Image Map

domingo, 23 de agosto de 2015

MTCG Vamos Falar Sobre: Poder Cósmico!


Olá queridos leitores!
Nessa semana não tem muita coisa acontecendo no cenário competitivo e os spoilers da nova coleção finalizaram. Porém, para falar da coleção vou preferir aguardar a lista completa ou, se este post sair depois da divulgação da lista, dentro de alguns dias já poderão conferir um post sobre Ofensiva Surpresa aqui no blog!


Hoje vou falar de um poder que conheço há apenas duas coleções, mas já considero pacas: Poder Cósmico. Infelizmente não existe muito carinho ao redor desse poder e, embora muitos já tenham tentado criar decks em torno desse poder, nunca conseguiram elevar o deck ao nível de favorito a vencer um torneio.

Primeiramente, vamos conhecer as principais habilidades de Poder Cósmico, começando pelas mais comuns:



Em seguida, as Antecipações:



Por fim, as habilidades usadas na Preparação: a Emular Poder que já está aí em cima é a única habilidade imprevista de Poder Cósmico.



A primeira coisa que me incomoda é o fato de não haver boas ações de dano na Preparação e na Antecipação. As melhores habilidades de dano estão no combate normal, onde seu oponente pode se preparar para elas e até mesmo removê-las. A segunda coisa é que as habilidades de antecipação e imprevistas, em sua grande maioria, são apenas habilidades de suporte, sem contato direto com os personagens do oponente. A terceira e última, bom, é que você perde muito recurso ao executar essas ações.

E isso foram apenas as habilidades. Agora vamos falar dos personagens principais de Poder Cósmico:


Todos são personagens muito legais, e se você quer realmente montar um deck Cósmico você tem que dar atenção principalmente a estes. Agora, sobre estes personagens, é quase como se a Copag soubesse que o Poder Cósmico nunca seria protagonista nas mesas de Battle Scenes. Todos eles vêm acompanhados do poder mais predominante do jogo, que é o de Voo. Então, para que Manipular Vontade se você pode Circundar? Para que Plenitude se você pode fazer uma Incursão Surpreendente?

E mais: Muitos desses personagens possuem outro poder bastante utilizado e muito mais eficiente: Ataque Energético. Às vezes meu Capitão Universo entra usando Incursão Surpreendente e ao invés de usar Unipoder eu simplesmente uso Raio de Força. Você pode até falar: “Mas Richard, às vezes é melhor usar Unipoder e colocar alguns cenários de volta no deck”. Também concordo, mas na grande maioria das vezes você vai mesmo preferir Raio de Força.

Por último e não menos importante, os cenários de Poder Cósmico:




Cenários muito bons que ajudam a evitar o esvaziamento dos recursos. Porém, enquanto você baixa Invasão Cósmica para não perder recursos, seu oponente está te atacando com Manchete do Clarim, À Espreita, Guerra Civil e sabe-lá-mais-o-que. Ou então ele está fazendo um Convocar Reforços para povoar a mesa ou uma Retirada Estratégica no Pyro para descer novamente. Cenários muito mais ofensivos que estes ilustrados acima.

Dito isso, só podemos esperar que a nova coleção traga mais amor ao Poder Cósmico que já mora no nosso coração. Mas hey! Listen!




Será que podemos fazer alguma coisa com isto? Bom, Flamejante é o típico personagem cósmico, amparado pelos poderes de Voo e Ataque Energético, então, nada de novo aqui. Vigilante Kree é o mais diferente, mas é o menos indicado para um deck de Poder Cósmico. Seu lance é com os Kree, infelizmente. Homem-Molecular é exatamente o tipo de personagem que procuramos em um deck cósmico e vem amparado por Telecinesia e uma ótima ação. Oras, ele entra em muitos decks além desse. Por último, a melhor notícia:




Imprevista, de Antecipação, causando 3 de dano por apenas 1 de energia cósmica. 5 de dano imprevisto com Incursão Surpreendente, podendo ser potencializado com cenários e Cubo Cósmico. Agora sim, vocês captaram a essência, Copag. Poder Cósmico é ótimo suporte? Agora também será um bom protagonista. Me deu até vontade de fazer um deck:


Eu nunca fui um deckbuilder, então aqui está apenas o esboço do deck que quero montar. Além disso, precisam ser adicionados alguns cards específicos do metagame, como Pyro, ou Kitty, ou qualquer outra coisa que seja um problema na sua região. Observe a sinergia entre Anti-Matéria e Treinamento Intenso, podendo permutar a habilidade cósmica entre todos os seus personagens. Quer dizer que para usar a Anti-Matéria você tem que treinar muito! (Ok, vou parar por aqui...)

Cubo é uma boa adição ao deck, e cenários mais ofensivos também. Pretendo retornar essa decklist futuramente para mostrar o que foi mudado e o que está funcionando. Até lá então, fique ligado na Rede MTCG!


2 comentários:

  1. Muita bom o artigo. Realmente, se comparar os golpes da habilidade cosmica, as outras estao em vantagem. Montei um deck muito parecido com esse que voce fez no artigo, mas infelizmente esse poder esta abaixo. Uma pena, os personagens cosmicos tem uma flexibilidade e habilidades interessantes mas so conseguem ser efetivos no turno do jogador que os controla. Ate la, o oponente ja responde a altura.

    ResponderExcluir
  2. Não tinha visto esse post. Ótima matéria, muito bem montada e escrita. Porém descordo de alguns pontos. Considero Poder Cósmico a melhor habilidade do jogo desde Iniciativa Vingadores. Você consegue reciclar seu deck e escolher o que comprar com Assimilação Quantica usada na antecipação e a passiva do Capitão Mar-vell. E o que eu gosto de fazer, respondendo a uma das perguntas feitas no post, é usar circundar manipular vontade e voar alto. Assim o oponente terá que escolher o que tirar e não conseguirá tirar as 3. Assim será incapacitados com certeza. Novamente, parabéns ae pelo artigo.

    ResponderExcluir