Image Map

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A Era de Apocalipse no BS

E aí galera! Meu nome é Léllis Barboza e como fã de Apocalipse que sou, venho trazer os detalhes do que pode ser esse personagem entrando no novo metagame! É só ler a matéria.


Apocalipse:

Essa carta logo de cara pode não ter nada impressionante ou assustador, porém analisado com mais cuidado ele começa a brilhar, não apenas por ser foil. É um personagem grande, mas com a quantidade de proteções existentes hoje ele não vai ter problema nenhum e seus poderes conseguem fazê-lo ainda mais resistente. Possui Elasticidade para um deck de controle evitar seu nocaute e mais importante ainda, possui Regeneração para torná-lo quase imortal.

Mas não é só isso que o torna importante no jogo, analisando melhor seu texto e sua ação dá para se tirar um proveito enorme da sua força. Por isso, mostrarei algumas possibilidades para En Sabah Nur.

É um personagem que se protege muito bem e que abre um leque de possibilidades por conseguir transformar os personagens mutantes em cena em personagens da afiliação dele. O bom uso do personagem é bastante simples, só é necessário um bom controle sobre suas próprias jogadas, confiram abaixo as possibilidades e detalhes pontuais da carta.

Regeneração:

Esse é um detalhe que não pode escapar caso você deseje mais do que tudo usar o Apocalipse. Pra quem está mais ligado nas publicações daqui do blog, na semana passada escrevi sobre a ascensão desse poder por causa da carta Multiplicação de DNA.

Pois bem, essa carta consegue ser perfeita para Apocalipse porque como vocês já devem ter reparado pelo texto, na ação Sacrifício Genético o Apocalipse pode dar alvo nele mesmo, ou seja, na sua Fase de Preparação você usa a ação no próprio personagem e depois é só antecipar surpresa com Multiplicação de DNA. Seu personagem acabou de sair ileso com um combo surpresa. Ou analisando uma jogada mais simples ainda, basta permutar Reestruturação Muscular na preparação nesse personagem para que ele recupere parte da vida perdida.

Pensando nessas duas jogadas dá para concluir que a penalidade de Sacrifício Genético não é tão desastrosa, já que não é necessário que sejam sacrificados personagens para a utilização da mesma.


Baralhos afiliados, Mutantes:


Não são exatamente afiliados, mas Apocalipse faz na marra esse baralho se tornar afiliado. Por isso, analisando melhor os X-Men e a Irmandade de Mutantes, concluí que o melhor jeito de se aproveitar esse texto que transforma todos os personagens em Cavaleiros do Apocalipse seria fazendo um misto das duas afiliações, aproveitando o que há de melhor nas duas.

Particularmente eu utilizaria os personagens de controle dos doi super grupos que tivessem Voo, Telepatia, Telecinesia e Elasticidade, pois assim além de ficar melhor fazer a Investigação Silenciosa, existe a melhor chance de manter os personagens em cena com essas habilidades de controle. Mas a parte agressiva de Lâminas e Regeneração faz eu ficar em dúvida sobre qual é a melhor possibilidade.

Aqui entra o que eu sempre falo, depende de qual é a preferência de cada jogador, uns preferem controle, enquanto outros gostam de bater muito. Mas, abaixo, apresentarei estruturas viáveis para ambas as opções.

Estruturando o baralho ao Apocalipse:

Existem muitas possibilidades para o personagem em questão, mas penso que com Lâminas a parte agressiva do baralho consegue tranquilamente acrescentar bastante às jogadas de dano penetrante na fase de preparação visto que, com Agressão Xenófoba e Tática Cortante, os personagens conseguirão abusar de ações múltiplas distribuindo muito dano na preparação. Por isso, Wolverine, Dente-de-Sabre e Arcanjo podem se mostrar muito eficientes em um baralho junto com Apocalipse. Caso a sua ousadia seja extrema dá para usar tranquilamente Callisto e Medulla que pegarão a afiliação de Cavaleiros do Apocalipse caso Callisto esteja em cena.

Além de Lâminas gosto também de pensar na parte de controle, utilizando Voo, Telecinesia e Telepatia porque esse baralho é estruturado para utilização de Investigação Silenciosa e antecipações excelentes como Alteração Subatômica, Voar Alto e Fazer Esquecer. Fora que em conjunto com Fênix Negra, Apocalipse realmente tem potencial para limpar mesas numa jogada só.

Basicamente só com esses tipos de deck que Apocalipse seria aproveitado ao máximo, basta apenas tomar cuidado e planejar bem as jogadas para sua utilização porque ele tem 7 de vida e isso exige proteção mais do que exagerada, já que essa energia é quase metade da necessária para o oponente ganhar o jogo.

Um detalhe apenas é que Pyro é Irmandade de Mutantes e Homem de Gelo é X-Men, então eles entram nesses baralhos sem problema, não tem porque não adicioná-los.

Acréscimos dos danos:


O acréscimo de dano nesse jogo não altera sua propriedade. Isso quer dizer que um dano penetrante com acréscimo de +1 continua penetrante. Regrinha básica que todo mundo sabe, mas vamos aplicar com cuidado no Apocalipse para mostrar a força da sua ação, ok?

Durante sua Fase de Preparação você utiliza sua ação descarregando 2 cartas de um alvo, seja dele ou de outro Cavaleiro do Apocalipse. A partir desse momento você pode distribuir  3 de dano penetrante em até 3 alvos.

Supondo que exista Cubo Cósmico carregado no Apocalipse quando ele usa a ação, você adicionará +1 de dano a cada um dos alvos. Por exemplo, caso eu distribua 1 ponto de dano penetrante em 3 personagens diferentes, somará +1 em cada um desses personagens, resultando em 2 de dano penetrante nesses 3 personagens. O mesmo se aplica para À Espreita, somando +1 de dano a cada um dos alvos dados.

É nesse tipo de jogada que reside a maior força de Apocalipse, é uma ação que praticamente limpará a mesa de personagens pequenos e médios e machucará muito personagens grandes, levando-se em consideração a utilização de Cubo Cósmico e À Espreita juntos.

O ideal é que com o lançamento de Ofensiva Surpresa sejam feitos testes e mais testes em torno das jogadas que tentei mostrar a vocês. Creio que vá de cada um a vontade de se utilizar Apocalipse, por isso testarei cada uma das opções existentes para o personagem. Prometo decklists com o personagem assim que Ofensiva Surpresa for lançada. Apenas lembrando que já prometi listas de H.I.D.R.A. e agora de Mutantes. Por esse motivo trarei matérias sobre os novos baralhos de Ofensiva Supresa assim que for lançada. Podem por aí na listinha de vocês.

Espero que tenham gostado da matéria e caso eu tenha deixado escapar alguma coisa é só deixar nos comentários. Obrigado pela atenção e até semana que vem.

2 comentários:

  1. Muito bacana, mas eu nao sou adepto de baralhos que giram em torno de uma unica carta. Infelizmente, nao vejo outro cenario para o Apocalipse que nao seja esse.

    ResponderExcluir