? A favor das banlists? Contra? Porque? 
Que personagem você gostaria de Obliterar do Cenas de Batalha?


Até a próxima! Abraço a todos.











42 comentários:

  1. BS nao apresentou problemas relacionadas ao numero de cartas na mao?????????? Pq vc acha que criaram a fazer de ajuste com a diminuição pata 7 cartas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno Handré. No texto cito a vantagem que um oponente tem sobre o outro com relação ao número de cartas que se tem em mãos. Realmente não presenciei problemas desse tipo. Iniciei em BS durante a coleção Evolução Tática e essa regra já existia.

      Excluir
  2. Se existisse sidedeck em battle scenes até daria pra tentar counterar essas cartas fortes. Usar carregamento de vibranium no deck pra tentar combater mysterio é muito ruim, se o oponente nao tiver mysterio? se ele decidir nao por em cena? mesmo assim se ele colocar sera q o efeito do carregamento seria tao significativo assim? Outro exemplo é busca e apreensão, se o oponente tiver suportes pra vc ganhar pontos tudo bem ela funciona, caso contrario seria como vc jogar com 59 cards no deck.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno Yuri. A utilização de Carregamento de Vibranium, assim como Homem Molecular e Parede Holográfica foram alguns exemplos de como dar countre em Mystério sem utilizar dano. Em deck de regeneração esse suporte tem certa vantagem.
      Como dito no post, o cenário competitivo se diferencia de região para região e aqui, grande parte dos jogadores utiliza Mystério em seus decks. Assim como todo deck usa suporte. Respondendo a questão do Busca e Apreensão. Mesmo assim concordo que seria como jogar com 59 cards, pois há cenários mais funcionais e melhores para se estar no deck.

      Excluir
  3. Totalmente contra ban lists antes de existir um ranking nacional de verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcio, grato pelo retorno.
      Talvez depois do Battle Royal a Copag pense em um Ranking Nacional. Mesmo com esse ranking, creio estarmos longe de termos banlist e espero que esse banlist não aconteça.

      Excluir
  4. Desculpem, todas as cartas citadas nenhuma é tão absurda que mereça receber a honra de ser banida, agora oque acho engraçado é o fato de se endeuzar demais o Mysterio sendo q ele busca só quando entra em jogo, ou o Portal, se vcs avaliarem q em geral card games de 60 cartas vc tem a possibilidade de usar 4 copias de cada carta, vc ganha no minimo 20 slots livres para esse "side-deck" jogar em seu deck no BS. Talvez a unica que te obrigue a desenvolver uma sub-estrategia para lidar contra é o Despedaçar, agora de resto n tem nenhuma demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade mysterio busca todo turno.

      Excluir
    2. Obrigado pelo retorno Guilherme.
      Mystério pode buscar um cenário todo turno. Não utilizo o personagem, mas sou da opinião que sua passiva é forte. Tanto gerando recurso, quando buscando algum cenário que possa ser decisivo em algum momento da partida.

      Excluir
    3. Geralmente ele n fica vivo para buscar o cenário no segundo turno, qualquer deck q consiga desencadear efeitos Tutores ao ponto de limpar o deck geram vantagens, por isso que o Mystério só busca quando entra, pelo menos aonde jogava sim, nunca deixávamos ele viver mais de um turno

      Excluir
    4. Concordo. Mystério logo morre quando entra em cena. Mas a retirada estratégica ou o convocar reforços que ele busca, fazem diferença, assim como algum outro cenário de acordo com a estratégia adotada pelo jogador. Geralmente vão 3 no deck e caso ele não entre em cena no inicio da partida, entra quando o jogador está com mesa montada. Fazendo assim com que o oponente escolha entra matar o Mystério ou uma Cassandra Nova, por exemplo.

      Excluir
    5. Mystério n se usa 3 por que é um tremendo desperdício de espaço no deck, com tantas opções melhores de cartas. Mystério ja foi bom em PO hj em dia ele só é mais uma carta

      Excluir
    6. Guilherme, o objetivo do post é justamente esse, discutir sobre se há cards que devam ser banidos ou não.

      Vc citou que existe um card que merecia sim ser banido mas não disse qual é. Se quiser acrescentar com o post, poderia dar sua opinião.

