Image Map

sábado, 19 de setembro de 2015

Classificação dos baralhos: O que é Tier?


Quem nunca ouviu "esta nova edição lascou meu baralho" ou "opa, agora meu deck vai ficar bom"? Coisas como estas são bem comuns de se ouvir quando é lançada uma nova edição. Eu sou Anderson Thelles e tentarei explicar como isso afeta o metagame.


Durante muito tempo, em várias conversas entre amigos e até mesmo com membros da MTCG conversamos sobre "TIER". Este termo é usado para descrever o quão forte ou fraco é um baralho. A ideia do TIER é gerar uma pontuação para cada baralho, e a partir desta pontuação podemos saber o quão competitivo ele é. Para isto, dividimos em classificações: 

- TIER 1 : SUPER COMPETITIVO

Os baralhos descritos como Tier 1 são aqueles que tem uma chance enorme de serem campeões ou de chegar em uma colocação muito boa nos torneios. Estes baralhos têm uma probabilidade de 67% de chance de vencer qualquer partida contra Tiers mais baixos, ou seja, mais da metade. E contra outro Tier 1 é bem equilibrado, com chances iguais de vitória.

- TIER 2: COMPETITIVO (mas nem tanto)

Os baralhos descritos como Tier 2 são aqueles que conseguem ter sinergia, mas não tem uma mecânica tão boa quanto os outros baralhos. Mesmo assim, conseguem vencer muitos confrontos que tenham pela frente, podendo chegar em uma ótima classificação em um torneio. Alguns desses decks possuem uma probabilidade média de 50% de vitórias em seus confrontos, levando em consideração alguns detalhes pode até derrotar um Tier 1.

- TIER 3: FOR FUN (ou NÃO competitivo)

Os baralhos definidos como Tier 3 são aqueles que você monta mais para fazer um teste de uma estratégia ou até mesmo para brincar! Não são baseados em jogadas consistentes e nem mesmo tem uma boa sinergia. Mas, que no final pode ser muito divertido de jogar fora de torneios. Eles conseguem ter apenas uma média de 33% de vitórias contra a maioria de seus oponentes.

Não confundam! Não estou dizendo que um baralho Tier 3 nunca irá vencer de um Tier acima dele ou até mesmo não conseguir ganhar um torneio. Mas as chances disso acontecer são BEM menores que um baralho de Tier 1. Usando as estatísticas citadas acima, por exemplo em um torneio com 5 rodadas, com uns 10 participantes, um baralho TIER 1 tem 13,5% de chance de vencer o torneio, enquanto um baralho TIER 3 tem 0,39% de chance de vencer o mesmo torneio. Viu a diferença?

Estes Tiers mudam de edição para edição, de acordo com as cartas que aparecem, alguns baralhos se tornam mais fortes, enquanto outros não conseguem melhorar nada, ou até pioram com o surgimento de hates contra ele (cartas que prejudicam seu deck ou uma jogada forte do seu deck). Neste caso, cada baralho pode se manter no mesmo Tier, subir ou descer de nível a cada edição lançada. Simplificando, nenhum baralho consegue surgir no Tier 1 "do nada". Ele geralmente vem progredindo com o tempo até conquistar o pódio.

EXEMPLOS DE BARALHOS TIER 1 

  • Guardiões da Galáxia
  • Ultron
  • Magia e Voo
  • Vingadores Fantásticos
  • Tentáculos Alados
  • Turno Infinito
  • Irmandade de Mutantes
  • Sexteto Sinistro
  • Homem de Ferro e aliados

EXEMPLOS DE BARALHOS TIER 2

  • Poder Cósmico
  • Homem-Aranha
  • Controle Telepático
  • Mestres do Terror
  • Batalha nos Céus
  • Ostentação
  • X-Men Ataque Energético/Voo

EXEMPLOS DE BARALHOS TIER 3

  • Shield
  • Hidra
  • Kree
  • Capitão Universo Britânico
  • Quarteto Futuro
  • Gangue da Demolição
  • Rei do Combo
  • Galactus Combo
  • Super Escudo
  • Telepatia Regeneração
  • Tropa Alfa
Você deve estar olhando os baralhos que estão colocados nesta lista acima e reclamando que algumas deveriam estar em outro Tier, mas, são todos baseados em estatísticas! Venhamos e convenhamos que se olharmos direitinho, percebemos que os baralhos do Tier 2 são bem consistentes mas, mesmo assim, sentem dificuldade contra os do Tier 1. O mesmo vale para o dos Tier 3 comparado com os dois acima.

Notas do autor

Como eu usava faz um bom tempo este termo, queria divulgar a todos para que vocês tenham uma base para quando for montar seu baralho. E mesmo que você não monte um baralho Tier 1, que você saiba que vai ter uma chance alta de você enfrentá-los e ter uma base de como poder ganhar.
Aliás, se você não reconhecer um dos baralhos citados acima, mandem um comentário do baralho que você não conhece que eu irei descrever ele em um outro material. Obrigado a todos!


16 comentários:

  1. Essa porcentagens são baseadas em qual parte inteira? Se você tem uma informação tão precisa como 67% ou 0,39% num universo de possibilidades que batem a casa dos milhares, levando em conta todas as cartas lançadas, é preciso mais dados sobre essas medidas. Por um lado pegamos um questão totalmente subjetiva, que é a sub-divisão de decks por nível de competitividade, e de repente se tem um dado totalmente objetivo que aparentemente não leva em consideração nenhuma experimentação documentada ou matematicamente comprovada.

    Só digo isso para tomar cuidado para não parecer pseudo-ciência, coloque mais informações sobre essa parte 'exata' do texto. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre Anderson botando pra descer nos posts, faz um post explicando o que leva um deck a ser de determinada tier.

    E avisa ai ao pessoal do MTCG que estão devendo o post do treinamento intenso do Rei do Crime.

    ResponderExcluir
  3. poderia ter link de exemplos desses baralhos no mtcgdatabase. Já que faz parte do mesmo grupo (MTCG). Fica a dica para a matéria ficar mais completa.

    ResponderExcluir
  4. Eu não gosto muito da ideia de Tiers... Eles agregam de mais é causam muitas confusões, além de serem levadas muuuito a risca em várias situações.

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante o assunto, as porcentagens não vou falar pois ja foi falado tudo, senti falta dos links para cada deck comentado, como por exemplo esse deck chamado ostentação, fiquei sem saber se era de maneira geral ou se tem um padrão... tirando isso eh um bom texto

    ResponderExcluir
  6. bom gostaria de saber onde tem os links dos decks pq no mtcg tem varias versoes dos mesmos decks qual é tier 1?

    ResponderExcluir
  7. Bom, fica a duvida se o autor quis explicar o significado do termo ou classificar baralhos famosos de BS. Seria muito bom apontar os dados estudados para chegar a essas conclusoes estatisticas na minha opiniao.

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito das matérias do MTCG. Todos os autores tem minha gratidão e respeito pela dedicação ao BS. Alguns de meus decks tiveram forte influência do que é publicado no MTCG.

    Entretanto, estatísticas de desempenho de decks no BS exigem estudos muito complexos.. Descrição sobre o que é TIER ficou ótima! Apenas não concordo em envolver resultados com o nível de precisão utilizado sem uma base para análise e métodos de cálculos que levam à esses percentuais. Isso pode comprometer a credibilidade do material publicado. Estatística é coisa muito séria.. Classificar os decks nos tier também não achei legal. Ficou meio vago.

    O trabalho feito no MTCG, pra mim, é puro jornalismo! E cada vez mais, leitores exigentes (e alguns chatos, como eu) consultam o site antes de investir num deck. Que responsabilidade, hein? Mas estão mandando muito bem!

    No mais, curti a publicação. Parabéns, Anderson!

    ResponderExcluir
  9. Achei que a ideia do post foi boa, mas completamente mal executada...

    Principal ponto que acho muito falho são as mesmas estatísticas que estão todos falando aí acima, sou matemático e repito a frase do Rannier, "Estatística é coisa muito séria..."

    Sair postando analises de chances de um deck ser campeão ou chegar a um top 4 sem um estudo rígido sobre as montagens, possibilidades e metas de cada região, acaba sendo nada mais que papo furado...

    No mais a ideia é realmente interessante! Continuem com os posts pois vários deles são muito bons! =)

    ResponderExcluir
  10. Realmente, falar que a cada 6 partidas entre TIER 1 x TIER 2, 4 delas seriam ganhas pelo TIER 1 sem considerar os jogadores de cada deck não faz muito sentido.
    O post poderia simplesmente listar os decks com maior sinergia, considerando as cartas lançadas até o momento. Quem sabe seria até uma forma de influenciar os desenvolvedores do jogo a manter o equilíbrio.
    De qualquer forma valeu a intenção Anderson!
    Agora é aguardar o Royal p descobrir realmente se existem decks mais a frente dos outros ou se algum jogador vai conseguir quebrar essa lógica.... rs
    Guilherme - Santos/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se fala que um deck tier 1 ganharia 2 em 3 partida contra um deck de tier 2 significa que com os decks em autopiloto (dois jogadores que possuem capacidades de jogar perfeitamente com o deck ou dois computadores que jogam com os decks da melhor forma possivel) o deck de tier 1 tem 2/3 chances de ganhar a partida, e essa 1 partida ganha pelo deck de tier 2 pode nem existir se o deck tier 1 não tiver mão/ abertura ruim, o que é muitas vezes o caso.

      Excluir
  11. Legal o esquema do Tier e fico me perguntando pq alguns decks não estão no Tier 1 e alguns do 1 não estão no Tier 2. Mas ok

    ResponderExcluir
  12. resumo do novo tier 1

    TIER 1
    Ultron
    Tentáculos Alados
    Turno Infinito
    Pula, Pula fila da Pula

    ResponderExcluir
  13. Perae, tropa alfa como deck for fun? É sério?

    ResponderExcluir
  14. Não adianta ficar bravo pelo fato de seu deck não ser considerado tier 1, realmente acho dificil apontar uma porcentagem especifica, mas com certeza o que foi escrito esta mais que certo e diria que com experiência de mais de 10 anos jogando card games as vantagens de vitorias dos tiers 1 são ate maiores que a porcentagem que foi colocada na matéria, o que não quer dizer que um tier 2 não seja um deck muito forte.
    As analises são em cima dos resultados de torneios que tivemos até aqui e não interessa o que vc ou o que eu tenhamos como opinião, os decks que fazem mais resultados, quando digo resultados significa ter uma constância em tops 4, são tier 1 e pronto, a partir do momento que um tier 2 começa fazer resultados de forma constante ele se torna um tier 1, simples assim.

    ResponderExcluir
  15. Considerando que houve um estudo com base em torneios realizados, acho que a matéria poderia indicar quais foram esses torneios, destacando o Top 4 e a cidade do torneio...

    ResponderExcluir