Image Map

domingo, 1 de novembro de 2015

DICUSSÃO TEÓRICA: ATAQUE ENERGÉTICO X PODER CÓSMICO


Olá, sou Yuri Bittencourt e trago para vocês mais uma “Discussão Teórica”. Dessa vez o foco será Ataque Energético e Poder Cósmico.




A cada edição lançada, Copag faz o possível para equilibrar o jogo de forma que fortaleça algumas habilidades e mantenha a força daquelas que consideram fortes dentro do que é proposto por aquela habilidade. Logo, não espere uma carta de agilidade considerada forte, causando 7 de dano por exemplo. Alguns exemplos dessa tentativa de equilíbrio proposta pelo jogo são os reforços que tivemos em OS para Genialidade, Regeneração e duas boas cartas de habilidade N/A. Essa ultima coleção nos possibilitou também, restringir ações imprevistas que se faziam muito fortes.
Em meio a esse assunto de sempre procurar equilibrar as habilidades, nada mais justo do que falar de duas habilidades que possuem uma boa sinergia com vôo devido aos personagens que possuem ambos os poderes: Ataque Energético e Poder Cósmico.

1.  Ataque Energético

Uma habilidade que se faz presente em BS desde o inicio do jogo e sempre com personagens icônicos como Homem de Ferro, Tempestade, Tocha Humana, dentre outros. Uma habilidade que causa grande quantidade de dano penetrante. Além de possuir uma das cartas que por muito tempo foi uma das mais desejadas por muitos jogadores: Concentrar Poder. Carta essa que já faz grande estrago junto a Onda de Energia ou Raio de Força.




Ataque Energético possui Pyro um personagem que representa muito bem o poder. Pois entra em cena incendiando tudo. Isso é o que fazia faz ataque energético, aniquilava aniquila o que há pela frente. Porém a habilidade não possui cartas de antecipação descentes. O que deixa ainda mais claro que é uma habilidade para entrar em cena e destruir o oponente. Pra não dizer que não há cartas de antecipação, temos Acumular Poder. Caso seu oponente não utilize ações na preparação o custo da ação acaba sendo alto e por isso as antecipações acabam ficando a cargo das cartas de vôo em decks de ataque energético.



Atualmente decks de controle começaram a ter forte presença nas partidas, devido as novidades que o jogo apresentou com Ofensiva Surpresa. Com Jaqueta Amarela, combos utilizando Concentrar Poder acabaram sendo facilmente counteradas.

Sendo assim, percebo que o único deck que ainda mantem uma quantidade considerável de habilidades de ataque energético, é o baralho de X-Men. Lembrando que o que aqui é dito, são experiências que tenho relacionados ao meta de Porto Alegre/RS, não podendo assim afirmar sobre o meta jogo de outros estados/cidades.

2. Poder Cósmico:


Foi apresentada na coleção Invasão Cósmica proporcionando uma nova mecânica que seria seu custo adicional. Assim como magia possui suas clarividências, poder cósmico veio com energia cósmica. 

Energia Cósmica consiste em: como parte do custo da ação utilizada você deve colocar uma determinada quantidade de cartas de seus recursos na base de seu deck. Esse número de cartas será indicado pela ação utilizada.

No inicio eram poucas as cartas dessa habilidade e os decks começaram com uma mistura de poder cósmico, ataque energético e vôo. Pois grande parte dos personagens que possuem poder cósmico, também possuem ataque energético e vôo. Logo, ataque energético se encaixou muito bem devido aos personagens possuírem ambos os poderes. Padrão esse que se manteve nas coleções seguintes.


 

Na seqüência, Estrela Cadente e Refração Cósmica (Calor Estelar e Plenitude não devem ser esquecidas) deram força ao deck com a chegada da coleção Iniciativa Vingadores. Que se mostrou um deck capaz de causar grande quantidade de dano tanto nas ações das habilidades quanto das ações dos personagens, fazendo com que o deck de poder cósmico não dependesse tanto de ataque energético.



Capitão Universo sendo utilizado para “salvar” algum personagem que estaria para ser derrotado e/ou em combos como incursão surpreendente + evolução do Capitão Universo + incursão surpreendente + outra carta; provou sua força em inúmeros decks, não apenas de Poder Cósmico.

Porém muitos ainda diziam que Poder Cósmico não havia emplacado. Faltava habilidade imprevista, pois muitas partidas até BSIV se resolviam com ações imprevistas.

