Image Map

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Mulheres e TCG

Mulheres e TCG
Olá pessoal! Meu nome é Camila e esse é o meu primeiro post aqui no blog Marvel TCG! Quem é de São Paulo certamente já me conhece dos torneios ao menos de vista, pois sou praticamente a única mulher que joga no cenário competitivo aqui em Sampa. Por isso fico muito feliz em poder escrever no blog e ser respeitada nos torneios, já que, infelizmente, ainda trata-se de um campo dominado por homens.


Conheci BS no evento Anime Friends do ano passado e desde então não parei mais de jogar. O jogo me chamou a atenção por envolver os personagens de quadrinhos, e por isso comprei os dois decks iniciais de U.M.  Já com mais cartas e um deck melhor, comecei a frequentar os torneios na metade do ciclo E.T, que viraram minha diversão em todos os finais de semana.
BS é meu primeiro card game e por isso demorei um pouco para me adaptar com as estratégias e os jeitos de montar deck. Sempre fui muito bem recebida pelos jogadores mais experientes, que me ajudaram a montar decks competitivos e a ter mais visão de jogo. Esse auxílio e o resultado de muito treino me levaram a conquistar bons resultados nos campeonatos. Nesse fim de semana, por exemplo, consegui o primeiro lugar sábado no pré-release da loja Let’s Collect e o terceiro lugar no torneio oficial do Anime Friends no domingo.
Embora tudo isso me deixe muito feliz, uma coisa ainda me incomoda. São pouquíssimas as mulheres que jogam TCG, número que é ainda menor no cenário competitivo. Os motivos para isso são muitos, mas sem dúvida o principal deles é que não há estímulo para que mulheres se dediquem a esse tipo de atividade.
Desde cedo card games, assim como videogames e uma série de outras atividades são associadas ao universo masculino, criando uma barreira para que mulheres também participem desse mundo. Não quero parecer dramática, mais nunca ganhei um quadrinho do Batman, GameBoy ou card game do Pokémon, embora gostasse muito dessas coisas. Embora nos dias atuais esse cenário esteja se flexibilizando, ainda vivemos em uma sociedade machista. Muitos acham, ainda que inconscientemente, que lugar de mulher não é em card game, muito menos competindo.
Então, como mudar isso¿ Se você gosta de TCG, não faça disso um assunto exclusivamente masculino. Converse disso também com suas amigas, namorada, irmãs... Mas não considerando-a “café com leite” ou inferior. Explique sobre o jogo com seriedade, como você faria com qualquer amigo. Estimule mulheres que você conheça e se interessam por isso a frequentar os torneios, pois certamente muitas se sentem inibidas de entrar no cenário competitivo por ser um território predominantemente masculino.
Embora possa ter parecido um pouco, isso não é uma lição de moral... rs. É apenas a visão de uma mulher que joga TCG e vivenciou as dificuldades de se entrar nesse meio.
Bom, espero que eu consiga contribuir bastante com o blog e dar dicas bacanas!

Abraços


5 comentários:

  1. Meu deck só tem personagem mulher. É uma beleeeeeza só!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Camila!
    Parabéns pela matéria, seu post foi bastante motivador!

    Eu conheci o Battle Scenes em um evento da minha região em maio deste ano.
    Sempre gostei bastante de assuntos da "cultura geek" e frequento eventos a 7 anos, porém o meu maior interesse neles é cosplay. Sou cosplayer a 4 anos.
    Assim, já tinha visto muitas partidas de TCGs, achava legal, mas nunca havia me interessado em aprender a jogar.

    Porém, como aconteceu com você, o Battle Scenes me encantou por utilizar os personagens das HQs do Universo Marvel. Acabei comprando os 2 decks fechados da coleção Poderes Ocultos e participei de um torneio por aqui, com um deck inicial mesmo, apenas para aprender a jogar.
    Perdi todas as partidas! kkkk Porém, foi muito legal, o pessoal me acolheu super bem, foram atenciosos e tiveram a maior paciência em me ensinar as táticas e dar dicas.

    Hoje, jogo bastante com meu namorado, porém, pela falta de tempo, não conseguimos praticar muito com outras pessoas.
    Estamos aperfeiçoando os decks, e espero participar de outras competições logo.

    Sem contar que o BS só abriu o mundo dos TCGs pra mim. Ainda tenho jogado Pokemon e, logo que conseguir um tempo, quero aprender as regras do Magic.

    Vamos lá, trazer mais meninas para os TCGs! o/

    ResponderExcluir
  3. O grupo SPBS de Card Games já conta com 2 mulheres jogando sempre nos encontros. Já é a hora de mostrar para a sociedade que nem toda mulher segue o estereótipo padrão! o/

    ResponderExcluir