Image Map

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

As Grandes Jogadas de Battle Scenes





Manaus, 15 de Agosto de 2014,

Olá novamente!

Após duas semanas de hiato, volto a lhes falar sobre este incrível jogo chamado Battle Scenes! Fatores como o retorno à faculdade, aumento de trabalho, resfriados e a COPAG me deixaram meio ocupado durante essas duas últimas semanas. Apesar de eu mencionar a Copag aqui, o que aconteceu com ela foi o exatamente o oposto. Battle Scenes foi lançado dia 25 de Julho, e hoje dia 15 de Agosto, não chegou uma única box da nova coleção aqui em Manaus. E sequer há previsão. Temos três lojas que vendem o produto aqui, e nenhuma recebeu qualquer explicação. Vale lembrar que a fábrica da Copag fica aqui na cidade.

Por isso, fico meio paralisado ao tentar escrever sobre a nova coleção. Não tenho muitas cartas de Múltiplas Identidades, e não posso testar novos decks porque ninguém mais tem também. Apenas um amigo, que comprou 3 boxes na pré-venda, e está dividindo seu estoque para que mais algumas pessoas tenham acesso aos cards.

Tendo isso em mente, esta semana vou fazer um apanhado das jogadas de battle scenes que mais estamos acostumados a ver nas mesas de jogo. Jogadas que fizeram sucesso, jogadas que ainda fazem sucesso, e coisas que poderão surgir no futuro. Mas por que falar disso agora? Bem, a todo momento surgem novos jogadores, e estes novos jogadores podem se sentir perdidos na hora de montar decks. Talvez as jogadas que eu mencione aqui tragam alguma inspiração para esses jogadores se tornarem mais competitivos nos torneios. Não sei porque sempre que visualizo novos jogadores me vem a mente este trecho do livro de Douglas Adams, O Guia do Mochileiro das Galáxias:



Bom, nunca perde a graça. Mas às vezes novos jogadores podem estar tão deslocados quanto essa baleia, e cabe aos jogadores mais experientes mostrar tudo de bom que pode ser feito em Battle Scenes. Muitos jogadores novatos ficam com receio de entrar em torneios porque temem a diferença de poder de seus decks para os decks cheios de super e ultra raras dos jogadores mais "dedicados" de battle scenes. Mas esse é um tabu que não é válido para este jogo. É possível ir bem, e até mesmo ganhar um torneio, com um deck sem os cards mais caros.


Sem mais delongas, vamos à jogada número 1:







Calma, não me xingue ainda. Eu falei de cards baratos e de cara coloco o Mystério na sua frente? Bem, a jogada da qual estou falando já existia antes mesmo de o Mystério ser lançado! Antes mesmo do Mystério surgir, qualquer personagem com lâminas já causava bastante estrago na Etapa de Preparação. Bastava um Deadpool e uma Garras Imoladoras para causar 3 de dano na preparação.

Hoje em dia ainda é sim uma jogada muito eficaz! É claro que com Mystério aumentamos a eficiência da estratégia. Só precisa vir com o Mystério na mão, porque o Sabre vai pro recurso e o Mystério procura o Garras Imoladoras. E no turno seguinte você pode fazer isso de novo. O deck de Lâminas Psíquicas usava bem essa jogada, e muitos outros. Para referências, acesse o MTCG Database para encontrar versões dos decks que tiver curiosidade em saber.

Em meu deck, adicionei um card a esta jogada que acaba se tornando responsável por 20% a 30% das vitórias que obtenho em duelos. Não posso reclamar a autoria desta jogada, principalmente porque Battle Scenes é um jogo bastante carente de decklists vencedoras de torneio, então provavelmente muitos jogadores por aí já tiveram essa idéia:




Adicione mais 1 de dano aos 3 de dano do Garras Imoladoras e você tem poder de fogo suficiente para matar Feiticeiras Escarlates, Mystérios, Espirais, e qualquer personagem 3/1 que esteja enchendo a sua paciência. Tudo isso na PREPARAÇÃO. Isso faz de qualquer deck de Lâminas um ótimo deck pra começar a jogar. Lembrando que tudo pode funcionar SEM o Mystério, qualquer personagem de Lâminas serve, e Canhão Automático é uma carta comum...tudo que você precisa pra começar é isso:

3 Deadpool BSET (gosto dele porque entra do recurso)
3 Garras Imoladoras
3 Canhão Automático




Agora vamos a próxima jogada:







Confesso que quando vi a Espiral achei a habilidade dela "legalzinha". Isso porque ainda não tinha pensado no enorme potencial para causar dano dessa mutante. Foi somente quando a vi em ação que percebi a carta que tinham acabado de criar.

Espiral pode usar duas ações de lâminas, mas não necessariamente pode ficar totalmente incapacitada no processo. Ela pode usar Evisceração Suicida que custa apenas 1 de capacitação, e depois usar Lacerar que custa 0! São 3 de dano penetrante vindos de um único personagem, e com À Espreita pode virar 5 de  dano penetrante. E ela ainda fica com 1 de capacitação para dar aquele Golpe Treinado / Rasgar na Antecipação, que nunca é uma coisa ruim. 

É claro que se você quer explorar ao máximo a Espiral, pode usar Evisceração Suicida com a novíssima carta Dança de Lâminas, e com À Espreita em jogo, é possível causar 6 de dano penetrante com este personagem!


E se você olhar de perto, a primeira e a segunda jogada pertencem ao mesmo deck:

3 Deadpool BSET
3 Espiral
3 Garras Imoladoras
3 À Espreita
3 Canhão Automático
3 Evisceração Suicida
3 Lacerar
3 Dança de Lâminas (não é necessária)
3 Golpe Treinado/Treinamento Intenso
3 Rasgar

Não pretendo aqui chegar a uma lista final. Se você gostou das idéias, complete o deck com vilões que usam Lâminas e Agilidade, e coloque cenários como Ação Dupla e Reflexos Rápidos para completar a lista.  e não esqueça de adicionar mais habilidades ao deck!





Desta forma partimos para a terceira jogada de hoje:





Esta também é uma jogada de muito sucesso nas mesas de Battle Scenes. Em um deck cheios de personagens que usam ataques imprevistos, baixe um portal para o microverso e derrote inimigos que você nem imaginava ser capaz de derrotar. Cards como Saltitar de Poderes Ocultos, o próprio Mercúrio BSET, e heróis como Soldado Invernal e Demolidor de BSPO são bons parceiros do Portal para o Microverso. E por que não Loki Laufeyson e suas réplicas, para completar a coleção.

Hoje em dia as habilidades imprevistas estão mais democráticas, temos ações imprevistas em Vôo, Super Força, Magia, Ataque a Distância, Elasticidade, é só escolher o seu poder e colocar um Portal para o Microverso. Lembrando que na MTCG Database há muitas opções pra você dar uma olhada.

Hoje vou ficando por aqui. Espero que tenha gostado das idéias, e leve essas jogadas para um torneio que você não irá se arrepender. Aos que já são "profissionais" de battle scenes, vale a pena repassar os conhecimentos e fazer o jogo crescer cada vez mais. Na próxima semana e nas seguintes, trarei mais jogadas interessantes, inclusive com cards de Múltiplas Identidades para você ir "pimpando" seu deck, e sempre com  a idéia de colocar combos  acessíveis a qualquer jogador.

ADENDO:

Neste domingo (17/08) acontecerá um mega evento Nerd aqui em Manaus:



Uma mega reunião de amantes do RPG, Jogos de Tabuleiro, Card Games e muito mais, sendo este que vos escreve um colaborador do evento. Estaremos trabalhando em uma Oficina de Battle Scenes, com o intuito de atrair novos jogadores e fazer o jogo crescer um pouco mais aqui em Manaus, me desejem sorte! Quem for de Manaus, vejo vocês lá, a entrada é gratuita!

2 comentários:

  1. Uma jogada limpa-mesa:
    Dois personagens com super-força, voo e ataque energético na mão.
    Concentrar Poder + Ignorar Fracotes + Onda de Energia nos recursos.

    Baixa o primeiro carregando as três cartas e capacita do turno. Como não pode receber dano de antecipação devido ao Ignorar Fracotes, já entra dando 2 penetrante em geral.
    Se no seu turno o oponente não matar seu personagem (herói ou vilão), você mesmo sacrifica ele. Ai baixa novamente um personagem com as três cartas carregadas e repete o ataque. Mais dois penetrantes.
    Deitei 5 heróis de uma vez com essa.

    ResponderExcluir