Image Map

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Defensores da Terra vs. Investida de Clones - Parte 1

Olá jogadores!
Essa semana venho trazer a vocês minhas considerações sobre os dois decks de lançamento da nova coleção Ofensiva Surpresa!


Durante o fim de semana passei várias horas olhando para os decks, e inclusive joguei alguns jogos para saber qual seria a melhor opção para ganhar no torneio de lançamento. Aqui teremos 3 lojas fazendo o lançamento, sendo 02 torneios com os Decks e 01 Draft. Então nada melhor do que mergulhar nas listas e ver quem se sairá melhor. Falando em Listas...


Olhando para essa decklist podemos tirar algumas conclusões logo de cara: o deck é uma reunião de Vingadores com alguns convidados não tão VIPs, como Duende Macabro e Bumerangue. Ultron-6 apesar de ser vilão, compartilha muitos poderes com os Vingadores e tem uma boa ação própria, sendo um bom penetra nessa festa.

A quantidade de cenários também surpreende, 12 cenários sendo 4 novos. Poderiam ser apenas 10, já que Combate às Cegas não mostrou a que veio durante as partidas. Gostei muito da Pesquisa Solitária, gostaria que houvesse 3 dela no deck. Fora do evento de lançamento, no entanto, não verá muito jogo, pois Entrega Especial ainda é melhor. Por último, 1 Câmara Neutralizadora, se esse deck fosse uma festa esse suporte definitivamente seria a pessoa mais aguardada do evento.

Quando falamos das 25 habilidades do deck, podemos claramente ver que 60% são habilidades de Voo, e enquanto muitos possam achar uma quantidade grande, ainda é pouco visto que 78% dos personagens tem Voo, e durante as partidas, mesmo tentando equilibrar as habilidades entre os personagens muitos ainda entravam sem nenhuma, tendo que depender de suas próprias ações para causar dano.

Essa última afirmação nos remete ao fato de que os Personagens desse deck não possuem ações muito boas. Temos:


Dano condicional, mas 3 é o máximo que causa.

Difícil confiar 100% nelas, não? Por isso que Defensores da Terra vai depender muito SIM das habilidades que você carregar nos personagens. Considerando que o deck não tem cenários que aumentam o dano, como Manchete do Clarim ou Combate ao Crime, a responsabilidade sobre as habilidades só aumenta.

Para finalizar, gostaria de adicionar um ponto negativo: Embora você tenha 6 personagens com Genialidade (podendo chegar a 8 se o Hulk vier carregando Bruce Banner), não há habilidades geniais na lista, então ao escolher esse deck saiba que você não irá comprar muitos cards, o que pode ser frustrante às vezes.


Quando escolheram o nome deste deck, de Investida de Clones, não estavam brincando. O deck possui muitos personagens iguais ao outro deck Defensores da Terra:

1x Bumerangue – V1
1x Duende Macabro – V1
1x Força Tática – V1
1x Golias – V1
1x Hulk – V1
1x Hulk – V2
1x Máquina de Combate – V1

Sério, dos 23 personagens da lista, 7 também estão no Defensores da Terra. Isso equivale a 30% do deck! No entanto, ainda há ótimos personagens exclusivos aqui. Homem-Gorila é a sua estrela, vem 3 cópias e causa uma boa quantidade de dano. No entanto, sua habilidade só é máxima ao lado de outro Mestre do Terror, e adivinhem? O único outro Mestre no deck é o Bumerangue! E apenas uma cópia, então não espere causar 5 de dano durante o torneio.



Indo para os cenários, vemos a grande quantidade de 14 cenários e pensamos, pra que? Seria um bom tópico para falar mal, porém eu consigo ver a necessidade dessa quantidade no deck. Primeiro, temos os óbvios: Fogo Cruzado, Retirada Estratégica e Universo Paralelo. Mesmo Entrega Especial tem sua utilidade. Desfechos Paralelos é ótima, pois ao final do seu ciclo gerou 2 cards na mão e 2 no recurso. Passado Sombrio foi bastante útil para segurar o oponente. No entanto, Investida Tática ficou bem abaixo da expectativa, que já era baixa.

Sobre os suportes, devo afirmar que Minério Clandestino é muito superior ao que eu esperava, gera muitos recursos rapidamente. Vai ver jogo competitivo sim!


Por último e não menos importante, as habilidades. 18 Habilidades! Mas como é possível? Bem, neste deck, embora você sinta falta de uma ou outra habilidade a mais, os personagens aqui são muito superiores em termos de habilidades próprias. Enquanto os Vingadores do deck do Formiga são mais dependentes das cartas que estão carregando, olhe o poder de fogo dos vilões desse deck:


A capacidade de causar dano com as ações próprias dos personagens é muito maior com o deck do Jaqueta, enquanto o deck do Formigão depende das habilidades carregadas. No entanto, este deck é mais pesado de baixar, e o Defensores da Terra consegue lidar bem com os recursos e descer mais personagens.

Em termos de sinergia, temos 82% dos personagens com o poder de Ataque à Distância, e 60% das habilidades do deck são desse poder. Muitas permitem combos e jogadas que podem mudar o jogo a seu favor. Outro diferencial são 3 Fúria Descontrolada e 1 Alvejar Comparsas, que tornam o deck mais letal durante a Preparação. Essas habilidades precisarão ser utilizadas em conjunto, pois a maioria dos personagens do outro lado já tem escudo 2.

Aqui novamente sinto a falta de habilidades de compra de card, ou manipulação de deck. Apenas os cenários podem facilitar uma compra aqui ou outra ali, mas ao começar a partida, jogue contando apenas com a sua própria compra do turno. Não há muita aceleração, e uma vez que os personagens caem na mesa tudo se decide muito rápido.

Infelizmente, durante a partida alguns defeitos ficaram bem expostos, e o deck possui apenas uma estratégia principal para tentar ganhar o jogo. Mas isso fica para  a segunda parte do artigo, onde eu falarei com mais detalhes dos 4 jogos envolvendo esses decks. Também falarei sobre as estrelas Jaqueta Amarela e Homem-Formiga, e trarei informações sobre como potencializar o efeito da Particula Pym.

Até a 2ª Parte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário