Image Map

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Report da Liga Iniciativa Vingadores de Porto Alegre após 8 etapas

É pessoal, chegamos ao meio do caminho da Liga que está sendo um sucesso. Alguns duvidaram que desse certo, outros achavam que não era hora mas o fato é que depois que iniciou o primeiro torneio com apenas 12 jogadores, já tivemos 21 pessoas que participaram de pelo menos uma etapa. Com um pico de 15 jogadores e um mínimo de 9, a Liga mostrou que o jogo está crescendo e a melhor maneira de incentivarmos esse processo é realizar torneios. Na minha opinião já deveria existir um ranking brasileiro e uma tentativa de se realizar um torneio de nível nacional.

Bom, vou contar como começou a Liga e o que já aconteceu até aqui. Eu (Adriano Pereira) já falava com o Wagner Macedo (da MTCG) para que ele criasse uma Liga semanal para animar o pessoal a jogar e não só marcar um For Fun, pois isso reunia poucas pessoas. O jogador Thiago Gajko também era a favor e como ele prefere um cenário competitivo em vez de apenas jogar para brincar também resolveu dar suas idéias. Nós três resolvemos botar em prática esse projeto e ficamos como responsáveis pela Liga para ser realizada na loja Ilusões Industriais, porém, nada partiu da própria loja. Eles apenas nos cedem o espaço e os boosters de premiação de cada torneio com um 
descontinho ainda.

Após uma reunião (no corredor onde fica a loja), com a presença de alguns outros jogadores demos o pontapé inicial para a formação das regras da Liga e ficou definido assim: seriam 16 torneios semanais durante 4 meses até o lançamento da próxima edição e assim batizamos essa Liga com o nome da edição atual Iniciativa Vingadores. Para resolver o problema de uma competição longa onde quem comparecesse em todos os dias teria uma vantagem, optamos por fazer 4 descartes dos piores resultados de cada um. Assim se você faltar 4 vezes e ganhar as outras 12 você será o campeão da Liga sem ter comparecido nas 16 datas. Isso ajuda quem tiver um compromisso marcado para a mesma data ou ficar doente, etc. A inscrição de cada torneio é de baixo custo para atrair novatos e não pesar no bolso para ninguém, apenas R$ 5,00. Cada etapa tem uma premiação para os três primeiros (quase sempre 3-2-1) e mais 1 booster que é sorteado entre os demais. Assim, até quem for o último pode sair premiado. Aí vocês me perguntam “E o dinheiro que sobra?”. Essa é a melhor parte, pois o restante de cada torneio (cerca de 50% a 60% do valor arrecadado) fica suspenso para no final dos 16 torneios premiar com boosters os 10 primeiros do Ranking da Liga. Isso vai dar quase uma box para o primeiro e segue em ordem decrescente até o décimo que vai receber no mínimo 10 boosters. A idéia atraiu a atenção dos players de Porto Alegre e arredores e o pessoal começou a comparecer em peso. A média é de 13,3 jogadores por torneio até aqui.

Outro aspecto da Liga é a rotatividade de formatos. Como o jogo é novo, ele não possui formatos variados como outros card games e alguns jogadores sem muitos recursos financeiros para ter as cartas mais caras do jogo se sentem fragilizados em competir contra outros com decks brilhantes de tantas ultras e supers que possuem. Por isso decidimos que apenas metade dos 16 torneios seria valendo qualquer carta (Livre) e os outros 8 torneios seriam divididos em dois formatos (4 de Tribal e 4 de Item Único) para ter uma variação dos decks e premiar a criatividade de cada jogador. Numa rápida explicação desses formatos para vocês, o Tribal se resume ao jogador ter apenas personagens e suportes de uma única afiliação com acréscimo de outros N.A. se quiser ou precisar preencher o mínimo de 15 personagens da regra original do jogo. Enquanto que no formato de Item Único, a nossa regra só permite uma cópia de cada carta como se todas fossem Item Único (esse formato foi inspirado no Commander do Magic).

