Image Map

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

The Doctor Is In: Revendo conceitos: Aggro x Controle


 
 Aloha!!!

Após longa conversação (3 mensagens via facebook...) somadas a meu interesse e ao amigo Vargas, estou iniciando minha coluna neste site. Minha intenção nos artigos que irão aparecer a partir de hoje de modo semanal (Oxalá!) aqui é debater algumas ideias com os jogadores de Battle Scenes (sabe aquele quadradinho embaixo do texto, onde está escrito "comentários", então usem ele!). Apesar de jogar diversos card games a muito tempo, com até alguns bons resultados no Magic Online (não tão bons quantos aos que eu consegui no fantasy da MLB, mas ainda assim razoáveis...), não tenho a menor pretensão de ter uma opinião definitiva sobre quase nenhum assunto (exceto melhor banda de todos os tempos = The Who), afinal estamos diante de um jogo com uma mecânica de jogo inédita, infelizmente ainda com poucos players e ainda menos torneios. Entretanto vou tentar abordar alguns aspectos do jogo sobre uma nova perspectiva tentando auxiliar (ou atrapalhar) a montagem de decks, as estratégias de jogo e assim por diante, bem como tentar colocar um ânimo na galera pra tentar extrair ao máximo o potencial das cartas lançadas até o momento.

Sem mais delongas, vamos ao trabalho.


Revendo Conceitos - Aggro / Controle  

Vamos assumir galera, Magic The Gathering é o paradigma dos card games... Está no mercado há mais de quinze anos e boa parte de nós fomos iniciados em cards games através desse jogo, ou no mínimo por alguém que jogava esse treco... Sendo assim é razoável que surjam comparações entre cartas de Magic e  Battle Scenes (Sim o Dr. Destino é quase uma Jace...) e de terminologias. O problema é quando tomamos algumas aproximações como verdade absoluta, e montamos uma estratégia de jogo a partir de conceitos equivocados... 



Battle Scenes é um jogo em que se pontua somente através de contra-ataque (seria Fabian Balbinot um adepto da arte suave?... ou da esgrima?...). Por mais que você tenha vontade, não é possível arremessar uma rocha na cabeça de seu oponente (literalmente você pode, mas não aconselhamos...) e pontuar com isso, você só faz pontos tirando personagens adversários de jogo, logo eles precisam estar lá e você tem que atacar algo que foi colocado previamente em cena. O único ataque direto ao adversário é o ataque ao baralho de seu oponente, atualmente via maquina diabólica ou poltergeist. Sendo assim essas cartas são as mais aggro do jogo. Não adianta encher a mesa com capanga do rei e esperar que eles causem grande incomodo ao adversário como se fossem goblins... Por outro lado, remover ameaças do campo de jogo, característica marcante de decks control, é a forma mais efetiva de pontuar em Battle Scenes, sendo que uma estratégia que elimine personagens adversários o mais rápido possível acaba sendo uma estratégia muito mais aggro do que se imaginaria a primeira vista.

Suponhamos que estamos de acordo até agora, concordamos então que a simples importação de conceitos como aggro e control não corresponde as situações de jogo encontradas em Battle Scenes, como avaliar a estratégia então?


Construtores, Perturbadores e Agressores

Tenho a tendência a classificar os personagens e habilidades em 3 grupos: Construtores de Campo, Perturbadores de Campo Alheio e Agressores ou Batedores. Vou tentar explicar em mais detalhes essa classificação.
1- Construtores: São personagens ou habilidades que vão te dar vantagem na obtenção de recursos ou no controle de cena. Os cards mais facilmente identificado como construtores são as habilidades de genialidade, bem como os personagens que vão para cena para primordialmente usar tais habilidades (por exemplo: Rei do Crime). Poltergeist, Fantasticarro, Dr Destino também podem ser utilizados como cards construtores, acumulando recursos, dando card advantage e fazendo função de tutor (olha as aproximações aí!). Capitão América e Mansão dos Vingadores por sua função capacitadora, assim como Mulher Invisível por sua função protetora (ou até mesmo as habilidades cinza) entram como construtores de campo.

2- Perturbadores: São personagens ou habilidades que vão enfraquecer o campo adversário, sem necessariamente retirar cartas de campo. São as populares cartas chatas, como Atrasar (a campeã aqui), circundar, paralisar, etc.. Alguns personagens são majoritariamente perturbadores como a Emma Frost ou Mercenário. Entretanto tenho colocado todos os personagens com habilidade elástica e quase todos com habilidade de voo nesta categoria. Ataques penetrantes de baixa potência entram aqui também, então Viúva Negra e Gavião Arqueiro também seriam personagens perturbadores.


3- Agressores: Porrada! Força bruta e mate esses desgraçados! Agora estamos falando de dano e de agredir personagens alheios com convicção. Hulk, Thor, Colossus e as habilidades Rocha, Granada de Mão, todas as habilidades elétricas. Acho que não preciso me alongar aqui.




