Image Map

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Deck List: REI DO COMBO - VERSÃO 2.0




REI DO COMBO - VERSÃO 2.0

Com a chegada da edição Iniciativa Vingadores, algumas melhorias foram feitas nos baralhos. Alguns baralhos, como o Rei do Combo, também conhecido como Rei Caveira, não podia ficar de fora dessa.
A primeira aparição de um material sobre esse baralho foi em GRANDES JOGADAS PARTE 4, onde, o baralho, é composto com uma estratégia bastante poderosa de causar uma quantidade absurda de dano imprevisto de uma única vez.

COMO JOGAR COM ELE:


A primeira versão deste baralho foi criado com uma jogada de colocar entre 10-15 personagens em cena no mesmo turno, mas isso nem sempre é possível, já que o jogo está ficando cada vez mais rápido. Geralmente, é necessário abrir o jogo bem antes disso, colocando menos personagens, entre 4-8, mesmo assim sendo uma quantidade razoavelmente alta!

A principal jogada se tornou, então, usar Alvejar Comparsas com Treinamento Intenso e Reestruturação Muscular da seguinte maneira: Alvejar Comparsas fica anexado no Rei do Crime, pois com sua passiva, ele pode proteger essa habilidade de qualquer ação de dano, enquanto isso os Capangas do Rei vão estar anexadas com Treinamento Intenso ou Reestruturação Muscular, assim, você pode usar a ação Alvejar Comparsas de forma imprevista com Rei do Crime, permutar com Treinamento Intenso ou Reestruturação Muscular e dessa maneira, usar a mesma ação com todos os Capangas do Rei. (veja mais sobre essa sinergia entre elas AQUI).

No caso do Caveira Vermelha, ele não consegue colocar uma grande quantidade de personagens em cena no mesmo turno, mas ele garante uma capacitação extra todo turno (descarta o Bob para capacitar e resgatar ele com a passiva do Caveira Vermelha). Mas, o Caveira Vermelha consegue ter uma sinergia com Planos de Infiltração e Reestruturação Muscular, no qual, você vai se curando com uma quantidade de cartas acima de sua energia inicial e, na Fase de Ajuste, descarrega os Planos de Infiltração, que serão recarregados no outro turno, dessa maneira, você consegue buscar um personagem com Lâminas todo turno.

Uma jogada que se tornou bem comum é colocar os três Ninja do Tentáculo em cena e controlar o jogo apenas com eles. Você pode buscar eles de várias maneiras: com Convocar Reforços, Planos de Infiltração ou Mary Tyfoid. Em alguns casos, alguns deles acabam entrando no recursos, mas quando isso acontecer, você pode usar a passiva de Resgate Enroscado para devolvê-lo ao baralho, podendo ser tutorado como qualquer uma das cartas anteriormente citadas. Para garantir que eles permaneçam por muito tempo em jogo, o Escudo Improvisado se tornou necessário podendo evitar a primeira ação de dano que alvejava cada um deles.

COMO JOGAR CONTRA ELE:

O maior problema do Rei do Combo, é que ele é um baralho onde, boa parte das vezes, não consegue crescer logo após abrir a cena. Quando você enfrentar esse baralho, aguarde um turno para saber se ele vai abrir o jogo rápido ou não, caso ele abra, então você pode tranquilamente esperar ter respostas suficientes enquanto ele se mantêm travado!

Em alguns casos, você pode abrir o jogo no primeiro turno, isso se você tiver pelo menos duas cartas que permitam compras extras ou gerar recursos adicionais. Assim, o oponente vai ser obrigado a abrir a cena, caso contrário, você irá crescer muito e o seu oponente não irá conseguir mais segurá-lo. Lembrando que o baralho do Rei do Combo tem vários poderes distintos, e abrir o jogo no turno de abertura nem sempre será vantajoso.

