Image Map

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Metagame


Este é o meu primeiro post no mtcg e já vou falar de algo bastante controverso: O Metagame em Battle Scenes.




Felizmente nenhum deck domina o ambiente e temos uma variedade saudável de possibilidades de decks, tanto para jogadores mais competitivos quanto para jogadores casuais.
Entretanto, um padrão começa a emergir: Ações Imprevistas > Ações em combate (mesmo que sejam Antecipar)

Cartas como Investigação Silenciosa, Incursão Surpreendente, Voar Alto e Alvejar comparsas, para citar apenas os exemplos mais gritantes, tem aparecido em cada vez mais decks e dominado um grande número de jogos.

Claro que temos opções para combater este tipo de ação, como Embaralhador Eletrônico, Sensor de Movimento e Ziguezague mas elas não são tão efetivas. O Embaralhador só previne uma ação, de um personagem e apenas se ele a usa no turno que entra em jogo, Sensor de Movimento é muito forte caso você tenha um personagem H.I.D.R.A, caso contrário é na melhor das hipóteses medíocre e Ziguezague só funciona se estiver carregado em um personagem que tenha o poder voar e protege apenas aquele personagem. Talvez tentar algo específico contra este tipo de estratégia não seja o caminho, e talvez isso seja uma coisa boa.
Ações na preparação são excelentes por que “jogam em seus próprios termos”, no seu turno, sem tomar Antecipar e sem nada que o oponente possa fazer em resposta, entretanto elas não causam tanto dano e brilham quando descarregam habilidades chave deixando o oponente em uma posição desfavorável.
Talvez a melhor forma de combater essa estratégia seja “equilíbrio”. Um deck com personagens com bons atributos, energia inicial, escudo, ações sólidas e principalmente: Um deck com “recursividade” o suficiente para conseguir continuar a fazer ações relevantes mesmo tendo descarregado Habilidades a escolha do oponente.
Defender-se também não faz mal, alguns suportes como Esconderijo Secreto e Chamariz Holográfico não são específicos mas evitam algum dano e podem comprar tempo o suficiente para ganhar uma posição sólida no jogo.
Eu acho que o caminho para enfrentar decks de personagens que entram em jogo fazendo algum efeito e ações imprevistas é este: Equilíbrio e Recursividade, o que você acha?
Sou o Cação, escrevo diariamente para o blog www.batalhasdecartas.com e agora para o MTCG.
Abraço e bons jogos.





Um comentário:

  1. É amigos, está cada vez mais difícil de jogar contra decks "ímpetos".
    Eu acabei indo na onda do "Não pode vencê-los? Una-se a eles"....kkkkkk!

    Mas acredito sim que cedo ou tarde haverá uma revira-volta.
    Desde a primeira coleção não houve se quer 1 deck imbátivel que não fosse derrotado por outra com o lançamento de novas edições.
    Mas agora o BAM BAM BAM da história são os ímpetos, e como nosso amigo comentou, os recursos disponíveis no momento ainda são poucos para deter essa estratégia.

    ResponderExcluir