Feiticeira Escarlate por Adam Hughes.jpgSobre os torneios já realizados posso falar que aconteceram algumas surpresas e muitas constatações. No formato Livre temos uma supremacia dos decks de magia do Giordano Ferreira com seus Mystérios (sempre na manga hehehe), Feiticeira, Dr Estranho e Nico e do autista de turno infinito do Wagner Macedo que sempre vão bem fazendo 3-1 ou 4-0. O deck do Wagner gerou até polêmica de que a carta Despedaçar a Realidade deveria ser banida ou ter seu texto alterado pois ele sempre abre muito rápido a mesa com personagens de custo baixo como Chispinha, Graviton, Mulher Invisível, Fênix, Senhor Fantástico e com Capitão Universo para evoluir. Com uma boa abertura e vindo o despedaçar ou Exploração Aérea fatalmente ele ganha a partida no turno 2 ou 3 fazendo você tombar o deck com Poltergeist. Thiago Gajko que é o líder do ranking também vem fazendo ótimos resultados com exceção de um dia que resolveu testar um deck novo e fez 1-3 que está servindo como um dos descartes até o momento, mas agora se consolidou nos últimos dois Livres com dois 4-0 usando um deck focado em vôo, ataque energético e superforça, abusando de Asa Vermelha e Falcão com Tony Stark, Homem de Ferro, Caça-Hulk e cia. Por fora aparecem Axel Sarmento e Adriano Pereira que são bem regulares sempre fazendo 2-2 com um resultado 3-1. O Axel desenvolveu um deck de incapacitação focado em vôo e elasticidade usando Homem de Gelo, Mulher Aranha, Homem Máquina, Vampira V2, entre outros, para usar Atrasar, Enclausurar, Voar Alto e Circundar, enquanto que Adriano começou a Liga usando um deck de telecinese com Fênix, Magneto, Rocha Lunar e uma ajuda do Homem Radioativo e o cenário Exaustão, mas agora ele pilota um deck de ímpeto com personagens de ataque a distância e agilidade que entram batendo como Treinador, Pyro, Mística V2, além de Kraven, Mystério e Vampira V2 que podem usar Entrada Triunfal. Marcelo Gajko com seu deck de Irmandade e magia conseguiu dois resultados bons (3-1), um médio (2-2) e um ruim, no último (1-3).

Nos formatos alternativos que vemos algumas mudanças. No Tribal nenhum foi capaz de parar a Irmandade de Mutantes pilotada pelo Marcelo Gajko que fez duas vezes 4-0. Os X-Men de Guilherme Pazzeti apareceram em apenas um torneio e fizeram 3-1 perdendo apenas para o de Irmandade. Wagner Macedo fez um 3-1 no último tribal com Sexteto Sinistro e Carlos Eduardo se rendeu ao deck de Irmandade e também fechou 3-1. Um novato chamado Edson Lima apareceu na segunda etapa de Tribal com Mestres do Terror e fez 3-1 também.

No formato mais imprevisível da Liga, o de Item Único, temos apenas uma certeza. A galera adorou a ideia e isso deu uma movimentação nas trocas e vendas de cartas para você poder montar o deck que pensou mas que faltava algumas peças. Para vocês terem uma ideia do equilíbrio, quatro jogadores terminaram 3-1 e nenhum ficou 4-0 no primeiro torneio nesse formato. A classificação ficou pelo saldo pra definir o torneio entre Giordano, Axel, Thiago e Suami. Já no segundo torneio de Item Único, Edson Lima (em seu segundo torneio na Liga) fez 4-0 com um deck muito focado em magia. Marcelo Gajko, Giordano e William terminaram 3-1 que ajudou para que eles continuassem bem no ranking.
Já temos na “pool” dos valores arrecadados R$ 293,00 e isso é só a metade do período. Se continuar a mesma média de jogadores teremos esse valor duplicado para ser revertido em boosters com o acréscimo de uma box cortesia da MTCG em parceria com Copag para serem distribuídos entre os 10 primeiros da classificação final do ranking com 4 descartes, ou seja, vale a pena jogar pra se divertir e no final ainda ganhar boosters. Além da premiação, os quatro primeiros da Liga ganham um convite para participar do Torneio Masters no final da temporada que reunirá os 8 melhores para concorrer a uma box e playmat sem custo nenhum em jogos eliminatórios com melhor de 3 partidas (os outros 4 saírão de 4 torneios mensais). Fica a dica para que outras cidades do Brasil sigam o exemplo e façam igual ou parecido com isso.


Recordamos também que semana passada aconteceu em Florianópolis o 1º Torneio da Região Sul que dava uma box ao campeão que acabou sendo este que vos fala numa final contra o catarinense Tiago Pinto. Eventos como estes dão força para o jogo seguir crescendo e ganhando adeptos. Os filmes da Marvel também dão um belo suporte para o card game reunir mais apaixonados. Um abraço e até o próximo post.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário