Image Map

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Análise de Card – Habilidades Sinérgicas – Parte 5


E aí pessoal! Tudo bem com vocês? Sou Léllis Barboza e trago para vocês a continuação da série que iniciei junto com meu parceiro ZK-Lucas, encaixando as habilidades sinérgicas em decks já existentes, ou criando decks novos para vocês jogadores.

Galera, antes de começar a desembuchar o texto aqui para vocês, gostaria de explicar alguns ocorridos que influenciaram na continuidade da série:

Primeiro fomos interrompidos pela aparição dos spoilers de Iniciativa Vingadores, o que tomou um tempo relativamente grande de toda a equipe, tanto para análises, quanto para organização do Database, que tem como objetivo o conforto de vocês jogadores para montagem dos decks, por isso essa pausa justo no finalzinho dessa série de habilidades sinérgicas. Caso vocês não se lembrem, aqui abaixo nos links vocês conferem as outras análises e listas já criadas antes:





Em segundo plano, vocês devem ter percebido que foi dividido igualmente entre mim e Lucas, cada dupla de habilidades sinérgicas era analisada e posta em listagem de decks. Ou seja, cada um fazia uma publicação na semana.

Porém, por causa de assuntos pessoais Lucas. passou para minha pessoa a finalização da série com as duas últimas duplas de habilidades sinérgicas. Em nome dele, gostaria de me desculpar pela ausência no final, mas, principalmente, agradecer pela leitura dos textos. Por isso, nesse texto ainda serão utilizadas as duas decklists criadas por ele para essas habilidades.

Agora que já expliquei tudo certinho, apresento a vocês a penúltima parte da nossa série, a parte 5, Ataque Energético e Telepatia!

Parte 5: Ataque Energético e Telepatia


Focalizar o Alvo

Habilidade Texto:

Se este personagem tiver Ataque Energético e você controlar um personagem com Telepatia, este personagem pode usar a ação de FOCALIZAR ALVO no turno em que entrou em cena.

Ação:

(1) FOCALIZAR ALVO

FOCALIZAR ALVO causa 2 pontos de dano no personagem alvo.


Temos aqui uma das únicas cartas de habilidade do jogo, que dá a possibilidade do seu personagem entrar em cena e usar ações. Claro, não é nenhum Concentrar Poder, não chega nem perto da capacidade dele, mas estamos falando de causar 2 de dano na fase de combate com um personagem que acabou de entrar. Isso não deve ser ignorado, já que com três disso em cena, abre-se a possibilidade de três personagens seus usarem essa ação no turno que entrarem.

Choque Cerebral


Texto permanente:

Se esse personagem tiver Telepatia, toda vez que um personagem que o oponente controla for alvo de uma ação de Ataque Energético que você controla e que cause dano, você pode incapacitar aquele personagem em (1).

Ação:

(1) CHOQUE CEREBRAL

Incapacite o alvo em 1.

Esse é um controle excelente para o deck, visto que juntamente com Focalizar o Alvo, você conseguirá causar 2 de dano, além de incapacitar o alvo da ação de Ataque Energético simplesmente por ter essa carta carregada em um personagem telepata. Claro, essa carta não é perfeita, convenhamos que ela tem o defeito de não ser uma ação de antecipar, mas é muito eficiente contra decks que antecipam mal, forçando a capacitação do oponente na sua fase de preparação para o combate, o que facilita sua fase de antecipação.

Montagem dos decks com essas habilidades:

Todos já sabemos que a essa altura do campeonato que qualquer deck de Battle Scenes, atualmente, tem que se virar em qualquer situação. Ou seja, ele tem que estar preparado para ações em todas as fases do jogo, tanto suas, quanto do oponente, fazendo que o próprio deck saiba atacar bem durante a fase de combate, antecipar muito bem e mais importante que isso, causar um bom dano na fase de preparação, além de saber como se defender dos danos causados pelo oponente nessas mesmas fases dele.

Por isso essas habilidades sinérgicas são interessantes, o controle de jogo proporcionado pela Telepatia e a agressividade de Ataque energético, faz da combinação desses 2 poderes algo muito forte. Abaixo vou apresentar 3 possíveis bases de deck para uma combinação com esses poderes.


Deck Neurotransmissor X

por Zk Lucas



Como disse no começo do post, esses 2 próximos decks são de autoria de Zk Lucas, mas, juntos, nós discutimos suas consistências e possibilidades. Então, ele confiou em mim para a explicação de como o deck funcionará, junto com seus pontos fortes.
A filiação X-Men é muito sólida, não importa o estilo de jogo que você adota e os poderes contidos no baralho. Por isso, a escolha deles para a utilização dessas habilidades sinérgicas, já que grande parte dos seus principais personagens tende a Telepatia e a Ataque Energético.


  • Fase de preparação:

Durante o jogo você perceberá facilidade na realização de todas as fases do jogo, durante a fase de preparação ele controla muito bem através de Crystal e Fazer Esquecer, além de suportar tranquilamente a jogada padrão de Investigação Silenciosa.
O deck também conta com uma variedade grande de suportes, por isso, a entrada de Forge no deck, para uma otimização no processo da decida dos suportes, tornando o jogo mais dinâmico.
O deck ainda suporta, se vocês quiserem, a entrada de Homem de Gelo, para o auxílio da manutenção de jogo e melhor rendimento durante sua fase de combate, Ciclope UM para melhorar as defesas, ou Destrutor para melhor agressividade. Isso vai do gosto de cada jogador.

  • Fase de combate:

Quando se trata de fase de combate que entra nossa dupla de hoje, Choque Cerebral e Focalizar Alvo, pois devido ao controle que sua fase de preparação proporciona, sua fase de combate dificilmente terá problemas na efetividade da Ação Focalizar o Alvo, além do bônus que Choque Cerebral trará dificultando as capacitações do adversário para o turno seguinte.

  • Antecipação:

O deck antecipa muito bem, tanto com Fazer Esquecer quanto com Desunir, que, convenhamos, num jogo Tribal é excelente. Além de Acumular Poder, que poder ser coringa quando se trata de lidar com ações utilizadas antes, na fase de preparação do oponente.
Uma das maiores forças aqui, vem de Professor X, que, além da Mansão Xavier, pode ser uma das melhores fontes de capacitação do jogo, você só precisa de treino e bastante skill para o uso de sua ação.

Deck Neurotransmissor Evil 

por Zk Lucas



Aqui não tem um deck filiado, porém um deck de uso exclusivo de vilões. Mais uma vez, vocês vão perceber que o deck possui uma quantidade equilibrada de ações em todas as fases. Com o bônus ainda de Mystério e o famosinho combo de Loki, Mefisto e Ação Dupla. O deck, no geral, é muito mais agressivo que o primeiro e consegue muito bem controlar o jogo com eficiência.

  • Fase de Preparação:
Também é um deck que suporta, sem problema, a abertura de jogo com Investigação Silenciosa, além de possuir a vantagem de abrir o jogo com Mystério, buscando qualquer cenário, o que é uma vantagem enorme para o jogador. Além disso, o combo de Loki e Pyro são suas maiores fontes de dano durante essa fase junto com o Cubo Cósmico e À Espreita, conseguindo, mais uma vez, executar muito bem o controle de jogo para que as ações na fase de combate sejam efetivas.
  • Fase de combate:
Com essa dupla de cards apresentadas hoje, a fase de combate se baseará exclusivamente a elas nessas estratégias. Só que com 2 diferenças do Deck Neurotransmissor X, aqui Korath e Sentinela Kree amplificam o dano com suas habilidades texto, e À Espreita e Cubo Cósmico fazem com que esse dano seja mais eficiente ainda, além do ímpeto de Pyro e Electro.
  • Fase de Antecipação:
Nesse baralho, a Fase de Antecipação é idêntica ao deck apresentado anteriormente: Desunir para a desgraça dos deck filiados, Acumular Poder para remoção de cartas prejudiciais e Fazer Esquecer, porque isso faz estragos imensos. Além de que com Sugestão Coletiva você dá uma dinâmica melhor a Mystério e seus cenários.