Para finalizar, causar dano em vários alvos é a maneira mais brutal de destruir o Rei do Combo! Geralmente um jogador abre entre 3-4 personagens por turno, se cada um fizer uma ação ele irá alvejar no máximo 3-4 personagens, e, mesmo que cada ação nocauteie um personagem do oponente, raramente conseguirá ter os 15 pontos. Então, é muito melhor você usar ações que causam dano em muitos alvos, pois como a Energia Inicial deles são baixas, qualquer dano em área será o suficiente para desandar esse baralho.

REI DO COMBO - VERSÃO 2.0

Para evitar que isso prejudicasse minhas jogadas, deveria criar uma resposta para isso. Foi daí que o baralho recebeu algumas modificações. As, outras mudanças foram baseadas puramente em remoção de cartas mortas e substituição por outras melhores.

DECKLIST: http://mtcgdatabase.com.br/?task=Deck&action=deckPage&deck=4325
ARQUÉTIPO: Combo / Infiltrador 
PODERES:          
Cenário (8)
Habilidade (25)


MODIFICAÇÕES PRINCIPAIS


REMOÇÃO DO CENÁRIO ATAQUE SURPRESA: Ele garante que vários personagens fiquem na capacitação 2, essa capacitação geralmente é inútil, pois depois de tantas ações de Alvejar Comparsas no mesmo turno, você não conseguirá fazer a segunda ação com os seus personagens.

REMOÇÃO DO SUPORTE MÁQUINA DIABÓLICA: Ter sempre uma segunda maneira de ganhar em um baralho de combo sempre é uma boa, mas Máquina Diabólica não ajudava muito bem nisso. Com o custo de 7, quase nunca ela entrava em cena, ou então, você conseguia ganhar o jogo apenas com dano.

REDUZIR PARA 1 A QUANTIDADE DE DEADPOOL: Como esse Deadpool pode ser colocado em cena a partir dos recursos, ou então, se ele estiver no baralho ele pode ser buscado com Planos de Infiltração, podemos reduzir a quantidade dele para 1 e mesmo assim garantir que ele possa estar em cena quando eu precisar.

REDUZIR PARA 1 A QUANTIDADE DE MARY TYFOID: Quando o Rei do Crime entrar em cena ele pode buscá-la tanto do baralho ou dos recursos, tornando desnecessário o uso de duas ou mais cartas dessas no baralho:

REDUZIR PARA 1 A QUANTIDADE DE BOB: Mesmo sendo bom ter uma grande quantidade dele nos recursos para fortalecer o Deadpool, o baralho não se baseia nessa jogada. Mantem-se 1 para ser usado com o Caveira Vermelha para gerar capacitações extras.

REDUZIR PARA 1 A QUANTIDADE DE BUMERANGUE TELEGUIADO: Bumerangue Teleguiado é uma carta de segunda opção, quando tudo der errado! Nem sempre isso acontece, mas quando acontece, são raras as vezes que você ainda tem como poder atacar e recuperar o jogo, para isso é aconselhável o uso de apenas uma dela para ser usado em sua maioria quando você não tem muitas cartas em cena que possam ser permutadas. Lembrando que apenas com uma cópia dele em cena é possível causar dano e permutar entre todos os personagens.

REDUZIR PARA 1 A QUANTIDADE DE MYSTÉRIO: Esse personagem tem uma função, bastante significativa, de buscar À espreita ou, até mesmo, para resgatar algumas coisas dos recursos com Resgate Enroscado junto à Retirada Estratégica, mas, mesmo assim, ele não é um personagem chave para que o baralho funcione bem!

REDUZIR PARA 2 A QUANTIDADE DE CAPANGA DO REI V1: Comparado com o Capanga do Rei V2, ele quase nunca é chamado com a passíva do Rei do Crime, por isso a redução de um deles vem a ser útil para abrir espaço para outras cartas melhores. Lembrando que ainda tem 7 possíveis cartas o qual o Rei do Crime consegue tutorar com sua passiva.

SUBSTITUIÇÃO DE MEDULA POR DENTE-DE-SABRE: Ambos oferecem a mesma seleção de poderes, mas com Dente-de-Sabre você tem uma ação antecipada com dano penetrante impressa. Quanto à Medula, para usar usa ação impressa precisa de pelo menos uma outra habilidade de lâminas, então, por custo benefício é melhor o uso de Dente-de-Sabre.

SUBSTITUIÇÃO DE MEFISTO POR MÍSTICA: A Mística tem a mesma função do Mefisto, entrar em cena em algum personagem que já tenha usado suas ações imprevistas e reutilizá-las como um novo personagem. Mas a vantagem da Mística é bem maior, pois devolve um personagem para sua mão, que, se for Mary Tyfoid ou Treinador, pode servir para um efeito extra quando entrar em cena. Uma das jogadas comuns que se pode fazer é atacar com o Treinador com Alvejar Comparsas, substituir ele por Mística atacando novamente com a mesma ação e finalmente colocar Treinador pegando Alvejar Comparsas da Mística e atacar novamente.

SUBSTITUIÇÃO DE RASGAR POR SHURIKENS: A função dos dois é a mesma, tirar ações de dano em área ou qualquer outra ação que venha a ser uma grande problema. Decidi então usar Shurikens, pois ele não tem nenhum custo de incapacitação, podendo manter meus personagens capacitados para usar mais ações meu turno, além de me permitir que qualquer personagem o use.

AUMENTAR PARA 2 A QUANTIDADE TREINADOR: Treinador se tornou uma carta super essencial, pois ele pode, no turno que entrar, fazer ações de dano, principalmente para poder remover as antecipações do seu oponente. Então, aumentar a chance de ele aparecer se tornou trivial, além de que, em alguns casos, você pode usar o outro Treinador do baralho logo após um deles morrer.

ADIÇÃO DE 2 CENÁRIO À ESPREITA: Em alguns casos, o oponente haverá bastante escudo e nem sempre o Portal para o Microverso aparece no jogo, então para criar uma garantia que você vai consegui derrubar bastantes inimigos, esse cenário se tornou bastante necessário. Além de sua sinergia com Portal para o Microverso é praticamente garantir a vitória para você.

ADIÇÃO DE 1 ELEKTRA: Pode parecer brincadeira, mas ela está no baralho por causa de sua ação impressa. Em alguns casos, o dano em área não vem de uma habilidade, nessa situação Shurikens não será útil, com isso a Elektra podendo incapacitar um personagem oponente em 1, garante proteção contra: Máquina de Combate, Tocha Humana, Ultron-14, entre outros personagens. Em casos de grande necessidade, pode ser buscada por Planos de infiltração.

ADIÇÃO DE 3 ESCUDO IMPROVISADO: Como o baralho usa bastante personagens com pouca energia e escudo, você precisa de uma proteção extra, inclusive para os Ninja do Tentáculo.

ADIÇÃO DE 1 BARÃO ZEMO: Contendo quatro dos poderes usados no baralho, além de ser uma opção de abrir o jogo com Planos de Infiltração. Barão Zemo pode, além de tudo, comprar uma carta durante a preparação, que pode ser usada para capacitações, e depois fazer uma outra ação.

ADIÇÃO DE 1 BARÃO STRUCKER: Da mesma maneira que Barão Zemo, ele possuí quatro dos poderes do baralho, mas com uma vantagem, ele pode ser útil para filtrar as cartas do topo do seu baralho por causa de sua passiva.

Testando o baralho:


Com essa mão de abertura, pode-se abrir com o Rei do Crime com Alvejar Comparsas, Planos de Infiltração, Bumerangue Teleguiado e Shuriken, busca por 2 Capangas do Rei, uma Mary Tyfoid e um personagens com Lâminas a sua escolha (eu escolheria Barão Strucker). Logo após colocaria os dois Capangas do rei, um anexado com Alvejar comparsas e o outro com Reestruturação Muscular.