      Jogo card games a mais de 20 anos e sempre fui contra banlist, assim como sempre fui contra o lançamento de cards que permitem "loop infinito". Infelizmente a banlist é o atestado de Erro por parte dos players testers do jogo.

      Especificamente ao turno infinito em BS, mesmo que existam mecanismos que te obrigue, como vc mesmo disse, desenvolver uma sub-estrategia para lidar contra, Despedaçar é um card que prejudica o próprio jogo no seu crescimento pois ninguém gostaria de começar a jogar BS apenas assistindo o adversário jogar.

      Enfim, espero que de alguma forma esse problema possa ser contornado sem que haja uma banlist.

      Guilherme - Santos/SP

      Excluir
    7. Só existem 2 formas de lidar com a situação. 1 reavaliar as cartas de UM a PO e modificar as necessárias, 2 começar a acompanhar o desenvolvimento do jogo e desenvolver os "counters" apropriados para o que vem causando problemas.
      A carta que deveria estar nessa lista só não esta por que por algum motivo bizarro é o Ultron 61112 que sozinho monta outros 2 Ultrons no turno 1 e deixa o adversário em uma situação mais do que irreversivel

      Excluir
    8. Concordo Guilherme, deck de ultron é um deck que tem suas vantagens devido as passivas dos Ultrons.
      Não fiz o texto dizendo que apenas as cartas que citei deveriam ser banidas ou restritas. Mas disse que seriam algumas. Abrindo espaço para que possamos debater o tema e aguardando a opinião de outros jogadores.

      Excluir
  5. No BS algumas cartas já vem restritas de fábrica. Quanto a banlist, eu acho ridículo, é assumir a incompetência de criar uma tática que contorne o problema. Cito o exemplo do Magic, várias cartas banidas, tem versões reimpressas com poder atenuado, ou idênticas, por pressão dos jogadores. Não deixemos o BS virar yugioh, que toda carta útil só pode ter uma no deck, ou é banida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno Israel. O jogo é recente e creio estarmos muito distantes da possibilidade de termos a banlist. Os jogadores são criativos quanto a montagem de deck e dentro dessa grande diversidade de cartas e mecânicas, é possível counterar cartas fortes. Fabian e os beta tester se mostram bastante acessíveis quanto a ouvir os jogadores. Sendo assim, estamos distantes de fazer de BS um yugioh.

      Excluir
  6. Cara esse post foi pior que eu ja vi, superou até os post do Deck tech que só faz deixar o deck mais caro, banir cartas como se fosse fácil fazer combo do turno infinito, como se o cara tivesse toda hora de jogo pyro e Selene e nos recursos olho de agamotto e 3 adagas, sim claro vale lembrar que cada um tem sua opinião, e a minha é: "acho totalmente ridículo banlist em um cardgame com tantas estratégias possíveis".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, obrigado pelo retorno. Já vi decks de turno infinito onde o combo se concretizou no segundo turno e me pareceu bem fácil. Assim como já vi decks de turno infinito não fazerem nada.
      Concordo com sua opinião! É notável a diversidade de possibilidades que o game possui. Como disse no post: "Ao meu ponto de vista, existe um pequeno desequilíbrio no jogo! Mas nada que não consiga ser counterado até o momento. Um deck não pode ganhar de todos, logo seu deck sempre terá desvantagem contra algum oponente".
      Essas vantagens e desvantagens vem por conta dessa diversidade e por mérito da criatividade dos jogadores no momento de montarem seus decks.

      Excluir
    2. Concordo, mas você disse que ja viu combar no segundo turno, mas esse combo foi feito nessa ultima coleção OS, acho dificil ter acontecido nessa ultima coleção

      Excluir
    3. Sinceramente essa sua afirmação mostra o quão pouco vc entende do jogo, aqui em SP existe supremacia de 2 deck, o primeiro é TI e o segundo tem uma carta q merece ser banida e n esta nessa lista, enfim. Em 90% das partidas de turno infinito o jogo termina no segundo turno pq o combo é feito com muito mais facilidade nessa coleção. OS deixou o combo de turno infinito algo muito mais absurdo do que quando estava no começo do jogo, tudo graças a Cassandra, e os Formigas

      Excluir
    4. Sabe pouco sobre o jogo, mas não fica falando que o minimo de card no deck são 4 cópias ou que o mystério busca cenário só quando entra kkk

