Image Map

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Táticas MTCG - Jogo Sujo

Buenas!
Todo o bom jogo tem os bons jogadores, os exelentes, os que querem só diversão (for fun) e aqueles que querem ser bons porém não consegue e utilizam alguns artifícios nada convencionais, tudo para obter certas vantagens em uma partida. Para que? Simples, obter vitória! Infelizmente existem jogadores que só querem isso, não importa a diversão, não importa nada, apenas o objetivo, que é a vitória e sim, temos isso em Battle Scenes ou qualquer outro jogo. Agora vamos as táticas mais usadas.
Protetor de cartas com marcações: É o método mais usado, sem dúvida. Temos diversas formas de usar essa técnica. A primeira é comprar protetores de mesma cor porém de modelos ou marcas diferentes. Isso gera uma pequena alteração na espessura da carta e as vezes uma borda diferente. Pronto, já o é suficiente. Com isso, basta colocar as cartas essenciais que precisam vir em jogo nesses protetores. Com algum treinamento, no embaralhar o deck, o jogador fará a seleção das cartas. Marcações visíveis são mais fáceis, porém são usadas principalmente em partidas de diversão. Para isso use um marcador permanente de uma cor diferente do protetor e faça um pequeno ponto na borda inferior pelo lado de fora. Os olhares desatentos vão acreditar que é uma sujeira ou algo do tipo. O problema de usar essa marcação é que para embaralhar você terá que ficar olhando. A vantagem de ambas formas de marcação é pelo simples fato de olhar para o deck, você saberá onde estão as suas cartas principais, permitindo um planejamento da partida.

Olhar as cartas: Sistema simples usado pelos mais hábeis ladinos. Durante o processo de embaralhar, com rápidas olhadas no deck, pode-se ir selecionando as cartas do deck, organizando as cartas da melhor forma possível. Essa técnica só é feita por pessoas realmente hábeis. O principal para isso dar certo é conhecer bem as cartas. A técnica básica consiste em decorar uma parte da carta (um parte da imagem, número, etc) para que ao olhar de forma rápida seja mais que o suficiente para identificar. Essa técnica se torna ainda mais poderosa ao organizar o deck em uma ordem especifica e embaralhar sempre de uma forma ordenada para facilitar ainda mais a visualização.

Mais cartas: Uma das mais cruéis...e estúpidas, mas enfim. Usar cartas a mais do que o permitido no deck conforme as regras estabeleçam. No Battle Scenes, nada mais que usar 4 ou mais cartas. O grande risco é você colocar nos recursos quatro cartas do mesmo tipo, ou seja essa é a técnica mais fraca de todas.

Regras alteradas: Ignorância do jogar ou malandragem? Um golpe usado em diversos TCGs. O jogador faz uma jogada diferente (errada, ilegal, falcatrua) e que dá uma grande vantagem para ele. Desde o uso de uma habilidade de forma errada ou qualquer outra sequencia, mas que certamente irá funcionar se o alvo ainda não dominar bem as regras e no Battle Scenes isso é mais fácil, pois muitos jogadores não tem segurança plena nas regras e na interpretação dos textos, facilitando ainda mais um ladino esperto levar vantagem em uma partida.

O inicio de jogo: Até no inicio do jogo é possível. O método mais usado é jogar um dado de seis faces e o jogar que tirar o maior ou menor número começa. O jogador com DNA ladino, sabe usar até isso como vantagem e escolher se vai querer começar. Desenvolvendo uma técnica manual para arremessar os dados com alta precisão, o que aumenta a probabilidade de tirar os números necessários. O jogador escolhe a posição do dado, ou seja, o número que vai ficar para cima, conforme o resultado que deseja. Para conseguir 5, por exemplo, o ideal é posicionar o dado com o número 6 virado para cima . O jogador pega o dado com a ponta dos dedos, sem alterar sua posição inicial (o número que está para cima). O arremeço deve ser fraco e num ângulo de 45o . A idéia é fazer com que o dado percorra a mesa com o mínimo de velocidade. Isso minimiza a energia cinética e a rotação dele, aumentando a chance de que caia na posição desejada. Credo! Muita técnica só para ver quem começa! Porém alguns tipos de decks isso pode ser bem importante.


Chega de esquema! Trapacear em jogos é tão antigo quanto os próprios jogos. Desde que surgiram os primeiros cassinos, há histórias de pessoas tentando levar vantagem sobre eles. Basta dispor algum prêmio que os ladinos aparecem e começa os esquemas.

Bem, é isso!

2 comentários:

  1. Porra cara ensinando a roubar no jogo! Foi mal esse post hein!

    ResponderExcluir
  2. Uma má índole não é formada lendo um post simples. Pessoas sem caráter e falcatrua vem de berço... Ou você acha que uma pessoa honesta vai começar a praticar algo depois de ter lido esse post?

    ResponderExcluir