Image Map

segunda-feira, 22 de junho de 2015

A ascensão do poder de Voo



Olá pessoal que adora esse card game chamado Battle Scenes. Prontos para uma viagem no tempo?


Então vamos voltar para a época que o jogo foi lançado com sua primeira edição Universo Marvel há uns dois anos. Os criadores tentaram fazer com que os poderes dos personagens fossem equilibrados. E no início eles até conseguiram. Mas conforme foram lançadas outras edições, alguns poderes ganharam cards muito úteis para a mecânica do jogo, enquanto que outros foram meio que deixados de lado. 

Mas um poder se sobressaiu aos demais. Sim, estou falando do poder de voo. Na cena competitiva atual esse poder se tornou quase que indispensável pelos benefícios que pode gerar em uma partida de BS e por esse motivo é difícil ver um deck que não o utilize.

Quando saiu a primeira edição, cada poder tinha um card de habilidade muito bom para representá-lo, a Elasticidade tinha o Atrasar, Lâminas tinha o Rasgar, Ataque Energético usava o Raio de Força, a Genialidade tinha a ultra rara Pensar Rápido, enquanto que o Voo tinha disponível o Circundar. Beleza, era uma incapacitação de 1. Era uma coisa chatinha que não deixava o oponente fazer ações que custassem 2. Mas não era nada muito absurdo.

Aí veio a segunda edição com o nome de Evolução Tática e a bomba Concentrar Poder para quem usa Ataque Energético. E para Voo? Aqui a novidade não foi tão boa. Tivemos o card Arremetida Veloz, um card comum para causar dano na antecipação principalmente em personagens que estejam em estágio 1 ou 0. Mas essa carta não vingou. Porém, algo começou a se tornar comum em todas as edições que se seguiram. A maioria dos melhores personagens tinha Voo como um de seus poderes.

A coleção Poderes Ocultos nos trouxe a primeira habilidade super rara de Voo que foi Exploração Aérea. Uma antecipação que pode buscar qualquer carta no seu deck e carregar no personagem que usou a ação. 

Essa coleção também trouxe um novo poder, a Magia que se tornou um deck bem forte. E olhem que coincidência, os dois melhores personagens desse poder também possuem Voo. Estou falando de Feiticeira Escarlate e Dr. Estranho.

Outros dois personagens que saíram e fariam um estrago mais além se disseminando por todos os lados foram Asa Vermelha e Falcão. São rápidos e a passiva de um buscar o outro no deck ou nos recursos, além de filtrar o baralho te dá capacitações gratuitas todo turno. Mas eles ganhariam destaque principalmente mais tarde, já explico.

Veio Múltiplas Identidades e com ela o poder de Voo ganhou duas
excelentes habilidades. Se o Circundar já era chato, imagine quando saiu Voar Alto que pode incapacitar um personagem em até 2. Isso deu mais controle para o poder de Voo para não deixar o oponente jogar.

Além dessa habilidade, saiu também uma boa opção para dano. Incursão Surpreendente causando dano na preparação com direito a outra ação de dano gratuita para o personagem caiu nas graças da galera. As ações imprevistas começaram a se tornar bem comuns nos torneios e o Voo também ganhou sua representante.

Mas faltava a cereja no bolo para deixar Voo perfeito. Uma habilidade usável para comprar cards sem ter que contar com Genialidade. 

E em Invasão Cósmica ela veio. Uma comum capaz de acelerar seu jogo muito rápido, Investigação Silenciosa tem ainda a vantagem de poder ser usada no turno que o personagem entra em cena e durante a preparação. Com ela você olha as três do topo e coloca um card na base do deck, um nos recursos e um no topo e depois disso compra um card.

Asa Vermelha e Falcão passaram a ser os principais usuários dessa habilidade se tornando peças-chave em diversos decks. Além da habilidade nova, esta coleção trouxe personagens do espaço com algo em comum, além do Poder Cósmico, muitos tinham o poder de Voo é claro.

E por fim, em Iniciativa Vingadores o poder de Voo ganhou um card defensivo, o Ziguezague evita que um personagem leve dano por ações usadas na preparação. Isso é uma resposta aos decks que surgiram com muitas ações imprevistas de dano. Com este material disponível e com a grande variedade de bons personagens que voa, este poder passou a ser quase imprescindível nos decks atualmente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário