Image Map

quinta-feira, 23 de abril de 2015

NOVOS PODERES PARA BATTLE SCENES – CONCEITO

        
         Teve alguns lançamentos de Battle Scenes que vinham com poderes e habilidades novos, como Poderes Ocultos que trouxe Magia e Invasão Cósmica com Poder Cósmico. Iniciativa Vingadores não trouxe nenhum poder, mas acho que já está em tempo de vermos algo novo. Então vamos ver alguns conceitos sobre poderes novos:




Poder Venenoso

Masque dos Morlocks, Doença, Carmilla Black entre outros são personagens que utilizam veneno. Em Battle Scenes ainda não está previsto um poder que contemple isso. E esse poder seria muito fácil de ser inserido como habilidades que colocam marcadores de veneno, sejam para diminuir o valor inicial (personagens que regeneram teriam que atender a esse novo valor) ou diminuir o valor de escudo (personagem fica fraco e sem resistência para novos ataques) ou ainda, diminuir os valores de dano causados pelo personagem envenenado (personagem fica fraco e com pouco poder de ataque). Também poderia ser um negativo em apenas uma coisa ou em todos em itens citados acima. Isso seria decidido nos playtests. Abriria espaço também para versões de personagens que são imunes a veneno como Deadpool, por exemplo. Vamos ver alguns exemplos de habilidades:


VENENO MORTAL (habilidade de veneno) antecipação
O personagem alvo recebe 1 marcador de veneno. O escudo do personagem escolhido diminui em 1 para cada marcador de veneno sobre este personagem (este efeito não termina no fim do turno).


FLECHAS VENENOSAS (habilidade de veneno) imprevista
Se este personagem tiver (ataque à distância) FLECHAS VENENOSAS coloca 2 marcadores de veneno no personagem alvo. O valor de energia inicial do personagem diminui em 1 para cada marcador de veneno sobre este personagem (este efeito não termina no fim do turno).


Poder Liderança


Nick, Capitão América, Ultron, Ciclope, entre outros, são personagens que tem a liderança em comum, e precisam de um poder que seja algo a mais que um texto passivo. Palavras de incentivo, táticas bélicas entre outras ações de liderança seriam o mote desse poder. E daria ao personagem a vantagem de usar cards da habilidade liderança. Seriam cards que motivariam os aliados tanto para defesa quanto para ataque. Vamos ver alguns exemplos:


LÍDER NATO (habilidade de liderança) Antecipação
Procure em seu deck por até 2 cards da afiliação do mesmo personagem que usou essa habilidade.


INCENTIVO DO LÍDER (habilidade de liderança) Normal
Escolha 2 personagens da mesma afiliação do personagem que utilizou INCENTIVO DO LÍDER. Os personagens escolhidos causam +1 de dano até o final do turno.


MOTIVAÇÃO TOTAL (habilidade de liderança) Imprevista
Todos os personagens da afiliação do personagem que utilizou MOTIVAÇÃO TOTAL recebem -1 de dano para cada ataque recebido de qualquer fonte.


Espero que tenham gostado das ideias. Até mais.


Críticas, dúvidas e sugestões nos comentários


Fique ligado na nova promoção MTCG



42 comentários:

  1. Poder de liderança serio isso? e muito o cara sem noção namoral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela opinião, mas vejo que alguns personagens tem mais visão bélica que outros.

      Excluir
  2. Poder de liderança realmente é algo dificil de ser implementado... mas o conceito em si é legal, a questão é que agora com o jogo onde está dria muito trabalho lançar outras versões de todos os lideres da marvel e etc( Ciclope precisa de uma versão descente mesmo kkkkk).
    Veneno é legal, mesmo que o conceito de marcador de veneno seja emprestado do Magic, tirar o escudo de forma permanente e diminuir o dano do personagem, ou até mesmo limitar o mesmo a usar apenas uma ação por turno, ou a usar apenas ações que não causem dano, podendo até ser cumulativo, 1 marcador diminui escudo, dois marcadores diminui o dano em 1, 3 marcadores, limita o uso de ações ou n deixa usar ação de dano, 4 marcadores, cova meu filho! cova! veneno é realmente promissor...