O público pediu, Fabian atendeu com: Maquinações no Éter e Toque de Antimatéria. Obliterar e uma carta muito interessante: Prisão Extradimensional. Decks de poder cósmico começaram a surgir. Alguns adicionaram em seus decks de voo/força/ataque enérgico, cartas como Obliterar e Toque de Antimatéria.

 
  
O reforço de personagens não foi tão bom quanto o de habilidades, mesmo assim, poder cósmico entra no cenário competitivo causando muito dano e mostrando ser uma habilidade que agora toma o posto de Ataque Energético como habilidade que mais causa dano penetrante. Se tiver combos bem executados em um turno consegue causar dano superior a um deck focado em Super Força.

3. Considerações Finais:

Ataque energético possui um grande leque de personagens, porem lhe faltam opções de antecipações e ações imprevistas, requisitos que se fazem necessários no cenário competitivo atual. Cada vez fica mais difícil utilizar ações no turno em que entrar em cena causando muito dano penetrante, que era a premissa dessa habilidade. Mas se houver variação de habilidades imprevistas para esse poder, tal como antecipações, a habilidade poderia marcar presença em mais decks atuais.
Nas ultimas edições tivemos cartas interessantes como Potencia que junto à Cubo Cósmico e cenários pode causar bastante dano; Emissão Térmica com dano em dois alvos, o que é sempre bom; Energia Acumulada podendo causar muito dano, mas que nunca vi sendo utilizada. Mas nada tão grandioso comparado as novidades que tivemos para Poder Cósmico. 



 
Eis ai um dos desequilíbrios do jogo. Ofensiva Surpresa fortaleceu decks de controle de mesa, telepatia, telecinese, poder cósmico, magia, super força, trouxe uma imprevista para habilidade de elasticidade, as habilidades surpresas, trouxe de volta ao meta habilidades como regeneração e genialidade, item único de lâminas e até mesmo habilidades N/A tiveram reforços bons. Mas agilidade e ataque energético acabaram ficando para traz. Sei que um lado sempre ficará mais fraco em relação aos outros na tentativa de equilibrar o jogo (ou não! Pois quando magia enfraqueceu?), pois não há como agradar a todos e cada edição traz uma proposta diferente para o jogo.



Com Madrox prevejo mais decks de agilidade no meta futuramente (assim espero), mas e Ataque Energético? O que o futuro reserva para essa habilidade que já teve sua era de ouro e neste momento está um pouco apagada?
Então, concorda? Discorda? Qual habilidade você prefere, Ataque Energético ou Poder Cósmico?


Até a próxima! Abraço a todos.



4 comentários:

  1. Realmente faz sentido o post. Mas olha, Concentrar Poder ainda joga muito. Ultron, por exemplo, ganha muito com ela. E nem precisa de outras cartas de energia, já que três personagens já tem o poder em questão (Ultron-14, 5 e a Alkhema). Só que sim, de resto, energia decepciona. Não tem nada decente pra antecipação ou preparação. Vamos ver o que o futuro reserva pra essa habilidade. Sinto o mesmo pra Super-Força, que também é uma habilidade que os criadores devem saber desenvolver. Fica muito lado-B mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno Breno! Concordo que super força está um pouco de lado. Mas por aqui, super força vem sendo mais utilizada que ataque energético. Mas ambas possuem falta de antecipações.

      Excluir
  2. Avaliando o fato o fato de ambos os poderes terem muita semelhança, Ataque Energético sempre terá mais força, até por que Energia Cósmica é um custo um tanto quanto pesado e ingrato.
    Mas ainda tenho esperança que os cósmicos apareçam mais sozinhos, mas tudo depende da Copag e da boa vontade de seus desenvolvedores.

    E correção no inicio, não da para usar Concentra Poder com o Raio Negro, acredito que o correto era Raio de Força, ja que a ação do Raio Negro é N/A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno Guilherme! Eu, particularmente acredito que os cósmicos já conseguem jogar sozinhos, desde IV. Toque de Antimatéria apenas reforçou isso. O custo de energia cósmica as vezes realmente é pesado, mas é essa diferença, de colocar cartas na base do deck, para as outras habilidades que me faz gostar de poder cósmico. O que falta é uma variedade de personagens.

      Sobre a correção, você está certo. Acabei errando as palavras. Já estamos corrigindo. Obrigado

      Excluir