Image Map

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Fúria Ultron vs. Supremacia Vingadores! Quem leva?



Decks testados e aprovados! Mas quem se saiu melhor?!




Olá jogadores de todo o Brasil!


Faltam poucos dias para todos colocarem as mãos na famigerada coleção Iniciativa Vingadores! Alguns dizem que ela deveria se chamar Era de Ultron, já que os Vingadores bons passaram longe dessa coleção. Outros dizem que vão se contentar com Flama e Hércules como Vingadores de alto nível. Eu digo: Dane-se eu quero jogar Battle Scenes!

Se você ainda não adquiriu a Box sugiro entrar em contato com a mtcgstore e fazer seu pedido pelo site ou mesmo ganhar os leilões do Wagner no Facebook, que saem em conta. Frete free e aceita cartão! Mtcgstore.com!

Como todo jogador, também estou ansioso, e devido a minha ansiedade, já fiz meu dever de casa e imprimi os decks Ira de Ultron e Iniciativa Vingadores para testar um contra o outro, afinal eu quero saber qual deck usar no torneio de lançamento, qual deck é o mais forte e qual vai me fazer ganhar o playmat e “as coisa tudo”.

Se você também está curioso para saber qual é o melhor, leia a minha análise, baseada em 8 jogos dos Ultron VS. Vingadores e saiba o que usar no dia D (ou dia M, de Marvel). Vamos começar pelos personagens de cada decklist:





A análise começa pela quantidade de cards novos, sua relevância para o deck, e quanto de cada card existe na decklist. No deck dos Ultrons você pode ver uma certa consistência nos personagens. É basicamente um deck de Mestres do Terror, onde você tem acesso a 2 de cada personagem importante do deck. E então você tem a Alkhema, Titânia e Homem Radioativo, com apenas 1 card de cada, porém sua relevância para o funcionamento do deck é mínima. Em relação aos Ultrons, 2 Ultron 5 e 2 Ultron 6 ajudam a “pescar” todos os outros. No fim das contas, não faltará personagem na sua mão.

Já os vingadores tem uma quantidade maior de “1x” de cada. Os personagens que vem em 2 de cada são na verdade os piores do deck: Miss Marvel, Quasar, Viúva Negra e Gavião Arqueiro (sendo estes dois últimos totalmente desnecessários ao deck, uma vez que as únicas habilidades de Ataque à Distância são o escudo do Capitão América e o Mjolnir!). Os personagens que podem virar a partida a seu favor vem com apenas uma copia no deck, que são os Homens de Ferro e Máquina de Combate. A Flama foi considerada útil para abrir a cena com Investigação Silenciosa, porém Thor e Hércules demoram muito para aparecer, quando eles chegam os Ultrons já vão estar na mesa.

E por favor, não vou comentar sobre o Visão. Nunca. Ignoro totalmente esse personagem no deck.

Agora vamos ver o restante dos decks:






Começamos pelas habilidades dos Vingadores à direita. Você terá 7 habilidades de Agilidade para apenas 2 personagens que podem utiliza-las: Capitão América e Viúva Negra. No entanto, embora você tenha 6 personagens diferentes que usam poder energético, só há 2 Acumular Poder e 1 Raio de Força na decklist.

Nos Ultrons, a situação é melhor, mas nem tanto assim. A parte boa é que você tem 6 personagens que usam Elasticidade e 7 habilidades de elasticidade diferentes, o que reforça a consistência que eu mencionei antes. A parte ruim é que geralmente você vai querer descer os Ultrons rapidamente, e essas habilidades vão ficar presas em Ultrons que não utilizam Elasticidade. E você vai precisar dos Ultrons pra vencer, o que significa que Manto Rubro, Escorpião e companhia vão entrar em jogo com poucas habilidades carregadas.

Então, em termos de consistência, ambos os decks tem problemas, o que já era esperado de decks básicos. Mas os Vingadores parecem uma grande festa bagunçada, enquanto os Mestres mostram alguma organização. Olhando apenas as decklists eu iria de Ultron sem pensar duas vezes. E além disso ainda vem À Espreita e Atrasar foil, o que faz pesar demais na decisão.

Agora sim, vamos às partidas!

Tentamos fazer um rodízio de jogadores usando os decks, aqui vou tratar apenas das partidas que joguei. E essa foi a equipe de teste:


Se alguém aí possuir uma foto do Thiago Corrêa de olhos abertos manda que você ganha um brinde!




Vinícius (Ultron) VS Richard (Vingadores)

Nas primeiras três partidas o Vinícius Carvalho pilotou o deck dos Ultrons, o que foi uma covardia, já que ele possui um deck de Ultrons há algum tempo. Então ele já sabia como a estratégia funcionava. Na minha mão uma Viúva Negra, um Visão e Gavião Arqueiro. Logo percebo que o deck não tem Ataque à Distância. Fico gerando recursos enquanto os Ultrons vão entrando em cena. Conversor Molecular e Ultron 61112. Mais um ou dois turnos à frente e ele desce um Constritor.

Após conseguir recursos baixo tudo que tenho direito e a mesa fica assim:



Porém nada adiantou. No turno dele ele desce Homem Radioativo, Esconderijo Secreto e tasca um Sufocamento nos meus personagens. Com Flores e Espinhos. Ainda desço um Capitão, porém meus Vingadores são muito dependentes das habilidades que estiverem carregando, então não consigo sequer nocautear o Homem Radioativo. E com o Ultron 61112 se capacitando em 2 todo turno não consigo me defender do Sufocamento. Derrota rápida.



Rodada 2: Vinícius (Ultron) VS. Thiago (Vingadores)

Não há muito o que dizer aqui. Basicamente o Vinícius desceu os Ultrons com Esconderijo Secreto e levou a partida da mesma maneira que a primeira rodada. 2-0 Ultron. Segue uma foto:







Rodada 3: Richard (Ultron) VS. Vinícius (Vingadores)

Na terceira rodada eu peguei o deck de Ultrons e o Vinícius assumiu os Vingadores. Consegui abrir com Ultron 1 e Conversor Molecular, enquanto ele veio com Homem de Ferro V2, Visão e Miss Marvel. O jogo prossegue, perco um Ultron 1 e um Constritor, deixo a Contagem Regressiva me favorecer um pouco e resolvo baixar os Mestres do Terror, inclusive um Homem Radioativo com Esconderijo Secreto. Deixo os Ultrons na mão.
No turno seguinte, embora ele estivesse com bastante antecipações, desço todos os Ultrons, desço a Era de Ultron, tiro as antecipações e finalizo a partida. A mesa estava assim:



3-0 para os Ultrons até agora. Quando os Ultrons entram cedo com bastante recursos não dá pros Vingadores.



Rodada 4: Richard (Ultrons) VS. Thiago Corrêa (Vingadores)

A esta altura já estava claro para nós a supremacia dos Ultrons. Isso só prova o quanto somos noobs. Vamos a partida.





Sofri bastante com a falta de recursos, mesmo tendo um Ultron 1 que usou 4 vezes Invenção e ainda me aproveitando do Conversor Molecular durante esses 4+ turnos, só vieram 5 habilidades. Minha mão estava cheia de personagens e não tinha quase nenhuma habilidade nos recursos. Então o Thiago desceu Mansão, depois baixou vários personagens, usou Convocar Reforços e no turno seguinte começou a usar Roubo de Idéias contra mim. Não tive escolha senão descer tudo pra não perder personagens da mão.





Tive de descer um Atacar até Derrubar para eliminar um Entrave Temporal que estava na mesa, e meus personagens entraram praticamente sem qualquer habilidade. Foi complicado. Mesmo com os Ultrons na mesa não tinha condições de causar dano aos Vingadores que estavam com o escudo upado pela Mansão, além de estarem recheados de boas habilidades. Perdi facilmente. Ultrons 3-1.


Rodadas 5, 6 e 7

Vinícius, Thiago Corrêa e Emmanuel foram revezando os decks nas partidas, porém já haviam aprendido a jogar com os Vingadores. Viúva Negra e Gavião Arqueiro serviam apenas para serem descartados e capacitar os Vingadores de verdade. Tony Stark e os Homens de Ferro abriam caminho para Máquina de Combate, Hércules e Quasar finalizarem as partidas. Enquanto a estratégia dos heróis estava definida, o mesmo não pode ser dito dos Ultrons: é um deck difícil de pilotar, basicamente só o Vinícius ganhou com ele, e assim (sem o Vinicius pilotando o deck) os Vingadores viraram totalmente o score, finalizando em 4-3 para os heróis.

Uma ressalva sobre um card que ainda não havia aparecido até esses jogos: Torre Stark é a garantia de vitória dos Vingadores. Causa dano demais!





Considerações sobre os decks:

Vingadores venceu a contenda, porém o placar foi apertado. Ninguém pode garantir que se jogássemos mais algumas partidas os Vingadores continuariam na frente. Os dois decks estão bem equilibrados e serão uma boa diversão. No entanto, algumas considerações precisam ser feitas:

Se você nunca jogou de Ultron, e está pensando em usar o deck no lançamento, recomendamos que comece a se familiarizar com o deck, empreste de um amigo para jogar algumas partidas, porque a estratégia dos Ultron é difícil, não são todos que gostam ou que sabem usa-los com perfeição. Se você já está acostumado com o deck, sua chance de ganhar o torneio aumenta consideravelmente.

Vingadores é o deck mais fácil de pilotar. Baixe o Tony, baixe as armaduras, use Investigação e seja feliz. E não esqueça da Mansão Vingadores e a Torre Stark!

Um fator que não foi considerado aqui é que dependendo do torneio de lançamento, você pode complementar o seu deck com alguns boosters da coleção, facilitando a consistência que eu tanto falei aqui. A chance de pegar um segundo Ultron 61112 é muito grande, e muda totalmente a balança para o lado dos Ultrons. Já os vingadores poderão se beneficiar de uma segunda Torre Stark, para substituir aquele Gavião Arqueiro Inútil lá na decklist. Quem sabe até um Caça-Hulk?

Pela primeira vez desde 3 coleções atrás quando eu comecei a fazer essa análise, os heróis saíram vitoriosos contra os vilões. No entanto, o “sex appeal” do deck de Ultrons vai fazer todo mundo comprar o deck de vilões pro lançamento, então a probabilidade dos Ultrons ganharem o torneio será maior, claro. Seja um aliado dos Vingadores, seja a armadura do Tony e enfrente esses monstros que querem destruir o planeta! Vá de Vingadores e derrote a ameaça que quer acabar com a humanidade!


Até mais!
reportsmtcg@gmail.com

11 comentários: