Image Map

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Armado e Preparado


Análise da habilidade Alvejar Comparsas e sua influência no metagame competitivo antes e depois de sua chegada.


CLIQUE AQUI PARA LER O RESTANTE

"Ataque à Distância nunca foi meu poder favorito". Tive que repensar nessa minha frase quando Alvejar Comparsas apareceu! Essa habilidade tirou Ataque a Distância das sombras de volta para o competitivo de uma maneira absurdamente poderosa.

Em Múltiplas Identidades, os únicos que usavam Ataque a Distância antes disso eram apenas os baralhos que usavam vários personagens de Energia baixa, como exemplo, o baralho da S.H.I.E.L.D e os Inimigos do Demolidor. Quase nenhum outro arquétipo o usava pois era facilmente substituído por outras cartas. 

GOLPE TREINADO era uma carta que se assemelhava muito com o LANÇA-MÍSSIL, ambos são ações antecipadas que causam dano, a única diferença é que GOLPE TREINADO causa um ponto de dano a menos que o LANÇA-MÍSSIL se for usado como antecipação, mas tem a vantagem não precisar descarregar nenhuma carta como custo da ação.

Logo após, temos o ROMPANTE DE PRECISÃO, que é um pouco mais difícil de ser substituído por ser a uma das poucas ações  do jogo que causa dano massivo penetrante como ação de custo 1. Mas, mesmo assim, temos duas cartas que se parecem com ela, uma delas é RAIO DE FORÇA que causa a mesma quantidade de dano, mas com um custo de incapacitação maior. E a segunda seria DANÇA DE LÂMINAS que tem o mesmo custo de incapacitação, mas agora como ação antecipada e causando um de dano a menos.

Algumas outras cartas como IMPULSO VIOLENTO e GRANADA DE MÃO apareciam em seus baralhos como complemento nos baralhos de Ataque à Distância, entretanto, também há possíveis substituições por outras cartas. Todas as cartas citadas tem um custo negativo, ou de descarregar cartas do seu personagem ou descartar cartas da mão, se tornando um suicídio.
"Eu joguei muito tempo com Ataque à Distância, e hoje posso dizer com convicção que é o pior poder do jogo" - Um amigo que sempre usou o baralho da S.H.I.E.L.D. na época de Múltiplas Identidades.
Na edição seguinte, ao aparecer uma única carta, toda essa realidade mudou. ALVEJAR COMPARSAS atualmente é imbatível, tem uma capacidade de dano maior que se colocarmos as duas cartas de SALTITAR no mesmo personagem. Sendo uma carta com o efeito de duas e, como ação imprevista, ficou ainda mais forte quando combinamos com TREINAMENTO INTENSO ou REESTRUTURAÇÃO MUSCULAR que permite permutar cartas na fase de preparação, podendo fazer que vários personagens usem essa ação com apenas uma carta de habilidade.

Dezenas de baralhos abriram espaço para usar esse poder, como por exemplo, Mestres do Terror, Vingadores, Homem de Ferro, entre vários outros. E para melhorar a situação, com o CUBO CÓSMICO, qualquer personagem agora pode usar essa ação com +1 de dano em cada uma das vezes que você usar ela. Que delícia cara!

Juntando tudo isso com PORTAL PARA O MICROVERSO, você pode causar muito dano imprevisto e "penetrante" (como os personagens do oponente estão com escudo 0, estou considerando o dano como penetrante já que ele está removendo cartas ignorando o escudo).

Essa combinação de cartas são encontradas em vários baralhos competitivos:

  • 3x Alvejar Comparsas
  • 3x Treinamento Intenso
  • 3x Restruturação Muscular
  • 1x Cubo Cósmico
  • 3x Portal para o Microverso
Alguns outros baralhos que não conseguem usar uma versão com Ataque a Distância, estão usando combinações de cartas parecidas que fazem efeitos próximos do ALVEJAR COMPARSAS, mas, em todos os casos, você precisa de pelo menos uma combinação de duas cartas:

  • INCURSÃO SURPREENDENTE + INCURSÃO ESTONTEANTE: Com o custo de 1 você pode usar o INCURSÃO ESTONTEANTE causando 1 ou 2 de dano imprevisto, e com o custo de 2, você pode usar as duas ações causando entre 3 ou 4 de dano imprevisto dividido em até 2 alvos.
  • SALTITAR (UM) + SALTITAR (ET): Com o custo de 1 você pode usar o SALTITAR (UM) causando 1 de dano imprevisto em dois personagens. Com o custo de 2, pode causar 2 de dano em um personagem e 1 de dano em um outro personagem.
Mesmo com efeito equivalente ou parecido, não há como fazer permutações com o mesmo potencial que tem o ALVEJAR COMPARSAS, já que nesse caso você deveria permutar duas cartas para fazer o efeito novamente.

Notas do Autor

Joguem as pedras, mas eu realmente considerava Ataque à Distância um poder fraco... Hoje em dia, eu uso no meu baralho principal. Que atualmente só usei em um torneio e fiquei em segundo colocado.
Não quis dizer nesse artigo que, Ataque à Distância seja agora o melhor poder, estou dizendo apenas que ALVEJAR COMPARSAS se tornou a alma desse poder, e que, por causa dela, temos vários baralhos competitivos com esse poder novamente.


2 comentários:

  1. Eu acho Lança-Míssil muito boa também. Um Rei do Crime com Lança-Míssil, Cubo e À Espreita dando 5 de dano na antecipação é muito foda.

    ResponderExcluir
  2. Em BSMI realmente Ataque a Distancia era um dos piores poderes do jogo, só tinha Lança Míssil de card bom, o resto era tudo card médio ou ruim.

    Ao meu ver, em BSIC os poderes que ganharam as melhores habilidades foram Voo, Ataque a Distancia, Agilidade, Telecinesia, Elasticidade e Genialidade. Acho normal ver esses poderes sendo mais usados agora que antes.

    Eu considero Voo o melhor poder atualmente (por causa da Investigação Silenciosa). Mas Alvejar Comparsas é uma das melhores cartas de habilidade do jogo também (com certeza é a melhor de Ataque a Distancia), consegue causar com certa facilidade 9 de dano na preparação com apenas 1 personagem com cubo ou algum cenário que aumente dano.

    ResponderExcluir