Image Map

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Se tornando um mestre do Battle Scenes - Parte 2: Observando a Cena Estratégicamente



Uma coisa que me inspirou em Battle Scenes, quando comecei a jogar, foi perceber que o jogo era completamente estratégico, já que todas as ameaças que eu poderia ter estavam a minha vista, e como um jogador de longo tempo de Xadrez, e eu poderia prever o que o oponente poderia fazer com elas.

Com o tempo aprimorei ainda mais a minha visão de jogo, depois de ver Retirada Estratégica salvando muitos personagens e devolvendo à cena com todas as cartas de habilidades que eu tive que remover anteriormente, foi dai que percebi que a ameaça não era apenas o que estava em cena...


CLIQUE AQUI PARA LER O RESTANTE


Perceber todas as informações que podemos obter, como, quantidade de cartas nos recursos do oponente, quantidade de cartas na mão do oponente, cartas de habilidades, efeitos, poderes... QUALQUER COISA é bastante útil durante o jogo e pode ser decisivo durante a partida. Então, criei um mini tutorial com algumas dicas que eu fui aprendendo com o tempo.

Calculando danos e Efeitos

O primeiro passo que você tem que começar a perceber é quem oferece maior pressão na cena e tentar remover-la. Perceba que não estou falando de quem causa mais dano. Vou dar um exemplo para ficar mais claro: Imagine que seu oponente tenha um Drax - O destruidor em cena anexada com 4 cartas de habilidade com poderes diferentes, ele irá causar 7 de dano com sua ação impressa Potencial Desconhecido. Além disso meu oponente tem um Groot anexado com alguns suportes e umas cartas de genialidade. Quem está fazendo mais pressão na cena? O Drax, com certeza! Mas, e no caso de você tiver um personagem vilão em cena anexado com Chantagem evitando as ações do Drax, nesse caso, ele não trás mais nenhum perigo.

No exemplo anterior foi simples perceber quem faz maior ameaça em jogo, por considerarmos apenas suas ações impressas e no caso, ambas as ações fazem a mesma coisa, causar dano. Mas em casos mais complexos que seu oponente pode causar dano normal, dano penetrante e/ou incapacitar, qual deles é prioridade e qual deles geram mais ameaças?

Vamos imaginar que está no turno de seu oponente e ele entrou na fase de combate, como antecipação você pode fazer uma dessas jogadas:
  • Incapacitar: Quando for incapacitar você deve pensar em uma coisa: Quais ações eu posso evitar que meu oponente faça caso eu incapacite um personagem dele? Com essa maneira de pensar você vai ter agora duas opções:
    - Incapacitar um personagem para um estágio em que ele não possa fazer nenhuma ação, dessa maneira reduzindo a quantidade de ações do oponente.
    - Incapacitar um personagem para um estágio em que ele não possa usar algumas ações, evitando que ele consiga usar ações de custo elevado que seja muito forte. E possivelmente, evitando antecipações no outro turno.
  • Remover poder: A remoção de poder é bem parecido com a incapacitação, já que ambas limitam as ações que o oponente possa fazer, mas com a diferença que o personagem ainda está no mesmo nível de capacitação e na outra rodada ele poderá fazer as ações novamente. A remoção de poder só é útil quando:
    - Remover o poder daqueles personagens que só possuem 1 poder.
    - Se não tiver como incapacitar o suficiente, remover o poder das habilidades mais agressivas
  • Dano / Dano penetrante: O dano penetrante garante remoção de cartas de habilidades nos personagens do oponente, também serve de forma defensiva pois você está reduzindo as opções dele. Mas, não impede que ele vá atacar, inclusive se ele tiver uma ação impressa. O dano normal também pode servir da mesma maneira, a única diferença é que em casos que o oponente tenha escudo elevado, não vá servir.
    - Usar dano penetrante para filtrar as opções do oponente onde ele só terá ações que oferecem menos impacto no jogo.
Mas, para sabermos os níveis de prioridades, você deve entender seu baralho e o que mais pode afetar suas jogadas, sabendo disso, você consegue perceber qual a maior ameaça em jogo. Eu, em específico, gosto de me basear nessas informações:
  • Dano penetrante é forte contra personagens que possuem escudo elevado
  • Dano comum é forte contra personagens que possuem pouco escudo
  • Incapacitação é bom para evitar ações poderosas
  • Remoção de poder é bom contra personagens que possuem um único poder
Se alguns desses casos me afetar de alguma maneira, eu foco todos os meus golpes com intuito de remover essas cartas para reduzir a força que o oponente exerce sob a cena. Mas, as vezes o seu oponente faz uma jogada surpresa de sua mão, aonde você não pode prever. Nesse caso devemos estudar também as cartas da mão do oponente e as cartas nos recursos.

Observando Recursos e Mãos

Muitos dizem que esse passo é desnecessário e que não é importante, mas, eu insisto em que qualquer informação que você tenha é uma bonificação durante a partida. Conhecendo os recursos de seu oponente e a quantidade de cartas na mão dele, você pode prever, em boa parte dos casos, o próximo turno de seu oponente.

Primeiramente, uma coisa que você tem que ter costume é observar sempre a quantidade de cartas na mão de seu oponente, essa informação te garante essas duas informações:
  • Quantidade MÁXIMA de capacitações extras que ele pode fazer no turno.
  • Quantidade MÁXIMA de personagens que ele pode colocar em cena.
Em alguns casos, ou na maioria deles, seu oponente além dos personagens que ele tem em cena vai ter um outro personagem em mãos, que pode carregar e usar todas aquelas habilidades que você tinha removida anteriormente, continuando à oferecer pressão no jogo.

Para descobrir se seu oponente tem algum personagem em mão, basta simplesmente contar quantas cartas ele tem no recursos e se há uma quantidade boa de habilidades, se houver uma quantidade alta desses dois itens e ele não colocou nada em cena, então temos uma dessas duas informações:

  • Ou, ele não tem nenhum personagem em sua mão
  • Ou, o personagem que ele tem em mão não conseguirá sobreviver mais de uma rodada em cena.
Nesse caso, já que agora existe uma possibilidade de ele não ter nada em mãos, você pode atacar sem medo de colocar as cartas de volta nos recursos. De preferencia, nocauteando o máximo possível de personagens para evitar efeitos de Regeneração, permutações de habilidades ou de voltar para a mão.

Mas, e no caso de o oponente não tiver muitas cartas no recurso, há uma grande chance de ele ter uma carta de personagem em mãos e não ter condições de colocar em cena. Nesse caso, é bem aconselhável que incapacite os personagens do oponente para 0 sempre que puder, assim, o oponente será forçado a ter que descartar algumas cartas de sua mão para tentar manter a pressão na cena. 

Logo após, quando ele tiver poucas cartas na mão, você pode atacar livremente seu oponente sem medo das ameaças surpresas que ele pode fazer em você.

Notas do Autor

Algumas situações citadas são bem específicas, mas, os exemplos oferecidos são para aguçar a visão dos leitores. Todas as informações dadas aqui são baseadas SIMPLES e APENAS por minhas experiencias com o jogo. Todos os jogadores tem um modo diferente de jogar e de pensar, o intuito do artigo é mostrar outras possibilidades de ver algumas jogadas.



Um comentário:

  1. Muito bom!

    As constatações são bastante obvias para jogadores avançados, mas essas dicas são importantíssimas para jogadores iniciantes e até mesmo jogadores de nível intermediário.

    ResponderExcluir