Image Map

domingo, 8 de novembro de 2015

DISCUSSÃO TEÓRICA: REMAKE DE PERSONAGENS


Olá, sou Yuri Bittencourt e trago a vocês a coluna “Discussão Teórica”. Com a premissa de debater, opinar e ouvir outros jogadores sobre alguns pontos de Battle Scenes. Dessa vez o tema abordado será a necessidade ou não de novas versões de alguns personagens para trazê-los de volta ao cenário competitivo.





A Casa das Idéias nos possibilitou presenciar e acompanhar inúmeros personagens ao longo desses 76 anos. Alguns já morreram e até mesmo foram ressuscitados, alguns se aposentaram e passaram o manto a diante e outros desses inúmeros, ainda não tivemos a felicidade de ver em Battle Scenes. Mas com certeza ainda teremos.

Mesmo nessa expectativa de termos novos personagens no jogo, ainda há personagens que muito já foram utilizados e agora constam apenas nas coleções dos jogadores. Parte desses personagens merece uma nova versão por conta do amor ou ódio que o público nutre por estes. Renovar esses personagens será algo entre outros, que dará longevidade à Battle Scenes. Pois os personagens são o grande chamariz do jogo. Quem hoje, devido a essa safra de filmes, não gosta do Homem de Ferro ou do Thor?

A cada edição são adicionadas novas cartas agregando novas mecânicas ao jogo alterando o meta game conforme os jogadores vão criando seus combos e táticas, somando os novos aos antigos cards. Com a evolução do jogo, algumas cartas que foram criadas no inicio do game, perderam força e acredito que aos poucos, novas versões que corrijam ou fortaleçam as anteriores virão.
Battle Scenes já possuem alguns personagens com mais de uma versão. Mas nem todos possuem ações ou passivas que lhes possibilitem interagir com suas outras versões. As poucas cartas que nos permitem fazer isso são as que mais me interessam. Alguns exemplos disso são: Mercúrio V2, Gavião Arqueiro V2, Viúva Negra V2 e Capitão América V3. Que podem utilizar suas ações ou passivas para fortalecer e combar com suas primeiras versões.

Antes de Ofensiva Surpresa o jogo continha no máximo duas versões de cada personagem (considerando o alter ego), com exceção de Homem-Aranha Superior possuindo alter ego de Parker e Octavius. Porem BSOF apresentou uma terceira versão para alguns personagens: Wolverine, Homem Aranha e Capitão América.



Capitão América trás uma passiva que interage com suas duas outras versões e sua ação faz Avante, Vingadores voltar ao jogo com força. Seja para retirar um cenário posto pelo oponente ou para fortalecer ainda mais os Vingadores.

Logan e o Cabeça de Teia, fora suas ações, poderes e passivas, trazem em suas composições a afiliação Quarteto Fantástico. Trazendo reforços a essa “família” de heróis. O que é importante quando se joga no formato tribal. Lembrando também que o querido Quarteto também teve outros reforços: Sr. Tira Teima (podendo acrescentar ataque à distância ao Hulk devido ao alter ego de Banner) e Motoqueiro Fantasma.
Motoqueiro vem como uma boa opção para decks que utilizam as habilidades que esse personagem possui. Sua passiva que lhe permite entrar em cena vindo dos recursos é muito boa. Mas me desagrada sua afiliação. Não por ser Quarteto Fantástico, mas por faltar a afiliação Motoqueiros Fantasmas. Onde poderia dar origem a um deck dos motoqueiros com o lançamento de cartas com tal afiliação no futuro e essa oportunidade, infelizmente foi perdida.

Sabemos muito bem que Battle Scenes se baseia nas HQs para formular as cartas, mas utiliza dos filmes da Marvel para se promover, método que considero muito inteligente por parte da Copag. Por conta disso, porque utilizar apenas os filmes e não também às séries que estão sendo feitas. Um exemplo disso é a excelente série do Demolidor e com isso poderia ter sido lançada Rei do Crime v2. Um personagem já muito utilizado e que ainda é de grande serventia para decks de ataque à distancia. Mas e se uma carta de Wilson fosse criada hoje, como seria? Creio que uma carta com ação semelhante a Barão Strucker e Barão Zemo. Tornando-se assim um tutor ainda mais forte para seu deck. Ainda baseado na série do demolidor, poderiam ter sido feitas novas cartas dos Ninjas do Tentáculo e trazer de volta ao jogo esses ninjas que junto a Garras Imoladoras, que já deram muito trabalho para alguns jogadores.

Outras séries estão por vir e assim espero que sejam exploradas para a divulgação do jogo e criação de cartas. Se prestarmos atenção no calendário cinematográfico do Studio Marvel, podemos esperar por um Pantera Negra V2, Carol Danvers como Capitã Marvel, Dr. Estranho e Inumanos. São algumas das grandes possibilidades por virem, assim espero.

Fora os filmes e as séries, temos as mudanças e novidades que a Marvel está fazendo para aproximar o universo cinematográfico aos quadrinhos ou simplesmente por que querem. Battle Scenes também pode acompanhar essas transições. Uma delas, o fato de Wanda e Pietro não serem mais mutantes, mas sim Inumanos. Trazendo assim cartas de ambos com essa afiliação. 
Trazer personagens já existentes no jogo com novas afiliações é bom para dar aos jogadores opções de decks tribais para jogar torneios nesse formato.

Uma carta de Mercúrio, assim como do Sr. Fantástico foram criadas pelo pessoal da Liga BSSP. 


Mercúrio traz em sua passiva a mecânica apresentada em OS como Jaqueta e Formiga. Podendo entrar em cena quando um personagem do oponente usar ação imprevista. Possuindo também, ímpeto. O que faz total sentido considerando que é o personagem mais rápido da Marvel. Se assim for, agilidade se fortalecerá no meta, junto a Madrox que também é novidade.

Sr. Fantástico provando que genialidade é uma habilidade forte e que após OS veio para ficar. Uma ação que joga junto a sua versão V1 e fortalece as duas afiliações que me parecem promissoras: Fundação Futuro e Illuminati. 

Cartas como essas que espero ver futuramente em BS.
Segue o link para que possam conferir outras cartas criadas pela Liga BSSP: 

Alguns personagens que seriam merecedores de novas versões poderiam ser Ciclope V2, Dr. Destino V1 e Lagarto que possuem cartas Ultra Raras e deveriam fazer jus a suas raridades. Porem o desenvolvimento do jogo acabou deixando tais personagens para traz. 
Ciclope um dos líderes dos X-Men não é de grande necessidade no deck dos mutantes. Tempestade V2 e Cristal são cartas que fortalecem o deck muito mais do que o Summers consegue fazer. Não que seja uma carta ruim, porem com uma grande quantidade de personagens com essa afiliação, Ciclope acabou ficando de lado. Para a volta deste personagem ao cenário do jogo, as possibilidades seria alguma carta de habilidade ou suporte que tenha sinergia com afiliação X-Men. Assim como Armadura de Combate I.M.A. Ou uma nova versão do Ciclope com uma passiva que dará capacitação gratuita a mais para personagens que possuem afiliação em comum com ele.
Sobre o Lagarto: sinceramente acredito que a evolução do jogo o trará de volta. Já vimos que genialidade é uma boa habilidade e espero ver reforços para decks de Controle de Mão. Assim Lagarto voltará ao jogo muito forte e talvez uma nova versão deste vilão não seja tão necessária.
Sobre o governante da Latvéria: sua carta V2 atualmente vê mais jogo que sua carta V1. Juntas darão um bom leque de habilidades que Destino poderá utilizar.
Não são apenas novas versões dos personagens que podem trazê-los ao jogo, mas também a composição de outros personagens que venham a ter sinergia entre eles. Um exemplo disso são Shuma Gorath e Motoqueiro Fantasma V2 que possuem Magia e Regeneração, uma combinação de habilidades que antes apenas Dr. Destino possuía.
Percebendo isso, o jogador Matheus Noy nos mostrou seu deck Mágicos Alados Regenerativos no Campeonato Madrox Battle Scenes Campina Grande. Ficando como segundo colocado no torneio. Que nos foi apresentado no post BSCG DECKS DOS CAMPEÕES – PROMO MADROX. Trazendo Victor Von Doom ao cenário competitivo. Algo que eu, particularmente, não via a tempos.



Logo, até onde seria necessário termos novas versões de personagens que não estão tendo grande proveito no meta do jogo?

Pequenas alterações no jogo podem fazer diferença para alguns personagens. Onde para outras apenas uma nova carta seria a salvação.

Correções de afiliações seriam interessantes como tornar alguns Inimigos do Homem Aranha em Sexteto Sinistro. O que felizmente já vem acontecendo aos poucos.
Assim como a vinda de Agente Venom, já pedido por alguns jogadores. Personagem que vem ganhando espaço e apreço dos leitores nas HQs. Fazendo parte até mesmo dos Guardiões da Galáxia.

Já há em BS uma quantidade considerável de personagens. Alguns mais adorados pelos fãs que outros. Um remake de alguns desses personagens, principalmente os de UM e ET seria interessante. Nada para ontem, podem vir aos poucos desde que se adéqüem ao competitivo dando possibilidade de serem utilizados. 

Ainda há muito para acontecer no cenário de BS, como o lançamento da Manopla do Titã Louco e suas Jóias do Infinito. Que alterará o cenário competitivo. Mecânicas de jogo sendo mudadas como ações sem custo, ações surpresa e restringindo ações imprevistas. Mecânicas apresentadas em IV e OS.

