Image Map

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Eis a minha Surpresa!



E ae pessoal da MTCG, sou eu o jovem medigato barbudo Léllis escrevendo mais uma vez sobre essa surpresa anunciada no dia 5, sexta feira passada. Sim senhores, é sobre o Cubo Cósmico que vou escrever. Além de discutir a funcionalidade dessa carta que, de certa forma, gerou polêmica (mas convenhamos, o que em Battle Scenes não gera polêmica?) vou também compartilhar minha opinião pessoal sobre o que essa carta pode trazer ao jogo.


Observei uma infinidade de comentários sobre O Cubo e podem discordar de mim, mas a funcionalidade dessa carta vai além de qualquer outro item único já lançado no jogo. Porque?

Simples, não é apenas o acréscimo de dano que chama atenção, é o detalhe que diz “Este personagem ganha os poderes dos cards de habilidade que ele estiver carregando”. É a primeira carta de Battle Scenes que faz isso, e claro, tanta apelação tinha que vir com uma penalidade forte (justo) que é “No início da sua fase de ajuste, descarregue OUTRO card que este personagem estiver carregando”.

 Mas chega de puxar saco dessa carta e vamos ao que interessa!

A Battle Box foi anunciada em 2 versões, ambas trazendo 2 cards exclusivos cada. Já somos familiarizados com eles, são Loki e Thor (Sangue Asgardiano) dos decks temáticos de Evolução Tática e Caveira Vermelha com Capitão América (Guerra Incessante) dos temáticos de Poderes Ocultos.

Achei a escolha da Copag nos cards exclusivos linda e ruim ao mesmo tempo, mas como isso? Esperem, vou me justificar!

Qualquer jogador que se preze em Battle Scenes sabe da utilidade e superioridade de Loki em relação aos outros cards exclusivos já lançados, ou seja, acho que as Battle Box de Loki vs. Thor vão desaparecer com a mesma rapidez que os decks temáticos do Loki o fazem, ou seja, esse é o detalhe que achei ruim. Por questões de comércio claro e também por questões do tipo “Poxa, esperava pelo menos uma arte diferente dentro da carta, não só uma borda diferente!”.

Também achei demais o fato desses personagens estarem na box, visto que nos primeiros filmes da Marvel de Capitão América, Thor e até mesmo nos Vingadores o foco dos filmes é a busca pelo Cubo! O contexto em que a carta aparece é realmente muito condizente com o Universo Marvel que a gente gosta! E esse é o detalhe lindo que envolve o lançamento da carta. Lembrando que é a primeira das Jóias do Infinito, e esse card pode indicar um possível spoiler de que a gente vá ver Thanos e a Manopla futuramente (felicidades pros fãs dos quadrinhos).

Além desses Cards e o próprio Cubo Cósmico, a Battle Box vem com 4 boosters (blé), um de cada edição e também 2 Dados de Escudo. Sim jovens, dados exclusivos de Battle Scenes, e juro que eu sou um jogador que é apaixonado por dados (e quem não?). Não tinha porquê não me agradar um par deles exclusivos para o jogo, já que não existia nada parecido com isso antes (estou no aguardo de uma moeda metálica para decisão do começo de jogo senhora Copag!).

Se você tiver aqueles dinheiros para card game guardados, agora é a hora dele sair voando. Já tive acesso ao preço sugerido da Copag e não acho que passe de 40 reais uma box dessa. Se eu fosse você comprava assim que fosse anunciada a venda.


  • Análise Técnica do Cubo Cósmico

Acompanhei  discussões dos jogadores na página de anúncio da Battle Box e até hoje acho que ainda tem players falando sobre esse card e lendo esses comentários, alguns pontos me chamaram atenção.
O primeiro desses pontos foi muito jogador achar que essa carta vai revolucionar o Battle Scenes de forma que se o seu deck não tiver um Cubo Cósmico ele vai ser um lixo! E vai só perder! E também não quero mais jogar...Calma aí jovem, não se exalte!

Não é bem assim,  o Cubo Mágico é sim forte, bem funcional em muito deck porém não vai desequilibrar o jogo da maneira que acham. É um item único e a penalidade é bem forte, como já disse é praticamente um de dano penetrante na sua fase de ajuste, ou seja, você precisa de skill suficiente pra usar esse card sem que a penalidade dele te prejudique te levando a uma derrota. Usar na hora certa é a chave.

A sinergia entre Mystério, Investigar Ruínas, Cubo Mágico, Manchete do Clarim, À Espreita e afins está mais do que óbvia, porém se você não usar dano de Ações Imprevistas ou não se cuidar para proteger essa carta ela vai ser só mais um alvo para ser retirado do personagem que a estiver carregando.


  • O que eu posso concluir?

Que o Cubo Mágico não tem condições de apresentar riscos ao ambiente do jogo, não acho que exista algo que desequilibre um ambiente ainda tanto quanto Mystério já o faz e também garanto que não vai ser um Staple que entra em todo e qualquer deck, é uma carta muito forte e funcional, mas que exige muito de alguns personagens e de muita skill do jogador.

Isso aí que eu disse foi só uma análise de contexto e técnica, espero mesmo que vocês tenham gostado e caso tenham algum comentário é só deixar aí, ou então é só chegar no facebook, procurar por Léllis Barboza e sucesso. Você não será ignorado. E perdão pela foto ruim que arrumei aqui da carta Cubo Cósmico, meus dotes em photoshop ainda estão se aprimorando, é o mais limpo e nítido que consegui.

Agora aqui vai um recado pra Copag que ainda não lançou o programa e ainda não deu indícios de uma liga oficial próxima, mesmo com as promessas. Nós jogadores queremos uma liga oficial e um programa para gerar os torneios com melhor organização! Nós jogadores precisamos de vocês! O Cubo é Maneiro, mas, mais maneiro ainda seria uma Liga Nacional!

Muito obrigado.

-Léllis Barboza.

Um comentário:

  1. Muito boa a matéria. Concordo sim, Carta forte, mas não é motivos para alardes, até por que, será bem acessível a todos.

    ResponderExcluir