Com esse campo montado eu posso usar 6 vezes Alvejar Comparsas e com o portal do Microverso na mão eu posso fazer muito estrago! Além de manter na mão: 1x Rei do Crime, 1x Mary Tyfoid e 1x Barão Strucker.


Inicialmente, ao fazer contagem regressiva, Planos de Infiltração irá para minha mão ou recursos dependo de quem começa o jogo, se vier em minha mão, eu descarto para meus recursos e coloco Barão Zemo com 2 Planos de Infiltração, tutorando 2 Ninja do Tentáculo. Uso Retirada Estratégica devolvendo o Barão Zemo para minha mão e coloco ele em campo novamente, dessa vez buscando um outro Ninja do Tentáculo e o Barão Strucker. 

Descarto Capanga do Rei e Portal para o Microverso para capacitar meus personagens e gerar recursos suficientes para colocar os 3 Ninjas do Tentáculo.
Mantive o Barão Strucker na mão para jogá-lo depois.



Com essa mão, não pensaria duas vezes... Descartaria tudo para colocar o Convocar Reforços! Nesse caso, minha mão não veio muito boa, então a saída seria buscar personagens que possam me ajudar. É super aconselhável em casos como esse buscar Mystério para ir filtrando o baralho e buscando alguns cenários.

HISTÓRICO DO REI CAVEIRA:

- 2º Lugar XV Encontro de RPG - Campina Grande (PB) [12 inscritos]
- Duelo contra Kléber do The Game of Cards resultando: Vingadores Fantásticos 2x1 Rei Caveira [Assista aqui a 1ª partida]
- 3º Lugar Campeonato Battle Scenes COPAG - Promo 6: Assalto Sincronizado [15 inscritos]
- 2º Lugar Campeonato Aniversário 2 anos Battle Scenes COPAG - Promo 7: Deadpool [13 inscritos]

NOTAS DO AUTOR

Esse baralho é muito divertido (os oponentes não acham) e muito competitivo, joguei com ele por bastante tempo e me mantive sempre no Top 3 dos campeonatos que participei! Infelizmente meu baralho ainda não foi campeão em nenhum dos torneios, mas não vou desistir de levá-lo ao 1º lugar alguma vez!
Se gostaram do deck, ou se testaram ele, escreva no comentário suas experiências! Além de tudo, qualquer dúvida sobre ele, até mesmo em saber como jogar com ele detalhadamente, pode comentar que eu respondo!


Aproveite


Conheça nossa Pagina no Facebook


Fique ligado na nova promoção MTCG


www.marveltcg.com.br/2015/03/promocao-todos-conectados.html


12 comentários:

  1. Ótimo post, Parabéns. Adorei você colocar as alterações em detalhes, ficou super!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom essas matérias de deck list, e toda a analise em cima dele. Show.

    ResponderExcluir
  3. Legal o post, e o deck pode ser melhorado, acho que ta faltando algumas acelerações no deck... acho que faltam personagens com voo pra usar investigação silenciosa, que faz toda diferença na partida :D

    ResponderExcluir
  4. legal o post, adorei a parte final do raciocinio das maos iniciais, acho que toda deck list devia trazer pelo menos 3 dessas jogadas, o ideal acho que seria ateh fazer mais

    ResponderExcluir
  5. Ficou legal! Para quem gosta desses vilões, não custa tentar.

    ResponderExcluir
  6. Números encerrados para este post.

    ResponderExcluir
  7. Uso esse post como base pro meu deck, mas tenho uma duvida/comentário. Porque o uso de tática cortante? Ela da um novo ataque de laminas, ok! Porem não existe um outro ataque de laminas bom para ser usado. Nem em habilidades nem em ataques de personagens. Porque não o uso de uma carta de laminas com antecipar ? Dança de laminas, trespassar, etc ? Valeu =D

    ResponderExcluir