Mas o grande atrativo e chamariz do jogo sem duvidas são os heróis e vilões Marvel, logo o que queremos ver são nossos personagens favoritos no jogo e com capacidade de jogar no cenário competitivo.


Qual sua opinião? Remake de personagens são necessários? Quais seriam dignos? Abraço a todos.


12 comentários:

  1. Realmente, quando você ver o personagem mercúrio no jogo, entendendo como funciona a mecânica do jogo e os poderes dos quadrinhos da pra sentir falta do mercúrio usando Agilidade no turno que entra assim como o Electro usando Ataque Energético, ou até o Treinador que precisa de permutação mas é capaz de utilizar varias habilidades no turno que entra em cena. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olpa Lucas!! Concordo. Mercúrio ainda poderia ter em usa passiva algo como Desviar ou Zigzag. Pra evitar deno já que 3/1 é uma carta frágil. Achei muito interessante a ideia da galera da Liga BSSP.

      Excluir
    2. Na questão da defesa, tem muitas variáveis em questão, como por exemplo antigamente existia um padrão tipo, personagem tem agi então ele tem 1 de escudo, personagem tem uma armadura ou algum tipo de resistência então 2 de escudo, mas recentemente a personagens fugindo do padrão como o Homem-que-apanha(OS) que somente com agi tem 2 de escudo e Zemo, que se não me engando não usa armadura e mesmo assim tem 2 de escudo, então nada impede dele ser 3/2, mas claro que seria muito mais interessante se tipo: pegar como exemplo o Homem-que-Apanha outras vez, seria interessante se existisse o sentido aranha, tipo não pode ser alvo de ações imprevistas, eu sei fica muito mas muito forte, no caso do mercúrio poderia ser algo do tipo, não ser alvo de ações na fase de combate, daria uma impressão que ele seria capaz de desviar de vários golpes, tipo como era o Demolidor(UM) com seu radar desviando loucamente(eita sdds).

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Fala Matheus! Tudo beleza?
      Achei seu deck muito interessante! Unir magia com regeneração e ainda usar Destino (um dos meus vilões favoritos). Foi um ótimo exemplo de como reutilizar um personagem que estava de lado, ao menos aqui no Rio Grande do Sul.

      Excluir
  4. Estava conversando hoje com um amigo meu sobre isso. E, no caso, estávamos falando do Ciclope Ultra Raro, que, convenhamos, de Ultra, não tem nada. Infelizmente é uma carta que não vê jogo e é um personagem que certamente vai ser esquecido (e já está). Seria um personagem interessante de receber uma versão nova, atualizada e que seja condizente com um deck de X-Men.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Breno! Por aqui Ciclope, Lagarto e Dr. Destino são alvos de piadas e chacotas. Mas o que mais sofre é o Ciclope. Acredito que ele terá uma nova cartas sim.

      Excluir
  5. Gostei da forma como foi abordada o Battle Scenes e a pré-visões para novos personagens e versões. Mesmo que não aconteça são ideias animadoras que nos deixam em alerta e com boas expectativas para o fim do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno Unknown. Gosto dessas possibilidades e especulações por parte dos fãs de como poderiam ser algumas cartas. Espero que Copag e Fabian atendam e apoiem algumas ideias sugeridas por esse blog, assim como por outros sites.

      Excluir
  6. Sobre novas versões de personagens, não entendi pq foi falado o Dr. Destino V1, o cara tem 4 poderes a V2 do mesmo tem mais 2 poderes diferentes, eu acho falho o Destinobô, mas tipo tem muitos caras do UM que vêem menos jogo que o Dr. Destino, exemplos como Venom, Tocha, Rei do Crime(talvez não que o rei do crime UM seja ruim longe disso o Rei do Crime é fantástico), Emma Frost (que tem como mutação secundária virar diamante), ja na coleção ET é realmente chato ver deck x-men sem ciclope, mas na minha humilde opinião Gambit( sem agi) e Deadpool(sem agi, ataque a distancia, laminas e regen) tipo até o Wiccano tem 4 poderes em um card só :D...

    ResponderExcluir
  7. Lucas, eu cito o Rei do Crime. Não junto a Ciclope, Lagarto e Destino, mas ele é mencionado no texto. Esses três geralmente são motivos de piadas e brincadeiras por aqui. Escolhi tais personagens por esse motivo e por terem uma raridade alta onde foi necessário investimento dos jogadores para tê-las e hoje em termos de jogabilidade não valem muito.
    Concordo com relação aos outros personagens Venom, Gambit, Deadpool. Tocha eu ainda acho que joga sem a necessidade de uma nova carta. O personagem retornou aos decks com os reforços para o Quarteto. E Emma Frost merece uma carta mais poderosa podendo ser até mesmo uma ultra rara. Deadpool pode vir mais forte com o lançamento do filme, assim como personagens da familia deadpool.

    ResponderExcluir