    ResponderExcluir
  3. VENENO: ótima idéia. Uns meses atrás, cheguei a rascunhar algumas idéias de personagens da DC pra BS, e elaborei um conceito parecido pra Hera Venenosa, mas, ao invés de marcadores (particularmente não gosto de componentes demais na mesa, prefiro que o jogo rode apenas com as cartas mesmo), usei outra mecânica: VIRAR um card do personagem alvo com a face pra baixo. Aquele card ainda continuaria valendo como energia, mas perderia todos os efeitos (ações, poderes, textos permanentes). Na prática, o alvo fica "mais fraco" (com menos opções de poderes/ações pra escolher) e ao mesmo tempo "tranca" cartas nele, impedindo que sejam carregadas em outro personagem (o que poderia ocorrer se ela fosse descarregada). Os efeitos de cada ação de "Veneno" seriam consolidados em função do número de "marcadores" (cartas viradas) e/ou em função do número de turnos em que o personagem tem pelo menos uma carta virada (tal veneno faz efeito em X tempo). Enfim, uma mecânica única, mais ou menos como Magia se baseia na Clarividência ou Poder Cósmico se baseia (em parte) na Energia Cósmica.

    LIDERANÇA: acho que não há necessidade de um poder novo só pra isso. O conceito é meio vago. Magneto (V1) é lider da Irmandade mas não busca personagem, apenas dá bônus de dano contra X-Men. Nick Fury (V1) dá bônus de escudo pra S.H.I.E.L.D. e ainda busca os agentes. Professor X (tanto V1 como V2) é lider dos X-Men mas não faz nada similar. Além de já existirem outras habilidades que trabalham esse aspecto de efeito ampliado devido á afiliação (Planejamento em Equipe, Técnica Tribal, Poder Tribal), acredito que ações neutras (N/A) serviriam muito bem pra este caso. Até porque, reeditar diversos personagens por causa de um poder a mais seria um trabalho um tanto lusitano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei em virar as carta, mas com cartas dupla face. Um outro conceito.
      Sobre liderança você diz que não há necessidade, mas comentou sobre vários personagens mal formulados ou fracos.
      Acredito que o jogo vai continuar com várias reedições de personagens já conhecidos. Isso seria uma adição às características.
      E obrigado pelas opiniões construtivas.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. O ponto é que já existem cartas com efeitos parecidos com as ideias do poder novo que você propôs (+1 de dano pró, -1 de dano contra, buscar 2 personagens).

      Suas propostas de cartas associadas com a ideia de liderança são plenamente válidas, só acho que não é necessário um poder específico pra isso. O mais interessante seria que fossem publicadas como habilidades neutras (N/A), porque isso permitiria que personagens que NÃO são caracterizados como líderes (nos termos do universo dos quadrinhos) pudessem ser "promovidos" dependendo do momento do jogo, dando um tom mais dramático.

      Excluir
    4. Os líders já capacitam ( Capitão America, Guardião, Maria Hill, Richard), dão Escudo (Ciclope Nick Fury) reduzem dano ( Tempestade) buscam personagem ( Capitão Britânia )

      Excluir
  4. Como tu usou marcador de veneno para os 2 efeitos, menos escudo e menos vida maxima, ficaria muito complicado ficar mantendo isso em jogo. No momento, nao vejo a necessidade de algo assim, mas quem sabe + pra frente. Quanto a lideranca, acho q o jogo ja tem, seja pq pega 3 personagens no deck, seja pra dar + dano ou receber + escudo, ou o principal, capacitar o cara(palavra de motivacao) para ele agir.

    ResponderExcluir
  5. Queria Resistência. Além do escudo.

    ResponderExcluir
  6. Acho q METAMORFOSE seria muito legal também

    ResponderExcluir
  7. Poder do dinheiro kkkk Brinks mas gostei das suas ideias, acredito q do universo marvel podemos abstrair vários poderes além dos que já existem

    ResponderExcluir
  8. Idéias são legais, mas pra mim já está bom do jeito q ta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudanças nunca são bem vindas. Alguns pedem evolução do cardgame, mas sempre ficam avessos a novas ideias. E obrigado pela opinião.

      Excluir
  9. Poder Veneno ? Veneno não é nenhum poder e sim uma substancia que é inserida no alvo, isso é bem fácil de simular como um EFEITO de uma AÇÃO. Seja ela de Lâminas como uma espada, garra, faca e etc envenenada e por assim vai.
    Poder de Liderança ? Desculpa mais é ridículo, a Liderança é representada pelos efeitos passivos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhece o Masque, Doença, ou Hera Venenosa da DC? Eles tem veneno como mutação genética. Vêm deles mesmo, como uma cobra que produz veneno (eu nunca vi uma cobra com facas ou espadas, desculpe).
      E obrigado pelo comentário construtivo.

      Excluir