      Excluir
    5. Sinceramente, se você deixa o Mystério vivo mais de um turno, você tem de perder mesmo. Uma carta que permite que seu oponente busque um tipo de carta que consegue modificar o andar do jogo, não dar alvo naquele enorme globo roxo dele é um erro tremendo. Qualquer coisa que permite que seu oponente tutore vai dar vantagem para ele. E não sei você mas não gosto de ter um oponente em vantagem nunca, e se você por um acaso não entendeu o que escrevi sobre as 4 copias foi explicar de jeito mais simples.
      Magic 60 cartas=15x4 + 15 no side
      BS 60 Cartas=20x3 e Não tem side
      pegando essas 15 cartas no magic e multiplicar pelas 3 copias que se podem ter no Bs chegamos a 45 que subtraindo dos 60 sobra 15, as mesmas 15 do side no magic. O que alias eu uso 15 sides em main deck para responder o máximo de coisas possíveis, e considerando os resultados da mais do que certo.

      Excluir
  7. Pensar em lista de banimento e um tanto quanto irrisório nesta altura do campeonato, um jogo com 2 anos de vida já apresentar cartas absurdas e meio improvável, talvez futuramente precisará, mas justificar o fracasso alegando que as cartas são injustas eu acho muito idiota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo retorno Agnus. Foi uma questão levantada por alguns e decidi colocar esse tema para que fosse discutido por muitos. Concordo que o jogo é recente para se debater o tema. Mas se talvez no futuro, e espero que não, seja necessário discutir isso, porque não agora?

      Excluir
  8. Acredito que ainda não seja momento para uma banlist. O jogo ainda é novo e se da para criar cartas novas que combatam essas mais fortes ou erratas que possam balancear alguma carta que esta muito forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno. Sim, concordo que não seja momento e espero que não haja momento onde se faça necessário banimento de cartas. Nesse atual momento creio que existem formas de se combater combos mais fortes sem a necessidade de criação de novas cartas. Por enquanto OS supriu algumas necessidades do jogo.

      Excluir
  9. Nenhum card que foi lançado em edições antigas no BS foi reprintado, sendo que cada edição nova está adicionando 100 novos cards (um pouco mais se considerarmos as edições que traziam os cards exclusivos) ao pool de cards do jogo. A copag vem se mostrando interessada em manter o jogo equilibrado e pra isso ela optou por lançar cards fortes de poderes fracos no metagame e cards fracos de poderes fortes (depois de investigação silenciosa, de 0 a 10,sendo 0 um card que n muda o metagame e 10 um card que define o metagame que nota vc daria para as habilidades de voo de IV e OS?).
    Fazendo isto, a copag está disputando um cabo de guerra para manter o jogo equilibrado. de um lado a lançadora do jogo, lançando cards que equilibrariam o meta, do outro lado, todos os jogadores de BS do universo com toda sua criatividade e vontade de ganhar as partidas que jogam.
    Neste cabo de guerra a força da capag é limitada aos seus beta testers e a criatividade de uma quantidade de pessoas (talvez até mais geniais que os jogadores de BS) porem muito menor que a comunidade de jogadores. por outro lado, a força dos jogadores é limitada pela quantidade de cards que existem para que os jogadores criem e aperfeiçoem seus decks.
    O meu palpite? Quanto mais cards são lançados mais difícil vai ser da copag manter o jogo equilibrado apenas lançando mais cards, BS n é o primeiro TCG do mundo e mesm sendo um jogo completamente diferente dos outros esstas questões de metajogo, desequilibrio por cartas OP são identicas as dos outros jogos que ja foram criados. Já havia percebido alguma pessoas falando sobre uma banlist no BS ou restrição de cards mas o engraçado é que já existem por aí jogadores jogando um formato restrito e falando que são contra banimento, o fomarto de torneios construidos de BS com a temática de tribal serve exatamente pra diminuir a possibilidade de decks diferentes que é possivel contruir e com ctz combos absurdamentes fortes serão muito mais difíceis de se encontrar em torneios de decks tribais do que de se encontrar em torneios sem nenhuma restrição. Pode até ser que a copag nunca adote uma banlist, mas é questão de tempo até os torneios mais importantes de BS comecem a serem organizados para se jogar em formatos tipo: tribal( somente decks com cards da mesma afiliação), edição( somente decks com cards de uma edição especifica), tempo(somente decks com cards que foram lançado em um periodo, que poderia incluir 2 ou mais edições).
    Desculpem aew se dei preguiça em alguém pelo tamanho do texto, quase escrevi um artigo dentro do artigo uiauihuih mas é que gosto do jogo e debates deste tipo me interessam. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno Jonathan.
      Concordo com você quanto a Copag tentar ao máximo equilibrar o jogo, não apenas com o lançamento de cartas fortes para habilidades fracas ou cartas fracas para habilidades fortes. Mas também habilidades com mecânicas de jogo diferentes como as habilidades sem custo de IV e as habilidades surpresa de OS. As habilidades de voo das duas ultimas coleções não foram tão boas quanto as que já tínhamos. Zigue-Zague fez algum diferencial, mas OS trouxe muitas formas de se conter ações imprevistas que zigue-zague foi para escanteio.
      Sou contra o banimentos de cartas devido a diversidade que o jogo traz. Possibilitando inúmeras estratégias. Em contra partida, como citei no texto: quando se descobre um combo forte ou um método de jogo, os que não jogam dessa forma, farão decks para jogar contra. Assim o cenário competitivo acaba girando em torno de um estilo, alguns a favor e outro tentando jogar contra;
      Vejo a adoção de outros formatos em torneios não apenas como uma forma de conter os fortes combos ou personagens, mas também dando a possibilidade de termos outros vencedores. Pois quem vai jogar um jogo onde sempre há o mesmo vencedor?
      Talvez tornar oficiais outro formatos de torneiro seja um método de afastar cartas muito OP que podem vir futuramente.
      Creio que a Copag não fará banlist antes de tentar outra coisa antes, caso essa seja necessário. Até porque, existem outras preocupações como Ranking Nacional, Battle System, Torneios Nacionais (vamos ter agora o Battle Royal) e que espero que aconteçam oficialmente em outros estados e não apenas em SP. E outra questão que muito me incomoda é ter errata oficial de cartas antes mesmo de a coleção ser lançada por erra de impressão. Por que se reemprima novamente para que se ofereça um produto de qualidade à seus consumidores.
      Com relação ao tamanho do comentário: sem problemas, esse post assim como a coluna, é justamente discutir o tema.
      Abraço;

