Image Map

sábado, 18 de abril de 2015

Iniciativa Vingadores abriu uma oportunidade para Poder Cósmico


Dicas de como usar Poder Cósmico em seu baralho.



Todo poder novo não consegue ter um perfil de jogadas fortes e consistentes, isso aconteceu da mesma maneira com magia. Iniciativa Vingadores deu a força que Poder Cósmico precisava para se fortalecer, recebendo um leque de personagens e habilidades novas.

A maior novidade da edição para o Poder Cósmico foi a habilidade Refração Cósmica que ofereceu bônus ao pagar o custo extra de Energia Cósmica, causando 2 pontos de dano adicionais para cada uma dessa habilidade que for colocada de seus recursos na base do baralho. Não apenas isso, mas as cartas Estrela Cadente e Calor Estelar as quais tem efeitos levemente parecidos com Dança de Lâminas e Sufocamento, que são cartas muito usadas em baralhos de Lâminas e Elasticidade, deram uma melhorada na capacidade de dano do deck.

É fato dizer que este poder tem bastante dano, mas ele precisa de um setup extra na cena para manter batendo bastante por causa do custo de Energia Cósmica, para isso, algumas cartas se tornaram indispensáveis ao usar esse baralho: Assimilação Quântica.

Em geral, algumas cartas nunca irão ser removidas completamente do deck independente da estratégia, é o caso de Assimilação Quântica que vai filtrar suas próximas cartas enquanto você gera recursos.

Além disso, Voo se tornou habilidade fixa de qualquer baralho de Poder Cósmico, já que, boa parte dos personagens tem ambos os poderes. Ficando as cartas Investigação Silenciosa e Ascendência também como a base de qualquer deck com poder cósmico para gerar recursos.

Juntando estas ideias de geração de recursos com Deflagrar o Caos, temos que este cenário pode ter sinergia com qualquer habilidade de Poder Cósmico pelo seu custo extra de Energia Cósmica, como também terá sinergia com Rompante do Absoluto e Investigação Silenciosa, pois todos eles colocam cartas na base do baralho.

Da mesma maneira de Deflagrar o Caos, Invasão Cósmica se tornou uma carta bastante necessária, onde vai gerar recursos adicionais. Única diferença é que, no caso de Invasão Cósmica, só haverá geração de recursos ao usar esse poder em específico, ficando então desnecessário o uso de 3 deles.
Ficando atualmente necessário essas cartas:
TOTAL: 24 cartas (19 Habilidades + 5 Cenários)

Alguns jogadores, preferem usar esse baralho com mais efeitos de controle, mudando então a quantidade de algumas cartas base. Se você optar em fazer uma estratégia mais defensiva, pense primeiramente em quais antecipações você pode fazer, lembrando principalmente das incapacitações de voo, como por exemplo: Voar Alto, que além de tudo, tem sinergia com Deflagrar o Caos.

Comparar Circundar com Manipular Vontade não é algo um pouco complicado de se fazer, Manipular Vontade quando usado com X igual à 1, tem um efeito parecido com o Circundar, com a única diferença do custo da Energia Cósmica, mas, em compensação, pode ser usado para X igual à 2, chegando mais próximo de um Atrasar. Nesse caso, circundar se tornou segundo plano, onde Manipular Vontade tomou o seu lugar. Juntando as cartas ficaria mais ou menos assim:
TOTAL: 27 cartas (22 Habilidades + 5 Cenários)

Finalizando essas dicas, poderemos acrescentar o Poder de Ataque Energético também neste baralho, já que alguns personagens o possuem. Este poder pode ser uma segunda fonte de dano, talvez uma fonte de dano mais segura, pois ela tem uma capacidade ofensiva e ao mesmo tempo não há custos adicionais que dependem dos recursos.

O único problema desse poder é que as cartas de habilidade que se encaixam melhor nesse baralho tem, em boa parte, custo 2 de incapacitação, sendo vulnerável à qualquer antecipada que incapacite. Para isso, se torna completamente viável a ação de Incursão Surpreendente, que te protege pelo menos contra efeitos de incapacitação!

Caso o faça, não se torna tão necessário essa enorme quantidade de geração de recursos, podendo substituir algumas dessas ações por ações de Ataque Energético. Ficando mais ou menos dessa maneira:
TOTAL: 31 cartas (28 Habilidades + 3 Cenários)

NOTAS DO AUTOR

As informações dadas aqui sobre esse poder é puramente baseada em minhas experiências com o jogo, e por isso, caso não concorde com algo, eu aceito comentários e sugestões para que sirva para melhorar meus conhecimentos sobre esse poder. Além disso, cada jogador pode escolher sua combinação de quantidade ou das cartas a serem usadas, não devem se basear exatamente como foi dito anteriormente, mas, no material há 3 combinações boas que pode ajudar caso tenha dúvidas em como criar seu baralho. 

Percebo que esse poder tem bastante capacidade de jogar em torneios competitivos se bem usado! Então, porque não falar um pouco sobre ele? O que acham? Quem vai usar Poder Cósmico nessa edição?



Conheça nossa Pagina no Facebook


Fique ligado na nova promoção MTCG




14 comentários:

  1. nunca joguei d poder cosmico dai nem sei as cartas, ler essa materia sem ter link pras cartas eh impossivel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pede e nós fazemos! :D ... Tentarei colocar sempre os links das cartas a partir de agora! Valeu Germinal

      Excluir
    2. mmmttttttooooo melhor assim cara, valeu

      Excluir
  2. Pra mim o Poder Cósmico é o que mais me divirto!

    ResponderExcluir
  3. Refração Cósmica é irada!

    ResponderExcluir
  4. como jogador assiduo de Magia, eu gostei bastante de poder cosmico, mas não consigo gostar da ideia de ter de sacrificar meus recursos para utilizar essas habilidades, então não consigo curtir usar esse poder... mas é algo a ser explorado, refração cosmica pode ser muito bom

    ResponderExcluir
  5. Números encerrados para este post.

    ResponderExcluir
  6. Fico triste que não exista personagem com poder cósmico e magia, eles tem uma sinergia muito legal, onde você consegue devolver dos recursos para o deck as cartas de magia que causam dano ao serem reveladas na clarividência.

    ResponderExcluir
  7. Jogo BS desde Evolução Tática e Poder Cósmico é a habilidade que mais me diverte! Tanto pela mecânica da habilidade quanto com os personagens que possuem poder cósmico. Fico muito feliz com uma matéria dedicada à habilidade. Parabéns!

    ResponderExcluir