Image Map

sábado, 21 de setembro de 2013

Vingadores Vs X-men - A injustiça?

 Buenas!
Sim, nessa postagem vou tentar travar esse duelo analisando de forma mais fria possível os cards lançados até o momento para ambos os grupos! Existe equilíbrio e poder? São cards de mesma qualidade para ambos os grupos? Dez cards para cada lado! E que fique claro "Não vim trazer a paz, mas a espada", então vamos analisar tudo isso agora!
Atualmente nas Hq´s esse duelo está sendo muito equilibrado, cheio de voltas e ótimas batalhas, mas no mundo do Battle Scenes não existe esse equilíbrio entre os grupos.
Todos os bons fãs de hqs lutam para tentar montar um bom deck tribal. Comecei a ler HQs Marvel graças aos X-men (meados de 1994). Afeiçoado ao grupo, a minha primeira tentativa de deck foi com eles, mas rapidamente percebi que não funcionava bem. Faltava algo. Logo em seguida montei um de Vingadores e realmente o deck funcionou muito mais. Por quê?

♣Personagens (Poder individual)
99% dos decks usam misturas de tribos (personagens), sendo que o "tribal" mais usado é o Quarteto. Neste ponto (individualidade) alguns X-men são muito úteis. 
Entre os dez X-men cards lançados até agora, quatro deles são bons personagens para uso em outros decks. Na estatística trazida pelo Doctor (nesta postagem), ficou claro isso afinal os 4 figuram entre os top 10 de personagens mais usados tendo apenas um vingador.
______________________________________
Os Personagens

Vamos ao TOP 10 - Personagens Queridões do Galera:

Posição      -    Personagem     -   Aparições     -    Porcentagem de Decks
 #10           -    Vampina           -         11          -     37,50%
 #9             -    Colossus          -         12          -     43,75%
 #8             -    Coisa               -         12          -     50,00%
 #7             -    Fênix                -        16          -      43,75%
 #6             -    Mulher Invisível-      24         -       56,25%
 #5             -    Dr. Destino       -        26          -      68,75%
 #4             -    Dr. Octopus      -        33          -       75,00%
 #3             -    Sr. Fantástico    -       36          -       75,00%
 #2             -    Wolverine          -      38          -        87,50%
 #1             -    Homem de Ferro-      44         -        93,75%
______________________________________

Se em 10 cards lançados, quatro x-men são usados pela maioria e apenas um vingador, afinal de contas porque os X-men são tão ruins?
Para isso caro leitor, vamos analisar um por um e tentar descobrir.


1) As ultra raras:
Cada grupo possui uma Ultra Rara. Nessa comparação simples, Avante Vingadores é uma ótima finalizadora (confira a analise dela aqui), porém só é útil em um deck tribal de Vingadores, limitada a isso. Por este motivo, o poder e eficiência do Wolverine é muito superior e amplamente usado (87,5%) pelos players. Uma vantagem para os X-men nessa primeira comparação.


______________________________________



2) O desiquilíbrio da força....As super raras 

Uma lavada e realmente aqui que os X-men ficaram desequilibrados nesse comparativo. Os cards Super Raros dos Vingadores são muito bons. Sendo dois personagens bem equilibrados e um deles, o Homem e Ferro é o melhor card desta coleção. A única super rara mutante é um suporte caro, porém bem eficiente, mas não tão eficiente ao ponto de dar toda a força necessária para fazer um competitivo deck mutante. As outras duas cartas Super raras vingadores são habilidades sendo que o martelo do Thor confere inúmeras vantagens ao deus trovão e um poderoso ataque. O mesmo vale para o Capitão. Os Vingadores graças a essas quatro cartas ganham muito poder de ataque e defesa e os mutantes... nada de "oooo isso aqui é bom!".... Nas super raras os vingadores arrebentaram os mutantes.
----------------------------------------------------------
3) Agora sim, as raras! Ainda não... Vingadores superiores novamente


Com um card a mais, novamente os Vingadores mostram mais força nessa categoria.  Um suporte muito útil para os vingadores, dá escudo, genialidade e uma valiosa capacitação extra (em tempos de controle, isso realmente ajuda). O excelente personagem Thor que equipado do Mjolnir é extremamente útil e poderoso. Hulk também é bem eficiente, pesadão eu sei, mas nada que um acumulo de recursos para ajudar na hora do duelo. Só consigo defender a Vampira nessa categoria. Realmente ela é bem eficiente se entrar em cena com os cards corretos e facilmente tem um escudo alto. A Vampira considero muito versátil e uso ela no meu deck. Gosto mesmo desse personagem. Agora o Professor X... O problema é ele não ser uma Super Rara, isso limitou o poder do card fazendo ser um patético mutante e para todo o leitor de HQ sabe bem que ele poderia ser muito mais que esse patético personagem. Totalmente inútil no atual meta-game. A única utilidade dele é servir para coleção. Dos decks top 8 de todos os                                       torneios ninguém usa ele. Poxa é o criador dos X-                                     men e é... Inútil?

----------------------------------------------------------





Parece sacanagem, mas não é. Aqui os X-men mostram para que vieram nessa coleção. Ser verdadeiros figurantes. Os Vingadores possuem nenhum card incomum e os X-men tem quatro! Sendo que um deles está o pior de todos, o Ciclope. Todos já falaram e escreveram dele, mas nada me faz aceitar que um rajada óptica é mais fraca que uma voadora do Fera. Ainda nessa categoria a dupla Ciclope (novamente) e Emma Frost (tá é de outra categoria) ambas estão dentro dos Top 8 que ninguém usa.
Realmente o Ciplope ficou ruim.  Fera é um personagem quase ruim. Acredito que ainda tenha futuro para ele. Colossus é o único agressor eficiente (depois do Wolverine). A Fênix já é bem usada em diversos decks, por causa do Despedaçar a Realidade, mas realmente o Ciclope... Esse não tem condições... Só para coleção ou material para fogueiras de São João.



-------------------------------------

5) Até aqui, nas comuns!


Não adianta, até aqui os mutantes ficaram só na promessa. A Emma Frost poderia render muito se tivesse alguma facilidade de capacitação, mas em jogo, não adianta, ela não funciona e só serve para dar prêmio para o oponente. A Tempestade sofre do mesmo problema. Com um custo de 2 capacitar, fica inviável usar ela de forma realmente eficiente. O Gavião Arqueiro é bem eficiente com o ataque penetrante. Já vi funcionar em alguns bons decks. A Viúva Negra não rende. É a única vingadora que não é auto-suficiente de forma adequada, mas estando bem equipada, também fará estragos.









---------------------------------------------------------

Vamos jogar uma pá cal no corpo mutante de uma vez e encerrar esse assunto.

A chave do problema mutante está na distribuição de raridades. Olhem a seguinte distribuição de raridade por grupo:

Vingadores
01 ultra
04 Super raras
03 Raras
02 comuns

X-men
01 ultra
01 Super rara
02 rara
04 incomun
02 comun

Isso mesmo, essas falta de Super Raras para os mutantes praticamente eliminou eles de campo. Os X-men muito prejudicados pela falta de capacitações extras, que um líder de grupo deveria gerar (afinal Ciclope ficou cagando e Xavier foi dormir), o deck tribal de X-men não é viável para níveis competitivos. Para diversão, são bons sacos de pancadas na maioria (99%) das partidas. Vencem contra decks básicos (eeee...). Os decks de Vingadores já vi até em alguns torneios (Vingadores + Wolverine eu sei). Realmente incomodam, não conseguiram ser campeões, mas em Top 4 já chegaram.

♦Veredito: Os Vingadores foram claramente beneficiados nessa coleção.

Por qual motivo? Não sei ao certo. 
Conspiro que talvez o recente sucesso nos cinemas e dessa explosão midiática que tem em cima deles optaram por esse caminho. Certo é que foi intencional esse favorecimento, isso eu não tenho dúvidas.

Estou falando dos maiores grupos da Marvel (e mais antigos), dentro desse universo de mais de 5,000 personagens Marvel, temos muito ainda a expandir. Fico triste pelos X-men, mas isso é o meu lado fã dos mutantes falando mais alto, mas se um dia sair um Apocalipse tosco, igual ao Ciclope, juro que paro de jogar e só vou colecionar.

Abraço a todos e bons jogos!


22 comentários:

  1. Apoiado! Cada linha dessa artigo! O Vargas fazia tempo que não escrevia algo aqui!

    ResponderExcluir
  2. Bom eu nao concordo, ja tomei chumbo demais de um deck mutante (x-men) bem montado. Na minha opinião a análise das super-raras ficou muito emocional e nao racional, digo de passagem que tendo este suporte em campo com três cards simples de xmen carregado com raio de força e cincundar em cada, limpa a mesa de qualquer oponente, tanto vingadores como quarteto. Fora que pela quantidade de personagens desta coleção de xmen supera qualquer outro grupo, alem de ter um cenario excelente nao citado na analise que é o treino na sala de perigo e é o único grupo que consegue fazer o turno infinito socom seus ppersonagens, galera so nao faz um estrago quem nao sabe usar as armas que tem. Além disso ficou bem claro que pelo previews do site, como nesta coleção o grupo melhor favorecido mais uma vez é o dos mutantes, ja com gambit, arrebentando, e o cerebro que vai encher a mão do jogador de personagens. Moral da história e conhecer bem o grupo que escolher e saber usa-lo ao maximo a cada jogada que voces terao sucesso. Abraço. Battle Scenes Goias.

    ResponderExcluir
  3. realmente não há equilibrio, mas... nas HQs, pra mim e para os dados oficiais Marvel, também não.

    ResponderExcluir
  4. Eloisa Petrus Santana Correia21 de setembro de 2013 às 15:06

    "(...)isso limitou o poder do card fazendo ser um patético mutante e para todo o leitor de HQ sabe bem que ele poderia ser muito mais QUE esse patético personagem.(...)". Vargas "QUE" faltou no texto acima e você quis dizer que ele poderia ser muito mais???.....Não estou querendo dar uma de chatão e te corrigir, muito pelo contrário, é que eu também acho isso, pois, o MAIOR TELEPATA DO UNIVERSO MARVEL, capaz de projetar outros personagens, criar alucinações, apagar a memória das pessoas, aprender qualquer coisa em tempo recorde e blablabla(ops, mimimimimimi), veio muito a quem, mais ainda assim, JOGA DEMAIS...kkkk........Também concordo que Vingadores veio bem mais sinérgico!!!....Ótima matéria, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Poderia ter uma na mesma linha com herói e vilão

    ResponderExcluir
  6. que isso! Muito obrigado pelo alerta do erro! Já realizei a devida correção! Obrigado!
    Ele jogo demais para fazer volume na minha pasta... hehehe

    ResponderExcluir
  7. ai a tunda heroica será maior ainda, hehehehe

    ResponderExcluir
  8. Eloisa Petrus Santana Correia21 de setembro de 2013 às 16:43

    kkkk, pior que na minha também.....kkkkk.....Mais ele vem fortíssimo na próxima expansão, nos aguardem!!!......in Xavier we trust!!!!!....Abraço!

    ResponderExcluir
  9. O Vargas esqueceu de dizer que sesta primeira edição os Vingadores não possuem inimigos; nos temos inimigos dos X-Men, inimigos do Quarteto, inimigos do Homem Aranha e até do pobre do Demolidor. Os Vingadores vieram para bater em todos.
    Tinha um comentário de uma tal de Deyse, eu acho, sei la que fim deu; ela dizia que o deck dos X-Men era forte, pena que sumiu, eu não tive chance de falar meu ponto de vista a ela. O único deck descente de X-Men que eu consegui montar foi um de Alucinação + Ataque Energético + Onda de Choque, mesmo assim, os inimigos dos X-Men vieram preparados para ferrar com essa estrategia, o Magneto devolve para mão o Pássaro Negro e é imune a Alucinação, o mesmo vale para o Fanático, que vira o demônio contra os X-Men, e em 3 turnos derruba o Wolverine, sendo que o Wolverine não derruba o Fanático em 3 turnos. Então moça, me diga, qual deck de X-Men tu fez que joga muito? É inegável que X-Men esta muito mais fraco até que Quarteto Fantástico, pelo simples fato de que nós não temos líder.

    ResponderExcluir
  10. Pois é, recebi o e-mai notificando do comentário da Deyse falando bem do tal deck, mas como eu disse: Os X-men SÓ vencem de decks BEeeeem básicos. Só.

    Bem lembrado Ivan! Realmente não tinha lembrado desse detalhe dos Vingadores não terem algum inimigo natural. Não há dúvidas que tal grupo foi beneficiado!!!!

    ResponderExcluir
  11. Ai agente acha isso e lançam mais umas ultra fortes de outros grupos e os x-men de fú novamente....

    ResponderExcluir
  12. Olha, os X-Men também são o meu grupo do coração... e eu acho que deveriam ser mais fortes. Mas, discordo do ponto que só ganham de decks básicos. Tenho um deck dos mutantes que adoro jogar e que até que faz umas coisas legais, mas, para rodar bem, tem que sair na mão inicial com Xavier ou Fera + Invenção ou Pensar Rápido. Se não sai assim, o deck não roda de jeito nenhum!

    Eu acho que, com a próxima edição, os X-Men terão mais força, principalmente com algumas cartas que estão saindo, como o Gambit, por exemplo, que se não é um Wolverine da vida, vai bater um pouco mais forte. Enfim, acho que tem futuro, mas, por agora, o deck ainda não está em pé de igualdade com os outros.

    ResponderExcluir
  13. HUAHUAHUA! Fiquei triste também com o tribal de X-Men. Mas não nego que minha alegria por ter um deck Vingadores razoavelmente roubado me fez esquecer a fraqueza dos mutantes excluídos hehehe!

    Anyways, o texto ficou bom. Se não for me intrometer muito, vocês poderiam bolar uma coluna só com teorias conspiratórias né? HUAHUAHUAHUAUH!

    ResponderExcluir
  14. Eloisa Petrus Santana Correia22 de setembro de 2013 às 08:03

    ....Salvo melhor juízo, "nós os mutantes estamos em maior número na primeira edição", para a próxima já foi apresentado mais um personagem e mais um suporte, acho que quando o jogo começar virar, vai ficar complicado para os outros núcleos nos pararem!!!!!!!..kkkk....X, I'm!

    ResponderExcluir
  15. Decks básicos só para esclarecer não digo só aqueles Herois ou Vilões, mas também organizados de forma ruim.

    ResponderExcluir
  16. Então Renã, acho que, a maioria dos decks de X-Men também são organizados de forma ruim. Não sei se há uma versão próxima do ideal para fazer a comparação. Eu tenho um de X-Men que gosto muito e tem jogado razoavelmente contra outros decks. Gostaria de testa-lo em um nível mais competitivo para ver como se sairia. Vejamos nos próximos torneios...

    ResponderExcluir
  17. Jose Carlos Loureiro Jr22 de setembro de 2013 às 15:58

    #ChallengeAccepted

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente, é a mais pura verdade, principalmente pelas 500 capacitações extras dos heróis (que inclusive capacitam além do "1" de capacitação).

    ResponderExcluir
  19. Também colocaria Escudo do capitão e Mjolnir como mais duas super raras pros vingadores e Treino na Sala de Perigo e Treinamento Mental pros X-mens como mais uma incomum e rara.

    ResponderExcluir
  20. Eis a prova definitiva de que os Mutantes ganham dos Vingadores:

    http://www.youtube.com/watch?v=DWe08fSDlgM

    ResponderExcluir
  21. Lucas Henrique Brito Farı̸̸̸̸̸20 de dezembro de 2013 às 02:40

    Poderia ser atualizada com o ET?!

    ResponderExcluir
  22. manda uma atualização, agora com ET, o deck X-mens se tornaram mto perigosos(ciclope Ultrararo + Chavier ET) destroi

    ResponderExcluir