Aloha!!!
Após longa conversação (3 mensagens via facebook...) somadas a meu interesse e ao amigo Vargas, estou iniciando minha coluna neste site. Minha intenção nos artigos que irão aparecer a partir de hoje de modo semanal (Oxalá!) aqui é debater algumas ideias com os jogadores de Battle Scenes (sabe aquele quadradinho embaixo do texto, onde está escrito "comentários", então usem ele!). Apesar de jogar diversos card games a muito tempo, com até alguns bons resultados no Magic Online (não tão bons quantos aos que eu consegui no fantasy da MLB, mas ainda assim razoáveis...), não tenho a menor pretensão de ter uma opinião definitiva sobre quase nenhum assunto (exceto melhor banda de todos os tempos = The Who), afinal estamos diante de um jogo com uma mecânica de jogo inédita, infelizmente ainda com poucos players e ainda menos torneios. Entretanto vou tentar abordar alguns aspectos do jogo sobre uma nova perspectiva tentando auxiliar (ou atrapalhar) a montagem de decks, as estratégias de jogo e assim por diante, bem como tentar colocar um ânimo na galera pra tentar extrair ao máximo o potencial das cartas lançadas até o momento.
Sem mais delongas, vamos ao trabalho.
Revendo Conceitos - Aggro / Controle


Suponhamos que estamos de acordo até agora, concordamos então que a simples importação de conceitos como aggro e control não corresponde as situações de jogo encontradas em Battle Scenes, como avaliar a estratégia então?
Construtores, Perturbadores e Agressores
Tenho a tendência a classificar os personagens e habilidades em 3 grupos: Construtores de Campo, Perturbadores de Campo Alheio e Agressores ou Batedores. Vou tentar explicar em mais detalhes essa classificação.

2- Perturbadores: São personagens ou habilidades que vão enfraquecer o campo adversário, sem necessariamente retirar cartas de campo. São as populares cartas chatas, como Atrasar (a campeã aqui), circundar, paralisar, etc.. Alguns personagens são majoritariamente perturbadores como a Emma Frost ou Mercenário. Entretanto tenho colocado todos os personagens com habilidade elástica e quase todos com habilidade de voo nesta categoria. Ataques penetrantes de baixa potência entram aqui também, então Viúva Negra e Gavião Arqueiro também seriam personagens perturbadores.
3- Agressores: Porrada! Força bruta e mate esses desgraçados! Agora estamos falando de dano e de agredir personagens alheios com convicção. Hulk, Thor, Colossus e as habilidades Rocha, Granada de Mão, todas as habilidades elétricas. Acho que não preciso me alongar aqui.

O Caminho do Meio é o Caminho do Sucesso...
![]() |
Foto do autor da postagem |
Até o momento, decks equilibrados parecem mais promissores do que qualquer outra estratégia. O deck que venceu os torneios comentados aqui nesse site são muito fortes porque dosam personagens construtores, perturbadores e agressores, sem exagerar em nenhum deles. A melhor estratégia de jogo até o momento também se baseia nesse equilíbrio... Pegue o seu deck Vingadores (todo muito já tentou montar um) e abra o jogo com gavião e viúva, e veja seu oponente acumular recursos e inverter o domínio de mesa com facilidade. Pegue o mesmo deck e abra com homem de ferro com invenção e suas chances melhoram e muito...
Talvez na próxima edição novas cartas mudem um pouco a estratégia de jogo, tornando decks majoritariamente agressores em decks viáveis, mas por enquanto, ao montar seu baralho, recomendo tentar um equilíbrio entre construtores/perturbadores/agressores, pensando em construir o campo enquanto seu oponente permitir, e atacar quando for efetivo...
Abraço a todos e bons jogos.
E até breve
Excelente texto! Fluidez na escrita, clareza na mensagem e muita diversão embutida! Parabéns ao Jose Carlos, parabéns ao site por trazê-lo e obrigado pelo prazer dessa leitura e pelas valiosas dicas!
ResponderExcluirFico feliz ao ler isso Lucas!
ResponderExcluirJuntos, cada vez mais o site vai crescer e os jogadores beneficiados serão! (estilo Yoda)
Ótimo texto! Parabens mesmo Jose! Forte abraço!
ResponderExcluirCara, curti muito o texto e as definições de personagens. Também acho que utilizar as expressões "aggro" e "control", apesar de ser vícios do Magic, não têm muito a ver com o BS. Talvez essas expressões aqui ajudem a categorizar melhor este jogo. Parabéns e um abraço.
ResponderExcluirmuito bom parabens!!!!!!!!
ResponderExcluirParabéns José! Seja bem vindo a equipe!
ResponderExcluirOPINIÕES , DEFINIÇÕES E CLARO OPORTUNIDADES SEMPRE SERÃO BEM VINDAS , ÓTIMO ARTIGO , QTO A CLASSIFICAÇÃO DOS PERSONAGENS SEMPRE CARREGAMOS ISSO NA MENTE NEH RSRSRS LEGAL , ESTRUTURAS DE DECKS COM CERTEZA SEMPRE SURGIRÃO AS MAIS DIFERENTES POSSÍVEIS E QUE DEPENDENDO DO INICIO DADO NA PARTIDA TRARÁ RESULTADOS BEM DIFERENTES ASSIM COMO CITOU NO ARTIGO , PARABÉNS JOSÉ CARLOS LOUREIRO JUNIOR , ABRAÇÃO AO VARGAS TBEM CONTEM COMIGO
ResponderExcluirgostei mto do post e fico ansioso para os proximos
ResponderExcluirValeu pela participação Felipe! Que bom que gostou!
ResponderExcluirClaro Cesar! Bom saber que está disposto a ajudar, quanto mais pessoas na equipe melhor será o trabalho!
ResponderExcluirRealmente, categorizar os tipos foi uma grande sacada, vamos começara usá-los de agora em diante.
ResponderExcluirAgora quero ver a responsa de fazer algo tão bom quanto com o DeadPool!
ResponderExcluirObrigado pela participação spartano!
ResponderExcluirYoda o mestre, bem que ele poderia aparacer pelo site para comentar o BS
ResponderExcluirPoxa Galera, Valeu mesmo pelos elogios... Mas quem quiser descer o pau também pode, tem problema não...
ResponderExcluirE tô curtindo o Vargas como mestre de cerimonias... vou deixar ele na função
ResponderExcluirNão te acostuma a isso não! huahuaahha
ResponderExcluir