Image Map

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Considerações sobre o Metagame


Olá novamente!

Domingo dia 21 tivemos aqui o 2º Torneio Força Total Battle Scenes, e este não é um report de vencedor! Ao invés disso vou falar de como está o metagame com a nova coleção, Múltiplas Identidades!





Há duas semanas eu postei a lista do deck que eu utilizei no 1º Torneio Força Total, Lâmina A, pilotado com muito sucesso e vencedor com um score de 4-0 no torneio. Como não tinha outro deck pronto, resolvi levar o mesmo deck para este segundo torneio, para tentar repetir a sorte. Fiz algumas mudanças básicas no deck, e para você lembrar da lista anterior, aqui vai:




Tanto no torneio anterior quanto nos testes da semana, Bomba-A se mostrou bem ineficaz, então retirei o Bomba, e como consequência, retirei também os cards de Regeneração, e no lugar coloquei Bastão e mais habilidades de Agilidade. Também coloquei Kang, apenas para encher linguiça. Enfim, destruí a sinergia do deck, mas é isso o que acontece quando você faz mudanças de última hora. Nem sempre isso acontece, mas a probabilidade de o deck ficar ruim é muito alta.

Como resultado, amarguei um penúltimo lugar no torneio, vencendo apenas um deck de Vôo, Telecinésia e Magia que me levou a 4 cards no deck. Provavelmente teria perdido esse jogo também, se não tivesse topdeckado um Fanático e em seguida um Mystério.

Quando se trata de explicar derrotas, prefiro fazer um report bem curto, rs, então sobre isso vou ficar por aqui.

A segunda parte deste artigo é para falar do poder Ataque Energético, um algoz implacável no torneio, minhas duas derrotas foram para decks que utilizam esse poder, e ele está mais forte do que nunca!





A primeira derrota foi logo na primeira rodada, contra o deck de Vôo, Super Força e Ataque Energético do Vinícius Carvalho, que acabou ganhando o torneio. Também enfrentei esse deck no torneio passado, porém havia conseguido vencer. Uma coisa que tenho para falar sobre o deck: Ignorar Fracotes + Concentrar Poder + Hipérion, não tive a menor chance. Até comecei bem matando 1 Tony Stark e 2 Homem de Ferro com um único Pyro, mas tudo foi pelos ares quando o trio chegou.




Antes do torneio havia pensado em alternativas, como Entrave Temporal, Mina Explosiva e Embaralhador Eletrônico, mas a verdade é, nenhuma delas consegue assegurar sua vitória. Você pode montar sua cena da melhor maneira possível, mas qualquer personagem energético que entre em cena com Ignorar Fracotes e Concentrar poder irá destruí-la. Eu optei por colocar Toupeira Mecânica e Entrave Temporal, mas não adiantou muito. Ficaria feliz de ver que opções vocês estão adotando por aí para lidar com esses cards.

Uma outra opção que está ganhando bastante adeptos é a combinação Incursão Surpreendente + Fúria Descontrolada, com a adição de Manchete do Clarim acaba se tornando um dano poderosíssimo, e nas mãos de Hipérion, Homem de Ferro, Patriota e companhia é uma jogada muito forte.


De volta ao Ataque Energético, sua recente popularidade está bastante relacionada à incrível melhora na capacidade de causar dano. Nas primeiras edições, se você quisesse causar um bom dano deveria estar disposto a utilizar muitos poderes que requerem 2 de capacitação, como Raio de Força e Onda de Energia. Hoje em dia, porém, você encontra opções melhores e mais baratas, e isso é um saco.




As cartas acima representaram a minha segunda derrota no torneio. O deck de Xmen (também do torneio passado) trouxe em um único turno 3 Concentrar Poder, com 3 Raio de Força, 3 Chuva de Raios e 2 Pulsos Destruidores. Mesmo que eu tivesse condições de lidar com os 3 Concentrar Poder, a Tempestade que entrou junto anulou qualquer chance minha de causar dano.

O metagame está mudando. Os decks de Ataque Energético estão assumindo o papel de protagonistas dos torneios, seja com Xmen, seja com Thunderbolts, seja com Hiperion ou até mesmo Ultron e Sentinelas, se você quer sobreviver a este ambiente, alie-se aos poderes energéticos ou encontre uma forma de lidar com eles. Essa será a minha tarefa para casa essa semana, e o que eu encontrar de respostas eu conto pra vocês semana que vem. Quem sabe este cara volte a figurar nos torneios?




Em torno das discussões a respeito do poder do raio, muitos decks vem utilizando suas habilidades energéticas para vencer partidas e principalmente torneios. Uma vez que o Thor pode ser aquele que irá parar a escalada do Ataque Energético (será mesmo?), uma opção que vem sendo deixada de lado por algum tempo e pode voltar a figurar entre os decks de sucesso é essa equipe aqui:




Coisa e Mulher Hulk podem utilizar o Ignorar Fracotes e Fúria Descontrolada, enquanto Tocha pode utilizar o Concentrar Poder e Ataques Energéticos, além da própria mulher invisível, capaz de usar a Incursão Surpreendente e até mesmo Alteração Subatômica, uma ótima resposta para Ignorar Fracotes do oponente. Acrescentando um personagem aqui e ali, e com a próxima edição Invasão Cósmica batendo à porta, talvez o deck de Quarteto mereça uma segunda chance, não?

Fico por aqui, até mais!


Arquivo de Artigos: Battle Scenes AM

3 comentários:

  1. Não é nada demais o deck de Ataque Energético, é um dos decks tops, mas perde para o Despedaçar a Realidade e Regeneração.

    ResponderExcluir
  2. Quando comecei a ler o post, fiquei imaginando se vc não iria falar do fantastic5(com mulher hulk), eles simplesmente tem sido excelentes e tenho vencido os decks de ataque energético. A melhor forma de se proteger do concentrar poder é poder antecipar o personagem que acabou de entrar, e vc faz isso combinando M Invisível, Tocha e o Borracha, o último tmb serve para garantir que vc tenha sempre a antecipação no personagem certo. O ignorar os fracotes só é problema para decks que focam no dano na antecipação, o que não é o caso do Quarteto, onde a antecipação serve apenas de controle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o quarteto, eu não iria falar deles. Mas depois que o artigo estava pronto eu acordei no meio da noite com a ideia do quarteto na cabeça e tive que editar o artigo pra inclui-los, rs

      Excluir