Image Map

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Draft de Ofensiva Surpresa: O Guia Básico!


Olá amiguinhos!
Sou Richard Colares e hoje venho lhes trazer dicas de quem já venceu dois Drafts! Um formato que cada vez cresce mais no BS.



Pela primeira vez em milênios, Manaus foi agraciada com 3 torneios de lançamento de Battle Scenes. O primeiro foi na Daisuki Variedades, formato Deck Selado mais Boosters, dia 31/08. O Segundo foi na Calabouço Nerd Store, um Draft supimpa no dia 05/09. E o último na World Fighters, outro draft dia 06/09. E eu que nunca tinha ganho nenhum torneio de lançamento antes, nem lançamento de caroço de melancia, ganhei TODOS OS TRÊS.

Fiquei muito feliz com os resultados, ganhar dois drafts me fez perceber que eu estou no jogo certo. E aqui estou para dar umas dicas básicas de como draftar Ofensiva Surpresa! Primeiro de tudo, utilizamos as regras de Draft da própria Copag, abrindo dois boosters de cada vez, e assim por diante. Segundo, você vai ver que não necessariamente você precisa tirar muitas ultras e supers pra se dar bem no formato.

Vamos começar falando das cartas que você precisa ter muita atenção e pescar quantas delas você puder. Você vai receber as cartas do seu amiguinho da direita ou da esquerda, e vai ver cartas muito boas, como Legião, Força Tática, Frenesi de Batalha, e ficar muito tentado a escolhe-las. Mas não são dessas coisas que você está atrás. Se você quiser vencer o torneio, deve ir atrás dos verdadeiros batedores:



(50%)





Uma das boas regras do draft é que você pode ter no deck quantos cards quiser de mesmo nome. Isso mesmo, você pode ter 5 Wolverines no deck quando todos os boosters foram abertos e esgotados. Eu me certifiquei de ter pelo menos 3 de cada uma dessas em AMBOS os drafts que eu joguei. É claro que existem outros personagens que farão bem ao seu deck, os chamados personagens-suporte, e você não pode esquecer deles:



Agora vamos às explicações. Esses personagens acima são bons se você possuir uma ou duas cópias no seu deck. Mary Lebow te ajuda com alguma clarividência, Lince Negra e Lockheed te botam de volta no mapa quando seu oponente colocar mais personagens em cena do que você. Turbo é apenas um personagem com boa ação de dano (eu coloquei 4 Turbo em ambos os drafts).

Agora, uma pequena historinha sobre Mago e Lince Negra. Ambos têm genialidade, e eu já percebi que em uma box geralmente vêm 2 Tecnoassalto. Juntando com Implantes de Adamantium, talvez seja a super rara mais comum de aparecer. Então não esqueça de ter pelo menos 3 personagens com genialidade no seu deck. E não estou falando de Tecnoespião nem Amadeus Cho. Você precisa de personagens grandes e geniais. Em uma só partida eu cheguei a comprar 12 cartas somente com Mago e Tecnoassalto. Mas poderia ser Kid Ômega no lugar do Mago que também faria efeito.

Como você vai preencher o restante dos personagens do seu deck eu não sei, e nem faz muita diferença. Se você conseguiu draftar os cards acima, já tem 50% do caminho para a vitória. Agora vamos falar dos outros 50%.



(25%)

 
Para montar o deck que eu usei você tem que gostar de duas coisas: comprar cartas e gerar recursos. E esses dois cenários são ótimos para isso, eu tinha 4 de cada no deck:

Consiga vários deles e você estará pronto pra ir. “Mas ir pra onde, tio Richard?” – “Para o topo, meu garoto!”. Não tenha medo de incapacitar em 2 aquele seu personagem que acabou de entrar, principalmente se ele não for antecipar no turno do oponente. Você precisa mais de duas cartas do que deixar ele em pé. Se somarmos a carta do turno e Tecnoassalto, são 5 cartas compradas nesse turno. Eu já cheguei a usar Pesquisa Solitária três turnos seguidos. Mas a melhor combinação é alternar Desfechos Paralelos e Pesquisa Solitária, um por turno, gerando recursos e cartas na mão. É aqui que você ganha vantagem sobre seu oponente. Não subestime esses cenários.

 
Agora 2 cenários que eu nunca me preocupei em draftar: Passado Sombrio e Investida Tática. O primeiro não ajuda nem atrapalha em nada, é fácil tirá-lo de cena e seguir com sua vida. Não gaste slots com isso. Já o segundo é uma escolha pessoal, mas a razão de eu não draftar Investida Tática é o fato de todos os meus oponentes se encarregarem disso. Em quase todas as partidas eu me aproveitei da Investida Tática dos outros e nunca senti falta dela no meu deck. Optei por buscar uma variedade maior de cenários ao invés de me concentrar em apenas alguns. Desde que eles me fizessem comprar cartas, é claro.




(25%)




Aqui não há segredo. Não me preocupei em correr atrás de Campo Magnético ou Minério Clandestino, não me fez falta. Ao invés de incapacitar meus personagens para baixar esses suportes eu incapacitava para Pesquisa Solitária, e nunca me arrependi. No entanto, há apenas um suporte que você deve procurar como se fosse o Indiana Jones em busca do Baú da Perdição:


Esse suporte sozinho representa 25% da sua vitória. Conte comigo: 8 players num draft abrem 80 boosters, ou o equivalente a 2 caixas e meia. Isso representa pelo menos 1 Cassandra, e cerca de 3 Legião. Tudo bem que eu disse para você ficar longe do Legião, e mantenho meu argumento em relação a ele. Em relação à Cassandra, é claro que se aparecesse uma nos meus boosters eu pegava sem dúvida. Mas, se você tiver a mesma sorte que eu, tudo vai cair nas mãos dos seus oponentes.

É nessa hora que você estará preparado, e seus oponentes não! Câmara Neutralizadora é a resposta para cards assim, e se você conseguir colocar suas mãos em 2 desse suporte sua vitória estará garantida. Em uma das partidas eu usei uma dessas pra diminuir o escudo do Nova e nocauteá-lo naquele turno. Depois com Tecnoassalto eu devolvi pra mão e usei novamente em outro personagem!




(Aqueles 110%...)



Uma das coisas características em Battle Scenes e que Ofensiva Surpresa elevou até o limite é a pouquíssima quantidade de habilidades que vem nos boosters. No meu primeiro draft consegui apenas 9 habilidades, e no segundo forcei um pouco mais e consegui 15. Mas não são habilidades quaisquer. Esse card aqui ganhou meu coração:


Peguei 5 delas e coloquei no deck. No draft é a única situação em que ela pode usar 100% do seu poder. Facilmente causa 4 de dano nos personagens do oponente, e pela quantidade de personagens de voo que você draftou não terá problema em usá-la. Agora vem as habilidades que em quantidades de 1 ou 2 você precisa ter pra esse deck:


  
E assim seu deck estará terminado.

CONCLUSÕES

Como eu disse antes, as habilidades são bem raras de aparecer nos boosters, mas saiba que pensando nisso eu já te dei toda a condição de vitória apenas com personagens, cenários e suportes. As habilidades são o extra que vai consolidar suas chances de vencer. Em ambos os drafts eu montei meus decks cerca de 90% parecidos com as cartas dessa lista, e os outros 10% foi o azar (ou sorte) dos boosters.

Draft é muito legal, porém pra mim já chega por enquanto. Graças a apenas dois drafts já sou proprietário de 8 Turbo, 7 Câmara Neutralizadora, 11 Ofensiva Surpresa e ainda não possuo 1 Amadeus Cho sequer. Enquanto você vai para o seu draft sabendo mais que seu oponente, eu vou correr atrás das cartas que me faltam. 

Até a próxima, e me conte nos comentários sobre o seu draft!


2 comentários:

  1. Acho que sua conta de tecnoassalto ta errada...já abri duas boxes e não veio nenhum :((
    Fora isso excelente artigo, dicas muito boas e coerentes, domingo vai ter draft aqui na minha região vamos ver se ponho alguma dessas dicas em prática o/

    ResponderExcluir
  2. As inscrições de draft são muito caras?

    ResponderExcluir