      Excluir
  10. Repito o que já postei um tempo atrás no Facebook: o problema é só o turno infinito.

    Deixa o Pyro, deixa o Mystério, deixa o Portal de lado. Pra tudo isso tem uma ou outra carta pra atenuar ou anular - aí vai do feeling do jogador colocar no deck ou não (não dá pra ganhar todas). As loucuras da Fase de Preparação e/ou de ímpeto começaram a ser barradas em BSOS. Daqui a pouco surge mais alguma resposta pros casos anteriores. Demos tempo ao tempo.

    O problema do combo do turno infinito é que ele é FALTA DE FAIRPLAY, pois não deixa o adversário reagir. É matematicamente impossível sustentar antecipações decentes depois do terceiro turno. Nem luta de UFC permite chutar ou pisar num adversário caído - e o turno infinito não é nada mais que isso: chutar cachorro morto. Pessoalzinho do turno infinito deveria ir jogar paciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno Tito. Concordo que o combo do turno infinito é anti fairplay. A ideia era levantar um debate sobre as banlist, mas ficou evidenciado a insatisfação de alguns por conta do Despedaçar.

      Excluir
  11. Fala Yuri, beleza? Ótimo texto! Faltava uma discussão desse tipo em um canal grande como o de vocês para fortalecer o debate.

    Na minha opinião como jogador, existe um deck que é muito superior aos outros. Trata-se do deck de Turno Infinito. Quando construído totalmente com esta finalidade é possível de se fazer o combo no turno 2 em 3/4 dos jogos. Como exemplo cito o BS Fight que teve aqui na Dice Club (SP x Santos) onde jogamos 4 rodadas de suíço e corte para TOP 8. Para quem foi até a final foram um total de 7 partidas. Destas 7, 5 eu venci com turno infinito no turno 2. 1 eu venci na porrada, por que era possível com o que eu tinha, mas eu conseguira ter dado T.I. no turno 2 também. Outra eu perdi para um jogador com deck de T.I.. Ou seja, diferentemente de mysterio que busca 1 cenario por turno ou pyro com portal e adagas que destrói a mesa do adversário, esse é um combo que NÃO tem como se defender. Você tem que fazer a sua melhor mesa completamente desesperado na tentativa de parar o combo. Mas não dá, a menos que você monte em seu turno 1 8 antecipações ou destrua a mesa adversária (22 pontos ou 14 com portal em jogo). Ambos os casos são altamente improváveis. É necessária uma mão excelente para tentar parar o combo, enquanto que para se fazer o combo não é necessário ter uma mão tão boa assim.