Deck Sentinelas Neurais

por Léllis Barboza



Aqui, mostro um deck não filiado, porém focado em Sentinelas, que até então não jogou e viu pouca sinergia com o jogo num contexto, porém é uma filiação bastante interessante, principalmente por ter em sua maioria personagens que voam, além de todos terem Super Força. Essas combinações de poderes além de Ataque Energético, são o que o jogo precisa.


  • Fase de Preparação:
Abrir o jogo aqui com uma sentinela jamais será problema, todas voam, logo Investigação Silenciosa é a possibilidade melhor para aberturas, fora que a aparição de Exploração Aérea aqui aumenta matematicamente as chances da Investigação aparecer. 

Mystério, nesse caso, não tem função de abertura, apenas tem a função do controle de jogo, fora poder buscar Nano-Sentinelas e Programação Defeituosa melhorando a sinergia entre Deck-Jogador.

Essa lista tenta aproveitar o combo Incursão Surpreendente/Fúria Descontrolada, que, junto ao Cubo Cósmico, fornece um bom dano.

  • Fase de Antecipação:
Infelizmente, o maior problema com essa lista é a Fase de Antecipação. É um deck que antecipa muito mal, mas isso pode ser melhorado, vai do gosto de cada um. Devido a essa antecipação ruim, adicionei Mulher Aranha, Rei das Sombras e Armadilha Reforçada de diferente das listas de Lucas.

Nos testes que á realizei, com jogos que antecipam muito mal, o buraco da má antecipação sempre foi tampado com a adição dessas cartas.

  • Fase de Combate:
Igual nas listas anteriores, a dupla protagonista dessa publicação aparece, porém Choque Cerebral aparecem menor quantidade justamente porque os personagens telepatas do deck são bastante discretos.
A vantagem maior desses decks de filiação, é o uso de Capturar Mutante, que, junto Nimrod e Programação Defeituosa, se torna a melhor carta de habilidade para nocautear personagens do jogo, nocauteando de One Hit K.O. qualquer personagem, por isso as preparações para a fase de combate são importantes nesse decks.


Palavrinha Final


Bem, esse é o fim da matéria pessoal, agradeço a leitura e a paciência com a série. Sobre as listas de hoje, gostaria de lembrá-los que é possível qualquer mudança e substituição de cartas, tudo isso depende de como você jogador gosta que a Cena tome rumo. Estou aberto a críticas nos comentários.

Fiquem no aguardo, porque na semana que vem (ainda não sei dizer o dia específico), vou aparecer com o final da série, com os poderes que particularmente acho que trouxeram as melhores cartas de habilidade sinérgicas lançadas em Invasão Cósmica, as cartas de Genialidade e Lâminas: Planos de Infiltração e Tática Cortante.
Até semana que vem pessoal.

Aproveite


Conheça nossa Pagina no Facebook


Fique ligado na nova promoção MTCG




www.marveltcg.com.br/2015/03/promocao-todos-conectados.html



13 comentários:

  1. telepatia e ataque energetico sao poderes que eu gosto, mas nunca usei sinergicamente. vou dar uma olhada boa nesses decks pra v se me inspiro

    ResponderExcluir
  2. Tenho acompanhado vocês e admiro como conseguem fazer esses combos incríveis! Gosto muito de jogadas de antecipação, Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Gosto dessa sinergia entre os poderes mas parece que o Fabian deu uma pausa agora no BSIV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que irá acontecer o mesmo com habilidades sem custo. Creio eu que não será frequente encontrar outras habilidades sem custo nas próximas edições

      Excluir
  4. Muito legal! Concordo que lâminas e genialidade sejam a melhor sinergia que veio em invasão cósmica. Na nova coleção, tem um cenário que traz sinergia entre magia e lâminas se não me engano.

    ResponderExcluir
  5. Cartas interessantes, mas achei que as outras sinergias ficaram melhores.

    ResponderExcluir
  6. Números encerrados para este post.

    ResponderExcluir
  7. Será que terá mais cartas sinérgicas no futuro? E imaginem se a sinergia for com trios de poderes ao invés de duplas?

    ResponderExcluir