Image Map

domingo, 6 de setembro de 2015

Vamos falar de BS: Monte seu Pauper



Fala pessoal! Meu nome é Léllis Barboza e hoje trago pra vocês uma matéria sobre a aplicação de decks em competições no formato Pauper e algumas dicas sobre o que fazer para ter um bom baralho. Boa Leitura!


Desde que fiquei sabendo da possibilidade de baralhos no formato Pauper eu fiquei bastante empolgado e curioso já que o Pauper é um formato bastante acessível na maioria da vezes e faz do ambiente algo extremamente divertido. Mas creio que no Battle Scenes esse formato era pouco aproveitado devido ao baixo número de edições já lançadas, por isso, desde Iniciativa Vingadores testei esse tipo de competição aqui no ambiente que frequento e obtive resultados excelentes.

Mas, o que é Pauper?


Pauper surgiu no card game Magic: the Gathering e é um formato bastante popular, porque é mais acessível, como já mencionei, já que na construção dos baralhos é permitido apenas a utilização de cartas comuns ou que foram lançadas comuns em alguma edição.
Aplicando em Battle Scenes, no Pauper só é permitido o uso de cartas com o símbolo de bolinha, sem exceção e é por isso que se torna um formato tão viável em Battle Scenes, já que as cartas comuns do jogo custam centavos.
Em relação às regras, basta limitar o uso das cartas pela raridade e seguir o formato padrão, valendo qualquer edição e o caderno de regras mais recente.

Além disso tudo, apareceu uma novidade bastante interessante. Há alguns dias o deckbuilder do nosso database adquiriu um filtro por raridade, o que é algo que auxilia MUITO na hora de construir e visualizar o baralho Pauper que você pretende montar, dá uma conferida lá.

Mas se acostume, os seus jogos nesse formato não serão tão dinâmicos quanto a maioria dos jogos que você está habituado no formato padrão, mas não deixa de ser divertido perceber a força de algumas cartas que ficam paradas na sua pasta. Por isso, separei uma sequência de cartas que considero bastante importantes para as construções dos baralhos.

Investigação Silenciosa, Asa e Falcão:


Pois é pessoal, porque ela não estaria aqui né? Investigação é a melhor carta no Battle Scenes. Se ela é forte assim no metagame atual não existe motivos para ela não ser também a mais forte do Pauper.
Não somente pela Investigação Silenciosa em si, mas grande parte dos personagens que voam comuns são bons. Por isso caso você esteja pensando em montar um Pauper e queira mesmo ganhar, sugiro a utilização dela no baralho com Voo nos poderes.
Juntamente com investigação, não poderia deixar de fora a dupla de voadores mais famosa de Battle Scenes, Asa Vermelha e Falcão. Já que são personagens muito completos, se tutorando e se protegendo, além de claro ser a melhor abertura de jogo do formato.








Quarteto do Futuro:


Parece piada até, mas o que a sinergia desses pequenos é capaz de fazer no Pauper é de assustar, já que não existe nada (pasmem) que permita permutação de cartas de raridade comum, ou seja, apenas o Quarteto do Futuro possui capacidade para tal. 
Para começar, Arco-Íris é um dos pouquíssimos personagens que consegue causar dano na preparação, além de voar e conseguir utilizar Investigação Silenciosa, logo merece uma atenção maior. Densus consegue ser extremamente chato quando o assunto é proteção e vocês perceberão que o valor do escudo é um critério extremamente importante para o formato, e claro, é mais um personagem que voa.
Graviton e Chispinha considero os principais batedores da afiliação, já que Telecinesia, Elasticidade e Ataque Energético serão as principais fontes de dano do baralho.
Família Unida completa a afiliação tutorando os personagens, o que no Pauper praticamente não existe.






Separadamente não fazem muito estrago para o adversário mas, abrir dois desses personagens na mesa juntos é muito bom, principalmente porque em terra de pouca proteção, quem se protege é rei.


A habilidade texto desses personagens em conjunto obriga o oponente a buscar muitas ações de dano para que consiga derrubar qualquer um desses personagens, portanto uma construção de baralho onde você consiga encaixar esses 3 personagens é muito forte e extremamente fácil de jogar. Além, é claro, da fonte fácil de dano que Agilidade e Super Força proporcionam devido aos Impulsos, que vem a seguir.



Cartas de Alvos Múltiplos:



Os Impulsos provavelmente são as maiores fontes de dano e de efeitos do Pauper, já que conseguem dar alvos múltiplos e uma boa quantidade de dano. Essa é a maior virtude da utilização dos impulsos, porque dar alvos múltiplos onde o dano causado é muitas vezes é limitado faz com que a cena se desenvolva de maneira muito mais a seu favor. Portanto, não deixe os impulsos do poder escolhido de fora quando for montar seu baralho.
Hulkling entra nesse destaque também por conseguir facilmente usar sua ação de custo 1, causando 2 pontos de dano em 2 alvos diferentes. Além de ter uma habilidade texto bastante interessante e ser um personagem com Voo. 








As Proteções:



Não importa o formato, nem seu estilo de jogo, seus personagens precisam se proteger de alguma forma. Então, já digo que você deve tranquilamente arrumar espaço para cartas como Proteção, Buscar Refúgio, Esquiva e Bastão.
Não são as melhores cartas do mundo para proteger um personagem, mas não se esqueça que no formato Pauper esse é o melhor que existirá para tal, lembra que eu disse que a quantidade de escudo é extremamente decisiva na estratégia de montagem e construção de baralhos?
Essas são as cartas que tornam o formato mais difícil de ser jogado, já que aumentam muito a defesa dos personagens impedindo um nocaute rápido de seus personagens.




Os Suportes:




Em um formato onde os recursos de cartas disponíveis são escassos, isso fica mais evidente quando olhamos para os suportes. Portanto, na montagem do seu baralho você perceberá que estará restrito apenas a Chamariz Holográfico, Mina Explosiva, Explosivo Escondido e Bomba Relógio.
Chamariz Holográfico definitivamente é o melhor suporte do pauper, porque serve de proteção para tudo e é a mais efetiva das proteções do jogo. 
Já os outros fazem bastante estrago e conseguem dar uma boa dor de cabeça ao oponente devido ao dano que proporcionam ou no caso da Bomba-Relógio consegue travar a entrada de outros suportes.







Os cenários:



Nenhuma novidade eu dizer que Convocar Reforços e Retirada Estratégica são staples tranquilamente aqui. A novidade maior está em Calmaria, Entrega Especial e Pulso Eletromagnético.
Calmaria e Entrega Especial pelo simples fato de dar compras extras, porque no pauper não existem muitas formas de se comprar além de Investigação Silenciosa. Já o Pulso Eletromagnético, além de te dar uma compra, dá conta de destruir todos os suportes que se encaixam no formato.
Cenários no Battle Scenes são famosos por darem acréscimo de dano e no pauper não seria diferente. Como a maioria do dano causado será causado na fase de combate mesmo, sem antecipações efetivas ou danos na preparação, Combate em Campo Aberto é sua melhor opção para aumentar o dano e finalizar o jogo caso seja usado com sabedoria.




Considerações finais:


Você que só joga Battle Scenes não está muito habituado a listagem de cartas banidas, já que não existem muitos formatos de jogo além do formato habitual e do selado, mas a partir do momento que começam a variar os formatos, é necessário uma listagem de cartas banidas. Por isso aqui no ambiente de nossa cidade, tomamos algumas decisões.
Depois de vários testes e torneios realizados eu reuni os jogadores num debate sobre o uso de Asa Vermelha e Falcão nos baralhos e decidimos banir a dupla de voadores. A vantagem proporcionada pelos dois, junto a Investigação Silenciosa tornou o ambiente de jogo extremamente ruim e chato, já que TODOS os baralhos sem exceção tinham Asa  e Falcão e quem abria o jogo primeiro com os dois ganhava. Por isso, em conjunto com os jogadores daqui, tomamos a decisão unânime de banir os dois. Sugiro que façam o mesmo em sua cidade.

A partir de Ofensiva Surpresa as coisas mudarão bastante inclusive para o pauper, mas vou dar continuidade nas pesquisas e estudos do formato. O Pauper é um formato de jogo muito divertido e interessante e meu objetivo aqui era despertar em vocês a vontade de jogar e tirar bom proveito das suas cartas comuns. Mostrei as melhores possibilidades de escolhas, porém ainda não são todas. Ficaria muito longo exemplificar cada poder por exemplo. Por mais que seja um formato limitado, existem muitas possibilidades de montagens de baralhos. você pode montar sua estratégia e mostrar aqui nos comentários, divida seu pensamento com a gente.
Obrigado pela leitura e até semana que vem pessoal.

6 comentários:

  1. Bem interessante o formato, com a novas coleções só deve melhorar.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, vamos ver como vai ficar agr com a nova coleção!! Parabéns

    ResponderExcluir
  3. faltou falar sobre sentinela Kree!! mas ta bacana!

    ResponderExcluir
  4. Só digo que Asa e Falcão são demais, já jogam no meta, no pauper são mais do que abertura, os caras fazem a festa!

    ResponderExcluir
  5. Olha olha, o que eu achei, hehehe!
    Post perfeito pro momento, vésperas de Torneio Pauper Churras Aranhas!
    ; D
    ÓTimo texto irmão. Parabéns!
    Já tinha montado meu deck e vi algumas alterações possíveis depois de ler essa postagem!
    Abraço.

    ResponderExcluir