Image Map

sábado, 17 de agosto de 2013

A casa ta caindo... Debate jogadores

"É pelo jeito Battle Scenes, a casa ta caindo!!!! Culpa copag!!!!!"

 Buenas, foi com essa frase (um tanto que mal escrita) que iniciou um grande debate a poucos dias pelas redes sociais. Vou publicar agora um resumo com os melhores momentos e com alguns adendos de minha humilde pessoa. Será mesmo que está caindo? E a grande vilã é a copag??? Será?

 Alguns vão questionar o porque de trazer um debate tão longo, por mais resumido (não fiz uma correção 100% das frases)


, ficou longo, mas o conteúdo geral dele ficou bem interessante. Acredito que muitos jogadores podem pensar o mesmo, porém não expressam. Alguns pontos eu discordo, outros concordo, tudo normal em um debate...

 ----------------------------
Jogador 1: Ué, por quê?
 A primeira pergunta feita após o inicio do debate... Por quê? A mesma que eu pensei. O jogador que iniciou, vou chamá-lo de Tenso. Os demais apenas de jogadores 1,2,3...

Tenso: Pelo que estou vendo em SP a galera tá se desfazendo das cartas, e detalhe que aí tem muito mais jogadores do que aqui em RJ. Que só 4 joga contando comigo que já não jogo a 3 semanas sem rotação de cartas pois já temos elas todas mas não a mais animo tá enjoando.
Jogador 1: Acho que é normal esse tipo de coisa. A galera se anima no início, um monte de gente começa a jogar e depois as coisas vão esfriando. Mas quem gostou mesmo do esquema não vai parar. E são esses que vão carregar o jogo, seja pressionando o fabricante por novas expansões, seja organizando torneios, seja divulgando o produto. E, na minha opinião, com esse boom de filmes da Marvel que já saíram e que ainda vão sair, vai ser difícil o jogo acabar.
Jogador 2: O jogo que é recente e só tem 100 cartas. Já foi dito que a nova edição vai trazer algumas inovações nas mecânicas de jogo e variação de decks.
Tenso:O problema cara é, ex.: teve um colega meu que quem tá fazendo o jogo, a copag. Olhem essa demora toda de uma edição para outra. Fica muito difícil! Estamos meio que aos trancos e barranco.
Jogador 3: Não consigo entender isso de "não tem carta nova, não tem expansão". o jogo não saiu em abril? ou seja, há uns 4 meses?
Jogador 4: O jogo ainda tá bem quente cara, acabou de sair do forno. Não vejo razão nenhuma pra não ser um sucesso. E outra, o jogo foi criado por um brasileiro! A gente tem que apoiar mano. Eu não acho 4 meses muito tempo entre as edições, considerando que o jogo é novo. magic lança de 3 em 3 meses, e acaba sendo ruim demais. não dá tempo ($) de ter tudo.
Tenso: Não penso em parar de jogar mas pra mim é bem mais difícil. Pois é 4 jogadores sendo 2 desses jogadores jogam com minhas cartas fora eu né, só um comprou o dele e se animou como eu. 
Jogador 5: Acho engraçado isso, a galera monta uns 3 decks tribais e acha que esgotou a coleção. Ninguém ainda tem nem certeza de qual é o melhor balanço criatura/abilidade/cenário e já clamam por novas cartas... Se o jogo morrer, o que eu espero que não aconteça, a maior culpa é dos players.
Outro Tenso: Também acho que o jogo não está "esgotado", mas até entendo o lado da maioria dos jogadores que deixou de jogar: a falta de variedade na coleção. Em todos os torneios que íamos aqui, os decks eram TODOS IGUAIS. Mudava 3 ou 4 cartas em cada um. Isso se analisarmos o cenário competitivo, que era o dos torneios. Pois bem, acho que a nova coleção irá remediar um pouco isso, mas só veremos quando ela sair mesmo. Era um saco ir a um torneio e ver todos os decks iguais. Parte da culpa era dos jogadores, que naõ tentava algo novo, parte era da própria coleção, que ainda é pequena demais para muitas variações.
Jogador 6: Duvido que era tudo igual...
Jogador 5:  Volto a dizer que isso se deve mais a falta de conhecimento da estrutura do jogo... A galera está copiando o que está funcionando como sempre acontece, já tive em torneio de MTG com 80% dos players jogando com o mesmo deck. Volto à pergunta, qual o número ótimo de personagens num deck com base de vingadores? Quem são os melhores complementos? Não tivemos jogos competitivos em escala suficiente pra estabelecer um metagame de fato... Claro que vai ser bacana a chegada de uma nova coleção, mas isso vai exigir mais $$$ dos players e não resolve o problema
Outro Tenso:  Acredito que tivemos jogos em escala competitiva o suficiente sim... aqui em Sampa teve vários torneios e em todos eles a estrutura dos decks era a mesma. Pra ir mais longe um pouco, nesse report que fizeram dos torneios do Sul e de Sorocaba, a lista também era a mesma. E são em níveis competitivos. Pode checar os melhores decks, é tudo Wolvie+Fantástico+Doom+tocha. Varia muito pouco disso aí...
Jogador 7:  Concordo com a pouca variedade das cartas. Quem joga tem que repensar as combinações sim, mas a variedade de cartas não dá muita vazão para isso. E, realmente, tem uma galera bem legal se esforçando pra deixar o jogo mais famoso e competitivo. A única coisa que sei é que estô ansioso pra caramba pra ver a próxima expansão
Jogador 3: Acho que tivemos muito poucos torneios, e acho que isso é pior para o jogo do que uma coleção pequena.
Jogador 9: Acho que o pessoal da Copag e do desenvolvimento poderiam soltar uns spoilers para animar o pessoal. Colocar imagens das novas cartas e mecânicas enquanto não sai à nova coleção, animaria o pessoal e fortaleceria a procura pelas cartas disponíveis atualmente...
Tenso: A maior falha, vejo na divulgação e consolidação do jogo. Um exemplo: Teve o Anime Friends aqui em SP. O Stand da Copag, gigante, tinha várias fotos de BS e boosters para jogar e etc. Só que todo mundo no stand estava jogando POKÉMON. Os torneios que iam ter lá, não aconteceram por falta de players. E não tinha uma galera para ensinar a jogar. Faltou fazer uma oficina. Vários stands de outros jogos estavam fazendo isso e eles não. Além disso, o jogo já tinha 4 meses e estavam tratando na propaganda como lançamento. Acho que foram muito mal nessa parte do marketing. Quem esta sustentando isso até agora são os players que, com muita dificuldade, tentam organizar alguma coisa...
Jogador 10: Pelo visto nesse card game a galera prefere mesmo discutir do que jogar, mas enfim. Eu participei da maioria dos ultimos torneios, que por sinal nao compareceram muitos players e nao vi decks totalmente iguais.
Falando nisso, não conheço um card game em que nao hajam cartas meta, que encaixam em todos os decks.
-------------------------------------
ooo Parabéns de você leu até aqui. O Debate teve mais algumas repetições e não saiu muito desse contexto. 

A minha pequena contribuição: O jogo está indo bem em vendas e isso é ótimo. Se não tivesse, não teria dado a quebra de distribuição de boosters, por causa de tanta venda.Porém concordo na falta de torneios. Isso acontece pela falta do ranking oficializado pela COPAG, mas isso também já está sendo encaminhado. Então o cenário é muito promissor e nós do MTCG vamos continuar na luta para tornar o jogo cada vez maior e ajudar o máximo de jogadores! (tchran! Frade de super herói Power Rangers)


Feito! Encerro aqui esse post e vamos comentar!

18 comentários:

  1. mas um spoiler ou outro seria beem legal

    ResponderExcluir
  2. Luis Roberto "Saibot" Drehmer17 de agosto de 2013 às 19:19

    Típico para paulistas e cariocas criticaram um card game de criação gaúcha.
    Eu particularmente acho que uma ou duas expansões por ano são mais do que suficientes. Isso porque card games são caros, pois baratos que sejam os boosters, comprar todos os cards ainda é uma tarefa árdua e custosa.
    Rotação, séries limitadas, blocos... isso depende da produção e da escala da produção. Magic é mundial, Battle Scenes ainda é nacional.
    E, quanto a falta de variabilidade de deck, é simples: a gurizada não tem muita coisa entre os ouvidos além de cabelo. Não são inventivos, nem inovadores; são meros macaquinhos que copiam a decklist campeã (netdeckar).
    Ah, mas essas listas são as melhores. Será? Num jogo tão novo e inexplorado, tem certeza de que são as melhores? Não está faltando a playability do jogador? Quem joga com a Mística, por exemplo? Ela é bem interessante e tem uma tech muito útil com o Hulk por exemplo.
    Mas... nããããão. Vamos comprar todos os cards, copiar as listas vencedoras, ir para o torneio e depois reclamar pela falta de cards, opções, rotações, botar a culpa na Copag (que está fazendo um excelente trabalho, diga-se de passagem), botar a culpa no criador (Fabian, que é um cara genial).
    O card game não vai morrer assim tão fácil, acreditem. Tem toda a gauchada para apoiar, no mínimo.
    Desculpem meu bairrismo, mas às vezes é bem verdadeiro.

    ResponderExcluir
  3. q nada aver o jogo é Boss e pra mim nenhum card game supera ele nem Magic... so minha opiniao

    ResponderExcluir
  4. Ivan Rocha Dos Santos17 de agosto de 2013 às 20:05

    No inicio, até por motivos de aceitação, as expansões serão de 6 em 6 meses, provavelmente até o ano que vem, logo que o BS estiver realmente bombando, e eu digo realmente, tipo, incomodando mesmo os outros jogos, ai a periodicidade sera de uns 4 meses, não passando disso. e as coleções devem continuar com 100 cartas. Ja sobre a falta de criatividade dos jogadores, concordo em gênero numero e grau, quer exemplo maior do que o meu; postei meu deck para opinarem e olha o que deu: http://www.marveltcg.com.br/2013/07/deck-list-o-deck-yvan-rock.html

    ResponderExcluir
  5. A única falha da Copag foi a quebra na distribuição. Coisa que a Devir já faz com Magic há anos. No mais, tudo ok. Não esqueçam que estamos acompanhando o nascimento de um jogo novo, e os problemas são muito menores que os do Magic, por exemplo. Ou preciso lembrar de Black Lotus, Ancestral Recall e outros absurdos.
    Quanto ás cartas, os jogadores deveriam pensar mais na hora da montagem dos decks. O deck mais forte é obviamente o de Quarteto com Despedaçar a Realidade, mas há outros decks que ganham dele. Sem falar que um jogador ruim não ganha com deck bom.
    No mais, aguardem a série 2. Muita coisa vai mudar.

    ResponderExcluir
  6. Jose Carlos Loureiro Jr18 de agosto de 2013 às 06:33

    Vou reafirmar meu ponto (o Vargas me chamou de jogador 5... 5 Vargas, poxa...).A Copag tem uma parcela de culpa sim, mas é pela divulgação meia bomba e a falta de apoio na organização dos torneios (já ouvi pelo menos 5 lojistas diferentes que querem fazer torneios oficiais e reclamaram de falta de apoio da Copag). No mais, mesmo com 100 cards, o jogo é ótimo e o mimimi é exagerado

    ResponderExcluir
  7. Ivan Rocha Dos Santos18 de agosto de 2013 às 07:14

    Cara, acho que a divulgação foi muito boa, viu a parceria que eles tiveram com os CINEMARK? Alem de que, eles fizeram os lançamentos nas livrarias Cultura, o que não deve ter saído barato. sobre apoiar os torneios, isso tem que ser assim mesmo, não pode ser todos os logistas que pedem premiação para a Copag. Ou vira bagunça, eles tem que fazer a coisa com calma. Ou que tipo de apoio tu ta falando, se não de brindes? A Copag já esta se agilizando quanto a torneios. O único erro que eu vejo foi mesmo na distribuição, ficamos acerca de 2 meses sem booster nas lojas especializadas.

    ResponderExcluir
  8. A divulgação foi muito SÓ no começo Ivan. Agora realmente está lento, parece que tudo está aguardando a segunda Edição e isso me assusta, pois TUDO que fica com grande expectativa, a tendência é dar decepção (temos muitos exemplos disso no mundo dos jogos). Pois os mais variados problemas fica aquela visão de "Mas na nova melhora..na nova muda". Fica a minha torcida. Tem a tua ideia do Marvel Now que eles podem fazer uma parceria com a Panini, tem muitas coisas que eles podem fazer para atrair novos players e manter os atuais. Até lá, só esperar.. jogando claro, mas esperar.

    ResponderExcluir
  9. Hahaha! Optei por preservar a ID dos jogadores, mas já que você preferiu se revelar!

    ResponderExcluir
  10. Concordo Felipe, acredito que falha/erro foi não acreditar no potencial de venda do BS, que ocasionou toda a quebra de boosters. Muito bem lembrado, até já falei aqui que o Magic no inicio foi meio que aos trancos e barrancos. A Diferencia que os gringo tem um amor por TCGs muito maior que que os brasileiros, mas é um cenário que está mudando e acredito que agora tendo um produto 100% nosso, essa mudança vai acelerar.

    ResponderExcluir
  11. O Ivan só de F#$%! hehehe, toma critica e critica , mas é custo por ser original.

    ResponderExcluir
  12. Eloisa Petrus Santana Correia18 de agosto de 2013 às 11:46

    ...Esse post e todos outros os outros em q

    ResponderExcluir
  13. Sem dúvidas, essa foi uma discussão memorável no grupo de BS de SP, hahaha.


    Bem, a exemplo do José Carlos, também vou assumir minha parte nessa...eu era o "jogador 1", que perguntou "por que?", depois virei o "outro tenso", haha.


    As vezes, as discussões na Internet ficam mais acaloradas do que deveriam ser, mas é porque cada um tem sua opinião sobre o jogo, que todos gostamos. Nesse post mesmo, eu tive opinião discordante do José Carlos, mas, no torneio desse sábado (o do XBox), nós nos enfrentamos na quarta rodada, foi um jogo divertidíssimo e, depois, trocamos mó ideia sobre o cenário do jogo, regras e tal. Tipo, no torneio estava um clima muito agradável e de diversão e várias pessoas que estavam participando dessa discussão, estavam lá e ficaram todas de boa, jogaram, enfim, ficaram amigos!


    O que acontece é que cada um tem suas próprias expectativas sobre o momento e o futuro do jogo e isso é muito bom. Às vezes, quando discutimos nesses fóruns, alguns comentários são mal interpretados e começa uma discussão a troco de nada. Continuo jogando e espero ver essa comunidade de jogadores crescer, bem como o jogo, que, sim acho que ainda tem alguns problemas, mas a crítica não é porque quero vê-lo acabar, mas sim, continuar cada vez mais divertido e interessante.


    "As pessoas temem aquilo que não entendem", hehe.


    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Jose Carlos Loureiro Jr18 de agosto de 2013 às 17:04

    Ivan, sem stress, mas vou descordar de você... Veja o número de lojas cadastradas que fazem liga pokemon e tals... Não tá tendo tanto torneio assim para se ter receio de bagunça por excesso de apoio. E não to falando de brinde não... Por exemplo, veio 3 revistas de apoio pro torneio que valeu o X-Box, mas nenhum representante da copag lá, pra fazer aquele network básico, conversar com os players e tals. Como o João disse acima, tava uma puta galera lá com um clima legal, todos querendo muito que o jogo continue crescendo, e ao meu ver a Copag faria muito mais pelo jogo mandando alguém lá do que mandando os brindes

    ResponderExcluir
  15. Poutz o trabalho que tive para ocultar as identidades todo indo por água a baixo! huahuauhauua.
    mas é isso João, pular na garganta faz parte, mas saber que todos estão no mesmo barco é VITAL para a nossa sobrevivência!
    Obrigado pela participação no site!

    ResponderExcluir
  16. Justíssimo Zé! Acho que está faltando um pouco de marketing da Copag mesmo sabe? Há aquele tipo de marketing para atrair novos consumidores e aquele para fidelizar os que já existem e eles poderiam oferecer um "algo mais" para essa galera que já está jogando. Algo simples, como os spoilers mesmo, sabe? Acho que a consolidação da Liga Nacional, ranking vai dar um ótimo upgrade na comunidade de jogadores e fortalecer ainda mais os players!

    ResponderExcluir