Image Map

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Qual a SUA Classe de Jogador?



Avante, Jogadores!


Neste um ano acompanhando tudo que se criou em volta de Battle Scenes aqui em São Paulo-SP, Interior e relatos em outros estados. Venho acompanhando a movimentação de diferentes Classes de jogadores.

Tendo como base o número de jogadores de torneio, que oscila conforme os meses seguintes a um lançamento e também com base na disponibilidade ou falta em estoque dos produtos Battle Scenes nas lojas. Decidi pesquisar e entender melhor o Perfil do Jogador de Battle Scenes, mas não o perfil tático, tão pouco o perfil psicológico, mas sim o perfil de motivação em ter/comprar/jogar Battle Scenes. Dai o motivo de chamar de Classe e Não perfil


VISÃO GERAL

Podemos identificar, inicialmente, três classes que são:

COMPETITIVO
COLECIONADOR
FOR FUN

COMPETITIVO
São os jogadores que gostam de participar de torneios. Costumam inicialmente obter as "melhores" cartas adquirindo uma ou mais caixas de booster em pre-lançamentos ou de forma avulsa com lojistas, ao invés de esperar a sorte nos boosters, como um jogador comum.
Treinam com frequência e uma vez por semana, no mínimo, reavaliam as táticas de seu deck, realizando pequenas modificações para enxergar novas possibilidades.
O jogador competitivo também tem muito orgulho de comentar casos em que estava na desvantagem e por suas habilidades conseguiu reverter o jogo e sair com a vitória.
Não importa se o premio ao campeao for um x-box 360 ou 5 booster, o jogador competitivo não ve só a premiação final, mas o Status que a vitória pode lhe conceder.


COLECIONADOR
São os jogadores que querem, não, precisam ter a coleção completa - com 3 cópias de cada - na pasta, Isso incluindo 3 cópias das ultra-raras e das cartas promo.
Em nível básico costuma ter na pasta apenas 1 cópia de cada carta, deixando as 3 cópias da mesma em um outro local.
Em níveis intermediários, agrega a sua pasta as 3 cópias de uma mesma carta, sendo elas ocupadas por uma mesma fileira da folha.
Já em níveis avançados, eu diria malucos, o jogador não se contentou em ter 1 cópia na pasta, tão pouco as 3, mas sim preencher os 9 bolsos, de uma folha, com a mesma carta! - remédio no cabra, que ele ta precisando!
Costumam participar de campeonatos, mas este não é sua meta, seu interesse esta mais em competir para ganhar mais cartas, seja por booster ganho na inscrição ou por uma boa quassificação no torneio.


FOR FUN
Temos neste grupo os jogadores menos preocupados com decklist, datas de torneios, qual e a melhor estratégia ou quando que a copag vai realizar torneios oficiais. Suas partidas normalmente são entre: Pai x Filho, irmão x Irmão, Namorado x Namorada. Costumam adquirir os deck pre-montados e jogam sem qualquer tipo de alteração no melhor modo Heróis x Vilões.
Outra particularidade dos Jogadores For Fun de Battle Scenes e que estes são fãs do Universo Marvel, antes de serem jogadores de Cardgame, adquirindo os cards pelas imagens impressas ou para ter as cartas de um grupo específico como X-men, Vingadores ou do Quarteto.
Montam decks com seus personagens favoritos, sem se importar com sinergia ou qualquer tática do momento.


HÍBRIDOS - ( 60 / 30 / 10 )


Alguns jogadores tem caracteristicas que mesclam dois ou mais, das três classes, citados acima. São os Jogadores com comportamento Híbrido. Na visão geral, vemos cada classe de forma individual e até levemente extremista. Porém naturamente um Jogador Competitívo também é um colecionador, se considerarmos o tanto de cartas que ele adquire nas Box e em booster de premiação. Da mesma forma um Jogador casual quer ter uma pasta bonita com todas as cartas de um set. Uma cópia apenas e mais que suficiente para o For Fun que também coleciona ( Nível Básico de colecionador).

De forma genérica, podemos dizer que cada Jogador possui as três classes, com níveis diferentes de atuação, onde um Jogador competitivo é também um bom colecionador e pouco For fun. Inversamente proporcional, um jogador For fun é também um bom colecionador e pouco competitico. Logo teremos os híbridos de: Competitivo/Colecionador e Colecionador/For Fun

COMPETITIVO
Competitividade - 60 pontos
Colecionabilidade - 30 pontos
For funabilidade - 10 pontos

FOR FUN
Competitividade - 10 pontos
Colecionabilidade - 30 pontos
For Funabilidade - 60 pontos

COLECIONADOR
Competitividade - 10~30 pontos
Colecionabilidade - 60 pontos
For funabilidade - 10~30 pontos

Neste caso em particular, a personalidade da Pessoa (não jogador) e quem vai determinar que nível de Híbrido ele é. No geral ele é um Colecionador, porém se ele tiver muitas cartas e muitas cartas boas este vai gostar mais de competir. Já se tiver sua coleção, porém poucas cartas para se motar um bom deck, vai preferir as jogatinas mais despretenciosas.



VANTAGENS E DESVANTAGENS


Cada classe também tem vantagens e desvantagens que pude identificar, sendo:

COMPETITIVO
Vantagens - Estes caras estão na linha de frente do que se refere a Estratégia, conceitos de Sinergia e Visão de jogo.
Foi de um jogador Competitivo que conhecemos o The Wall e Pikachu e que estamos conhecendo o Rolex e o Omega Deck. Os jogadores Competitivos foram os primeiros a enxergar e aplicar o combo de Turno Infinito de forma eficiente.São grandes Idealizadores para que o jogo prospere e novas expansões sejam lançadas, como também costuma doar cartas ou ajudar os novos jogadores na criação de decks

Desvantagem - Seu nível de conhecimento, sua rápida visão e a abertura de mesa com cartas fortes, faz com que muitos iniciantes se assustem ou percam interesse em querer competir. Como citei acima, ninguem vai a um campeonato para perder, mas perder de lavada faz muitos inicantes desacreditarem em sua própria potencialidade ou acharem - o que ja caiu por terra -  que um deck de ultra-raras é um deck imbativel.

COLECIONADOR
Vantagens - Sua famigerada necessidade de completar a coleção, faz com que a comercialização dos produtos, seja em forma de deck pre-construido, de booster ou box booster, seja notado pelos distribuidores e desenvolvedores do jogo com a teoria de que:
 - Se estão comprando e porque estão gostando.
Isto acaba incentivando o lançamento de novas expansões e agradando, tantos os Jogadores competitivos, com novas opções de jogo, quanto os jogadores for fun que terão a oportunidade de ver seu personagem favorito em novo set.

Desvantagens - Novamente sua necessidade de ter a coleção completa, faz com que este perfil de Jogador, em uma maré de azar na abertura dos boosters, acabe comprando cards avulsos e pagando altos preços por uma carta. inflacionando o mercado.Foi este perfil de jogador que elevou o preço de um Wolverine ( UM ) a custar de R$ 60,00 a R$ 95,00.
Ironicamente, a falta de produtos de Battle Scenes nas lojas especializadas se deve ao fato de que o colecionador consome tudo. Ou quando tem a oportunidade e o dinheiro em mão, acaba por levar as Ultra-raras de um vendedor de cartas avulsas.
 - Isso explica por que até hoje eu ainda não completei o Primeiro set, faltando apenas 01x Wolverine e 01x Pensar rápido. Tem colecionadores ai com 9 deles!!!

FOR FUN
Vantagens - Assim como os colecionadores, mas de forma desprentenciosa, consomem os produtos de Battle Scenes, sem levantar muito alarde, mas provando a Copag no caso, que o jogo tem público e que novas coleções podem e devem ser desenvolvidas. Querem sim ter uma coleção completa, mas sem a velocidade de completar rapidamente como um Colecionador, fazendo com que a primeira expansão ainda seja comercializada, mesmo com uma quarta expansão a caminho.

Desvantagens - Seu silencio nos comentários dos sites e blogs e sua não-presença nos torneios, cria a idéia de que não exista jogadores de Battle Scenes além dos que vemos nas fotos ou narrativas de reports. Outra caracteristica deste tipo de jogador e que algumas regras ou cartas com uma mecânica complicada, acaba sendo mal intepretadas ou usadas de forma errada.


ENQUETE
Para aqueles que não querem se expressar por comentários, mas gostariam de compartilhar qua a sua Classe de jogador, no topo da página, no lado direito há uma enquete na qual você leitor poderá marcarl qual classe você mais se identifica.


CONCLUSÕES

Achei interessante traçar estas classes para que cada jogador saiba identificar qual a sua. Saber onde suas vantagens agregam ao jogo e também rever os conceitos que suas desvatagens apresentam. E valido notar que cada jogador tem um pouco de cada uma das classes vistas e que em alguns pontos dois deles tem caracteristicas parecidas.

Este é um estudo inicial que pode servir de base para outras análises futuras.

Sendo assim, deixo aqui dicas para cada uma das classes.
Competitivo - Continuem com suas atitudes de semprem levar o BS adiante.
Deem vantagens aos novos jogadores idealizando torneios por categoria como e feito nos esportes.

Colecionador - Façam doações das cartas sobressalentes ou criem decks e deem de presente a um amigo.
Parem de inflacionar o mercado comprando cartas avulsas por valores abusivos.

For fun - Manifestem-se! Seja nos comentarios dos principais sites e blogs, seja nas redes sociais como Twitter ou Intagram, postem fotos de suas jogatinas de final de semana.
Participem dos torneios. Muitas vezes você vai ganhar apenas 1 booster, mas ira aprender muito e conhecer novos amigos.




Gostaria de convida-los a ler meus antigos artigos, escritos a menos de um ano atrás, aqui no MarvelTCG. Para os novos jogadores uma oportunidade de ler, sem ter que percorrer o blog todo, e para os que nos acompanham a algum tempo, uma forma de relembrar como era o cenário na época e o que mudou. Com vocês:



Obrigado por lerem este artigo, até uma próxima.


10 comentários:

  1. Me encaixo na categoria For Fun jogando com meu namorado apenas, mas não é por isso que não corremos atrás das cartas raras e não sabemos montar decks, ora! Como assim! Mas é verdade, a Copag precisa ver que tem bastante gente jogando por aí sim. Vamos ser mais dedicados, promessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbém me considero um jogador For Fun. Não queria dar a entender que esta classe de jogador e ruim, ou n sabe fazer um bom deck. Apenas que é despreocupada com qual tatica avassaladora o pessoal esta usando. Tenho um deck mais competitivo de Laminas e Agilidade e um For Fun de X-men

      Excluir
  2. Ótima matéria Ulisses.. Com certeza sou mais competitivo kkkkk

    ResponderExcluir
  3. bem bolado, mas eu acho q sou competidor 50 for fun 30 e colecionador 20
    ;D

    ResponderExcluir
  4. Grande post Ulisses ! A culpa da galera fica sem carta no mercado é do Gudy ! Ele quer ter 9 de tudo !
    Sou competitivo hardcore ! Torneio é a unica diferença entre BS e UNO/jogo do Mico !
    Por isso todos têm que ser competidores pelo menos pra aprender coisas novas e mostrar a COPAG que os consumidores de BS querem que o jogo chegue ao nivel de magic com 20 anos de duração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria ser mais competitivo, gosto de duelar aumentar minha experiência de jogo.
      Sinceramente o que me barra e que não consigo treinar...de semana, n tenho com quem jogar e aqui na minha cidade, diferente de SP, na qual podemos nos reunir em alguma loja, aqui não tem nada. Outra coisa que tira meu feeling de jogo e que os outros compromissos me impedem de sempre participar dos torneios, hora pq tenho que ficar aqui na cidade, hora pq e viagem a trabalho e hora tem algum evento social no dia do torneio.
      Montei um deck para o meu irmão mostrar/jogar com os amigos...vamos ver se eles se empolgam!!

      Excluir
  5. eu sou Competitivo com Colecionador, não sou aficionado por vencer, sempre facilito pros novatos pra eles se empolgarem. mas também, gosto de competir nos torneios e faço de tudo pra vencer, nesses casos.

    ResponderExcluir
  6. Não é sempre que posso jogar (na verdade, pareço jogar apenas no Boiando na Sala nos torneios Forever Alone), mas conto com uma boa quantidade de cartas para montar decks. Me encaixo no perfil de Colecionador. Gosto muito de estar contando, verificando e fazendo muitas estatísticas com minhas cartas, mas nada que vá da planilha eletrônica para as mesas de jogo.
    Parabéns pela máteria! Ficou muito boa!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo ótimo Post.
    Meu perfil atual é o For Fun, pois não encontro muita gente para jogar.
    Mas estou correndo atrás de boas cartas e melhorar a minha competitividade.
    Abração e vida longa a BS!

    ResponderExcluir