    O resgate enroscado foi nerfado por uma situação plausível: possibilidade de se comprar 15, 20 ou mais cartas POR TURNO (EU fiz isso, e sei do que estou falando). O combo de DANO infinito nem era tão imparável assim, mas o DRAW infinito era horrendo! Com o nerf o jogo voltou a ficar balanceado. Mas e o despedaçar? É tão ruim, ou PIOR, do que o resgata enroscado antes do nerf. E está aí para todo mundo ver xD

    Eu uso e abuso do turno infinito. É o deck que me garantiu a liderança na liga de SP da temporada passada, me mantém na liderança nesta liga e me rende muitos tops em torneios. E eu posso garantir que é injusto, chato e antijogo. Deveria ser banido já há muito tempo!

    Ps. Pra quem ficou curioso sobre o DRAW infinito, era assim: Você controla um personagem elástico. Tem ao menos 1 resgate enroscado no recurso. Existem suportes que, quando entram em cena, se você não incapacitar um personagem ele sai de cena (Minério clandestino, campo magnético, gerador de raios gama e conversor molecular). Coloque um deles em cena carregando os resgates. Não incapacite nenhum personagem. DESCARREGUE as cartas do suporte e o coloque em seus recursos. Realize os efeitos do Resgate enroscado. Se você usar 9 desses suportes, você VAI dar draw até dizer chega! Se sua mão vier razoável, você consegue rodar o deck todo no turno 1. Conseguia, né XP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai Virgilio, tudo bem? Obrigado pelo retorno. Nem sempre o combo do turno infinito se concretiza. Mas nas vezes que vi acontecer, me pareceu facil de ser executado pelo dono do deck. O oponente diando do combo já concretizado fica indefeso, por isso acho injusto. Mesmo assim sou contra o banimento.
      Sobre o resgate enroscado: aqui o uso dessa carta não estava sendo feita de forma demasiada e abusiva. Nem da forma que vc citou era utilizado. Já vi sendo usado junto com Reparos Provisorios.

      Excluir
  12. A utilizaçao de sideboard pode ajustar isso nao precisa de ban list ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sideborard em melhor de 1?

      Excluir
    2. Obrigado pelo retorno Daniel. Um sideboard em uma melhor de3 seria viavel. Mas em uma melhor de 1 não seria possivel.

      Excluir
  13. A utilizaçao de sideboard pode ajustar isso nao precisa de ban list ainda

    ResponderExcluir
  14. Ótima discussão, mas eu acho muito difícil um card ser banido em BS em um curto período, talvez depois do Battle Royal se os top 4 forem 4 decks iguais possa sim ser cogitado algum banimento. Eu sou a favor de apenas nerfar o Despedaçar a Realidade fazendo ele voltar para a base do deck como Yuri fala no texto deste post ficando igual aos rompantes. Isso já enfraqueceria os decks de turno infinito que deixariam de existir.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pelo retorno Adriano. Também acho dificil a possibilidade de banimento. Mas eles devem fazer algo a respeito, assim como foi feito com resgate enroscado. Que acredito ter sido feito pra não haver problemas no royal.

    ResponderExcluir
  16. Concordo cm a BANLIST, joguei Yuguioh por muito tempo, e isso era uma estratégia que equilibrava o Game, de forma que propiciaria chances iguais a todos. Em outras palavras, essas dicas deveriam ser analisadas pelos organizadores de eventos Battel Scenes.

    ResponderExcluir
  17. Quando for organizador, quero que saiba, que meus torneios levarão em conta todas essas dicas Yuri. Para ser um Battles Scenes Nivelado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno Edin! Nesse momento sou contra o ban, mesmo assim creio que discussões como essas são precisas e interessantes. Talvez no futuro será necessário listas de banimento.. No momento, o que fazemos aqui em Porto Alegre são torneios com diferentes formatos.Acredito que isso restrinja um pouco alguns decks ou cartas que desequilibram o jogo.

      Excluir