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terça-feira, 17 de setembro de 2013

The Doctor Is In (6) - Des(mi-mi-mi)stificando o Metagame...

ALOHA!!!

Ainda no clima dos torneios de sete de setembro em Porto Alegre e Campinas, resolvi fazer uma análise dos 16 decks que chegaram nas finais dos dois torneios, e cheguei a algumas conclusões interessantes que vou compartilhar com os malucos que leem minha coluna semanal... Já me antecipo à possíveis críticas sobre minha análise se basear apenas nesses dois torneios, dizendo que se você organizou um torneio e tem as listas do TOP 8, me envie que eu ampliarei minha database e atualizarei os resultados. Dividirei a análise em 2 eixos

1. Análise Quantitativa (ou o MetaGame)

Estrutura de Deck


Vamos começar então, 16 decks,  960 cartas distribuídas da seguinte forma: 352 Personagens, 23 Suportes, 130 Cenários e 455 Habilidades. Logo o deck médio é composto por:
 - 22 Personagens
 - 1,5 Suportes
 - 8 Cenários e 
 - 28,5 Habilidades

Quantidade por Carta

De uma coleção de 100 cards, foram utilizadas nesses 16 decks, a bagatela de 67 cards diferentes, ou seja, 2/3 de toda a coleção (e ainda tem gente que reclama da falta de variação...). 19 Cards apareceram em 50% dos decks (7 Personagens, 2 Cenários e 12 Habilidades), sendo que nenhum card apareceu em todos os decks

Os Personagens

Vamos ao TOP 10 - Personagens Queridões do Galera:

Posição      -    Personagem     -   Aparições     -    Porcentagem de Decks
 #10           -    Vampina           -         11          -     37,50%
 #9             -    Colossus          -         12          -     43,75%
 #8             -    Coisa               -         12          -     50,00%
 #7             -    Fênix                -        16          -      43,75%
 #6             -    Mulher Invisível-      24         -       56,25%
 #5             -    Dr. Destino       -        26          -      68,75%
 #4             -    Dr. Octopus      -        33          -       75,00%
 #3             -    Sr. Fantástico    -       36          -       75,00%
 #2             -    Wolverine          -      38          -        87,50%
 #1             -    Homem de Ferro-      44         -        93,75%

Senhor Fantástico é o escambau! Homem de Ferro é o personagem mais utilizado pelos jogadores que chegaram nas finais, não aparecendo em apenas 1 dos 16 decks. 

E apenas 8 personagens são os rejeitados da galera, não aparecendo em nenhum deck.... São eles:
- Agente SHIELD
- Ciclope
- Demolidor
- Duende Verde
- Emma Frost
- Nick Fury
- Professor X
- Viúva Negra

♠As Habilidades

Por grupo de habilidades, tivemos a seguinte distribuição:
 - SuperForça - 96 cards
 - Genialidade - 81 cards
 - Vôo - 47 cards
 - Ataque à Distância - 45 cards
 - Lâminas - 44 cards
 - Elasticidade - 39 cards
 - Telecinesia - 47 cards
 - Ataque Energético - 33 cards
- Genericas (Cinzas) - 22 cards
- Agilidade - 9 cards
- Regeneração - 2 cards
- Telepatia - 0 cards

Individualmete, o TOP 10 Habilidades ficou

# 10 - Poltergeist - 20 cards 
#8 - Onda de Choque - 21 cards 
#8 - Granada de Mão - 21 cards
#7 - Raio de Força - 31 cards
#6 - Arremesso Especial - 35 cards
#5 - Invenção - 37 cards
#3 - Circundar - 39 cards
#3 - Atrasar - 39 cards
#2 - Rocha - 40 cards
#1 - Pensar Rápido - 41 cards

Sim amiguinhos, Pensar Rápido justifica seu valor, como única habilidade brilhante e está em número 1 do nosso ranking, entretanto ela é utilizada em menos decks que a Rocha (15x14)
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O Deck da Galera

Não, não recomendo o uso da lista abaixo, mas pelos dados, o deck "médio" seria o seguinte
22 Personagens
3 Homem de Ferro
3 Wolverine
3 Sr. Fantástico
3 Dr. Octopus
2 Mulher Invisível
2 Fênix
2 Coisa
2 Colossus
1 Vampira
1 Hulk
2 Suportes
2 Fantásticarro
8 Cenários
3 Convocar Reforços
3 Retirada Estratégica
1 Reunião de Intelectos
1 Fogo Cruzado
28 Habilidades
3 Pensar Rápido
3 Rocha
3 Atrasar
3 Circundar
3 Invenção
3 Arremesso Especial
3 Raio de Força
2 Granada de Mão
2 Onda de Choque
2 Poltergeist
1 Despedaçar a Realidade
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2. Análise Quantitativa (ou Des"mimimi"ficado algumas afirmações)


1. Temos um deck muito dominante e o excesso de mirror é insuportavél
Ficção, temos um deck relativamente dominante, mas entre os 16 decks, é possível enxergar 4 grupos diferentes de deck:

1 - Quarteto - Foco Rasgar
2 - Quarteto - Foco Telecinese
3- Vilões
4 - Deck Baseados em Super Força  

Quatro Decks possíveis para uma edição de 100 cartas não me parece configurar grande domínio de um deck. Vale a ressalva que a variação temática em Porto Alegre foi maior que em Campinas, dentre as hipóteses para explicar tal fato, fico com a que a galera paulistana tem maior tendência a netdeckar e fazer variações do deck dominante enquanto os sulistas levam vantagem no quesito criatividade.
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2. Sr. Fantástico e Mulher Invisível estão em todos os decks
Meia Verdade. Sr. Fantástico está em 75% dos decks e Mulher Invisível em  56,25%. Em média 3 em 5 decks usam o "casal fantástico", entretanto a ladainha do "- Se abrir no primeiro turno com o Sr. Fantástico e a Mulher Invisível = gg"  acontece em torno de 7,5% dos jogos
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3. Não há variação suficiente entre os decks
Ficção. Mesmo ignorando os decks "não quarteto" Tivemos a presença de 41 cards diferentes nos deck que utilizaram o casal fantástico, sendo que 27 cards estiveram presentes em todos os decks quarteto, compondo o "núcleo duro" do deck, a saber:

3 Homem de Ferro
3 Sr. Fantástico
2 Mulher Invisível
2 Wolverine
3 Convocar Reforços
2 Retirada Estratégica
3 Atrasar
3 Circundar
2 Pensar Rápido
2 Rocha
2 Raio de Força

A partir daí, cada versão usa uma constelação de cards diferentes, ou seja, há uma variação de 55% do deck, entre os decks dominantes, sendo que os decks que ficaram nas 2 primeiras colocações em Campinas e Porto Alegre são exatamente aqueles que mais variaram. Logo, apesar de haver uma certa supremacia do quarteto fantástico, ela não é tão grande quanto o que os jogadores afirmam, e a "afinação" do deck é bastante variável e quanto melhor a afinação, melhor os resultados
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4. Não dá pra ser competitivo com decks random
Meia Verdadeo.  Ao menos 4 decks foram altamente improváveis e pela dinâmica de jogo, a diferença do deck to beat, para os demais decks não é tão grande assim. Entretanto, apenas 2 decks não quarteto chegaram às semi-finais e nenhum às finais, ou seja, conforme o jogo vai afunilando, a diferença entre o quarteto e o restante, embora pequena, vai se tornando cada vez mais significativa...
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Por hoje é só pessoal

6 comentários:

  1. Legal a análise! Me surpreendeu saber que o povo usa mais poltergeist do que Despedaçar a Realidade, como a principal habilidade de Telecinese!
    E o Iron Man é foda mesmo! Joga muito!

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  2. Espantou também não ver a dupla Sabre/Rasgar entre as habilidades mais usadas... vi muita gente usando isso!

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  3. Dei uma lida, porém quero olhar com mais calma.
    Mas pelo que li gostei bastante das informações, principalmente para desmistificar coisas e mais coisas que jogadores Random costumam dizer sobre nosso TCG.

    Demais a análise, geral curte

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  4. Eloisa Petrus Santana Correia18 de setembro de 2013 às 16:50

    Dr., mais uma vez, mandou muito bem na matéria, sensacional!
    Parabéns a toda equipe marveltcg!

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