4- Híbridos ou Multi-Funcionais: Assim como Douglas Adams, minhas trilogias também são compostas de 4 itens. Você sagaz leitor, que teve paciência de continuar lendo até aqui deve ter percebido que alguns cards se comportam de maneiras distintas, dependendo da situação de jogo. Um Dr. Octopus carregado com 2 Rochas e 1 Supersoco é obviamente um agressor, já um Dr. Octopus carregado com 1 Atrasar e 1 Arrancar das Mãos é principalmente um perturbador apesar da habilidade intrínseca do homem dos bracinhos (sim pequeno gafanhoto, se ele tiver carregado com pensar rápido e invenção ele é um construtor).




O Caminho do Meio é o Caminho do Sucesso...


Foto do autor da postagem
Até o momento, decks equilibrados parecem mais promissores do que qualquer outra estratégia. O deck que venceu os torneios comentados aqui nesse site são muito fortes porque dosam personagens construtores, perturbadores e agressores, sem exagerar em nenhum deles. A melhor estratégia de jogo até o momento também se baseia nesse equilíbrio... Pegue o seu deck Vingadores (todo muito já tentou montar um) e abra o jogo com gavião e viúva, e veja seu oponente acumular recursos e inverter o domínio de mesa com facilidade. Pegue o mesmo deck e abra com homem de ferro com invenção e suas chances melhoram e muito...
Talvez na próxima edição novas cartas mudem um pouco a estratégia de jogo, tornando decks majoritariamente agressores em decks viáveis, mas por enquanto, ao montar seu baralho, recomendo tentar um equilíbrio entre construtores/perturbadores/agressores, pensando em construir o campo enquanto seu oponente permitir, e atacar quando for efetivo...

Abraço a todos e bons jogos.
E até breve


17 comentários:

  1. Excelente texto! Fluidez na escrita, clareza na mensagem e muita diversão embutida! Parabéns ao Jose Carlos, parabéns ao site por trazê-lo e obrigado pelo prazer dessa leitura e pelas valiosas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz ao ler isso Lucas!
    Juntos, cada vez mais o site vai crescer e os jogadores beneficiados serão! (estilo Yoda)

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto! Parabens mesmo Jose! Forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Cara, curti muito o texto e as definições de personagens. Também acho que utilizar as expressões "aggro" e "control", apesar de ser vícios do Magic, não têm muito a ver com o BS. Talvez essas expressões aqui ajudem a categorizar melhor este jogo. Parabéns e um abraço.

    ResponderExcluir
  5. muito bom parabens!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns José! Seja bem vindo a equipe!

    ResponderExcluir
  7. Cesar Ramos Ferreira15 de agosto de 2013 às 07:48

    OPINIÕES , DEFINIÇÕES E CLARO OPORTUNIDADES SEMPRE SERÃO BEM VINDAS , ÓTIMO ARTIGO , QTO A CLASSIFICAÇÃO DOS PERSONAGENS SEMPRE CARREGAMOS ISSO NA MENTE NEH RSRSRS LEGAL , ESTRUTURAS DE DECKS COM CERTEZA SEMPRE SURGIRÃO AS MAIS DIFERENTES POSSÍVEIS E QUE DEPENDENDO DO INICIO DADO NA PARTIDA TRARÁ RESULTADOS BEM DIFERENTES ASSIM COMO CITOU NO ARTIGO , PARABÉNS JOSÉ CARLOS LOUREIRO JUNIOR , ABRAÇÃO AO VARGAS TBEM CONTEM COMIGO

    ResponderExcluir
  8. gostei mto do post e fico ansioso para os proximos

    ResponderExcluir
  9. Valeu pela participação Felipe! Que bom que gostou!

    ResponderExcluir
  10. Claro Cesar! Bom saber que está disposto a ajudar, quanto mais pessoas na equipe melhor será o trabalho!

    ResponderExcluir
  11. Realmente, categorizar os tipos foi uma grande sacada, vamos começara usá-los de agora em diante.

    ResponderExcluir
  12. Agora quero ver a responsa de fazer algo tão bom quanto com o DeadPool!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pela participação spartano!

    ResponderExcluir
  14. Yoda o mestre, bem que ele poderia aparacer pelo site para comentar o BS

    ResponderExcluir
  15. Jose Carlos Loureiro Jr15 de agosto de 2013 às 16:58

    Poxa Galera, Valeu mesmo pelos elogios... Mas quem quiser descer o pau também pode, tem problema não...

    ResponderExcluir
  16. Jose Carlos Loureiro Jr15 de agosto de 2013 às 16:59

    E tô curtindo o Vargas como mestre de cerimonias... vou deixar ele na função

    ResponderExcluir
  17. Não te acostuma a isso não! huahuaahha

    ResponderExcluir