Image Map

segunda-feira, 4 de maio de 2015

MTCG - Estratégia em Cena (Parte 3)



3 importantes dicas sobre erros que todos nós cometemos no Battle Scenes!



Olá velhos e novos jogadores de Battle Scenes! Trago a vocês hoje um novo artigo com um conteúdo que eu gostaria de ter à minha disposição quando comecei a jogar Battle Scenes. Na verdade, sempre que escrevo um texto para vocês eu escrevo pensando em como seria legal se esses artigos já existissem desde o início. Ajudaria bastante. Talvez seja por isso que eu escrevo: para que novos jogadores possam ler o que eu queria ter lido. Tudo em nome da evolução do jogo e da diversão.


Então, sem mais delongas:






Muitas cartas aqui eu usei com o intuito de explicar as situações, mas onde você ler “Mystério”, por exemplo, saiba que a dica vale para qualquer outro personagem.



DICA Nº 1: 

– Muitos jogadores, ou por serem iniciantes, ou mesmo por desatenção, tendem a montar sua mesa ignorando as respostas do oponente. Eu vejo bastante isso acontecer, eu mesmo faço isso, e na maioria das vezes acontece no primeiro ou segundo turno, quando o jogador está baixando seu primeiro personagem.

Ao ver a cena vazia, e tendo um Mystério na mão, muitos caem na armadilha de descer o personagem como se estivessem desesperados pelos cenários que ele procura, e ignoram totalmente as dicas que o oponente dá sobre o deck que ele possui. Muitos são os perigos que rondam seu Mystério na mesa, e mesmo que o oponente não tenha personagens o seu personagem ainda corre perigo.

Ao descer o Mystério e ignorar aquela Dança de Lâminas que foi para os recursos do oponente, você está deliberadamente ignorando um Garras Imoladoras que pode lhe fazer mal. Ao ignorar um Alvejar Comparsas nos recursos do seu adversário você está pondo seu Mystério em perigo contra um possível Treinador que pode entrar em jogo a qualquer momento. Eu já vi muitos jogadores abrirem de Líder e Aleksander Lukin, e ao passar o turno para o oponente, veem Treinador e Pyro acabarem com tudo antes mesmo que o jogador possa buscar um suporte na Antecipação. Ao receberem o turno, já estão sem personagens e são obrigados a fazer uma contagem regressiva de 5 cards por turno, o que definitivamente não estava nos planos.

É claro que você não precisa rastrear totalmente o deck do seu oponente. No primeiro turno você tem apenas um relance do que o deck dele pode fazer. Também não precisa se lançar ao desconhecido e torcer pelo melhor. Há muitas maneiras de abrir a cena eficientemente e realmente pressionar seu adversário. A primeira maneira é descobrir o que seu oponente tem na mão, assim você já tem ideia do que te espera pelos próximos 3 turnos pelo menos. Para isso existem bons personagens e cenários. Dois dos mais usados são estes:



A segunda maneira é realmente montar seu deck prevendo tanto as situações boas quanto as ruins. Tudo bem, é legal baixar Tony Stark e 4 Homens de Ferro, todos equipados com Fúria Descontrolada, Alvejar Comparsas e Incursão Surpreendente prontos para o ataque na próxima Fase de Preparação. Mas, e a Antecipação? Se o seu oponente, no turno dele, resolver baixar Nave dos Guardiões, Portal para o Microverso, 5 guardiões e encher seus Homens de Ferro de vários “1´s de dano” até não sobrar mais armaduras em jogo? Se seu oponente baixar Asteróide M, Sina e Esconderijo Secreto?





Ou seja, desça seu Mystério e busque seu cenário, mas certifique-se que você terá como responder a uma ofensiva de seu oponente. E certifique-se que seu Mystério também consiga se defender. Certifique-se que seu deck pode reagir depois que seu oponente fizer algo inesperado.



DICA Nº 2: 

Essa dica é essencial para se dar bem em Battle Scenes. Você pode investigar, pode descer Toupeira, pode aumentar os escudos de seus personagens ao infinito. Porém, apesar de toda essa diversão, Battle Scenes é pura matemática, Battle Scenes é um jogo de somar pontos. Então por que você está colocando mais pontos que o seu oponente na mesa? Como está a eficiência do seu deck? Se você está descendo Homem-Máquina e Homem de Gelo (4+4 = 8 pontos) para lidar com um Homem Radioativo de apenas 4 pontos, você está fazendo isso errado.

Saiba que os personagens não precisam fazer tudo no campo. Cada vez que você mirar em um alvo do oponente, não há necessidade de os personagens fazerem todo o trabalho árduo. É lógico que chega um ponto na partida que a cena fica lotada de personagens, porém é uma situação crítica e que precisa ser evitada a todo custo. E para evita-la, você tem a sua disposição: cenários, suportes e até mesmo habilidades que podem lhe ajudar a vencer sem colocar muitos pontos na mesa.






Nesse quesito há muito mais cards para serem observados, e todos eles contribuem para uma vitória que não ceda muitos pontos para o oponente. Se baixar personagens é inevitável então faça com que seu oponente tenha muito trabalho para chegar até eles. Que tal, antes de descer seu Rei das Sombras mirando naquele Senhor das Estrelas, você usar um Invocar o Relâmpago e remover a Retirada Estratégica da mão dele? Novamente aqui retornamos à ideia de construção do deck pensando nas situações boas e ruins, a dica nº 1.


DICA Nº 3: 

Saiba quando pedir Mulligan. A terceira dica é básica e deve ser levada muito a sério se você quiser qualquer diversão jogando esse jogo. Mas por que a diversão? Ora, se você não tiver coisas boas na mão, vai ficar olhando seu oponente jogar e você não vai se divertir nada vendo isso. Acredite. As ideias que tenho a respeito de quando mulligar ou não, dariam um outro artigo inteiro, mas aqui o básico que você precisa saber será resumido em duas ideias centrais: Abertura e Continuidade.


           ABERTURA: Decks de Voo abrem com Investigação (Filtragem e Compra de Cards), Vingadores abrem com Tony Stark e/ou Peter Parker (Filtragem e Compra de Cards), Mestres do Terror abrem com Homem Radioativo e Constritor (Pressão, Compra de Cards e Antecipações). Decks de Mystério abrem com Mystério, e outros decks abrem com tudo isso mais Toupeira.

Então se você olha para as suas 10 cartas iniciais e não vê abertura de jogo, não há uma razão muito grande para manter essas 10 cartas. A única maneira de você possuir alguma vantagem é se o seu oponente não pediu mulligan e veio com uma mão pior do que a sua. Isso pode até acontecer, mas provavelmente será um jogo bem feio e nada divertido. Retornando à Dica nº1, monte a abertura do seu deck, e use os meios para consegui-la em todos os jogos. PEÇA MULLIGAN.





            CONTINUIDADE: Abrir de Asa e Falcão com Investigação é uma sensação muito boa. É viciante. E ganha jogos. Não exclusivamente por causa do Asa e Falcão, mas pelas coisas que o deck é capaz de fazer depois. Ao montar seu deck veja qual o próximo passo a ser dado após o Asa e Falcão. Geralmente a sua mão inicial já te diz o que você provavelmente deve fazer a partir do terceiro e quarto turnos. Antes mesmo de descer Asa e Falcão, suas dez cartas já te dizem como o jogo vai acontecer.


Muitas pessoas pedem Mulligan baseando-se na Abertura. Poucas conseguem enxergar a Continuidade e às vezes a Continuidade também te diz quando pedir Mulligan ou não. É claro que depende do deck. E se o seu deck não possuir uma Continuidade fica mais difícil ainda saber quando trocar a mão. A Continuidade também faz parte da dica nº 1. Se quiserem ler mais sobre isso é só falar que também dá um bom artigo.


Acredito que já fritei muito o cérebro de vocês com estratégias por um dia. Experimentem o que eu disse aqui, mesmo que vocês não concordem, e comentem o que vocês acham aqui nos comentários. Há mais dicas que eu posso trazer para vocês, mas fica pra um próximo artigo. Agora saiam do PC e vão jogar Battle Scenes!


reportsmtcg@gmail.com


4 comentários:

  1. Nossa, essa terceira dica não imaginava que tinha tanta coisa envolvida (continuidade). Normalmente só usava mulligan para ter abertura mesmo :(

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dos cometários! Eu tive que evoluir sozinha, com meus erros! Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir