Image Map

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Decks No Foil e Novos Jogadores





Olá Novamente!



  
"De novo esse cara?!" - É, eu novamente!


A Marvel TCG abriu essa oportunidade de falar sobre o que eu quiser hoje, então vou falar pra vocês um pouquinho sobre decks No Foil. A primeira coisa que eu gostaria de falar sobre isso é que eu não gosto dessa expressão. Pô, esse é um jogo brasileiro, deveria ter um nome brasileiro para isso. Só que até agora ainda não consegui pensar em um nome. "Sem Brilho"? "Sem Brilhosas"? Uma leve mistura das palavras Comum, Incomum e Rara, como: "Coinra"? Juro que uma noite fiquei até as 2h da manhã pensando nisso e, como podem ver, sem qualquer resultado.




A segunda coisa que eu quero falar pra vocês é o que um torneio No Foil significa. O nome NO FOIL é bem auto explicativo: sem as cartas brilhosas, como as Super Raras e Ultra Raras. Decks NO FOIL são decks feitos a partir de cartas comuns, incomuns e raras. 


"Hum, interessante Richard, o que mais você pode me falar sobre este magnífico formato?"



Bom que você perguntou, jovem, posso te falar algumas coisas. Esta é a melhor maneira de começar a jogar. Diferente do Pauper, que são decks apenas com cartas comuns, os decks NO FOIL também tem a característica de serem mais consistentes e principalmente fornecem a capacidade de diversificar os decks do formato. No Pauper a preferência por cards como Asa Vermelha e Falcão acaba fazendo os jogadores utilizarem decks muito parecidos. É claro que com a chegada de novas coleções o Pauper também se diversifica, mas acredito que a consistência do No Foil ainda seja maior.



Aqui na minha cidade, a quantidade de jogadores aumentou bastante com a introdução de decks No Foil, os jogadores estão melhorando seus decks, investindo em novas coleções e principalmente, com uma vontade muito grande de jogar. Veja que o No Foil permite os jogadores usarem ótimas cartas como Esconderijo Secreto e Armadilha Reforçada, e até mesmo aventurar-se pela diversidade das Afiliações como Vingadores, Mestres do Terror e afins.



Como exemplo, temos essa lista:





Tomei a liberdade de cotar o preço deste deck na Mtcg Store, e pela bagatela de R$ 45,00 você pode ter o deck inteiro a sua disposição para jogar o próximo torneio! Este deck inclusive já usei e fui vencedor em um torneio No Foil aqui de Manaus.

No Foil é uma alternativa tanto barata quanto competitiva, e permite que você mostre a novos jogadores a possibilidade de cards como À Espreita, Golpe Treinado, Sufocamento e Homem Radioativo. Agora há uma divergência entre aqueles que disputam o formato: cards exclusivos de deck. 

Algumas pessoas acreditam que cards exclusivos não deveriam ser aceitos em decks No Foil, afinal apesar de eles não terem raridade, contam como Super Raras. Eu acredito que independente de eles contarem ou não como Super Raras, formatos como No Foil, Pauper e até mesmo o Tribal só existem com o intuito de baratear o valor dos decks, e tornar o jogo mais acessível aos jogadores iniciantes. E não tem nada mais acessível que cards que vem dentro de um deck pronto. A acessibilidade destes cards diferencia eles de uma Super Rara.

Veja um exemplo: se você quiser um Loki, basta ir na loja e comprar um deck. De quebra ainda vem várias outras cartas. Agora se você quiser um Mystério, pelas minhas contas, você terá de abrir duas caixas para conseguir 1. Isso é quase a proporção de uma Ultra Rara como Concentrar Poder, então existe sim diferença entre cards exclusivos e Super Raras. Por isso aqui na minha região as cartas exclusivas são permitidas. Isso libera muitos decks que de outra maneira não seriam possíveis, como este:




Agora a Shield pode usar seu precioso Capitão América e a mega agente Maria Hill. Veja que a Harpia já está inclusa no time, e ainda estou um pouco indeciso sobre o novo Homem Máquina. Eu tive um trabalho extra pra ver quanto esse deck custaria na MTCG Store, Estou feliz de anunciar que por 100 reais você consegue montar o deck dessa forma, pronto pra jogar. E se você quiser mudar ele de No Foil para algo mais competitivo, bastaria adicionar 3 Lança Míssil e pronto!


Estou muito satisfeito em utilizar o formato No Foil na minha região e o crescimento da quantidade de jogadores só me dá a certeza de o Battle Scenes estar no caminho certo por aqui. Procure o meu nome na Database e você ainda poderá ver uma decklist de Irmandade de Mutantes No Foil, e em breve aparecerão muito mais.

Ainda não se sente motivado? Mande uma destas listas para mtcgstore@hotmail.com, fale com o Wagner que você viu aqui na Marvel Tcg e ele ainda te dará um desconto pelo deck! Quer começar a jogar? A hora é agora!

Até mais!

Obs: e não esqueça, mande o report do seu torneio para reportsmtcg@gmail.com e ele será publicado aqui, e você ainda ganha um crédito de R$ 10,00 na Mtcg Store!


Edit 14/11/2014: mudança nas decklists.


Arquivo de Artigos: Battle Scenes AM
reportsmtcg@gmail.com

7 comentários:

  1. E qual sua opinião sobre cartas super raras que veem no deck? Como o Treinador e o Capetão América UM, e se eu tiver apenas a versão foil deles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo toque. Obviamente estes cards não podem fazer parte de decks No Foil. O deck da Shield ainda é uma idéia que estou amadurecendo, então acabei deixando passar o Escudo do Capitão América.

      No caso do Treinador, ele não está na lista original, incluí ele enquanto escrevia o artigo e não me dei conta da raridade dele, então irei substituir estes cards! Modo Edição ON!

      Enfatizando, cards Super Raros que vêem dentro de decks como Treinador, Escudo do Capitão, Mjolnir dentre outros não podem fazer parte de decks No Foil. Obrigado!

      Excluir
    2. Se os super-raros que veem no deck não são válidos, não faz muito sentido valerem as exclusivas de deck (especialmente as cartas que veem na capa), afinal, o poder delas é equiparável ao das super e tem o mesmo acesso facilitado que as supers que veem no deck.

      Excluir
    3. Concordo com você, mas apoio uma solução contrária. Os super raros que vem em deck deveriam valer. Aí faria mais sentido ainda, na minha opinião. Obrigado pelo feedback!

      Excluir
    4. Suas respostas foram contraditórias, em uma você foi contra o uso dos cards super-raros desde que venham no deck e a favor dos exclusivos, e na outra você foi a favor. Elabore uma resposta e a incorpore ao corpo do seu texto.

      Excluir
  2. A melhor tradução pra no-Foil na minha opinião é Opaco. Então seriam Decks Opacos (como em "sem brilho ou transparência")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa sugestão! Ainda não tinha pensado nesse, mas acho que fica um nome pouco chamativo, tipo: "vamos jogar com decks opacos!", rs, não sei se atrairia muito público pro formato. Vou testar em um dos torneios aqui pra ver se o pessoal gosta!

      Excluir