Image Map

terça-feira, 14 de abril de 2015

Regrinhas do Bom Jogador


E aí galerinha! Quantas vezes você se deparou com um jogador desagradável e sem educação? Meu nome é Léllis e trago hoje pra vocês "regrinhas" básicas para a boa vivência no ambiente de jogo de vocês.



Hoje vou mostrar uma estratégia que vai além da mesa, onde você enfrenta seu oponente, vai além do estudo e dos testes que você irá submeter seu deck. Estou falando da estratégia do bom senso comportamental, e falando de uma forma simples, são coisas básicas que você deveria ter aprendido em casa com seus pais, mas talvez você tenha se esquecido disso. Por isso estou todo disposto a lembrar vocês de algumas atitudes ruins e como evitá-las, de uma maneira divertida e descontraída.

Tomei liberdade por falar disso devido a experiências que tive jogando em diversos ambientes e regiões, tendo contato tanto com players gente boa ao extremo, quanto aos mais absurdos de tão escrotos. Espero que a carapuça não sirva em você, e se serviu, tomara que meu texto te ajude com seus problemas.

Antes de sair escrevendo sem parar sobre o que você deve fazer, primeiro eu gostaria de separar em tópicos o que vou chamar de regras para o bom jogador, que são exatamente o que esse texto vai tratar. Saiba também que isso não se aplica aos ambientes de jogo de Battle Scenes apenas, mas qualquer outro ambiente de card game.

1°) Higienize-se;
2°) Seja Simpático com os jogadores a sua volta;
3°) Humildade não dói, saiba disso;
4°) Não existe metagame melhor, estratégia melhor, lide com isso;
5°) Relaxa e joga!

Regra número 1: Higienize-se!



Vou tratar a regra número um, a mais simples e a mais importante. Galera, parece engraçado eu escrever mandando você se limpar para ir num torneio ou loja jogar cartas na sua loja preferida, mas eu to falando de uma realidade triste e terrível. Quem nunca chegou num ambiente de jogadores se deparando com a seguinte situação:

Chega-se todo feliz na sua loja louco pra jogar o torneio, mas antes mesmo de perceber quem tá ali, percebe uma suvaqueira do demônio, que você não sentia desde aquela vez que passou 4 dias sem tomar banho. (eu sei que você já passou isso tudo sem tomar banho, não tente me enganar!)

Lamentável esse tipo de situação, tomar um banho e meter um machado ou um Rexona no sovaco antes de sair de casa não é difícil. Você precisa saber que muitas vezes o torneio vai durar meio dia, ou no mínimo 4 horas. Ninguém é obrigado a passar todo esse tempo todo num lugar fechado, sentindo o gambá morto debaixo do seu braço. Fora que é muito mais fácil você arrumar uma gatinha quando não está fedendo.

Regra número 2: Seja Simpático com os jogadores a sua volta!


Não existe motivo para você entrar em uma loja ou num torneio e não cumprimentar todo mundo que esteja perto de você. Cumprimentar o pessoal com um Bom Dia/Tarde/Noite não vai te matar e, se ainda for possível pode apertar a mão de todo mundo, até mesmo porque a época do contágio com H1N1 já passou e você não tem que se preocupar com isso.Ainda mais além disso, principalmente em torneios, antes de jogar com seu oponente, ao se sentar na mesa, pergunte de onde ele é, o nome e deseje boa sorte com um aperto de mão.

De repente você com essa atitude simples ajudou um cara que estava nervoso por ser um primeiro torneio, e muito além disso, você acabou de fazer mais um colega. Te garanto que a partida vai ser muito mais suave e tranquila com a chance de erros diminuída (sem comentar que com um gesto simples desse, o fairplay pode rolar na honestidade e boa vontade).


Regra número 3: Humildade não dói, saiba disso!



A partir da regra número três, vocês vão perceber que o clima vai ficar um pouco pesado e se aqui, a carapuça te serviu meu colega, passou da hora de pensar em melhorar.

O bom jogador entende um fator que os péssimos jogadores não entendem de jeito nenhum: sempre vai ter alguém melhor que ele aparecendo em um torneio ou outro.

Você pode ser o melhor jogador da sua loja, jogar desde Universo Marvel, destruir tudo, escrever pra 4 blogs sobre estratégia, ter todas as cartas, montar decks referência pro país todo e mesmo assim, uma hora ou outra perder, seja por que seu baralho fez um pacto com a maldita zica, ou porque você cometeu um erro decisivo.

To falando isso porque tive contato com pessoas que disseram "Acho Battle Scenes paia porque dá pra montar um deck imbatível. Montei um e nunca mais perdi", ou então "Eu parei de jogar Battle Scenes porque o jogo te dá buracos pra você montar um deck que não perde." e mesmo assim acabaram perdendo na tentativa de mostrar esses decks "imbatíveis". Gentinha estúpida né? Você que é assim, não é nenhum Tony Stark e nem é legal o suficiente pra querer imitar a arrogância dele. Isso só é legal nos quadrinhos e filmes.
Stan Lee, numa entrevista, disse que jamais esperava que fossem gostar da arrogância de Tony Stark quando o criou, então porque você tem que esperar que eu goste da sua? Seu pai não é o Stan Lee.

As pessoas, as vezes, esquecem que, mesmo que você monte a melhor estratégia do mundo, ou então que mesmo que seu deck seja estruturado para qualquer situação, a sorte ainda vai ser fator decisivo.

O que eu quero dizer de maneira bem simples é: Seu deck não é imbatível, você não é tão fodão quanto acha, e acredite, você vai perder muito jogos e torneios.

Regra número 4: Não existe metagame melhor, nem estratégia melhor, lide com isso!


Antes das suas críticas, queria que você entendesse que no máximo existe uma estratégia mais eficiente e por isso melhor, mas ela não é a prova de falhas.

Então queria deixar claro que essa regra aqui é principalmente pro pessoal do Battle Scenes que adora criar uma discussãozinha no facebook sobre o melhor metagame existente no Brasil.

Pasmem, não existe nem metagame no Brasil. (pode chorar)

Battle Scenes ainda é um jogo isolado por regiões, eu gosto de dizer que no Battle Scenes existem pólos de jogo. Cada região joga da maneira que convém, do acesso que tem aos cards e de acordo com a boa vontade dos jogadores que estão localizados ali. O que existe é metagame local e se ele é o melhor do país, só a Liga Nacional pra dizer isso. Uma liga que nem existe para vocês malandrões saírem dizendo por aí que na sua região o ambiente é tão agressivo que o Mystério não tem vez. E também, não ache você que usa Mystério que ele é tão fudido que vai carregar sua região, seu deck e seu metagame nas costas. Ele não vai!

Não tem como saber se sua região é melhor que a minha, ou que a sua é melhor que a de todo o resto do país. Por enquanto vamos ter consciência de que no dia que a Liga Nacional aparecer, vocês vão poder mostrar quem tem o pênis maior. Então até lá, segurem suas tetas.

Regra Número 5: Relaxa e joga!


Essa é a regra de desfecho, para você ter noção de como ser um bom jogador deve se comportar. Primeiro vamos revisar as regras anteriores:
  • Tomei banho e passei desodorante pra sair de casa? Check;
  • Cheguei pro torneio, cumprimentei todo mundo e tratei bem meu adversário? Check;
  • Tenho noção de que, por mais que meu deck esteja excelente e forte, eu posso perder? Check;
  • Sei como vou enfrentar bem meu metagame regional e que, se eu for pra outra região, tenho que readaptar meu deck? Check;

Então a última regra é bem simples: Relaxa e joga parceiro! Battle Scenes, antes mesmo de ser criado para você gastar seu dinheiro e paciência nas discussões bestas, foi criado com o objetivo de fazer você se divertir. Não seja o cara que perde o bom humor só porque perdeu ou porque não concordam com sua estratégia. Mais importante que sua vitória, ou sua derrota, são as risadas, tanto suas, quanto do seu oponente. Você não tem que provar nada pra ninguém, muito menos virar o Hulk no meio dos jogos. Só precisa sair por aí jogando e relaxando, jogando e relaxando, jogando e relaxando...


Se divertiu com a leitura? Espero que sim, e também espero que não tenham se identificado com nenhum dos casos negativos que apresentei mas, se você se identificou, muda cara. Tenho certeza que você é uma boa pessoa, com boa criação, então menino, não seja imbecil! Ser legal e menos tóxico é vantajoso não só para você mas para o ambiente que você frequenta.
Se todos vocês jogadores forem legais, mais gente se apresentará ao ambiente com vontade de jogar nosso querido jogo.
Um abraço para todos vocês, a gente se vê num próximo texto!

Aproveite


Conheça nossa Pagina no Facebook


Fique ligado na nova promoção MTCG




www.marveltcg.com.br/2015/03/promocao-todos-conectados.html


13 comentários:

  1. Parabéns pelo post Lelis! Concordo plenamente com as regras básicas. Agora vamos torcer para que tenhamos um nacional em breve com premiação digna e que valha a pena realmente se deslocar para concorrer ao premio e se divertir.

    ResponderExcluir
  2. só não concordo com a parte que diz que uma liga nacional determinaria qual é o melhor meta, nem sequer existe tal coisa como melhor meta.

    ResponderExcluir
  3. Lelis, achei legal as dicas, já aconteceu comigo, mas eu estava em casa, estava perdendo e só fazendo burrada, a cabeça ferveu. Sou muito competitiva, amo ganhar, mas perder com dignidade. Estou melhorando!

    ResponderExcluir
  4. Comecei a jogar para me divertir. Quando comecei a me estressar com isso, quase parei de jogar. Foi por pouco. Ao menos por enquanto...

    ResponderExcluir
  5. Não podemos esquecer o objetivo das coisas, senão elas perdem o sentido. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a postagem, serve até mesmo para reconhecermos nossos próprios erros quando estamos jogando.

    ResponderExcluir
  7. Números encerrados para este post.

    ResponderExcluir